O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 14 de abril de 2012

A Taça da Liga - mais do mesmo

. 15 comentários
Portugal, 27 de Abril de 2011

A Taça da Liga proporcionou um espectáculo bem razoável considerando a diferença de orçamentos em presença, proporcionou mais uma excelente vitória do nosso Glorioso e proporcionou mais do mesmo em termos de arbitragem.

Terá de morrer um árbitro para isto mudar? Espero e desejo que não.
Começando pelo resultado, que para muitos foi equivalente a uma vitória “sofrida”, enfim, direi que mais uma vez prevaleceram as opiniões da comunicação social e dos tais analistas “encartados” que mais não são do que avençados deste “sistema” em que só uma equipa pode ser campeã (os do SCP acreditam que com eles têm mais hipóteses de ganhar e é o que se tem visto nas últimas 3 décadas).

Claro que quando o FCP no ano passado venceu a Taça de Portugal por 2-1 ao Chaves, equipa já despromovida para a 2ª B, isso não foi uma vitória difícil, foi “mais um troféu para a vitrina do FCP abrilhantado pela réplica pela equipa de Chaves, que terá enchido de orgulho todos os transmontanos”.

Para o FCP, a comunicação social enfeudada tem sempre o copo “meio cheio”, enquanto para o Benfica está sempre “meio vazio”. Mas têm a mesma quantidade de água.

Sobre a arbitragem, registou-se o seguinte com o jogador Leonel Olímpio. Faltas merecedoras de cartão amarelo: (1) 7,29 mn (2) 12,21 mn carga com cotovelo adiante nas costas de Aimar (3) 15,48 mn e (4) 36 mn finalmente o cartão amarelo por falta sobre Jara. À 4ª falta portanto, quando o lance com Aimar é aquilo que na gíria se designa de um “amarelo alaranjado”.

Luisão. Falta merecedora de cartão amarelo (1) 47 mn. E não é que levou logo à primeira? Ok, é do Benfica, está de acordo com o Manual da Arbitragem.

Penalty contra o Benfica aos 30 mn, por suposta barreira de Maxi Pereira, com braço ao nível da cara de Pizzi. Na 1ª imagem, a que o árbitro tem no campo até aceito a decisão. Nas repetições da televisão, verifico que foi mais um bom teatro do Pizzi, que simulou essa barragem e com a simulação atingiu a cara de Maxi (o veredicto do Tribunal o JOGO foi 2-1 a favor da marcação da grande penalidade).

Atropelamento de Saviola na área do Paços por Coehen, árbitro de frente para o lance, visão completamente desimpedida, 45 mn, mais uma vez não assinalado. Veredicto Tribunal JOGO: unanimidade na marcação do penalty.

Ou seja, Proença mais uma vez aplicou o Manual da Arbitragem nos casos de disciplina e nos casos técnicos. Na disciplina para variar teve critério tolerante com os adversários, em particular com Leonel Olímpio (há sempre um adversário que parece estar instruído para “carregar” em cima dos jogadores do Benfica, para além dos limites), ao contrário do que teve com os jogadores do Benfica aqui exemplificado por Luisão, internacional brasileiro, admoestado à primeira.

Nos casos técnicos, flagrante dualidade de critérios na marcação de grandes penalidades, critério onde é useiro e vezeiro nos prejuízos ao Benfica (esta época também não viu penalty flagrante a favor do Benfica em casa do Nacional, quando perdíamos 1-0, golo sofrido na sequência de uma falta assinalada contra nós, inexistente), com possível interferência no resultado e no estado anímico das duas equipas, prejudicando o Benfica também neste parâmetro.

Perante estas incidências de jogo, erros técnicos e disciplinares do árbitro com o mesmo padrão de erro de sempre, aos 49 mn escuto o comentador da Benfica TV dizer que “o árbitro não tem sido protagonista o que se apraz registar”.

Mais do mesmo: roubados e branqueados pela própria Benfica TV. Serão instruções da Direcção do Sr.º Vieira?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Antes de mais um esclarecimento que se impõe. Escrevi este texto a propósito da final da Taça da Liga da época passada. A data em que publiquei no www.basta2002.blogspot.com foi a que consta no texto. Não me lembro se já colocava post aqui no NovaGeração.

    O que pretendo com esta recordação, que alguns já colocaram no lixo, é aquilo que tem feito os campeonatos e muitas provas nacionais durante os últimos 20 anos em particular: o manual de arbitrar. Óbviamente que continuo a coleccionar argumentos que permitam concluir que de facto existe um MANUAL DE ARBITRAGEM. Como os exemplos aqui citados demonstram, aos quais podemos somar a arbitragem deste mesmo árbitro no Braga-Benfica (penalty contra o Benfica com Emerson a esconder o braço junto ao peito, penalty perdoado ao Braga por agarrão e derrube de Luisão, fora de jogo não assinalado ao Braga na melhor oportunidade da 2ª parte travada por .. Emerson) ou no Benfica-FCP (os erros deste jogo são mais frescos pelo que não preciso de os recordar).

    Haverá pessoas que acham isto tudo normal. E esquecem que Proença já com Quique Flores também inventou o penalty á Lizandro. E que portanto o erro não depende do treinador, mas do MANUAL DE ARBITRAGEM.

    Ontem o árbitro nomeado para este jogo, Jorge Sousa, o 2º árbitro do CA Porto em dois jogos do Benfica, com a curiosidade de já ter arbitrado a final da Taça da Liga de há 2 épocas atrás, pois este árbitro afirmou "iremos provar que merecemos a confiança de quem nos nomeou". Afirmação enigmática e que depois do jogo irá ser devidamente escalpelizada ...

    O SCP teve 18 faltas contra 11 do Benfica. Levaram 6 amarelos enquanto nós levamos 6 amarelos e 1 vermelho. Vamos ver se a táctica de JS não será a mesma ...

    ResponderEliminar
  2. JediVermelho14/4/12 10:49

    Pergunta: porque raio se continua a defender LFV? Porque não se exige a sua demissão? São tantos os factos atentatórios ao bom nome do clube em que ele é o responsável... Porque não se constitui este blogue como uma oposição visível e responsável a esse presidente que tanto nos prejudica!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, as coisas não são como nós queremos, mas como a maioria decide. Se não há alternativas assumidas, que poderemos fazer?

      Eliminar
  3. Não sei se ri se chore.

    Noticia destacada na imprensa:

    "Vieira adia viagem de negócios para acomphar a equipa"

    Texto: "Vieira adiou uma viagem de negócios INADIÁVEL para estar junto da equipa como tinha feito no jogo com o Sporting.

    Mas o que é isto senão uma mensagemgem pingada para as agências de comunicação para exponebciar o culto ao grande líder que os eguidores exaltarão como mais um acto heroico em favor do Benfica.

    Então a data da final da taça da Liga está marcada há quase um ano e o ele andava distrádo.

    Com papas e bolos se enganam os tolos.

    Nen precisava de conhecer tão bem para lhe pedir que tenha vergonha porque quem tem caracter não faz coisas destes nem aceita que outros as façam.

    Mas como eu ssó sou BENFICA e e gosto de aparecer nos momentos maus lá estou eu a preparar a trocha para zarpar até à cidade dos estudantes.

    PS. Aí de algum que esteja ao meu lado e assobie os jogadores, nem que seja o Emerson, mas não deixo de levar um pacote de rebuçados Bayard para amneter a gartanta afinada para berrar pelo meu clube e assobiar, no fim, jj e Viera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha aversão a essa personagem não tem limites. E se era inadiável...vá e não volte.

      Eliminar
    2. Caro Conde, o Vieira há muito que tem esta empresa de comunicação para lhe compor a imagem. São tantos os exemplos que não sei qual é a dúvida. Não só ele, como o Vilarinho.

      Eliminar
  4. É tão evidente que só não percebo como é que até os benfiquistas se dividem neste assunto!

    E depois querem que a equipa resista a jogar constantemente contra 14! Num dia bom, e o Benfica tem muitos, somos sempre mais fortes. Num dia mau não há empurrão que não ajude a ser pior!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correctissima visão. É isto mesmo que se passa há 20 anos para cá, no minimo ...

      Eliminar
  5. Vermelho Furioso14/4/12 12:07

    http://www.record.xl.pt/multimedia/infografias/interior.aspx?content_id=751478

    Vejam o que 10 anos de "Vieirismo" nos deram neste link! Águias poderão apanhar o FCP em títulos! Impossível pensávamos há 15 anos atrás! A queda começou há 20 anos, mas 10 de Vieirismo não nos deram a recuperação, como o próprio tanta vez afirmou! Aliás, 8 títulos de campeão nacional para o FCP desde que LFV chegou são sintomáticos da sua incapacidade! A realidade assustadora: à entrada de Vieira, em campeonatos, tínhamos 30-18! Hoje, temos 32-25, perto de 32-26!
    Mas para os defensores do rumo actual no futebol, a infografia é esclarecedora! Bastante mesmo! E a continuarmos assim, o rumo poderá ser inalterável e a supremacia em títulos impossível de alcançar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, pode-se apontar erros a Vale e Azevedo, pode-se lembrar a forma como ele herdou o clube da ruinosa gestão damasiana, mas bolas, eu sempre percebi que na eleição de 2000 o que estava em causa era o Benfica independente (contra todos) e o Benfica dependente. Ganhou a 2ª versão, muito por culpa do abraço do Eusébio e do "trunfo" Jardel propagandeado na 1ª página de A BOLA. Tanto um como outro eu nuca vou esquecer do mal que fizeram ao nosso clube ...

      Eliminar
  6. Mais do mesmo: roubados e branqueados pela própria Benfica TV. Serão instruções da Direcção do Sr.º Vieira?
    ------------------------
    Sim caro EAGLE,
    Sei que na BENFICA-TV existe uma lei para que só se fale do politicamente correcto e NUNCA afrontar o clube corrupto lá de cima.....não vão eles chatearem-se mais connosco....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois amigo Viriato, eu já tinha reparado nisso. Alguns jornalistas têm saído porque falam demasiado do Benfica e pelos vistos não podem ... Aquele José Carlos Soares por exmeplo, e um puto que acompanhava as modalidades e teve a coragem de dizer, num Benfica-Hóquei de Braga, após uma sticada que deram na cabeça de um nosso jogador "eles que vão lá para a terra deles fazer isso". Pois é, o rapaz desapareceu de cena ...

      Eliminar
  7. JediVermelho14/4/12 13:21

    Vi a InfoGrafia e algo de estarrecedor! Pq ninguém fala disto??
    Sim essa notícia d'A Bola demonstra bem o controlo da CS, em favor do culto do líder! Mas a CS só mente noutros assuntos... Neste fala a verdade... o habitual! Mas cuidado, a polícia do Benfiquinha anda aí...!

    ResponderEliminar
  8. É por essas e outras que considerar a BTV uma grande obra de Vieira me faz rir (ou chorar?)...
    Como se eu mandasse fazer um monumento em minha honra,mas com o dinheiro dos outros...

    BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a BTV parece-me apenas que serve para continuar o culto do "mito", o culto do querido lider ... A BTV e o jornal do Benfica ...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking