O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os Proscritos - Até quando Jesus?

. 23 comentários

Um é dos jogadores de maior rendimento individual e colectivo do plantel desde a temporada passada.

Outro é dos melhores jogadores, consecutivamente, da 2a Liga e já foi dos melhores da formação e a BenficaTV tem demonstrado a sua imensa capacidade e qualidade, bem como influência na equipa B.

O outro foi "apenas" o pilar de dimensão e organização da equipa em toda a pré-temporada. Joga com o coração em cada lance.

Em comum, têm uma enorme qualidade, o facto de jogarem em posições com elevadíssima utilidade para o plantel principal do SLBenfica e ainda a imensa entrega, garra e determinação com que jogam.

Talvez por isso, ou por não terem sido escolhas directas de alguém, têm também em comum o facto de serem preteridos, 2as ou 3as escolhas do actual treinador do SLBenfica, em favor de jogadores recém chegados e/ou de jogadores que não demonstram o mesmo rendimento.

Em comum têm também o "tratamento" que lhes é dado ao nível motivacional ou de acompanhamento como activos, com exemplos como o médio direito Enzo Perez... a medio esquerdo, relegando Nolito para o habitual lugar no banco (quando não é Enzo é Bruno Cesar, ou Gaitan ou outro qualquer). Um bom exemplo são também os breves minutos de Carlos Martins, depois de tudo o que já demonstrou este ano.

No caso de um jogador que fez toda a formação no SLBenfica, ainda não teve sequer a hipótese de fazer uma pré-temporada com perspectiva de integração, depois de duas excelentes temporadas a profissional. Se lhe juntarmos o exemplo semelhante do Nelson Oliveira, não estranhamos as palavras do David Simão, também ele com um percurso desde sempre na formação e um jogador de grande qualidade: "Não quero falar nisso. Já não penso no regresso ao Benfica. Ando há quatro anos a jogar emprestado, agora quero, sim, crescer e evoluir". Quatro anos? Hummm... curioso.

Já ignorando a formação, que muitos dos nossos leitores passam a vida a dizer que o Nélson Oliveira, e todos os demais que vêem da formação não estão à altura etc etc etc... Pensem antes quando todos queremos ir buscar os jovens à Argentina, Espanha, etc.... e depois fazemos isto! Acham que se tiverem outros desafios, os nossos jovens da formação e os outros jovens que possamos querer no SLBenfica, vão querer apostar numa carreira no SLBenfica?

Não estão em causa as opções dos treinadores ou dirigentes, mas a política desportiva deixa muito a desejar no exemplo que damos e na imagem que passamos a estes jogadores e jovens de elevadíssima capacidade e potencial, na forma como gerimos o seu contributo para o futuro, a forma como NÃO os acompanhamos e não lhes demonstramos a utilidade deles no plantel e na estratégia. Nisso, o Barça ou mesmo o Real são fabulosos exemplos - se calhar com jogadores de qualidade idêntica.

PS- Ontem ouvi Mourinho questionar-se sobre se os últimos resultados seriam um acaso que, nesse caso, a equipa vai já inverter ou se está perante... um "novo perfil psicológico da equipa". Ou seja, o Mourinho o que disse, por outras palavras é quer que a equipa lhe responda se os maus resultados são para não mais repetir... ou se agora acham que são os maiores e que os jogos se decidem apenas porque eles foram campeões e se consideram os melhores. Para ouvir e aprender, JJ...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. joao santos29/8/12 16:46

    o cancelo e o ivan cavaleiro tambem tèm mostrado enorme pontencial... nao fazia pior do que kardec e michel

    ResponderEliminar
  2. Que saudades do Erickson, do Camacho e outros que não tinham medo de lançar jovens da formação SLB...e por fim chegou um "artista" da comissão do graveto sul-americana e começou a esfrangalhar o meu clube. Quero ver esses "Mestre da Táctica" bem longe, 4 anos deitados fora por teimosia de alguém que pensa que manda.

    ResponderEliminar
  3. Neste ponto eu também questiono a validade do trabalho que o JJ está a fazer.

    O desabafo do david simão é extremamente legítimo.

    E para estragar a vida a JJ, ele ganhou um título o ano passado. Mais do que o Benfica que se quedou por um trofeu.

    De facto, a política de formação pode ter outro caminho. O talento de jogadores como D.Simão, N.Oliveira, Roderick, M.Rosa, L.Martins, A.Almeida e R.Pinto não pode ser menosprezado por JJ e muito menos pelo Benfica.

    Este é um dos pontos em que me oponho veementemente a JJ. Este estado de coisas faz o nosso clube assemelhar-se a um entreposto cujo capataz é JJ. Assim as coisas não funcionam e o futuro fica tremendamente dificil para as jovens esperanças do momento e aquelas que possam vir a aparecer no futuro.

    Mais um ano de contrato tem o nosso treinador. Aguardo que as críticas que lhe são feitas o venham a espevitar de modo a que o seu ego fique de tal maneira ferido que o faça trabalhar dentro da realidade... Assim poderemos almejar a ser campeões.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  4. «Já não penso no regresso ao Benfica. Ando há quatro anos a jogar emprestado, agora quero, sim, crescer e evoluir».

    Ora que mentalidade de merda (passe o vernáculo). Se calhar deveria ter pensado em crescer e evoluir nos últimos 4 anos, não? Ou andou a passear a etiqueta «made in Benfica» nos clubes por onde andou?

    Este tipo nunca será um jogador com categoria suficiente para jogar no Benfica. E nem o Miguel Rosa. O Nolito e o Martins, que eu saiba, fazem parte do plantel, ou não? Devem ter lugar cativo?

    Falas do Perez. Mas o Perez jogou mal? Fez uma assistência e um golo e apoiou muito bem o meio campo. Tiras quem para colocar a jogar o Nolito ou o Martins? O Sálvio ou o Rodrigo? São os tipos em melhor forma.

    Sinceramente, vale tudo para dizer que há alguma coisa que está mal.

    ResponderEliminar
  5. RedSpecial29/8/12 17:07

    Lá estás tu a questionar JJ! Temos um técnico que faz o que quer, sem que LFV o chame à responsabilidade. Logo, Rei fraco...

    ResponderEliminar
  6. O Nolito e o Carlos Martins são opções como os outros que lá andam. Nenhum deles é titular indisctuível, pois desses só Artur, Maxi, Luisão, Garay, Javi e Witsel.

    Mas não apostando no Nolito ainda assim na época passada o Nolito foi o 10º jogador do Benfica mais utilizado na Liga com 1612 minutos. Na Champions foi o 12º utilizado com 468 minutos. E no total das 4 provas foi o 12º mais utilizado com 2645 minutos.

    Se falarmos em número de jogos temos que na Liga participou nas 30 jornadas (19 a titular), na Champions participou em 12 jogos (3 a titular) sendo que no total das 4 provas participou em 49 jogos (28 a titular). Nenhum jogador participou em mais que jogos que o Nolito, e apenas Witsel participou em tantos como ele.

    Mas pronto, o Jesus não aposta nele. Olha, se apostasse acho que em 50 jogos fazia 55!!!!!!!!

    Ser o melhor da 2ª Liga não é garantia de qualidade suficiente para a equipa A do Benfica.
    Reconheço qualidade ao Miguel Rosa, mas não é superior em qualidade a nenhum jogador do Benfica que jogue nas posições que ele faz.

    Quanto ao Carlos Martins espero que faça um boa época, e esperava que tivesse entrado de início nas 2 jornadas, mas o treinador assim não entendeu. Espero que fique cá mais alguns anos e que nos ajude a ser campeões.

    Já que falas no David Simão, não vejo como ele possa fazer parte do plantel. Qualquer jogador do Benfica é melhor que ele actualmente. Se fizer uma boa época no Marítimo pode ser que tenha hipóteses, mas para já nem titular indiscutível do Marítimo é.

    Não é por se ter muitos anos de formação no clube que se tem direito a fazer a pré época ou de pertencer ao plantel. Para isso há que ter qualidade.

    Vocês querem que se aposte à força nos jovens da formação. Tenham qualidade para isso ou não. Depois a equipa perde jogos porque a qualidade decresce e ficam muito chateados porque não ganhamos.

    A realidade é que Cardozo e Rodrigo são melhores que o Nelson Oliveira.

    Qualquer médio do plantel do Benfica é melhor que o David Simão.

    Qualquer dos 4 centrais é melhor que o Roderick.

    Qualquer médio é melhor que o Miguel Rosa.

    Se os emprestamos criticam porque deviam fazer parte do plantel.

    Se fazem parte do plantel criticam porque não jogam.


    Ass. Gandaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo em absoluto!
      E a titulo de exemplo digo-te já que o Nolito é o melhor medio ala do plantel, o Martins é a melhor alternativa ao Aimar e mesmo ao Witsel, o Nelson Oliveira tem qualidade para sentar o Cardozo em jogos onde a velocidade seja determinante...

      Eliminar
    2. Pedro Pinheiro30/8/12 11:54

      Assino por baixo..

      Eliminar
  7. Não quis comentar em posts anteriores sobre JJ mas uma vez que aqui se fala de jogadores em que partilho da tua opinião sobre o seu "esquecimento" por parte do mesmo cá vai uma parte da opinião que tenho sobre JJ! (o mestre da treta)
    JJ não é mau treinador, é um bom treinador foi bem orientado pelo Vitor Frade, mas falta-lha acima de tudo a vontade de mudar com os erros e não ser tão convencido consigo mesmo, o que o estragou foi ser campeão pelo Benfica! È a nivél de discurso "futebolês" limitado, porém, é muito exigente no que toca a trabalho falta-lhe talvez perceber e aprender com os erros do passado e evoluir!

    A culpa de todo o esquecimento de jogadores é culpa da direção! E mais não digo...

    ResponderEliminar


  8. Penso que faltou aqui o maior proscrito de todos. O GAITAS, para mim o jogador mais talentoso que o Benfica tem e que nunca jogou no seu lugar pois ele nunca foi um ala.

    Eu quando erro dou a mão à palmatória. Não vi o jogo nas melhores condições pois estando de férias fui vê-lo a um café. Teve uma vantagem, não tinha som e por isso não ouvi as baboseiras dos ""cumentadeiros"". Isto q porque de inicio apostaria em Enzo Peres na direita pois não tinha ainda visto jogar Salvio que foi, para mim o melhor a seguir ao Witsel e portanto dou a mão à palmatória.
    Enzo na esquerda nunca jogará o mesmo mas convém ver que ele jogou, não na esquerda mas por dentro dando a ala ao Melga.

    Sobre o Rodrigo versus Carlos martins fico dividido embora pense que com carlos Martins o futebol terá melhor organisação e possivelmente será até mais eficaz mas como o carlos ainda não foi titular....

    Nolito foi só o ano passado, jogando na ala, o segundo melhor marcador do Benfica a larga distância e com alguém diz acima o 1º e o 12ª utulizado. Também não me esqueço que JJ o chamou muitas vezes do banco para desenrascar as coisas quando estava a dar para o troto e na maior parte das vezes Nolito desenrascou e de que maneira.

    Na pré-época li uma entrevista do Miguel Rosa em que garantia que o Presidente lhe tinha dito que ficava na primeira equipa.

    Pelos vistos enganou-o.

    Eu sobre o Miguel Rosa ainda não tenho uma opinião definida se seria aconselhável ele estar na equipa A.

    Agora que me dá pena ver o Gaitas no banco, d´e muito mais quando nem sequer é convocado.

    Mas o ""MESTRE"" é que sabe.

    ResponderEliminar
  9. São 3 enormíssimos jogadores, eu não conhecia bem o Miguel Rosa e afinal convence-me!
    3 putos dos B: Cancelo, Cavaleiro e André Soares... e o Miguel Rosa e o ... Mika!!!!

    ResponderEliminar
  10. Olha Gandaia, tás com o pé quente.

    Ao que o Gandaia disse tenho só uma provocaçãozinha a acrescentar: Miguel Rosa tem qualidade e espero que se mantenha no Benfica, mas este ano só tem lugar na A se o Carlos Martins realmente sair.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Não morro de amores pelo JJ, mas vai tirar quem para pôr quem, destes jogadores emprestados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Cesar, Ola John, Enzo Perez, Saviola, Kardec... queres mais?

      Eliminar
    2. Quem???? Importa-se de repetir ?

      Eliminar
  12. São seis milhões de treinadores cada um com a sua teoria, mas só um é que pode decidir.
    Erra algumas vezes, mas quem não erra?
    Agora se ele vai começar a fazer a equipa depois de ler os blogues,vai ser bonito vai vai.

    ResponderEliminar
  13. Caro Geração, embora em geral concorde contigo, acho que temos também de ver o outro lado das coisas. Nolito tem sido muito utilizado, não é titularissimo mas é importante na equipa, e sinceramente parece-me ser mais jogador de entrar e resolver do que iniciar o jogo, pois cansa-se rápido...

    Miguel Rosa, excelente jogador, como agora podemos ver na equipa B, mas tirava o lugar a quem? Witsel? Aimar? Carlos Martins? Se o Carlos Martins está lá e não joga, o Rosa muito menos, mas a tempos creio que terá a sua oportunidade.

    O Martins é um caso diferente. Se no jogo com o Braga teria de ser aposta, no jogo com o Setúbal não. Para jogar com dois médios, Javi e Witsel são de longe os melhores, e contra as equipas pequenas é assim que temos de jogar. Contra o Braga, ai sim deviamos ter jogado com o Martins à frente destes dois, mas a teimosia e casmurrice do JJ veio ao de cima logo à primeira jornada, ele gosta de nos relembrar destas coisas bem cedo...

    Depois, outros nomes que por aqui apareceram, Nélson Oliveira concordei com o empréstimo, agora nem tanto. Se na pre-epoca parecia que iamos jogar apenas com um ponta, o Nelson teria o Cardozo e o Rodrigo à frente, por isso tinha de ser emprestado, é crucial jogar nesta fase. o Bruno Cesar é excelente jogador, e o Ola John temos de ter calma. Parece que não aprendemos com o Di Maria, quantos anos esteve até rebentar???

    Estive muito perto da formação nos últimos anos, e o David Simão sempre me encheu o olho mas sempre defendi que não ia dar jogador. Quando há pezinhos mas não há cabeça acontece isso, e o Simão acha que só por ser o melhor dos miudos será o melhor dos graudos... Pois se não pensa no regresso, não volte que não faz falta. Roderick tem muito potencial, vai crescer na Coruña, e embora ache que qualquer um é melhor que Jardel, o miudo precisa de crescer, não preciso de falar em inumeros casos de centrais que andaram emprestados até aos 24/25 anos até pegarem de estaca nas grandes equipas...

    JJ tem sim de apostar mais na prata da casa, nos portugueses, mas temos de ser coerentes e pensar bem nas coisas, e não entrar naquele discurso facil de que so por ser da casa é melhor que os outros. Veja-se o sportem....

    ResponderEliminar
  14. Geração, o mais grave sabes o que e? E que esse senhor anda a desperdiçar jogadores e principalmente os português e o que nos fazemos? Nada..... Por isso não e só ele o culpado somos todos nos cúmplices desse senhor....

    SouBenfica

    ResponderEliminar
  15. Claro que o Jesus anda a desperdiçar jogadores. Quem aproveitou jogadores portugueses da formação foram o Koeman, o Trapattoni, o Fernando Santos, o Quique Flores, o Camacho...

    Volto a sublinhar as palavras do David Simão: «Já não penso no regresso ao Benfica. Ando há quatro anos a jogar emprestado, agora quero, sim, crescer e evoluir». Esta frase diz tudo. AGORA é que se preocupa em crescer e evoluir, ou seja: andou a desperdiçar 4 anos. Nunca será ninguém se não mudar a atitude. Talvez venha a ser um Hugo Leal.

    Querem dar uma olhadela às performances europeias do Benfica com o Jesus e antes disso? Querem ver as médias de pontos conseguidas no campeonato com o Jesus e com os que citei?

    Daqui a pouco há sorteio da Champions e pouco me preocupo com as equipas que vão sair. Há uns anos atrás torcia para que não saíssem estas ou aquelas. Mas hoje sei que temos sempre mais hipóteses.

    Isto desde que não haja no plantel «craques» como o David Simão ou o Nélson Oliveira que, apesar da simpatia despertada pelo facto de terem crescido na Luz, nunca terão categoria para serem titulares de um Benfica forte, ao contrário de um Witsel ou de um Rodrigo, que por acaso têm praticamente a mesma idade e são estrangeiros.

    Não digo que não venham a ser importantes os jogadores da formação, e espero que assim aconteça, mas os mais falados, como o David Simão ou o Miguel Rosa (esforçado mas medíocre) pouco mais podem aspirar do que a ser suplentes do plantel principal.

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho esperança que as equipas B tenham efeito e permitam que os jogadores da nova geração, aos 19 anos possam competir. Não é fácil, existe a compenente técnica, mas também a emocional, que não conhecemos.
    Eu, pessoalmente, acho que o Miguel Rosa fez a melhor de todas as opções ao aceitar ficar na equipa B e, acreditando nas suas capacidades, poder provar que pode chegar aos "A"s.
    Se acontecerá com jesus? Isso já é outra história....

    ResponderEliminar
  17. No Benfica não há titulares indiscutíveis! Talvez o Artur, por ser de uma posição bastante especifica. O Miguel Rosa obviamente que não tem lugar no plantel A do Benfica. Aqueles que poem isso em causa, digam-me então quem tiravam? O Bruno Cesar? O Carlos Martins? O Aimar?
    Podem ser contra o JJ, mas não sejam ridículos ao ponto de questionar o Miguel Rosa na equipa A, pelo menos para já.
    O Benfica tem um meio campo muito forte: Witsel, Javi, Carlos Martins, Aimar, Bruno Cesar… mas não se esqueçam que dentro do campo o Benfica só pode jogar com 11 jogadores!
    Se não jogasse o Rodrigo era porque não jogava, se não joga o Nolito é porque não joga. Temos um plantel cheio de qualidade, com jogadores de características bastante diferentes, e jogam aqueles que estão em melhor forma e dependendo contra quem vamos jogar.
    Apoiem sim a equipa, ou então vão falar das chuteiras, como uns tristes que já vi noutro site.
    Saudações e viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  18. empala dragonas30/8/12 21:20

    Deixa ver se percebi...o Benfica deixou ir o Conejo para o Malaga, sem assegurar a vinda do Eliseu.
    Incrivel, mau demais para ver verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking