O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para benfiquistas comentarem.

. 23 comentários
De uma vez por todas é preciso que todos concordem em quais são as prioridades.

Em quê? Em fazer um Benfica forte e VENCEDOR.

Leio muitos comentários apoiando que se tem que começar essa luta dentro do Benfica, outros afirmando que todos os problemas residem no sistema e que temos é que combater essa corja com o que temos, pois estamos a trabalhar bem.

Quem acompanha o NGB sabe que mesmo nos escribas deste blog a coisa não é unânime.

Pois é altura de todos contribuírem para esta discussão.
Da parte deste simples sócio, não tenho dúvidas que é dentro do Benfica que se começa a construir um Benfica forte, focado, incisivo, profissional e vencedor.

O que acham da performance do Benfica nestes itens:

- Área financeira

- Departamento de Futebol

- Resultados desportivos (incluindo modalidades)

- Marketing e Imagem da Marca

- Comunicação do clube

- Departamento e Comunicação com Sócios

- Complexo da Luz e sua rentabilização

- Benfica TV

São alguns pontos que penso serem importantes para a vitalidade do clube.
Peço comentem de forma resumida, mas sem cortarem no essencial da vossa opinião.

Para quem quer ter uma ideia clara do que é um clube com gestão profissional, e com gente do clube ao leme, consulte este link e explore a parte 'Company' e 'Club'.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. O Benfica para ter títulos com mais frequência tem que ter uma direcção como lfv mas sem apoiar Fernando Gomes e partir de igualdade com os outros e não jogar sempre contra 14 Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa ideia...mas gostava que falasses dos pontos em questão.

      Eliminar
  2. Isso tudo muito bonito e bem pensado, mas e o essencial? Verdadeira democracia do Benfica? Até podemos ter aqui umas ideias muito giras, mas e depois? Debitamos algumas ideias e pronto, nada se faz!
    Eu continuo convencido que LFV irá ganhar as próximas eleições, não porque seja um grande líder (não é. é incompetente e fraco, só se preocupando com a sua sobrevivência), mas porque ninguém no seu juízo perfeito se mete no SLB nos dias que correm! LFV minou bem o caminho, o clube depende dos bancos e das "amizades" que o presidente foi fazendo. Ou seja, o Benfica está "Vieiródependente", daí ser imprescindível a sua continuação, segundo Gomes da Silva! Isto parece-me evidente! Aliás, só loucos é que acham que num universo de mais de 200 mil sócios não haja alternativas a LFV! Não há oposição por as pessoas do SLB, a oposição credível, sabe que o clube está dependente das ligações de LFV e dos acordos deste, não estando dispostos a arriscar a reputação! Lógico, ein?
    Ao autor do post, reconhecendo validade do tópico, desafio-o a ir mais além. Ao autor e aos demais, desafio: constituição neste blogue (dos mais relevantes da esfera) de um "governo-sombra" que cubra todas as áreas do clube, um Dpt que denuncie as manobras de "não defesa" conveniente do clube por parte de LFV, bem como a denúncia dos ataques do Sistema e por fim um grupo que se dedique a esclarecer as Casas (sede do poder Vieirista) do que se passa! Deixo o repto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom desafio, mas de momento gostava mesmo era de ler a tua opinião sobre estes pontos.
      Penso que melhor que um governo sombra, será aparecerem candidatos que suscitem uma verdadeira discussão sobre o Benfica.
      Nós, os benfiquistas anónimos, devemos ir esclarecendo, raciocinando e analisando para que nessa altura possamos estar de raciocínio mais afiado.

      Eliminar
    2. Quem és tu jedi?.Será que não te equivocaste na cor?.Talvez..roxo ou azulão..,não sei,observa-te bem e concerteza que te vais encontrar.

      Eliminar
  3. Tudo quanto vou lendo iscrito por voces brilhantemente,se aproveitarmos as melhores solucoes por voces descritas o Benfica beneficiava e muito com elas,mas essas opinioes valem o que valem por serem iscritas por nos nao tendo nenhuma influencia na vida do clube,por isso meus amigos cheguei a uma conclusao teremos que aguentar o LFV enquanto ele quizer,tal como os Portistas com o NPC so que este e vitorioso 100% da forma que todos nos sabemos, o nosso ganha um campeonato de 4 em 4 anos mais umas tacas da liga e este o nosso fadario teremos que viver com esta realidade,enquanto nao aparecer por ai mais um Borges Coutinho nessse pequeno Pais plantado a beira mar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu temo por isso, mas quero acreditar que ainda teremos hipótese de ter mais escolhas para a direcção nas eleições. E acho que as vamos ter.

      Eliminar
  4. - Área financeira: Não tenho conhecimento suficiente para falar sobre isso, mas quando se olhar para isso é preciso ter em conta o aumento de património, bem como o aumento da qualidade e rentabilidade dos jogadores.

    - Departamento de Futebol: Evolução natural, ao nível de grandes clubes europeus. Acho que devíamos ter uma regra interna, que seria no minimo 2 jogadores da formação no onze inicial, sejam eles portugueses, brasileiros ou chineses... Acho ainda que devíamos apostar numa parceria com um clube inglês no sentido de aumentar os níveis físicos dos jogadores, ainda que isso possa prejudicar algumas características mais técnicas do futebol português.

    - Resultados desportivos (incluindo modalidades): Ao nível do futebol, resultados semelhantes aos 12 anos antes de Vilarinho. Ou seja, muito fracos. Nestes 12 anos menos uma taça, menos uma ida a uma final europeia, e provavelmente menos um campeonato. (2/12 ou 3/12 é muito pouco). Quanto às modalidades, tem sido um pouco de tentativa e erro, mas regra geral acho que tem funcionado razoavelmente, não se percebendo algumas decisões quanto à escolha dos treinadores. A pouco e pouco temos vindo a ser competitivos em todas as áreas, até no atletismo que parecia impossível e no hóquei patins também parece que já conseguimos lutar com o porto.

    - Marketing e Imagem da Marca: Muito bom trabalho há uns anos, mas ultimamente tem estado mais fraco.

    - Comunicação do clube: Entre o razoável e o mau. Em alguns casos tem funcionado bem, mas no essencial que consiste na protecção dos técnicos e jogadores tem sido um falhanço. As prioridades em termos de comunicação parecem-me muito mal definidas.

    - Departamento e Comunicação com Sócios: Boa, no entanto existe algum descontentamento por parte dos sócios mais fiéis e que me parece justificada. Ofertas de bilhetes e descontos, que às vezes parecem esquecer os cativos e quem compra bilhete mais cedo.

    - Complexo da Luz e sua rentabilização:Muito boa. Continuo a achar as acessibilidades do estádio não muito boas, mas parece-me que funciona bem. Talvez falte alguma aproximação à cidade e à população.

    - Benfica TV: Bom projecto. Canal muito melhor que os de outros clubes europeus.

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada26/4/12 22:40

    São textos destes que ajudam a pensar o Benfica. Pode ser pouco produtivo, mas é construtivo e isso é bom e preciso.

    - Da área financeira pouco posso dizer, pois não possuo habilitações para tal. Mas a ter em conta o passivo, com empréstimos aos bancos tão elevados, não me parece ter sido a melhor. Creio que por erros de quem comprou contentores de jogadores gastando milhões com muito pouco retorno e gastos excessivos numa estrutura pesada e pouco produtiva.

    - O Departamento de futebol, necessita urgentemente de gente competente a todos os níveis. Olheiros, Director Desportivo, Departamento Médico, Preparador Físico, Treinador e uma eficaz e tenaz equipa de comunicação. Pode não parecer, mas este ponto é muito importante. E nada disto o Benfica possui neste momento. Com estes itms interagindo, os resultados apareceriam, não tenho dúvidas. É que esta interacção, engloba muito do que se passa dentro e fora das quatro linhas.

    - Quanto ao Marketing, penso ainda assim, que terá sido a parte que melhor funcionou, ainda que se possa ir muito além do que se fez.

    - Da comunicação do clube já falei. Quanto à comunicação com os sócios, é totalmente inexistente, combatida e quase um sacrilégio pensar-se em tal. Se até nas Assembleias não se pode falar... É neste item onde, com a minha total critica e repulsa, mais se evidencia o despotismo de quem se considera intocável, insubstituível e dono do clube.
    É urgente a criação dum Conselho Benfiquista, estatutariamente forte e com direitos e deveres de intervenção sempre que ache necessário. E sem obrigatoriedades de "lana caprina" que emperrem e impeçam a sua actuação. Paralelamente, a criação de algo como "O Gabinete do Sócio" onde estes pudessem aceder dando ideias, colocando questões, estabelecendo para isso umas horas mensais em dias pré-designados.
    Penso que estas duas ideias colocadas em prática, dariam uma dinâmica e uma agregação que nos daria uma força enorme.

    - A rentabilização do complexo da Luz, não me parece que possa ir muito além. Como? Arrendar os pavilhões? Os restaurantes são caros e de pouca qualidade. Não consigo ter uma visão vanguardista sobre este tema.

    - Benfica TV!? Ai! Teria que ser mesmo a Benfica TV e não a Vieira TV (Presidente TV). Aqui, a volta, a limpeza, a revolução, teriam que ser bem incisivas e concretas. A mudança de conteúdos teria que ser uma realidade. Com a História do Clube. Com as estórias do Clube. E sobretudo, em que os sócios tivessem mais protagonismo e intervenção. Com as suas experiências de benfiquismo - e há tantas! -

    Estas são as minhas ideias e opiniões quanto ao post. Mas para tudo isto, seria (e reparem que utilizei sempre os verbos no condicional) preciso mudar-se de presidente. Porque o clube só voltará a ser nosso, quando deixar de ser de Vieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua contribuição! E acho que será mesmo da forma que terminas o teu comentário.

      Eliminar
  6. Ao autor e aos demais, desafio: constituição neste blogue (dos mais relevantes da esfera) de um "governo-sombra" que cubra todas as áreas do clube, um Dpt que denuncie as manobras de "não defesa" conveniente do clube por parte de LFV, bem como a denúncia dos ataques do Sistema e por fim um grupo que se dedique a esclarecer as Casas (sede do poder Vieirista) do que se passa! Deixo o repto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ideia interessante...mas facilmente confundida com projectos de poder. E esses não tenho.

      Eliminar
  7. José, o Polícia do Benfiquinha!

    ResponderEliminar
  8. - Área Financeira - Muito preocupante, podem falar no Património, mas a verdade é que o passivo tem subido mais que o activo, foi necessário fazer entrar a Benfica Estádio na SAD para evitar a situação de insolvência, ou seja o capital social da SAD aumentou com esse estratagema, mas desde então já foi quase todo erodido, sendo que a principal responsabilidade é a paupérrima gestão de recursos humanos que nos pesa quer em amortizações, quer em salários.

    - Departamento de Futebol - Não sendo especialista na área, avalio-o pelos resultados - pobres, embora com alguma evolução. Penso que há mais profissionalismo, embora não entenda como certos indivíduos foram aceites, incluindo o religioso do Porto

    - Resultados desportivos - ainda no outro dia fiz um post sobre o assunto analisando o "mandato desportivo" - Pobres, não representativos da história e a desculpa do fraco ponto de partida, já há muito que deveria ter sido abandonada - O Vale saíu há quase 12 anos e o Vieira entrou há quase 9 (excepto no futebol que entrou como director desportivo no mandato do Vilarinho, há mais de 10 anos)

    - Marketing - uns dos aspectos melhores desta direcção. No entanto há um aspecto preocupante, penso que falta um pouco de respeito pela história, tal o manancial de cores estranhas que arranjam para equipamentos alternativos, quando podiam jogar com o branco e o vermelho, bem como por uma série de publicações e jogos que aparecem com a chancela do clube com dados errados, não sei se por desconhecimento ou por incompet~encia

    - Comunicação - A do Vieira miserável, a do Jesus irreal, a do Gabriel inenarrável, ja nem quero falar dos administradores que pululam nos programas de televisão que por várias vezes enxovalham ou deixam o Benfica ser enxovalhado - basicamente muito negativa

    - Complexo - Outro dos bons aspectos da gestão de Vieira. Talvez a restauração pudesse ser um pouco melhorada, mas muito boa nota. As acessibilidades poderiam/deveriam ser melhoradas.

    - Benfica TV - uma boa ideia, alguns programas interessantes, poderia ser mais explorada se obtivesse mais direitos de transmissão, mas tem a pecha de ter uma linha editorial muito pouco independente relativamente à direcção e consequentemente está a tornar-se num elemento de propaganda da direcção, mais que do Benfica

    - Casas do Benfica - acho que tem sido um bom trabalho, realçando-se o trabalho da área do marketing no restyking das casas, mas são efectivamente um bom pólo de difusão do Benfica. Porém e à semelhança da BTV estão demasiadamente conotadas com a direcção, quando deveriam ser mais isentas e defender mais o Benfica

    - Departamento e Comunicação com os sócios - podia queixar-me de receber a mística quase quando a outra está a sair, mas a mim impressionam-me mais os relatos do autismo que mostram quando são interpelados directamente. Porém, noto que existe pouca preocupação com os mais fiéis, tendo em conta que um cachecol não compensa os descontos que posteriormente são feitos em bilhetes para jogos importantes.

    Há outros pontos positivos e negativos que poderiam ser elencados, mas como o Benfica é pelo seu ADN um clube que deve ser democrático, a golpada estatutária, a antecipação das últimas eleições por motivos meramente estratégicos em termos da reeleição do Vieira, a pobreza do mandato desportivo, as amizades e apoios a personagens sinistras, por tudo isto, a minha apreciação da direcção é muito negativa.

    ResponderEliminar
  9. Por último deixo uma sugestão:
    - Um sócio um voto
    - Fim dos votos das Casas do Benfica
    - Possibilidade de votar ao fim de 5 anos de sócio
    - Possibilidade de se candidatar à liderança dos órgãos sociais ao fim de 10 anos de sócio, desde que tenha mais de 35 anos (a idade constitucional para os portugueses se candidatarem à Presidência da República).
    - Videoconferência das AG's nas Casas do Benfica e possibilidade de voto electrónico nas Casas para as AG's à semelhança do que é feito nas eleições
    - AG's que durem de sexta-feira à noite até domingo à semelhança dos congressos partidários para permitir que os sócios tenham voz efectiva, e que estes possam discursar inclusivamente sem estarem no Pavilhão (basta estarem em qualquer Casa).

    Se estas propostas vierem a ser implementadas no Benfica, acredito que poderemos devolver a democracia ao Benfica, até lá as AG's mais não são que uma fantochada

    ResponderEliminar
  10. A BenficaTV tem que servir para defender o clube. Em toda a linha. É um instrumento brutal q está a ser utilizado para defender Vieira e não o Benfica. Fosse eu a mandar e todas as segundas ou terças feiras lá estava um programa a sério a expôr exaustivamente TODOS OS ROUBOS feitos ao SLB durante as jornadas. Sem dar descanso. casos como este do Cristovão seriam exaustivamente denunciados até alguém fazer alguma coisa. Não temos poder de decisão mas temos o poder de denunciar, de fazer ouvir a nossa voz. Sempre.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking