O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 29 de abril de 2012

O pior que nos pode fazer Sr. Presidente: Roubar-nos a ilusão

. 13 comentários

Quem foi lendo o que aqui fui escrevendo neste espaço durante o tempo em que fiz parte deste blogue, sabe que sempre fui rotulado de Pró-Vieira, sendo lá isso aquilo que fosse. Defendi-o de ataques que para mim eram injustos, e defendi-o principalmente porque entendi que muitas vezes defender o Presidente do nosso clube era também defender o Benfica.

Mas há limites. Não vou virar a agulha àquilo que sempre defendi, nem passar a ver defeitos onde antes via virtudes. Luís Felipe Vieira terá seguramente os seus méritos, terá mesmo realizado algumas coisas extraordinárias mas, cometeu também seguramente muitos pecados. Sempre acreditei que o tempo corrigiria as imperfeições, que dez anos de mandato transformariam certos erros de amadores em acertos profissionais mas, infelizmente, constato que não, que Luís Felipe Vieira é o que é, é o que sempre será, com todas as suas qualidades e os seus defeitos.

E quando falo em defeitos, estes levam-me imediatamente para o defeito principal, aquele que sempre critiquei, que critiquei sem precisar de ser nenhum génio para o descortinar, porque está à vista de todos: A Política de Comunicação do Benfica que sempre foi com Luís Felipe Vieira, é e continuará a ser absolutamente miserável.

E esta longa introdução leva-me então àquele que foi para mim o momento mais negativo da época, o momento que marca inquestionavelmente o fracasso de mais esta temporada e que leva a mais um fim de época absolutamente amargo para as nossas cores. O dia 9 de Fevereiro de 2012, onde, sem razão que justificasse, o Presidente Luís Felipe Vieira decide dar uma entrevista televisiva, à procura de um certo reconhecimento público, à procura de cultivar a vaidade que os 5 pontos de vantagem permitiam. Pois bem, essa entrevista foi o princípio do fim.

E já não quero falar da penúltima entrevista televisiva do presidente, onde entrou em concorrência directa com Pinto da Costa num canal rival, tendo levado naturalmente um verdadeiro capote. Que falta de bom senso, que falta de tacto para estas coisas! A verdade é que sempre que Luís Felipe Vieira fala, todos nós nos benzemos, porque normalmente sai borrada.

Na altura todos nos questionámos da razão daquela entrevista. O que a minha sensibilidade me diz daquilo que deve ser a intervenção pública de um presidente de um clube como o Benfica, é que, das duas uma: ou fala no final da época para celebrar um sucesso consumado e que já ninguém nos tira, ou então fala num momento conturbado da época, para dar dois murros na mesa e galvanizar as hostes, tal como António Salvador ontem fez quando apareceu para dizer que o Braga se vai qualificar para a Liga dos Campeões, apesar do momento actual.

Mas não Luís Felipe Vieira. Luís Felipe vieira apareceu num momento positivo da época mas em que nada estava ainda ganho, com um discurso que de tão humilde até soou a falso, reconhecendo erros antigos, a elogiar o caminho presente, as decisões tomadas, a assumir os erros do passado para passar a ideia de que teria aprendido algo com eles, só que... não aprendeu, essa é que é a verdade.

Aquele foi um Luís Felipe Vieira já convencido que o sucesso não lhe fugiria, foi um Luís Felipe Vieira mais uma vez a querer celebrar as coisas antes do tempo, foi um Luís Felipe Vieira que no fundo o que quis foi preparar os sócios para um acordo com a Olivedesportos que se anunciava para o final do mês, acordo esse que nunca se anunciou porque a partir daí os resultados do clube foram sempre a descer.

E agora o mais grave: Tal era o convencimento de que o sucesso já não nos fugiria, que o Presidente cometeu ainda o gravíssimo erro de anunciar nessa entrevista que só voltaria a falar dos árbitros quando a arbitragem fosse profissional. E pronto: O descalabro começou aí, porque a partir daí a roubalheira foi de tal ordem e os benefícios ao nosso maior rival tão descarados, que nós (e quando digo nós digo o Benfica) limitámo-nos a comer e calar, reféns das palavras do Presidente.

Ainda deu o Presidente um arzito tímido da sua graça quando criticou o segundo grande momento da época, o terceiro golo dos Corruptos na Luz num escandaloso fora de jogo que arrumou com o campeonato de vez mas foi tudo, de Luís Felipe Vieira nada mais se ouviu, foi comer e calar até ao fim.

E agora pergunto: quanto tempo teremos nós de esperar por uma arbitragem profissional? Quantos anos teremos nós de esperar até termos esse facto como consumado para podermos finalmente ser defendidos pelo nosso presidente? Iremos esperar quantos anos até que o nosso Presidente nos defenda e diga em voz alta aquilo que vai dentro de qualquer Benfiquista? Vamos ter de esperar pela... Arbitragem Profissional?!?! Para sermos defendidos?!

Não Senhor Presidente. Para mim o seu reinado acabou aí, nessa triste intervenção, insultuosa até para qualquer um de nós que todos os fins de semana nos deparamos com a deturpação da verdade desportiva.

O Benfica precisa de alguém com uma energia nova, precisa de alguém que fale alto, que berre, que grite, que divulgue, que faça peixeirada se for preciso, precisa de alguém sem medo de pegar o toiro pelos cornos. Se tivermos de perder e ser roubados, pois que tenhamos um Presidente com tomates para dizer ao mundo a forma como perdemos. Precisamos de alguém não conivente nem em paz com o estado actual das coisas, porque, desculpe Senhor Presidente se estou errado, mas é essa a ideia que dá.

Da minha parte repito aquilo que disse no final da época passada: Obrigado por tudo o que de bom fez Senhor Presidente. Bem sei que o futebol é paixão e que nunca deixará de ser um jogo. Que todas as tristezas da vida fossem estas. Estas atingem-nos mas passam, não são definitivas, apagam-se com a vitória seguinte. Em breve vibraremos com novas aquisições, com um novo entusiasmo, com um sem número de novas possibilidades que se adivinham.

Mas eu queria que LFV não esquecesse, e que percebesse que a certa altura são já demasiadas rasuras, demasiadas emendas e demasiados erros. E quando a borrada é muita, tem o condão de levar com ela a nossa fé e a ilusão.

E isso é o pior que nos pode fazer Sr. Presidente: Roubar-nos a ilusão.

escrito por RedMoon
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Pedro Cruz29/4/12 15:53

    Boa tarde.
    Concordo plenamente com a sua opinião!!! Principalmente com esta parte: "O Benfica precisa de alguém com uma energia nova, precisa de alguém que fale alto, que berre, que grite, que divulgue, que faça peixeirada se for preciso, precisa de alguém sem medo de pegar o toiro pelos cornos. Se tivermos de perder e ser roubados, pois que tenhamos um Presidente com tomates para dizer ao mundo a forma como perdemos. Precisamos de alguém não conivente nem em paz com o estado actual das coisas, porque, desculpe Senhor Presidente se estou errado, mas é essa a ideia que dá."
    Acima de tudo e de todos: Sport Lisboa e Benfica!!!

    ResponderEliminar
  2. Sejas bem reaparecido REDMOON.
    É caso para se perguntar; também tu, Redmoon ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serei o único que nao pede uma ruptura??? Dasss começo a sentir-me isolado!

      Eliminar
  3. Tenho memória e não sou ingrato. Ilusão mesmo e autentica foi a sentida por muitas centenas de milhar de benfiquistas com JVAzevedo.As maiores assembleias da história do clube abertas a tudo e a todos até àqueles Judas que o haviam de tramar. Viveu-se nessa época um 25 de Abril autentico, com um BENFICA DE ATAQUE CONSTANTE, O BENFICA ERA NOSSO.Depois disso só a ilusão Jardel que rápidamente se esfumou...

    ResponderEliminar
  4. este blog minha nossa não sei o que pretendem o vale e azevedo é que era bom
    deixen-se do bota abaixo
    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó RBASTOS,
      Desculpa lá qualquercoisinha, mas para burro só te faltam as asas.
      Não é este blogue a dizer que o V.A é que era bom, mau ou assim assim...são quem nos visita.

      Se se censura é porque se censura....se se deixam ir pró ar os comentários que não sejam do agrado deste ou daquele, já somos isto e aquilo. Vá se lá entender esta freguesia.

      De qualquer modo fica o aviso para os que aqui vierem falar no V.A. e de outros interins, que só servem para dividir que, caso não ponham no fim do texto um nome... PODE SER ATÉ UM NOME QUALQUER...PORRA... o texto vai pelo cano.

      Eliminar
  5. a minha defesa é sempre o SLBENFICA
    gostaria de ser respeitado porque não te faltei ao respeito.
    cumps
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rbastos: ninguém te faltou ao respeito. Mas confesso que me dá um bocadinho de comichão aparecer tanta gente a atacar quem menciona o Vale e Azevedo.
      Eu também recordo a participação elevada dos benfiquistas nessa altura.
      O sucesso de um clube resume-se aos resultados desportivos. E LFV falhou.

      Eliminar
  6. Excelente texto, que apoio totalmente. Mas infelizmente não serve de nada. Porque LFV vai de novo candidatar-se, vai ganhar e nada vai mudar porque ele não sabe, não quer...nem pode.

    ResponderEliminar
  7. Ena pa ja je nem me recordava que o Redmoon existia uns vem outros vao sao tantos que ate nos esquecemos de alguns,Redmoon e voltaste em grande sabes que sempre apreciei a tua forma elegante como abordas os assuntos,regressaste apos alguns meses pensando que regressavas campeao mas que desilusao o porque ja o explicaste no teu belo post com os erros do nosso presidente, aliaz nada de estranho sao sempre os mesmos por isso dificilmente com ele iremos ser novamente campeoes,o nosso treinador tambem gerio a equipa mal na minha opiniao,e como deves andar bem atento aconteceu de mais o mesmo as arbitragens que em nos criou mais mossa que a propria equipa corrupta que para mim nao jogou a ponta dum chavelho que merece-se este titulo,mas com quatro pontos de vantagem o esta segurando com unhas e dentes.

    ResponderEliminar
  8. Epá? Redmoon??? A sério? Agora fiquei admirado.

    ResponderEliminar
  9. Excelente opinião. Mas Vieira é promovido pela imprensa do sistema, aparece aos benfiquistas como aquele sem o qual "o Benfica já não existia", os palermas acreditam e vão votar nele. Até porque os outros palermas, os que podem ser alternativa, também acreditam e não se candidatam. Mais 4 anos de enxovalhanço. Mas quem acreditou num ex Presidente do Alverca, onde sempre lutou para não descer de divisão, esses acho que estão satisfeitos ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking