O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 10 de abril de 2012

O NOSSO BENFICA

. 24 comentários
Caríssimos amigos e companheiros benfiquistas,

Sinto a dor que todos nós sentimos por sentir que perdemos (ainda espero por um milagre) o campeonato, mas tenho enormes dúvidas em relação ao nosso Benfica que irei explicar por pontos, já mais a frio:

Ponto 1: Presidência e equipa de dirigentes - Começo a ficar farto e cansado que as apostas desportivas do nosso presidente sejam avulsas, vê-se que não temos um fio condutor e uma linha de comportamento a nível desportivo onde possamos ver claramente um rumo, um caminho que nos diga que estamos a crescer desportivamente como crescemos, e desculpem mas tenho a certeza que crescemos, a nível financeiro. O Benfica é uma máquina de fazer dinheiro, pode gerar receitas nunca vistas em Portugal e por isso algo apetecível para qualquer pessoa que tenha como paixão o Benfica e que tenha tempo e meios para o fazer. Ora, infelizmente, AINDA não vejo alternativa. O Benfica precisa de um presidente que tenha amor ao clube sem qualquer mácula, espírito empresarial para fazer crescer o clube de forma sustentada em termos económicos e suficientemente inteligente para perceber que a política desportiva não pode depender dele mas sim de alguém com muitos conhecimentos futebolísticos (Rui Costa, Humberto Coelho e mais alguns) e acima de tudo humilde. O Benfica tem milhões de adeptos e ouvir um presidente falar na primeira pessoa do singular nunca me caiu bem. LFV fez bem ao clube, ajudou a salva-lo na minha opinião, pode talvez emendar a mão mas acho que já vai tarde, excepto se não aparecer a tal alternativa viável porque mudar por mudar, não me interessa.

Ponto 2: Direcção desportiva – Na minha óptica, uma direcção desportiva tem de definir o tal rumo (forma do Benfica jogar) independentemente do treinador com contratações feitas segundo essa estratégia e bem definida. Concordo que devemos ter uma equipa B (ainda há dias ouvi falar na equipa B e nunca ouvi nenhum dirigente dizer que não se irá criar) onde se possa ter jogadores jovens com qualidade e capacidade de poder eventualmente treinar com a equipa A, beber da sua experiencia e aprender a viver a realidade adulta de um plantel à altura do Benfica. Poderão ser feitas aquisições de jovens portugueses e de jovens estrangeiros (infelizmente não temos dinheiro para guardar todos os nossos jovens) que possam eventualmente aos poucos fazer jogos de taças da liga na equipa A pois os regulamentos o permitem. Quanto ao plantel sénior, existe uma base de equipa que permite que com 4 ou 5 jogadores, o nível exibicional aumente e sobretudo se mantenha estável ao longo de uma época. Esses jogadores terão de ser de qualidade e poderão ser perfeitamente de segunda linha mundial, pois jogadores de primeira linha nunca poderão ser comprados, ou apenas por sorte e arte de negociar do director desportivo (Aimar e Saviola trouxeram gente aos estádios, mas há poucos ao preço que vieram). Não podemos comprar mais do que 5 jogadores para o plantel principal. Gastar 25 milhões por época sim mas em poucos jogadores e manter a base, não deixando sair mais do que 2 jogadores nucleares por época e nunca sem antes ter o substituto garantido. Posteriormente se escolhe o treinador para seguir essa politica.

Ponto 3: Treinador – Um treinador tem ser contratado segundo as ideias da direcção desportiva, tem de jogar segundo o seu sistema táctico, com as rotinas criadas e enraizadas em que um jogador das nossas escolas, desde muito novo, saiba o que fazer na posição em que joga. Tem de ser, na minha opinião um treinador audaz, mas humilde, ou discreto pelo menos. Também precisa de ter uma equipa de trabalho com um adjunto BENFIQUISTA e um preparador físico que mantenha a equipa com capacidade para jogar muitos jogos. As equipas espanholas e inglesas fazem muitos mais jogos do que as nossas e não há tanta rotação como se fala. É óbvio que há mais do que com o nosso treinador actual mas um bom preparador físico consegue manter uma equipa estável durante uma época, de preferência com o pico no fim e não no princípio. Jorge Jesus, pecou por ser teimoso. Achou-se superior a estrutura do Benfica, achou que o Capdevila não tinha sido escolha dele, então não jogaria. Ora um treinador tem de respeitar o ponto 2 da minha análise e ele não o fez. Quis contratar o Yannick para provar que consegue fazer dele um grande jogador, para bem do Benfica? Apenas financeiro, com muitos riscos? Sim e por isso ele deveria se ir embora, embora a cláusula de saída dele funcione para os dois lados. Se ele sair contra vontade, terá de ser indemnizado no valor da cláusula de rescisão. Outro problema será, não sendo eu especialista e por isso medroso, arranjar uma alternativa em Portugal com capacidade para assumir com menor margem de erro possível a nossa equipa rumo à vitória.

Ponto 4: Adeptos - Que podemos dizer dos nossos adeptos? Vivemos em crise, somos pobres, temos muito afazeres, mas se só em Lisboa há mais de 1 milhão de benfiquistas, como é possível não termos 62 mil benfiquistas no estádio em todos os jogos? Estou a falar de 6% dos benfiquistas de Lisboa, fora os outros. Será que fazemos a nossa parte? Infelizmente eu não faço, pois nem sempre consigo ir, pois são 8 horas de viagem, dinheiro de transporte, mas 20% dos jogos em casa eu vou ver, fora os jogos do norte, em que não falho 1 (excepto no dragão por motivos óbvios).
Dizemos que somos 6 milhões, só em Portugal, e não conseguimos atingir os 300 mil sócios? Um adepto como eu, residente a mais de 50Km do perímetro da cidade de Lisboa, paga 25€/trimestre. 8,33€/mês. 0,30€/dia.
- Se encher um depósito na Repsol por mês dá cerca de 50 litros, dá 3€ de poupança por mês, mas há mais, muito mais em:
É apenas um exemplo que mostra que não fazemos tudo pelo nosso clube. Eu amo o meu clube quer ganhe, quer perca. Já ouvi barbaridades tão grandes como “se vier tal jogador rasgo o meu cartão de sócio” ou “se perdermos com esta equipa deixo de pagar as quotas”. Posso não gostar de pessoas que estão lá mas vou amuar e rasgar o cartão por cada decisão que não foi bem tomada? não vou ser sócio porque me custa pouco mais do que nada para o ser? Eu sei que há excepções e há pessoas que não podem mesmo e essas pessoas serão tão benfiquistas quanto eu, mas há muito casmurro que não o é por teimosia ou por preguiça…

300 mil socios a 100€/ano (o mínimo dos mínimos) = 30 milhões de euros
60 mil bilhetes a 10€ (mínimo dos mínimos para socio) x 20 jogos = 12 milhões de euros

Nota final: O Benfica é grande e tem problemas em diversas áreas. Não as queiramos imputar só a uma, muito menos a quente e só a partir daí é que poderemos imputar as culpas a terceiros (sistema, árbitros, menina bonita na bancada que distrai o nosso melhor jogador). A partir daí, O lobby ou Networking, se preferirem assim, é usado em todas as áreas porque não no Benfica?

Um abraço benfiquista que gostaria muito que o estádio da Luz fosse mais perto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. JediVermelho10/4/12 16:38

    Lá estamos nós! Mas porque raio não há alternativa a LFV? Alguém o conhecia antes dele chegar ao SLB?? Respondam sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi,

      Só quero que ele se mostre, nada mais... Nada contra, nada a favor...

      Eliminar
  2. Em relação aos quatro pontos que enumeraste vou apenas dar destaque ao 4. Em relação ao 1,2 e 3 seria continuar a bater no ceguinho, não concordo no todo mas apenas em parte do que escreveste.

    Agora dissertando um pouco sobre o ponto 4, concordo na integra com aquilo que escreves e gostava de acrescentar algo mais. Ontem após o jogo que como ultimamente tenho feito, fui vê-lo à Casa do Benfica de Famalicão. No final do jogo em conversa de grupo tentamos encontrar justificação para o que acabávamos de assistir. Discutiu-se vários assuntos e quando cheguei a casa continuei a matutar naquilo.
    Tenho a impressão que todos os clubes cresceram muito em tão poucos anos! O Braga parece que em 3 anos ganhou milhares e milhares de adeptos, como és da minha zona, sabes bem que já não é dificil encontrar um adepto do Braga por aí..tornou-se até uma quase normal.
    O Sporting este ano principalmente nas deslocações fora uma anormal quantidade de adeptos presentes, mesmo estando a fazer um campeonato a roçar o miserável para a qualidade dos seus jogadores. Apenas destaquei estes porque a mim me parece algo estranho toda esta força repentina em sua volta.
    Por outro lado a ideia que sinto é os adeptos Benfica (não falando directamente da quantidade de adeptos presentes por esses estádios fora, em que continuamos a dominar)cada vez mais se encolhem e já assisti a casos de sentirem envergonhados por serem do Benfica. O que mais se tem ouvido cá em cima é "o Benfica perdeu?? não interessa é bom para o braga" ou aqui mais na minha zona "ai eu sou do gil e espero que ganhe sabado". Isto para dizer o quê? O Benfica e fruto do espelho da sociedade em que vivemos perde cada vez por onde mais devia sentir-se seguro, ou seja, nos seus adeptos! Muitos entraram num ciclo vicioso de virar as costas quando estamos mal e mesmo quando estamos voltam com receio. Cada dia que passa à muitos que desistem e viram as costas e que nunca mais voltam (e também não fazem falta nenhuma diga-se) o que prova que nós somos o problema e não a solução.
    Muito mais à a dizer sobre este assunto mas enerva só de pensar nisso.

    Um aparte, foi das piores noites da minha vida, sono inconstante e pesadelos sobre o Benfica, epah isto bate mesmo forte!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique,
      Só para teu Governo, O Benfiquista de Braga vive em Barcelos e trabalha em Braga....já te deves ter cruzado com ele várias vezes...

      Eliminar
    2. e sou amigo do Ze Manel, da casa do Benfica de Famalicão... Casa onde dei o meu contributo quando me pediram, e foi durante uns anos uma das casas que mais bilhetes vendia fora do estádio da Luz...

      Eliminar
    3. Então provavelmente já nos cruzamos...e fico contente por alguém de tão perto aqui escrever.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada10/4/12 18:40

      Os benfiquistas estão a perder entusiasmo? Meu caro: "Um fraco rei, faz fraca a nobre gente!" Como tão bem disse o nosso maior poeta! Isso s´
      o prova que os benfiquistas estão fartos de Vieira e cª... É que de facto já não há paciência!
      Não é por se perder um jogo com o botafogo, que estamos deprimidos! Já ganhámos muitos, empatamos uns quantos e perdemos alguns e assim há-de ser no futuro! O problema é a forma como perdemos 5 pontos de avanço em menos dum ai! e o silêncio que continua para os lados da nossa casa! Isso sim, desmotiva e cria um cansaço psicológico difícil de curar! Por isso esta apatia e este desinteresse pelo clube! É precisa mais alguma prova de que Vieira não serve?

      Eliminar
    5. Posso concordar Aguia, mas precisamos que apareça alguem e mesmo que seja em Outubro, convem ser ser com algum tmepo de antecedencia para poder haver debate, nao concordas? Não me venham com maquinasde propaganda, etc....

      Certo dia ameaçaram partir a estatua do Eusebio se ele nao o apoiasse...

      Quero ver gente, hoje ja deram a tona o figueiredo e o Veiga, esperemos por amanha...

      Eliminar
  3. É preciso alterar muito mais. Para dentro da estrutura dirigente ou da desportiva é preciso contratar alguem que conheça a fundo a podridão e a corrupção do futebol. Que denuncie,fale, pressione semanalmente o que se passa nos campos de futebol e fora dele. Que fale dos arbitros, sem medo e denuncie os podres que existem. Tem de ser alguem que deixe os porcos deste futebolzinho à beira de um ataque de nervos. Só de uma forma sistemática, persistente, actuante se poderá gradualmente erradicar de vez do futebol gente como xistras, pereiras, soares, gomes e outros artistas. Só erradicando esta gente poderá o Benfica crescer. O problema não esta no treinador ou nos jogadores. O problema é muito mais fundo. E os próprios jogadores já o perceberam. O cansaço que se fala da equipa é mais cansaço psicológico. Sistemáticamente a serem expoliados e humilhados deita abaixo qualquer um. E com o silêncio de uma direcção comprometida com os porcos, pior ainda. E isto é perigoso...não me espantaria que a maioria dos jogadores do Benfica manifestasse vontade de sair. Porque, repito, o que se passa nos campos com a arbitragem desanima e faz qualquer um querer mudar de vida.
    E mais é preciso fazer. Por exemplo a política de contratações tem de mudar. As contratações têm de ser cirúrgicas. Um ou dois jogadores, por ano, grandes jogadores, em vez de resmas de jogadores todos os anos.
    E tanta coisa mais há para fazer...fica para outro post.

    ResponderEliminar
  4. John Wakefield10/4/12 17:50

    Eu bem queria, mas infelizmente não vejo qualquer alternativa credível... Nem sei se Vieira terá opositores o que será triste.

    ResponderEliminar
  5. JediVermelho10/4/12 18:19

    Insisto na pergunta, desculpem! Quem era lfv pré Benfica? Esperem eu respondo. Homem com ligações ao fcp e que arruinou o Alverca.
    Todos os que afrontaram LFV foram vilipendiados em público. Ou seja, n há espaço para se mostrarem, quando o fazem são apelidados de papagaios, aventureiros,etc! Que se governam por interesses obscuros. Até mesmo JE moniz, homem que já provou competência e que se mexia no mercado vital das TV'S! No entanto, o corrupto LFV não explica a sua amizade com o Salvador ou o seu enriquecimento rápido! Ou os negócios com Atl Madrid!
    Como tal, quem aparecer irá ser alvo da polícia do benfiquinha para o descredibilizar! Com lfv, o conivente da corrupção, a presidente do SLB podem esquecer transparência nas eleições e campanhas esclarecedoras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Insisto na resposta, que apareça alguem com um projecto... Pode ser desconhecido, somos inteligentes e saberemos analisar um projecto com dados concretos...

      E tb eu gostava de obter respostas a essas perguntas... conheço algumas, mas não todas... sboretudo as de Braga...

      Eliminar
  6. Para além do sistema nos ter ajudado, e muito, a cair, é mais um época de fracasso, em que o fica a sensação que o campeonato estava na mão e o Benfica numa altura decisiva podia e devia ter feito muito melhor. O plantel não é de luxo, pois temos posições enfraquecidas mas é notoriamente superior aos dos nossos rivais.
    Para além disto, tendo em conta em orçamentos avultados e poucas conquistas, parece-me que algo tem que mudar. Talvez o treinador, talvez o presidente ou provavelmente os dois. Continuarmos assim é que não!
    Dito isto, e pensado que, com o próximo campeonato já a decorrer, no caso de as coisas não estarem a correr bem, podermos mudar de presidente e treinador numa altura que não será certamente a melhor, acho que o mais justo e sensato é dar aos sócios a oportunidade de se manifestarem numas eleições antecipadas para uma data mais apropriada.

    Vítor Pedro

    ResponderEliminar
  7. Vermelho Furioso10/4/12 18:45

    Depois das palavras de Artur Moraes, que ninguém se espante e se admire que os jogadores queiram sair! Pois estarem entregues ao sistema sem protecção desgasta!

    ResponderEliminar
  8. Boas pessoal

    COncordo inteiramente com o F.L.. Ainda me lembro no ano do trapatoni, era o veiga o directo desportivo, quando na resposta a um ataque vindo dos corruptos ele só respondeu: Não sou eu que me sento à mesa e pago champanhe! Que aconteceu? Ninguem respondeu, ficaram todos caladinhos! É isto que faz falta ao Benfica... Por vezes não percebo se o Vieira esta com eles ou contra eles! Foi ele q lutou no apito dourado, mas é ele que se senta ao lado do salvador e não fala ( ou fala pouco ) dos erros arbitragens! Toda a gente vê o que tem acontecido... E tem sido de brandar aos ceus!

    Por outro lado também nao desculpo o JJ. Pelo terceiro ano consecutivo chegamos a esta fase da época e rebentamos fisicamente. Ele não aprende, ou seja É BURRO! Cada vez mais acredito que o titulo foi dado pelo Angelito Di Maria com aqueles rasgos incriveis onde o Cardozo só tinha q encostar!

    Só para verem no ano que jogamos como nunca, ultimo ano que fomos campeoes, só na ultima jornada fomos campeoes! Com uma equipa daquelas deviamos ter acabado pelo menos a dez pontos do segundo!

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  9. Caro Benfiquista de Braga: respeito os seus pontos de vista e a sua análise (com a qual estou inteiramente de acordo), mas permita-me só uma simples pergunta e que formule uma dúvida: o Benfica tem de se reestruturar da forma que preconiza, é verdade, mas os que ganham sempre, terão tais estruturas? E a dúvida é esta: se as têm, está claro por que ganham, mas se as não possuem, (o que acho ser o caso) então porque, mesmo assim, ganham sempre e o Benfica não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rivus,

      Quer queiramos quer não, existe alem da ajuda de terceiros, uma cultura de vitória que tem de ser enraizada no Benfica.
      Garanto-lhe uma coisa, se há coisa que existe pelas bandas do Olival, é organização, talvez não a que deseja (eu pelo mesno deseja ganhar com justiça), nao a mais clara, mas existe e todos remam para o mesmo lado...
      Um abraço

      Eliminar
  10. Depois de ler tanta baboseira só tenho a dizer que, "Em casa onde falta o pão, todos ralham e ninguém tem razão!"

    Parece que a campanha eleitoral para a presidência do Benfica já começou. Esquecem-se é que o campeonato ainda não acabou e ainda temos de ganhar uma Taça. O Benfiquismo é isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa Manuel, Longe de mim querer fazer campanha e desculpa se o que escrevi te pareceu errado. Sou novato nessas andaças pois nunca tinha escrito em nenhum blog.
      Leio os teus textos com cuidado e atençao e procuro beber nas tuas palavras (como de outros benfiquistas) e tentar perceber melhor este fenomeno que é o Benfica...

      Eliminar
  11. Não vais ao dragão por motivos óbvios porque?
    Se criticas o facto dos benfiquistas da zona de lisboa não encherem o estádio da Luz, como podes dizer uma coisa dessas? Eu, se vivesse no Norte, especialmente na zona do Porto, ia sempre ao dragão. Por razões obvias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criticar um benfiquista? nao... Apenas dizer que bastavam 5% irem para encher o estadio, e estava a falar de ir ao NOSSO estádio, não confundas que deves saber muito bem o que se passa com benfiquistas no dragão...
      Aparece, e vamos juntos ao dragão para o ano que vem...

      Eliminar
  12. Para o ano que vem? Sou de Lisboa e não falho um jogo no covil do fcp há 8 anos. Sabes o que se passa com benfiquistas no dragão? Pelos vistos, sabes menos que eu. Só sabe, quem lá vai. Eu gostava era de te ver a dizer/escrever que enquanto os adeptos do porto da zona de lisboa vão à luz apoiar a equipa, já o mesmo não se passa com os adeptos do SLB que moram na zona do porto. Quem vai ao dragão são os de Lisboa, são sempre os mesmos. Aí no norte, pouca gente do SLB vai ver a equipa ao dragão, isto é que é triste. Se são 6milhoes ou não, não sei nem me interessa, o que sei é que há mais benfiquistas no norte do que malta de outro clube mas no dragão não metem os pés. Qual é o medo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ao de Guimarães? Braga? Rio Ave? Gil Vicente? Paços de Ferreira?
      Louvo-te a coragem que nao tenho em ir ao Dragão porque vi amigos meus serem agredidos e nao quero entrar em concursos de benfiquismos porque ganhas-me por KO ao ires ao dragao.
      O que eu queria dizer é que o estadio poderia e deveria estar sempre cheio e sabes que ha casas que todas as semanas organizam viagens para a Luz.
      A de Famalicao levava o ano passado entre 10 a 20 autocarros todos os jogos do benfica (nao tenho dados deste ano), por isso eu sei que não vão so pessoas de Lisboa senao nao veria tanta gente nas estações de serviço.
      Um abraço SUPP
      PS: Se me deres a honra de me mostrar para o ano como se vai ao dragão, estarei pronto a aprender.

      Eliminar
  13. Por recordar ,faz hoje 11 de Maio , 1 aninho que foi publicado este video:

    http://www.youtube.com/watch?v=rsKB_AjFc_4&feature=related

    Nota: a partir dos 4 minutos de video o entrevistado fala do "tempo".

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking