O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Prétemporada: a fase Gama

. 10 comentários

Portugal, 19 de Julho de 2012

A pré-temporada do Benfica já começou e à semelhança de outros anos, pelo menos os últimos 4 (é possível que sejam mais), esta primeira fase foi organizada pela Gama Sports. 

Se calhar só dei mais atenção às pré-temporadas em que Jorge Jesus passou a ser o treinador (mera coincidência) e por esse motivo sei que esta fase ligada à Gama Sports se caracteriza por jogarmos 3 vezes em 4 dias, não sabendo bem a quem é que isso interessa mais. À equipa de futebol não seguramente, porque se isso fosse positivo, já outras equipas tinham copiado o modelo.

Desta vez e ao contrário do que sucedeu nos últimos 2 estágios organizados pela Gama Sports, não perdemos qualquer jogo (Dijon na época passada e Sion na anterior, derrotaram-nos), vencemos 2 e empatamos 1, tal como no último ano em que fomos campeões. Pormenor de interesse: não sofremos golos!

Nós adeptos e sócios do Benfica parece estarmos a criar um estado de exigência que só se satisfaz quando atingirmos a perfeição, situação absurda pois a perfeição não existe. E não é no futebol que estamos mais perto de a alcançar.

Daí já ter lido diversas criticas de ilustres adeptos do clube, em particular na blogoesfera, questionando as adaptações de algumas posições, questionando a morosidade de algumas contratações, questionando a relação entre o treinador e alguns jogadores, questionando a ética de algumas situações, enfim, um conjunto de criticas que a mim não me espantava se fossem feitas por adeptos dos clubes rivais. E também já não me espanta muito que sejam feitas por adeptos do Benfica.

É a factura a pagar pelas prometidas “equipas maravilhas” e o “vamos arrasar a Europa daqui a 2 anos”, ou seja, era em 2005 mas bom, há que ter pensamento positivo. Agora a Direcção não usa de estratagemas para enganar os sócios e adeptos. Adiante.

Para que conste, as equipas iniciais nos 3 jogos do Benfica foram:

Com o Marselha: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Luisinho; Witsel e Javi García; Gaitán, Bruno César e Pablo Aimar; Cardozo.
Com o Hamm: Paulo Lopes; Yannick Djaló, Miguel Vítor, Jardel e Melgarejo; Javi García e Enzo Pérez; Carlos Martins, Ola John e Hugo Vieira; Kardec.

Com o Lille: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo; Javi García, Witsel, Bruno César, Enzo Perez, Ola John e Cardozo.

Como se pode ver, o treinador do Benfica (e quem sou eu para o criticar), optou (na minha perspectiva bem) por fazer jogar os jogadores que na sua opinião ofereciam menos riscos, em função do valor do adversário. Assim se contra o Marselha apenas deu lugar a um dos reforços (o FCP contra o Evian não fez alinhar nenhum), já contra o Lille fez alinhar três (os sublinhados). Contra os amadores do Hamm (1ª divisão luxemburguesa) fez alinhar apenas um dos considerados imprescindíveis (a sublinhado) e deu lugar a quase todos os jogadores que na época passada jogaram menos ou que apenas chegaram esta época.

Partir daqui para “filmes” sobre tudo e nada, como já vi fazer por aí, acho que é mau e acima de tudo, não tem justificação. Esta fase Gama da prétemporada foi uma boa fase, deu boas indicações sobre os jogadores e os modelos de jogo escolhidos, pelo que pouco mais há a dizer excepto que desfrutei.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Quem diz que o benfica não precisa de reforçar as duas laetrais nao percebe nada disto, o melgarejo a defender mete do assim como mete luizinho, o sporting sim esta a cria um bom plantel e espante-se até para eles os supostos falidos perdemos jogadores, devemos ter um dos planteis mais desorganizados de que me lembro, avançados as toneladas a maioria sem qualidade nem para jogar o estarreja e a defesa tirando tres elementos mete do, nao me revejo neste benfica e ou muito me engano este ano ficamos em quarto lugar, não sou socio pr razoes economicas, mas pe4o aqui a quem é socio por favor não votem no vieira e se nao houver alternativa, simplesmente não apareçam la...

    ResponderEliminar
  2. "Nós adeptos e sócios do Benfica parece estarmos a criar um estado de exigência que só se satisfaz quando atingirmos a perfeição"

    O RAP, diria, só se satisfaz quando ultrapassarmos a perfeição,...

    De resto, concordo genéricamente e situação do Melgarejo à parte, também gostei do que vi e me diverti.

    ResponderEliminar
  3. http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=5696&epoca_id=0&search=1&search_string=hulk&menu=esc

    pq n aparece clube?

    ResponderEliminar
  4. Não percebo 1 coisa, o Benfica estava interesado em Marcos Rojo, que terá custado ao Sporting 4 milhoes ora sendo barato (digo eu) quanto irá custar o próximo defesa esquerdo que Benfica irá contratar? È bom andar atento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4 Milhões de Euros é barato? Barato foi o Weldon! Embora ainda estão a ser trabalhados, eu não estou a desgostar do Luisinho e do Melgarejo a defesa esquerdo

      Eliminar
  5. Acho que este ano o Benfica teve um inicio equilibrado e bastante ponderado, a meu ver falta contratar os jogadores certos para as laterais sem entrar em loucuras, ou seja, bons negócios! de resto penso que foi tudo pensado, para que o Benfica tivesse tranquilidade e estabilidade para ter o melhor inicio de época dos últimos 4 anos e para que possa chegar ao final como justo campeão!

    ResponderEliminar
  6. Na impossibilidade de responder a cada um, aqui vai uma resposta geral, ponto por ponto:
    1) Deves ser tão benfiquistas como eu sportinguista. Parabéns, porque afinal o Benfica é que te suscita dúvidas, mas o SCP é que perdeu com uma equipa da 2ª divisão inglesa. Olha se fosse o Benfica era o Jesus, eram as laterais, etc.
    2) Se quiseres dizer o que não percebeste eu posso tentar explicar ...
    3) A perfeição é uma ironia. O adepto do Benfica tem de mudar de atitude se não quiser dar cabo do clube mais endividado da competição. Já Jesualdo disse “o adepto do Benfica esmaga a equipa” e o Jaime Pacheco “basta aguentar 15 mn que os adeptos do Benfica fazem o resto”. Frases com anos e que explicam que parte dos pontos, uma pequena parte é certo, é perdida por falta de apoio dos adeptos, nos momentos mais difíceis. Olha se perdêssemos com o Charlton com 2 golos mal invalidados aos ingleses ...
    4) Desculpa mas não fui lá ver.
    5) O Rojo foi comprado por uma SAD tecnicamente falida, com dezenas de milhões de euros de prejuízo na época passada. Ele diz que no SCP tem a possibilidade de jogar a central. E agora que faz o SCP ao ínsua, segundo os adeptos, o melhor lateral esquerdo da Europa? De qualquer maneira o Benfica deveria ter informado os adeptos se estava ou não mesmo interessado no jogador, ou se era apenas 1 numa lista de 20 ...
    6) De acordo. É preciso ter calma. O SCP está a trabalhar bem e ontem levou na peida. E já li os seus adeptos dizerem ainda bem que é agora no inicio. Ora nós no Benfica, apesar das 2 vitórias e 1 empate, questionamos a filosofia em futebol: se o Luisinho será um bom lateral, se a adaptação do Melgarejo é para continuar, se isto e aquilo, enfim, só coisas ridiculas .. porque o SCP é que está a trabalhar bem ...

    ResponderEliminar
  7. A sucessão de jogos dever-se-à ao facto de a Gama Sports pagar o estágio e o Benfica ofertar a contrapartida de fazer jogos amigáveis cujas receitas revertem para a Gama Sports.

    Jogamos para poder ter estágio no estrangeiro.

    Confesso que gosto mais do modelo do Real Madrid e de outros: serem pagos para jogar! Ponto final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, aqui está uma boa explicação. Eu também prefiro porque assim, podemos escolher as datas dos jogos. Jogar 3 vezes em 4 dias é muito complicado, especialmente num clube como o nosso, em que até os jogos amigáveis servem para se apresentar teses de dissertação sobe todos os aspectos do jogo. Ganhamos 2 e empatamos 1. Imagine que perdiamos um deles? A cassete já estava preparada: o defesa esquerdo, a falta de alternativa do defesa direito, etc ... :)

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking