O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Campeonato da fraude - T18 parte I

. 32 comentários

Portugal, 30 de Abril de 2012

Em 1994/95 o na altura denominado Organismo Autónomo, aproveitando uma das muitas confusões que existem no edifício jurídico português, organizou o 1º campeonato a partir do Porto onde, habilmente, o presidente da Câmara tinha dado terrenos para construir a sede da Liga de Clubes. Foi há 18 anos...
No ano seguinte, resolvida a questão do Organismo Autónomo, passou a ser a Liga de Clubes a organizar a maior prova do calendário futebolístico. Pela segunda vez na história portuguesa, o campeonato era organizado fora de Lisboa e daí para cá assim tem sido sempre.

Na altura, 1995 ou 1996, um dos muitos fundamentalista que o FCP tinha e tem a escrever em jornais, Pedro Batista (o que esteve para andar à estalada com Dias Ferreira num programa de formato Trio da RTP), anunciava no jornal O JOGO que com a Liga a organizar as provas entrava-se numa “nova ordem do futebol português”.

Percebi nas entrelinhas que aquela afirmação não era leviana nem casual. Aquela afirmação encerrava uma declaração política que só se começou a perceber quando o FCP embalou com 5 títulos consecutivos tendo por base arbitragens que obedecem a um “padrão” determinado pelos interesses do FCP (seja a seu favor, seja contra o Benfica ou outro rival que circunstancialmente possa competir com eles).  

O ciclo desta “nova ordem” iniciou-se com a Supertaça que nos foi roubada em pleno estádio das Antas quando Donato Ramos e o seu auxiliar invalidaram um golo limpo ao Amaral, por fora de jogo de posição sem intervenção na jogada. Daí para cá, tem sido sempre o mesmo.

Nestes 18 anos da “nova ordem do futebol português”, o FCP conquistou 13 campeonatos, e só por mera indigência mental ou má formação pessoal, se pode pensar que os grandes responsáveis são os treinadores: 1) Artur Jorge, 2) Neca e Filipovic, 3) Mário Wilson, 4) Souness, 5) Shéu, 6) Juup Heynckes, 7) Mourinho, 8) Toni, 9) Jesualdo, 10) Camacho, 11) Trappatoni, 12) Koeman, 13) Fernando Santos, 14) Camacho, 15) Chalana, 16) Quique Flores e 17) Jorge Jesus.

Ou seja, por razões de estratégia (ou falta dela) das 4 Direcções que estão abrangidas por este ciclo, Manuel Damásio, João Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho e Filipe Vieira, o Benfica teve 17 treinadores, sendo 13 contratados como principais e 4 adjuntos que os substituíram por motivo de doença ou despedimento.

No mesmo período o FCP teve como treinadores 1) António Oliveira, 2) Bobby Robson, 3) Fernando Santos, 4) Octávio Machado, 5) José Mourinho, 6) Luigi Del Neri, 7) Victor Fernandez, 8) José Couceiro, 9) Co Adrianse, 10) Jesualdo Ferreira, 11) Villas-Boas e 12) Vítor Pereira (estes 12 treinadores são um número algo elevado para quem ganha tanto, mas estão “inflacionados” pelos 3 contratados na época 2004/2005).

Se compararmos as carreiras dos treinadores depois de “falharem” no Benfica, com as carreiras dos treinadores depois de “ganharem” no FCP, teremos de reconhecer as boas carreiras de Juup Heynckes, Mourinho, Trappatoni, Koeman e Fernando Santos. E as razoáveis carreiras de Camacho e Quique Flores.
Quanto ao FCP, exceptuando Bobby Robson e Mourinho, não houve um único que se destacasse pela positiva. Bem pelo contrário. António Oliveira foi despedido 15 dias depois de ser contratado pelo Bétis de Sevilha, Jesualdo Ferreira, o único tri-campeão pelo FCP, despedido pelo Málaga e Villas-Boas despedido e considerado o pior treinador da era Abramovitch. Nem Souness foi tão mal tratado depois de sair do futebol português...

O Benfica não tem ganho por mudar de treinador. Pelo contrário. Novo treinador, novos métodos de treino, novos jogadores, novos esquemas de jogo e quando chegamos ao 1º terço do campeonato com as mesmas arbitragens, o FCP já vai à frente e faz a gestão da prova. A comunicação social sabe que é assim, por isso “pede” aos adeptos que façam pressão contra o treinador do momento. Para ajudar o FCP...

Mas quem viu como o Benfica foi impedido ontem de ganhar em Vila do Conde, novamente pelo mesmo árbitro que esta época ofereceu 1 penalty ao FCP para ganhar em Guimarães, só pode concluir que o campeonato terminou como começou: com o FCP a ser ajudado por erros de arbitragem de Benquerença, pela via directa e pela via indirecta. Mais 2 pontos em Guimarães, mais 2 em Vila do Conde, 4 pontos assim oferecidos ao FCP!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. «Problema do Benfica está na liderança» - Bruno Carvalho


    Por Redação
    A- A A+

    O candidato derrotado nas últimas eleições do Benfica não poupa nas críticas a Luís Filipe Vieira, que considera o verdadeiro responsável pelo insucesso desportivo dos encarnados.

    «O Benfica tem de repensar a liderança. Não é ao treinador e aos jogadores que se devem assacar responsabilidades, mas ao presidente. Jorge Jesus é um treinador desapoiado, sem uma estrutura, mas, se o Benfica está mais competitivo agora, isso deve-se a este treinador. Por isso, penso que o problema é a liderança e o presidente», disse em declarações à TSF.

    «Luís Filipe Vieira não consegue pôr o Benfica a ganhar. Falta-lhe perceber que não é com palavras que se ganha, mas sim com trabalho. Aliás, nas entrevistas, Vieira e Jesus estão constantemente a gabar-se em vez de serem profissionais. No Benfica, vejo uma grande luta de egos, uma grande vaidade e pouco trabalho.»

    Bruno Carvalho criticou a alteração dos estatutos que o impedem de entrar nas eleições em outubro: «É um absurdo. Com dez anos de sócio, não posso candidatar-me e terei de esperar mais 15 anos quando já fui candidato. Faço um apelo para que voltem aos estatutos anteriores em nome da democracia.»

    13:42 - 30-04-2012



    Esta é que é a verdade!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando a dizer que o Sr.º Vieira é o candidato do BES, do Joaquim e da PT desde 2004. Nunca gostei de um farsante como este é, pois práticamente tudo que vemos no Benfica é cozinhado pelas empresas que trabalham com o BES e que estão no Benfica para cultivar o mito Vieira mas também para disseminar a marca Benfica em vários segmentos: televisão, Fundação (área social), Atletismo, Modalidades, Gala Benfica, Prémios Cosme Damião, Corrida António Leitão, etc. A tudo isto é associado Vieira e o Benfica. O Benfica também ganha muito com esta estratégia, é certo, mas ver o Vieira ufanar-se do qe não faz, faz-me lembrar os tempos do Alverca: desceu de divisão e quem safou o Alverca foi Vale e Azevedo que exigiu à Liga que cumprisse o acórdão do caso Leça. Porque, pelo Sr.º Vieira, estavam descidos, estavam descidos ... como é que este individuo chega a Presidente do Benfica, se não fosse o apoio da comunicação social patrocinada pelos Bancos e pelo Joaquim?

      Eliminar
    2. Cala-te ó Bruno Paspalho cabeça de Turco.
      Foi por tua causa que levámos com aquela golpada dos estatutos...

      Mas queres tu ser Presidente do Benfica? Olha...olha...já a formiga tem catarro.

      Eliminar
  2. Não diria melhor, só posso mesmo assinar por baixo.
    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Se o problema não está na nossa casa, mas sim nos árbitros...duma vez por todas há que mandar um deles para o hospital, deixá-lo numa cadeirinha para servir de exemplo para os outros!!! Mas nós benfiquistas temos responsabilidade neste estado de coisas!!! Temos obrigação de exigir a quem está na presidência do Glorioso outra atitude e outro comportamento!!! As duas semanas são ilustrativas do nosso mal!!! Um presidente ausente, uma direcção desnorteada e um treinador à deriva no alto da sua teimosia e mania de ser o maior!!! Humildade e muito trabalho são necessários para alterar este estado de coisas!!! Não podemos ter como Presidente uma pessoa que tenha festejado no passado derrotas do Glorioso e não podemos ter um treinador que faça juras de amor ao corrupto-mor!!! Precisamos de VERDADEIROS BENFIQUISTAS!!! Gastaram-se milhões e o resultado está à vista!! Demasiado amadorismo e interesses pessoais nas pessoas que dirigem os destinos do Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA!!! É necessário uma vassourada no edificio benfiquista!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo começa e acaba no Presidente. Não percebe de futebol, nunca percebeu (ver o Alverca que nunca saiu dos lugares de descida e quem safava eram os jogadores emprestados pelo Benfica), mas foi colocado ali para gerir os negócios do BES e do Joaquim. Depois há uns otários benfiquistas que escrevem no jornal Benfica a defender o indefensável, como seja o RUINOSO contrato que ele fez em 2003 com a Olivedesportos, onde nos pagam por 12 anos (o JVA é que era mau gestor por fazer contratos de longa duração - 8 anos - com a SIC), 1,5 milhões pela publicidade estática (tanto como JVA recebeu no ultimo ano de mandato!) e 6,5 milhões pelas transmissões televisivas, que óbviamente não contemplaram o aumento das receitas da publicidade, bem expressas no facto de FCP e SCP terem renegociado com a mesma empresa, por valores superiores a 17 milhões (SCP) e 20 milhões (FCP) os seus contratos neste ultimo ano e mais 3 ou 4 de extensão ...

      Mas Vieira não sairá, porque os Bancos e o Joaquim não deixam. Ainda não sacaram tudo do Benfica, ainda não nos conseguiram por verdadeiramente de cócoras ...

      Sempre que Vieira muda de treinador, no fundo está a legitimar a actuação da arbitragem. Pensem nisso. E pensem em quantos treinadores, com pastilha ou sem pastilha, colocaram equipas portuguesas nos quartos de final da Champions, sainda da maneira honrosa como saimos (o Paulo Bento foi aos oitavos e levou 12-1 do Bayern, este Vitor Pereira não passou a fase de grupos, pensemos porquê ...)

      Eliminar
    2. O Bandido30/4/12 16:33

      O Jornal o Benfica tem lá um Pedro Guerra que é mais Vierista que Benfiquista.. com paladinos destes não vamos lá.

      Eliminar
    3. Eu concordo com tudo o que o post diz. Mas não posso pactuar com inverdades!

      Dizer que o Sporting e o Porto recebem 17M€ e 20M€ pelos contratos televisivos não é verdade. Faça favor de examinar os respectivos R&C! O Porto nos últimos 6 meses apresentou uma receita de 6M€! Não acredito que andem a mentir ou a esconder receitas!

      Não se deve acreditar em tudo o que dizem os jornais! Já devia saber isso!

      Eliminar
    4. Boas, se mencionei isso, fi-lo com base na comunicação social. Será que esse aditamento ao contrato vale para a próxima época 2012/2013 até 2016/2017, já que aparentemente os contratos de FCP e SCP também terminavam em 2012?

      Eliminar
  4. E o tal CAS - Carlos Alberto Silva, o do bruxedo, candomblê e magia negra, amigo do gajo do Fafe...

    ResponderEliminar
  5. sOU aÇORIANO E DIGO-VOS UMA COISA;
    È vergonhoso o que se passa à 30 anos no futebol em Portugal, num Universo de 6 milhões de pessoas não existe 1 ( uma ) pessoa com os colhões no lugar que faça frente a esse ladrão desse Pinto não sei de quê, é que cá nos açores a gente dessa sabemos o que fazer.
    Quanto ao orelhas está mais que visto que não interessa ao Benfica, mandem-no embora e arranjem um BENFIQUISTA RADICAL PARA O CARGO QUE NÃO TENHA MEDO DESSEA LADRÕES.
    Mário Roberto Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é mais complexo que isso. As pessoas andam há mais de 20 anos a falar de futebol nas TV's, rádios e jornais, e não dizem nada de nada. A cultura portuense também suporta a estratégia de Pinto da Costa. Como ? Calando-se. Há muita gente que sabe o que se passa com a "fruta" e não abre a boca. Se fosse em Lisboa iam logo a correr para os telejornais ...

      Eliminar
  6. bla bla bla... fonix já enjoa sempre a mesma desculpa esfarrapada!

    Sabes que mais? o Mourinho queixa-se do mesmo em Espanha, em Inglaterra e até em Italia e???? GANHA!

    Puta que pariu! Chega de desculpas dos arbitros... e depois andar a apoiar quem manda neles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Soares30/4/12 16:50

      Nem mais GeraçãoBenfica, fomos roubados contra o Chelsea e fizemos uma das melhores exbições da época... e com 2 centrais "inventados" (por JJ claro)!
      Tirem as palas e não emprenhem pelos ouvidos...

      Eliminar
    2. Comparar o sistema de corrupção português com eventuais, repito, EVENTUAIS, discrepâncias arbitrais, sempre temporárias, noutros países não é de gente séria.

      Chega de desculpa dos árbitros? Então não se passou nada na Madeira e em Vila do Conde? A isso chama-se branquear erros que é o que os andrades melhor sabem fazer.

      Eliminar
    3. Ó geração, a ver se nos entendemos. Eu estou-me a cagar para quem apoiou o Fernando Gomes. Eu só defendo o Benfica. Se tu achas que as escutas do youtube são ficção, problema teu, fónix! Se jogamos bem contra o Chelsea e não percebeste porquê, é porque não percebes patavina sobre erros de árbitros.

      Porque uma coisa é ser beneficiado por 2 ou 3 erros, mas não saber que isso vai acontecer. É o que se passa nas competições europeias.

      Outra coisa bem diferente é ser beneficiado sabendo antes do jogo que vai ser assim. Ou tu achas que os jogadores do Rio Ave vão dar encostos como deram ao Cardozo e Saviola, contra o FCP?

      Não percebes? Tenta aprender ao menos...

      Eliminar
  7. Este post é respeitavel mas é um tapar de sol com a peneira .
    Quem acompanhou a equipa a Vila do Conde ?
    Pelo que ja li nem LFV nem Rui Costa estiveram com a equipa num jogo que podia ter um impacto negativo ( como teve ) junto do plantel e dos socios.
    O barco foi ao fundo e os ratos .........
    Igual so o comandante do Costa Concordia !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post é destinado a falar dos ultimos 17 anos de campeonatos organizados pela Liga de Clubes. 17 treinadores, 4 direcções distintas. Segue-se mais sobre este tema...

      Eliminar
  8. OK. Têm 5 meses para preparar uma candidatura a sério para os órgãos sociais do Benfica. Não é num mês que se faz este trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Nem mais. Bem dito. É claro que podemos sempre melhorar no resto. Este ano começamos época bem (ao contrário dos outros dois anos) e deu no que deu... pois os árbitros esperaram pela baixa de momento de forma no Benfica. Ou seja, o Benfica corrigiu o erro do ano passado (que, se não fosse a arbitragem, não teria sido erro, pois teríamos entrado a ganhar) e lixou-se com a equipa queimada antes do tempo (o ano passado foi preciso a lesão de Salvio - e Gaitan, se bem me recordo - para a equipa baixar de forma). Este ano equilibramos o plantel (coisa que não fizemos o ano passado) faltando só alternativa ao lado direito da defesa (Que nunca foi muito necessária). Fomos eliminados da liga dos campeões pela equipa que eliminou o Barça e da maneira que fomos. Nós melhoramos, os árbitros este ano tiveram de fazer tudo muito mais descarado para nos ganharem (alguém acredita que o arbitro não viu o penalty sobre o gaitan frente ao Sporting?).

    Dito isto... eu acho que a direcção tem de mudar de postura ou o clube mudar de direcção. O treinador pode ficar o mesmo, se alguém em cima o supervisionar com deve ser.

    E GeracaoBenfica... o Mourinho queixa-se sem razão. E ele ganha... no Inter vi com cada escandalo a favor o Inter (logo na estreia dele frente ao Sampdória), o Real Madrid este ano pode agradecer ao arbitros, sem falar das duas ligas dos campeões que ele tem. Fala fala fala e nunca perdeu por culpa própria. Isso é uma das coisas que tem de mudar na política do Benfica: saber a mensagem a passar. Verdade seja dita... enquanto o Mourinho perde por causa dos arbitros (que até apitam bem ou o ajudam...), para ti o Benfica já não pode perder por causa disso quando o problema é real?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a questão que coloca permite-me outra leitura. Este ano eles esperaram que o desgaste se fizesse sentir. Ninguém gasta trunfos de arbitragem quando os principais rivais podem cair sozinhos. Certo? Que aconteceu ao SCP? Prejudicado em 2 ou 3 jogos no inicio, e no meio da prova até já eram beneficiados porque estavam a mais de 10 pontos de diferença e já se perspectivava a mudança de treinador.

      Ora como não aconteceu a baixa do Benfica, pelo contrário, estavamos em alta na Champions League, onde eliminamos a equipa que tinha eliminado o FCP, houve que colocar, como se diz, "a carne toda no assador".

      Primeira missão, Carlos Xistra em Guimarães. A equipa do Benfica inicial foi 4-4-2 em losango com Matic a trinco e Cardozo e Rodrigo a atacantes. Resultado: derrota com 1 golo nascido de uma falta inexistente. Uma falta que contra o FCP não se marca.

      Segunda missão, o Benfica só já estava 2 pontos acima do FCP, havia que tentar um "forcing" final. João Capela de Lisboa, não levantou suspeitas, mas fez das piores arbitragens do campeonato, terminando com uma falta contra Aimar num lance em que ele é pontapeado dentro da área. Quem viu a forma expedita e diligente como o árbitro assinalou o 2º penalty a favor do FCP no Funchal, ou como expulsou Aimar em Olhão (o mesmo Capela, pasme-se ...) percebe que há aqui erros que não são normais.

      E assim recebemos o FCP em igualdade pontual, onde como se sabe o Proença fez o que pôde para manter a estatistica de não nos deixar ganhar a FCP e SCP. E não ganhamos, até perdemos com 1 golo em fora de jogo de metro. Dos que não precisam de repetição televisiva.

      Se recebessemos o FCP em vantagem pontual, eles teriam de arriscar para tentar recuperar o atraso. Assim geriram o jogo e o árbitro deu-lhes a vitória. Em 4 instantes. Quando não expulsou Álvaro Pereira quando do 1º amarelo (0-1 a favor do FCP), quando perdoou o 2º amarelo e expulsão ao Djalma por cortar de forma sistemática uma jogada de promissor ataque (2-1 a favor do Benfica), quando expulsou Emerson na 2ª falta que fez (2-2) e com o golo em fora de jogo.

      Depois há uns otários que acham bem quando o Mourinho diz que o Barcelona é favorecido, mas quando se fala do Benfica ficam escandalizados e exigem que o treinador erre menos e que jogue o Capdevilla ... OTÁRIOS

      Eliminar
  10. eu já digo isto á muitos anos "quantas vezes os corruptos vão á luz jogar e o madaleno não vai a acompanhar a equipa"????!!!e os nossos presidentes quantas vezes vão ao ladrão com a equipa!!?? pensem nisto .é como se diz"o olho do dono é que guarda a vinha"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O actual Presidente do Benfica, ao tempo de Vale e Azevedo, estava no camarote do FCP a comemorar os golos do FCP. Hoje os jornais não vão buscar imagens desses tempos porque não dá jeito ao "sistema"...

      Eliminar
  11. Jesus no Porto
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=328896

    Uma maneira de travar isto é uma estrutura toda composta por benfiquistas mesmo doentes ( eu incluído nesses doentes), facciosos e afins com o veiga incorporado no board. o Pilar da Estutura tem mesmo que ser benfiquista, em que nenhum, sublinho, nenhum pode ter sido sócio ou negociatas ( supostamente conhecidas) com pessoas afectas a clubes rivais ( diria mais ,inimigos) ou mesmo com o clube em si. Todavia, este ultimo ponto devia estar incorporado nos estatutos. O vieira é presidente do benfica,mas duvido que seja benfiquista.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Veiga nunca teve negócios com clubes rivais??? LOL

      Eliminar
    2. e qnd ele esteve no benfica, o Porto ganhou alguma coisa??!!! Contudo, tendo negocios com clubes rivais logo nao se podia candidatar mas podia estar na estrutura como vice

      Eliminar
    3. Vieira trouxe o Jorge Gomes da estrutura de prospecção do FCP e que foi fotografado no relvado com Fortunato Azevedo antes de um FCP-Benfica que empatamos 0-0 e ficou 1 ou 2 penaltys por marcar. Até hoje foi o único árbitro que pediu desculpas por esse erro. Anos 90, muito antes da Liga entrar em acção ...

      Vieira também trouxe a Filomena Pinto da Costa.

      Ser adepto de um rival, não pode ser condicionante desde que tragam qualidade acrescida. O problema é que a maior parte não se percebe o que lá anda a fazer. Como este Carraça que só se tornou célebre porque Vale e Azevedo lhe pegou no braço e correu com ele do estádio da Luz para fora.

      Todas as "vitimas" de Vale e Azevedo foram posteriormente resgatadas por esta Direcção com DESASTROSOS resultados. Como por o António Simões na área do futebol.

      Eliminar
  12. Começo a ficar farto da direção do Benfica, começo a ficar farto da conivencia dos dirigentes do benfica com a situação do futebol atual, demonstrada por um silencio cumplice.

    Tenho no entanto a louca esperança que no final do campeonato, o Benfica vai entregar na PJ, provas em como o campeonato foi viciado.
    Mas isto sou eu, a delirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dirigentes do Benfica não vão entregar nada, porque o Benfica não tem Direcção. Tem uns otários de fato e gravata que a única coisa que sabem dizer é que agora temos "credibilidade e não podemos voltar ao passado". Ah quem goste deste discurso há 12 anos...

      Ou seja, temos lá gajos que o Pinto da Costa come de "cebolada" todos os dias....

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking