O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 22 de abril de 2012

Pecados capitais - passado e presente

. 42 comentários
Infelizmente para o Benfica parece que a história tem uma tendência para se repetir ciclicamente.
Neste momento, o Benfica atravessa uma crise de valores só comparável ao mandato da presidência de Manuel Damásio.


Voltando atrás no tempo basta recordar o que era o Benfica dos anos 80 e príncipio dos anos 90 e no que se tornou quando Damásio assumiu a presidência do clube. Enquanto o Benfica assumiu uma postura de combate ao polvo durante os anos 80 e princípios de 90 e recolheu frutos dessa postura - cinco campeonatos nos anos 80 e dois no início dos anos 90 (isto apesar de gastos crescentes no futebol para manter a competitividade) - quando Damásio assumiu a presidência do clube decidiu "aliar-se" ao pior inimigo do Benfica. Assumiu a presidência da Liga com o beneplácito de Pinto da Costa e depois deu o beneplácito para que este assumisse a presidência da Liga.

Ao mesmo tempo, destruiu toda a estrutura ganhadora que existia no Benfica, começando com treinadores e jogadores num momento negro da história do Benfica sobejamente conhecido e esmiuçado.
O resultado estava á vista: um domínio absoluto do futebol português pelos Corruptos e o declínio do Benfica (acentuado durante o mandato de Vale e Azevedo - ás vezes interrogo-me como teriam sido as coisas com Luís Tadeu).

Ora e o que isto tem a ver com Vieira? Já lá irei chegar mas antes disso convém fazer um breve diagnóstico das suas presidências.


No seu primeiro mandato Luís Filipe Vieira teve claramente bastante sucesso no Benfica. O clube recuperou a nível financeiro e no plano desportivo teve bastante sucesso sendo vice-campeão atrás do Porto de Mourinho mas ganhando a Taça de Portugal ao mesmo, sendo campeão no ano seguinte com Trap (para mim o melhor treinador que passou pelo Benfica desde Eriksson) e a Supertaça Cândido de Oliveira com Ronald Koeman. Este mandato fica também marcado pelo processo Apito Dourado e por um Presidente que fez de tudo para combater o Sistema instalado no futebol português.



Após um primeiro mandato auspicioso, o segundo mandato de Vieira no Benfica foi completamente desastroso a nível desportivo. Ficou marcado (de novo) pela instabilidade na estrutura do futebol do Benfica e pela saída de José Veiga do cargo de responsável pelo futebol.  Isto levou ao desmantelamento da fórmula de sucesso que tinha garantido títulos na Luz.

A nível desportivo assistiu-se a um dos piores mandatos de sempre do clube com dois  terceiros lugares e um 4º lugar no Campeonato justificados pela instabilidade vivida na estrutura do futebol - a instabilidade de treinadores no segundo ano de mandato (um dos piores anos de Vieira no Benfica) e o falhanço Quique.
O Apito Dourado também não dá em nada mas ao menos a estabilidade financeira do clube está garantida.

O terceiro mandato ficou marcado pela afirmação de Luís Filipe Vieira de que este iria ser o mandato do sucesso desportivo - como foi eloquentemente lembrado pelas nossas claques ontem.
Um dos momentos mais controversos deste mandato foram as eleições antecipadas para prevenir uma candidatura forte de José Eduardo Moniz á Presidência e a subsequente revisão estatutária que supostamente iria mudar as datas das eleições para a pré-época (algo que ficou misteriosamente esquecido) e aumentar o número de anos de sócio necessários para se candidatar á presidência do clube para 15 anos (misteriosamente decidiu-se pelos 25).
Independentemente disto o mandato começou bem de novo com uma estrutura de futebol forte com Jorge Jesus a responder a Rui Costa e este a responder a Vieira. O Benfica atinge o sucesso no entanto as nuvens de tempestade voltam a avistar-se no horizonte.

E aqui chego ao ponto principal do meu texto: Luís Filipe Vieira perde todo o crédito que tinha quando desautoriza Rui Costa e desmantela uma estrutura ganhadora e principalmente quando volta a repetir o erro de Manuel Damásio ao apoiar a candidatura de um dirigente dos Corruptos para a Presidência da Liga deixando cair uma Direcção da Liga que primava pela isenção e por tentar manter uma imparcialidade dessa estrutura dirigente relativamente aos clubes grandes. Instado a comentar esta decisão Vieira diz aos sócios "confiem em mim".


Ora o resultado deste apoio foi o mesmo que resultou do apoio de Damásio aos corruptos nos anos 90: roubos o mais escandalosos possíveis e arbitragem submissa aos interesses de um só clube: o Porto. 
Não contente com isso Vieira volta a cometer o mesmo erro voltando a apoiar Fernando Gomes e orgãos de arbitragem controlados pelos Corruptos para a Presidência da FPF após a revisão dos estatutos da Federação. Um momento falhado pelos clubes de Lisboa para contrabalançarem a hegemonia corrupta no futebol português.

Apesar de a nível financeiro o Benfica ter recuperado sob a égide de Vieira o facto é que a nível desportivo o Benfica não melhorou em nada debaixo das suas presidências. Em nove anos (quase uma década) o Benfica ganhou tanto como nos anos negros de 90. E se contarmos os anos em que foi Director Desportivo o quadro é ainda mais negro.

O grande pecado de Vieira neste terceiro mandato foi ter voltado a transformar o Benfica num clube submisso ao Sistema como era no tempo de Manuel Damásio. Porque o fez? Nunca saberemos ao certo (embora eu ache que saiba porquê... Basta ver a imagem abaixo).

Mas muitas decisões tomadas recentemente que levaram a uma aproximação desta Direcção a quem tenta controlar o futebol português por meios ilegítimos ficam por explicar
Isto em vez de assumir a única postura que originou resultados desportivos de sucesso para o Benfica no passado distante e mesmo com Vieira ao leme: o contra-poder com uma estrutura de futebol forte e protegida por um Presidente que não se rende a interesses contrários aos do Benfica. Basta olhar para os anos 80 e mesmo para o primeiro mandato de LFV e o primeiro ano deste terceiro mandato.

Para todos os efeitos, Luís Filipe Vieira falhou. É um Presidente que merece respeito pois deixou obra feita no clube: neste momento o Benfica tem estabilidade financeira, estruturas físicas e capacidade para se afirmar no futebol português. Graças a isto os benfiquistas podem voltar a ser ambiciosos e a aspirar por grandes vitórias.
No entanto, não será debaixo de LFV que estas serão obtidas:

Não quando se apoiam dirigentes portistas para cargos de influência no futebol português - os piores momentos da história do Benfica ocorrem sempre que estes apoios são dados.


Nem quando a gestão desportiva do clube é feita na mesma óptica que uma gestão de mercearia - em que o objectivo primário do clube não é ganhar títulos mas sim valorizar jogadores para realizar receitas e pagar os empréstimos aos bancos - e em que não pode haver uma figura forte a gerir o futebol que faça sombra a Vieira.


Não quando não se assume uma postura de defesa cerrada de todos os benfiquistas e interesses benfiquistas face a jogadas de bastidores e violência.


Não quando se abstém de marcar a agenda mediática defendendo o Benfica e os comentadores que defendem o Benfica e expondo os Corruptos pelo que são.


Claro que LFV muito dificilmente irá admitir que falhou. No entanto, se for um verdadeiro benfiquista dará espaço a que outras alternativas surgam para elevar o Benfica numa altura em que os Corruptos só têm menos seis campeonatos conquistados que o Benfica. Este ano chegou o momento de mudança. O Benfica tem uma base sólida montada (mérito de quem lá esteve) mas não se pode dar ao luxo de mais quatro anos com uma Direcção que se tornou conivente com o Sistema e amadora na gestão do futebol sob pena de o Porto cavar um fosso em número de títulos conquistados.

No meu próximo tópico irei escrever sobre a influência de LFV sobre os media (diferente da influência do Benfica) e sob o que para mim será a postura mais adequada a ser tomada por candidaturas alternativas.

  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. A sério, Vermelhusco? Escreveste mesmo o que está escrito no primeiro parágrafo ou é uma gralha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Crise de valores era o que queria dizer. Não está em risco de deixar de existir.

      Eliminar
    2. Basicamente o benfiquismo não se pode compadecer com apoios a Corruptos. Esta Direcção apoiou um Corrupto duas vezes e o Benfica tem sido altamente prejudicado por isso.
      Isso além dos outros erros capitais que menciono.

      Eliminar
  2. Tudo dito e cristalino.


    É a primeira vez que aqui comento mas já há muito tempo que vos acompanho. Obrigado pelo trabalho de reflexão sobre os verdadeiros problemas do Benfica. No meio de tanta banalidade em que está imersa a blogosfera benfiquista, é bom que alguns blogues mantenham a qualidade e o poder de pensar o Benfica.

    Transcrevi o vosso texto para o meu blogue. Espero que não haja problema. Cumprimentos aos autores e, especialmente, ao Vermelhusco, o autor deste texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " Obrigado pelo trabalho de reflexão sobre os verdadeiros problemas do Benfica. No meio de tanta banalidade em que está imersa a blogosfera benfiquista, é bom que alguns blogues mantenham a qualidade e o poder de pensar o Benfica." ...

      Tão querido !

      Eliminar
    2. Amei!
      O Vermelhusco e o copincha Ricardo são os verdadeiros benfiquistas, os outros 90 e tal % é que não o são.
      Está tudo dito: Amei mesmo!

      Tomás Pizarro

      Eliminar
    3. Existem muitos blogues de olhos abertos. No entanto, existe muita gente de olhos fechados e que não pensma pela própria cabeça.

      Caro Anónimo, os outros 90 e tal % são tão benfiquistas quanto eu. Muitos fazem muito mais pelo clube que eu. Mas isso não invalida a minha opinião.

      Eliminar
  3. RedOfficer22/4/12 18:28

    Apesar de brilhantemente escrito, este tópico, como muitos neste blogue, não passam de meras constatações de evidências. O sublinhar do óbvio! Há muito que já se percebeu que LFV não é uma figura benéfica para o futebol encarnado (é sublinha)! É incompetente (evidência perante os resultados desportivos) e não defende convenientemente o clube na arena dos bastidores (outra evidência perante a forte implantação do sistema). Pela blogosfera, inúmeras compilações factuais dos constantes erros de LFV. Ainda assim, existe a condescendência para com ele, quase como que uma dívida de gratidão! Porquê?
    A questão a fazer é: quando acaba o "choro" desmamado dos bloggers? Quando é que se muda o paradigma? A internet não é o muro das lamentações! A net é uma oportunidade! Uma ferramenta para combater essa peste que se apropriou do Benfica! Que se comporta como um ditador! Que só aparece quando as coisas estão bem! Que se refugia como um rato quando é derrotado (daí ele não aparecer muito)! Um sócio do FCP na cadeira presidencial do SLB? Um homem que andou de braço dado a PC! Que chama de amigo a Joaquim Oliveira!
    Para quando a acção da blogosfera? Uma comunidade deste tamanho! Amordaçada?? Para quando!?

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o que alguns cabeçudos ainda não perceberam, é que estão a fazer exatamente o joguinho que o presidente dos corruptos e alguns jornais pretendem!
    Criar divisões nos adeptos,começando na blogosfera vermelha, e como é fácil de constatar, ela já ferve em lume brando, depois continuando com as actuações nas claques ,passando pelas esperas da equipa, e continuando com os graffitis e terminando ontem com os hinos que são uma verdadeira vergonha para quem se auto-intitula de adepto !
    Como algumas mentes se julgam mais brilhantes e palavrosas, arvoram-se em "donos do verdade" e espalham a notícia como se fossem os verdadeiros apóstolos de um benfiquismo novo " mais século XXI" mais virado para o futuro, mais pluralista,e sobretudo mais competidor, mais vencedor, porque doravante os árbitros, os jornalistas, os radialistas serão de imediato triturados pelos novos crentes, que terão sempre uma palavra a dizer cada vez que um jornalista ou um locutor de televisão largar um traque mal cheiroso ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RedOfficer22/4/12 19:15

      Qual a solução? Apoiar o incompetente que governa o futebol do SLB há 10 anos com tão poucos resultados? Ah já sei, apoiar o presidente que apoia a corrupção!

      Eliminar
    2. A solução é ir para casa, meter uma rolha e esperar que o campeonato acabe!

      Eliminar
    3. Basta olhar para os vizinhos de lado para perceber que comer e calar não é solução.

      Eliminar
    4. Cabeçudo?

      Aquele que perante, os erros e resultados, não muda a atitude.

      Eliminar
  5. RedOfficer22/4/12 20:02

    Sim... a solução é continuar a sermos roubados enquanto LFV anda sabe-se lá onde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E entretanto apoiar sempre pois o campeonato ainda não acabou.
      E as modalidades também necessitam de apoio de todos os adeptos pois estão numa fase decisiva da época! E esta, hein!?! Isto sim é importante!

      Eliminar
    2. Manuel tens razão. Á que continuar a apoiar. O timing deste tópico provavelmente não foi o mais adequado mas tive tempo por estes dias para escrever algo com mais substrato.
      E depois de já ter visto este filme tantos anos seguidos, mesmo apoiando já não acredito no campeonato para o Benfica.

      Eliminar
  6. LuisSLB4EVER22/4/12 20:25

    Gostava que o NGB expressa-se a sua opiniao sobre isto: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/sporting_braga/interior.aspx?content_id=752786

    È INCRIVEL como o Benfica e roubado nos jogos decisivos do campeonato, e o braga e porto a serem levados ao colinho, e nada é falado nos jornais. E agora basta os arbitros apitarem um jogo do braga como deve ser e expulsarem jogadores que devem ser expulsos, para virem os jornais defenderem(???????) o braga a dizer que foram roubados em certos jogos. DESCERAM TAO BAIXO!!! É TAO EVIDENTE QUE O SISTEMA NISTO TUDO QUE NAO SEI COMO HA CEPOS QUE DIZEM QUE O PORTO MERECE ISTO E AQUILO E QUE O BRAGA JOGA MUITO BEM. Não sei quando isto vai parar.....

    ResponderEliminar
  7. Estar com estas conversas nesta altura, antes do campeonato terminar, dificilmente configura um "acto de Democracia" em qualquer lugar do mundo.

    Em compensação nalguns configuraria como um acto de alta traição.

    Por amor de Deus ainda nem sequer há candidaturas alternativas e já estamos com isto.

    Pedro Raul

    ResponderEliminar
  8. Que post....
    Fico banzado. Melhor, fico extraordinariamente BANZADO.

    O vermelhusco está a perder-se. Qual vai ser o nome dele a aparecer na lista (?) e para que cargo?

    Isto se for socio elegivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro HERR,
      pela idade do Vermelhusco, afianço que não vai para lugar nenhum mesmo que queira.
      Se a matemática ainda não se alterou, ele não tem anos de sócio para tal efeito.

      Eliminar
    2. Hehe, tal como o Viriato disse não tenho nem de perto anos de sócio para me candidatar ao Benfica. Não tenho recursos financeiros para isso, nem networking. Sou apenas mais um benfiquista.

      Eliminar
  9. Conhecer a História de Benfica é indispensável para pensar o Benfica, mesmo sabendo-se que a história pode ser reinterpretada e pior, acomodada às conveniências de quem a olha. Até 1991, o Benfica foi um clube sustentado pelo mecenato, o último dos quais foi Jorge de Brito, cujas dificuldades financeiras,resultantes de um divórcio litigioso e não apenas impediram novos fluxos como à retirada, de dia para o outro, da maior parte do valor que ele tinha emprestadado ao Benfica e em 20 anos o passivo do clube passou do quase zero a mais de 400 milhões.A contratação de Futre, em 1991, por um clube sem cheta, é um dos momentos mais dramáticos da história do Benfica e está na origem dos espertalhaços Oliveira conseguirem os direitos televisivos

    Antes, pouco tempo antes, o presidente era Fernando Martins, o homem que entregou ao FC do Porto a hegemonia política no nosso futebol e o evento teve um nome, o "pacto dos presidentes", datando daí a amizade entre o comendador-pedreiro e o papa. Depois, em 88/89, tivemos a sabotagem do plano de reorganização do clube, da autoria de Tadeu e Suzete Abreu e que teve em João Santos e Gaspar Ramos os rostos mais visíveis da sabotagem, eles não estavam interessados na profissionalização da gestão do Benfica.

    Evidentemente, Damásio foi tudo isso que escreves, só que está longe de ser a origem das coisas, apenas uma aceleração para o abimo de um clube pasto de oportunistas e aproveitadores, o que me leva a uma pergunta:

    O Vieira é do piorzinho e então, que alternativa? O que fazer para um projeto alternativo? Concretamente: qual a tua proposta? Ou, mais modestamente, indica um nome, que não teu, para essa alternativa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RedOfficer22/4/12 22:04

      No nosso universo n há alternativas? Incrível! Quem era LFV antes de chegar ao SLB? Sabem?

      Eliminar
    2. No Universo Benfiquista existem e certamente credíveis !
      No teu universo e de outros benfiquistas com tu é que não acredito que existam...

      Eliminar
    3. O pedreiro f.m. entregou realmente o poder do futebol ao corrupto na troca das concessões na construção civel que lhe foram oferecidas no Porto numa associação com a construtora de Cedofeita propriedade propriedade do corrupto que punha e dispunha na camara Invicta.

      Todas as amizades espúrias tem uma explicação...

      Quanto ao SR. Jorge de Brito e porque privei com ele direi só que foi o Maior Benfiquista que conheci (((em vida))) e o mesmo digo tambem, do Dr. Fezas Vital.

      E por falar em passivos:

      Jorge de Brito.....4,5M de contos...22,5M€

      Damásio......16M de contos.....80M€

      Vale........ 13M de contos.....65M€.

      Vieira.......80M de Contos....400M€....tem em contos o maior passivo deixado só que euros.

      Activos imobiliários, embora o custe admitir a muitos os catvios são hoje inferiores ao que Vialrinho e Viera receberam.

      Por isso vejo as dores de parto destas carpideiras que tentam hipocritamente a verdades deste post.

      A Verdade mata.

      Eliminar
    4. "No meu próximo tópico irei escrever sobre a influência de LFV sobre os media (diferente da influência do Benfica) e sob o que para mim será a postura mais adequada a ser tomada por candidaturas alternativas."

      Leste até ao fim pá? Não vou indicar nomes porque acho que indicar nomes não serve de nada. Vou indicar perfis do que acho que deve estar numa lista de combate aos Corruptos. Isso dos nomes, tem que ser quem tem hipóteses de se candidatar que tem que se chegar á frente pelo clube.
      Mas obviamente que há gente que gostava de ver numa Direcção do nosso clube.

      Eliminar
  10. ... " Mas o que o oliveirinha está a montar é uma queda do incómodo LUÍS FILIPE VIEIRA, e aparecer um qualquer "cabeça de turco" que assine o contrato por mais 5 epocas,pelo preço oferecido sporko tv, da uva mijona, com 80% para o peidoso dos andrades... Todo este jaléu, está montado pelo oliveirinha, pois nao suporta perder as transmissoes dos jogos do BENFICA, sao uns bons milhoes que se vao ao ar. E agora calmamente deixa que sejam os Adeptos a fazer o trabalhinho." ...


    Retirei este pedaço de prosa de um comentário escrito por um BENFIQUISTA, mas sei que ele vai perdoar-me o atrevimento, só que em meia dúzia de linhas ele fez o retrato perfeito e uma antevisão notável dos factos !

    ResponderEliminar
  11. RedOfficer22/4/12 22:31

    Cada um vê o que quer! Realmente, LFV tem sido muito incómodo para ele! Até lhe chama amigo e tudo! Enfim...

    ResponderEliminar
  12. RedOfficerApr 22, 2012 02:04 PM
    No nosso universo n há alternativas? Incrível! Quem era LFV antes de chegar ao SLB? Sabem?
    ==================================
    LFV
    Tinha o suficiente para merecer credito e tirar o Benfica da fossa.

    Onde estão os outros (?), olho, olho e nada vejo. Dignos de credito. De há dez anos a esta parte.

    Pode ser que tenha nascido algum, entretanto.

    ResponderEliminar
  13. Seria bom que o vermelhusco e outros que tais vissem ou sentissem quem estão a beneficiar e prejudicar com esta campanha anti-LFV / como presidente do Benfica.

    A beneficiar:
    Corruptos do frutabol corrupto do porko e oliveirinha da sporkoTV (quantos milhões estão em jogo?)

    A prejudicar:
    A imagem do Benfica, como club e marca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro von bolas, eles querem lá saber disso para alguma coisa.

      Manuel

      Eliminar
  14. Brilhante tópico, Vermelhusco. Só uma correcção: não foi um 2º lugar e dois 4ºs, mas sim 2 terceiros e um 4º.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Tenho memória de passáro. Os teus textos e lucidez são uma inspiração para mim.

      Eliminar
  15. Este post é uma cronologia resumida mas muito objectiva dos últimos 22 anos focalizando-se essencialmente sobre os mandatos de Vieira.

    No entanto vieram aqui umas carpideiras chorara baba e ranho mas que não desmentiram uma única das afirmações.

    Pois é, a palavra Verdade é aquela que mais ofende nos dias de hoje àqueles que defendem o indefensável.

    Vá la, ao menos um pequeno desmentido, deuma pala, lina e já nem peço um paragrafo.

    Há cada cego....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer:


      Vá la, ao menos um pequeno desmentido, de uma palavra, uma linha e já nem peço um paragrafo.

      Eliminar
  16. Johnny Rook23/4/12 12:21

    Em 53 anos de benfiquismo e de sócio nunca imaginei ver e ouvir o que se passou na Luz no sábado. Refiro-me ao grito que mais de 120 mil benfiquistas que enchiam a velha Luz inventaram para o maior filho da puta que nasceu em portugal em quase 900 anos e que agora utilizaram para com um presidente do nosso clube (bem sei que não foi a maioria, mas nem que fosse só um).

    Mandar um presidente do Benfica para aquele sítio (por muito que não se goste dele e eu próprio estou farto)por aquela forma é dos actos mais vis, mais vergonhosos a que se pode assistir.

    Quando foi para derrubar FM e JVA pertenci à maioria silenciosa e é lá que me volto a refugiar, a sentir-me bem, entre os meus.

    Para estes peditórios públicos jamais darei um cêntimo (e isto nada tem a ver com o post que retrata tão somente uma opinião, de forma educada e com alguns pontos interessantes para debate)e jamais caminharei ao lado das pessoas que fizeram o que fizeram. Tudo na vida tem limites!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já que essa memória está tão fresca, diz lá também em que jogo isso aconteceu.

      Cheira-me a delirio, mas.....

      Eliminar
  17. Mas quem foi o tal "filho da puta" assim apelidado por 120.000.

    è que não me lembro...120.000?

    ResponderEliminar
  18. Caros segue a opinião deslavadamente lavada:

    http://aminhachama.blogspot.pt/2012/04/para-luis-filipe-vieira.html

    O post dos bichos e do tic Toc, é mta fruta para a expôr aqui

    ResponderEliminar
  19. águia democrática23/4/12 20:19

    adivinhem de quem são estas afirmações?

    “Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu.” - 2002

    “O Benfica será mais forte que o Real Madrid” - 2003

    “Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo” - 2003

    “Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro demito-me” - 2005

    “O terceiro lugar esta época é normal, anormal foi o título o ano passado” - 2006

    “Em 2011 o Benfica será um colosso europeu” - 2006

    “Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica” - 2007

    “É quase impossível Jorge Jesus falhar no Benfica” - 2009

    “A equipa será mais forte com os reforços e com os que vão continuar pois temos o compromisso de não vender ninguém” - 2009

    “Vamos investir no futebol e ganhar não apenas 1 título, mas 2 ou 3 seguidos.” - 2009

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking