O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

SL Benfica vs. Chelsea FC - uma oportunidade perdida

. 12 comentários
Fica um sabor amargo de que o Benfica poderia ter obtido um resultado melhor, e que na segunda mão poderá ser possível equilibrar a eliminatória.

O Benfica entrou bem no jogo, sem tremideiras e a procurar estudar qual iria ser a postura do Chelsea. Cedo se percebeu que os 'blues' iriam jogar na contenção, com o relógio e procurar explorar o contra ataque.
A boa entrada da equipa foi-se esbatendo e os ingleses começaram a conseguir dificultar cada vez mais o fluxo de jogo do Benfica. 

Daí ter sido um jogo equilibrado, com a posse de bola a ficar nos 50% - 50%. Em oportunidades de golo, tivemos mais ocasiões, mas a eficácia é que conta em qualquer jogo. Enquanto o Benfica fez 8 remates à baliza, o Chelsea apenas fez 3, um deles certeiro.

A equipa do Benfica teve alguns elementos em bom plano. Maxi foi o melhor benfiquista em campo, Jardel faz um jogo impecável, pecando apenas em não fazer falta sobre o Torres na jogada que dá o golo aos 'blues', Artur muito mal numa saída a um canto mas com uma defesa fantástica a remate do tatuado Meireles. 
O resto da equipa esteve bem a espaços, todos tendo algumas jogadas de bom pormenor, mas intervalando isso com algumas intervenções mais infelizes. Com uma excepção, que mencionarei mais abaixo.

O problema do Benfica neste jogo foi muito pelo físico. Pela terceira vez seguida, chegamos à fase fulcral da época com os jogadores exaustos. Com a excepção do Maxi, ninguém parece estar em forma fisicamente. A lentidão quer de processos quer de arranque para contra ataques é evidência clara.
E isso degrada o fio de jogo, que é inexistente. As jogadas de perigo nascem de iniciativas ou rasgos individuais de jogadores.  

Também a procura das fraquezas do Chelsea foi algo que o Benfica não conseguiu fazer. Pelo contrário, e até confirmado pelo Ramires aqui, os ingleses, assim como todos os que estudam os adversários, sabiam bem que tinham de explorar o lado esquerdo da defesa do Benfica.

E agora Emerson. Penso que ninguém pode falar da qualidade de Emerson. Simplesmente não a tem. Os resultados da sua titularidade não foram piores porque lá se foram resolvendo os seus erros.
Mas mais uma vez ficou provado que não tem quaisquer condições para ser jogador do Benfica, quanto mais titular. É um grande peso para a sua equipa. Não sabe atacar nem defender. Numa jogada da primeira parte o Ramires passa por ele parecendo que está parado. De que lado é o golo do Chelsea?

Quanto a JJ, a abordagem inicial do jogo foi correcta. Mas o passar do tempo já não lhe deu razão. Devia ter tirado Cardozo que foi uma presa fácil para a defesa do Chelsea. A aposta na dupla Nelson/Rodrigo ou Nélson/Saviola para a segunda parte era a mais apropriada. 
Continuo a dizer que JJ demonstra não ter estofo para liderar o Benfica. Já o provou. Tacticamente todos bloqueiam(palavra interessante esta) o Benfica. JJ não surpreende, não varia.

Quem acompanha o blog lembra-se que aquando do sorteio falei na possibilidade de a UEFA querer 'sonhar' com uma final Barça-Real e com uma meia final Chelsea-Barça. Muitos foram os que disseram que lá estava eu com a teoria da conspiração. 
David Luiz perdoado pelo menos 2 vezes ao cartão amarelo, que o impediria de jogar a segunda mão. Penalty claríssimo por marcar. Fora uma actuação muito habilidosa na marcação de faltas. 
Ainda acham o mesmo?

Tenho esperança que na segunda mão as coisas se invertam. 

Nota: os 2 jogos de suspensão ao Aimar são mais um prémio ao apoio dado ao sistema.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Vermelho Furioso28/3/12 18:08

    Muda o título para "Mais uma oportunidade perdida" Devo recordar que em 2010, perante um Liverpool perfeitamente ao nosso alcance baqueámos! Em 2011, com o Porto B, também! Este ano, perante o Chelsea mais fraco dos últimos 8/10 anos, idem! Tudo por miúfa! Por descontrolo emocional e uma incapacidade total em gerir os recursos disponíveis!

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada28/3/12 18:17

    Vou começar pelo fim. Somos roubados cá e lá! A UEFA, uma vez mais mostrou o que mais lhe interessa, enviando um árbitro que sabia bem a lição. A corrupção é geral!
    Quanto ao jogo, penso que o Benfica até fez um bom jogo, mas só até às substituições.
    Emerson, já cansa falar na sua falta de qualidade. E quanto mais se fala, pior são as suas prestações. Só JJ vê nele um grande craque.
    JJ não tem realmente estaleca para um clube como o Benfica.
    Um treinador que inicia o jogo com Aimar ao lado de Cardozo, quando já todos sabemos que não funciona, não merece crédito!
    Um treinador que tira de campo Javi e deixa ficar Emerson, não necessita de mais palavras!
    Um treinador que faz entrar Rodrigo, que depois da entrada assassina do bruto alves nunca mais foi o mesmo, não percebe nada do ser humano! O Rodrigo é um jovem e por isso é preciso esperar que ele "esqueça" o trauma da barbárie a que foi sujeito.
    Nelson está com força, está motivado e tem cabedal mais próprio para enfrentar o futebol inglês.
    São erros a mais e demasiado constantes e repetidos para um treinador de topo.
    Depois a outra questão muito importante: Direcção! Pelo silêncio, (quebrado apenas após o Benfica-corruptos o que é pouco, muito pouco) pela auto exclusão de tomar parte activa na vida desportiva do clube, pela submissão aos amigos de Vieira, pelos apoios inaceitáveis e inconcebíveis de Vieira, JJ tem sido um homem só. Deixado entregue aos seus desvarios, às suas vaidades, às suas virtudes e defeitos, às suas competências e incompetências, JJ tem sido o único defensor e porta voz dum grupo, que se vê constantemente a sós com os malfeitores que em campo tudo usam para desrespeitar e desbaratar o trabalho que desenvolvem, apenas contando com o apoio dos adeptos.
    O Benfica precisa duma estrutura profissional e especializada em várias áreas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a corrupção é geral. Aliás o clube cujo presidente é um Padre da Freguesia das Antas, não faz mais do que faz a UEFA e a FIFA em que a corrupção é notória.

      Lembram-se do Olarápio a sacanear o Barcelona para a Champions em Itália beneficiando o Inter do Mourinho???
      Ontem foi a mesma coisa. O Olarápio Italiano beneficiou o seu Di Mateo.

      Eliminar
  3. Vermelho Furioso28/3/12 18:30

    Alguém tem explicação para a história dos bilhetes a 10 euros???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o Braga a pagar a diferença. Simples !!!

      E porque não perguntas acerco do transportes?
      Olha...vamos fazer de contas que perguntas:

      É simples, se os bracaros vêm quase de borla é o Clube mais o dinossauro/xistremoso do Presidente da Câmara que pagam a diferença.

      Simples!!!

      Eliminar
  4. Sem pôr em causa o bom trabalho que Jesus fez ao longo destas épocas especialmente na potenciação de activos para o clube e na aposta em jovens de grande valor o facto é que este treinador tem um problema enorme que se chama sobranceria exacerbada ...
    Realmente dói ver bons planteis e boas épocas serem postas todas em causa devido a teimosias incompreensíveis de Jorge Jesus que parece querer sempre mostrar que sabe mais que os adeptos comuns e que o terceiro anel ...
    Obviamente que o treinador é soberano nas suas decisões mas este homem não é virgem neste tipo de insistências casmurras e nefastas para o nosso clube ...
    Já o tinha feito com Roberto e com César Peixoto que foram bastante responsáveis pelo fracasso da ultima época ... Sim porque um jogador nervoso ou sem classe influencia sempre um jogo e uma equipa especialmente em jogos onde falhar não é uma opção ...
    Jesus terá de sair sobretudo por culpa própria já que consegue tacticamente ser um dos melhores treinadores dos últimos tempos de Benfica e ao mesmo tempo um dos piores treinadores ao nível das opções técnicas e da gestão de plantel que claramente não faz ...

    Um profissional que acima de tudo mergulha demasiada vezes num ego excessivo que acaba por o prejudicar tirando-lhe clarividência e sabedoria para por vezes tomar a melhor decisão para o Benfica ao invés da melhor opção para o seu intimo ...

    Arrisco-me a dizer que se Jesus tivesse mantido aquela falsa humildade que nos brindou na primeira época em que também teve a sorte de acertar na equipa tínhamos tido muito mais sucesso desportivo ou pelo menos se perdêssemos sabíamos que não tinha sido por tiros no pé sucessivos do nosso próprio treinador ...

    Por fim dizer apenas que tenho pena de dizer isto de activos do meu clube mas este senhor não me deixa alternativa depois de tantos erros e de tanta casmurrice junta ... Fico triste porque sinceramente penso que ele tacticamente percebe de bola e que as equipas dele não jogam mal porém comete estes erros sempre em alturas decisivas e começa a ser demais para os benfiquistas que apesar de não estarem habituados a grandes conquistas nos últimos anos tem ambição e não gostam de ver que perdemos jogos fulcrais sobretudo por má gestão própria do Jorge Jesus ...

    Penso que o Presidente como todos os benfiquistas devem meditar o que queremos para o Benfica ...
    Um Benfica do quase à imagem do Sporting de Peseiro ou um Benfica que pode perder mas que pelo menos mete toda a carne no assador e usa as melhores armas para ganhar sem medo do que dai advir ...

    ResponderEliminar
  5. Apoio ao SISTEMA.

    Querem fazer GREVE ou Querem fugir a criticas e à incompetencia paga em generos?

    Os arbitros que se fodam. Façam greve.
    E quem tiver razão para criticar que FALE.

    A FPF só tem que fazer leis ou regulamentos que não permitam dirigentes ou seja quem for, fazer declarações que pressuponham coacção sobre os apitadores antes dos jogos.

    Fazer apelos? Ganda merda. Ou seja, para alguns serem bonzinhos é preciso deixarem-se ENRABAR, porque os clubes votam por maioria para, ENRABEM quem não é corrupto. Quem não é do SISTEMA. Ou seja o Benfica.

    ResponderEliminar
  6. ..." Penalty claríssimo por marcar. Fora uma actuação muito habilidosa na marcação de faltas.
    Ainda acham o mesmo? " ...

    Nós já vimos um filme idêntico na época 2005/2006 no jogo como o Barça tambêm para os 4ºs de final, depois em Camp Nou um corte de Petit dentro da área de rigor, e não houve dúvidas na marcação, valeu a enorme defesa de Moretto a remate de Ronaldinho Gaucho...
    Gostava de ver se este mesmo lance disputado em Stamford Bridge com os intervenientes de camisolas trocadas tinha a mesma interpretação do árbitro ...

    http://cdn2.sbnation.com/imported_assets/1023200/hand.gif

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-me perfeitamente desses lances. E disse o mesmo. Que se em Nou Camp acontecesse algo idêntico o árbitro marcaria penalty. E marcou.

      Eliminar
  7. A maior parte das opiniões foram expressas pouco tempo depois do jogo, daí se compreender que sejam quase todas uma mão cheia de nada. Vamos por partes.
    Diz-se que o Benfica tem um grande plantel, um dos melhores de sempre, e que JJ não sabe tirar partido disso. ERRADO. Se temos um bom plantel é por causa de JJ tirar partido dos jogadores. Basta comparar com o Aimar que jogava com Quique e o que joga agora, basta comparar o Di Maria de Camacho com o De Quique e com o Que JJ potenciou, basta comparar o rendimento de Maxi com estes 3 treinadores.

    Portanto dizer que este plantel é o melhor de sempre e que JJ não sabe gerir, é uma falácia que esconde ISSO SIM, um problema grave dos adeptos do Benfica: têm a mania que sabem de futebol. Isso mesmo pessoal MANIA.

    MANIA porquê? Bom, porque é um pouco a cultura desportiva que temos em Portugal. A gente liga as TV's e vê uma quantidade enorme de gente a perorar sobre futebol, até o Marcello Caetano, opps, Rebelo de Sousa, sem perceberem que estão a falar DEPOIS do jogo acabar. E depois do jogo acabar é fácil, FALTANDO AO RESPEITO de treinadores e jogadores, dizer o que está mal. Mas eles ganham a vida assim, outros compõem o orçamento dizendo mais do mesmo jogo após jogo, eles são factores de instabilidade programada pelos patrões da comunicação social para se manter tudo como está entre os patrões do mundo desportivo. E o pessoal, óbviamente SEGUE-LHE o exemplo.

    Li também que o golo surge do lado esquerdo. Óbvio é fácil de ver. Mas que ligação tem o Emerson com o lance? O Benfica não estava em posição ofensiva? Não são vocês adeptos do modelo ofensivo (tal como os analistas), que pedem há meses que o Emerson suba mais? O Emerson estava em que posição do campo? Querem ver que o rapaz tinha de adivinhar que ia haver um turn-over e o Chelsea ficava com avenidas para desenvolver o contra ataque? Por amor de Deus ....

    O problema não é o Emerson, o problema é esta necessidade de criar bodes expiatórios quando não vamos a lado nenhum a pensar o futebol como pensamos. Isso é que está mal, não é o Emerson. O ano passado era o Roberto e afinal temos quase os mesmos golos sofridos apesar de agora o Artur Moraes ter boa comunicação social e ninguém o chatear. Ah, mas tinhamos o Fábio Coentrão que esse sim, era um defesa a sério .. é pá, o Fábio Coentrão ia à frente e já não vinha a tempo para trás .. era o SUPER ROBERTO e entreajuda da equipa que ia safando muitos dos erros defensivos do Fábio ...

    Mas fiquem tranquilos que para o ano o Sr.º Vieira, que lê muitos jornais, vai fazer-vos a vontade e vai arrumar o Emerson. E depois vocês vão encontrar outro tipo qualquer, pois só uma pessoa muito estúpida pode pensar que todos os jogadores terão a mesma simpatia e qualidade perante o público. Há-de aparecer outro, mas só no Benfica. No SCP e no FCP nunca há o "patinho" feio para esta comunicação social avençada ...

    No final vem um facto interessante: e se o árbitro marcasse o penalty clarissimo (podia não ter sido tão evidente como foi) que existiu com 0-0 e se o Cardozo o transformassem golo? Estavamos aqui a falar de Emerson, tácticas e estratégias? Se calhar não ...

    Mas como sempre tem de se crucificar alguém por isso às vezes acho que estar nos quartos de final é um prémio que muitos não merecem. Com outro treinador estariam na Liga Europa e estavam contentes porque "este plantel não dá para mais, Aimar tem idade e muitas lesões, Saviola feneceu, etc"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas Eagle é assim como comecei por referir no meu comentário valorizo as boas coisas que Jesus fez à frente do Benfica porém isso não invalida que pense pela minha cabeça e que possa criticar algo que acho que não está bem ... Isto não é ter mania mas sim ter espírito critico o que parece que para ti é um crime ...
      Depois a comunicação social existe para todos os clubes e muitos dos comentários são descabidos e sem nexo porém essa mesma comunicação social quando põe um jogador nos píncaros a dizer que é o novo eusébio não vejo aqui senhores como tu a criticar a comunicação social ... Parece que é só quando convém ...
      Em relação ao Emerson também não é preciso perceber muito de futebol nem ter a mania para ver que não tem classe para jogar a titular no Benfica ... E discordo quando dizes que o Fábio Coentrão defendia mal porque isso não é comparável com o que tens agora ... Até para se proteger o jogador das tais pressões que falas se calhar uma terapia de banco podia fazer bem ao Emerson e eu até achei que ele no inicio não falhava tanto como está a falhar ... Se calhar é por isso que um plantel não são só onze jogadores ...
      Em relação ao Roberto a verdade é que ele até podia ser o novo Michel Preud´Homme porém a cabeça dele por factores internos ou externos a ele não estava bem e isso custou-nos muitos pontos quer tu queiras quer não queiras ... A verdade é que ele não soube reagir bem à pressão dos 8 milhões e falhou mais vezes do que devia já que Jesus devia o ter protegido enquanto era tempo ...
      Em relação a com outro treinador estarmos na Liga Europa isso é desvalorizar e muito a história do Benfica ... Mas foi só Jesus que levou o Benfica a altos voos na Europa? Parece que este treinador é tipo o melhor que passou por aqui e que não pode haver outro igual ou melhor ... Só porque ganhou um campeonato e duas taças da liga? Parece que tu e mais alguns devem achar que Jesus desceu mesmo do céu e que ele é mesmo omnipresente e omnisciente ...

      Com isto não estou a faltar ao respeito nem a ti nem ao Jesus nem ao Benfica ... Apenas interrogo-me se é isto o melhor que podemos ter ... Porque não é a primeira vez que o nosso treinador não ouve nada nem ninguém ...
      E se o Benfica tivesse ganho o jogo como acho que o mereceu diria o mesmo acerca de Emerson porque terça feira foi demais ... O nervosismo apoderou-se do rapaz que estava claramente fora de si e já se sabe que com equipas deste calibre falhar é fatal ...
      Não é por ele ser um patinho feio ... É por vermos que existe alternativas à altura e custar
      ver uma época a ser posta toda em causa por obstinações obtusas ... Sim é isso mesmo ...
      Porque falando em mania temos um treinador que tem muita mania e isso faz com que por vezes ele perca a noção da realidade e das coisas ... Com isto não estou a dizer que é o pior do mundo longe disso mas também há que falar das coisas menos boas porque senão nada muda e isso já vimos que não funciona ... Como disseste e para terminar obviamente que podemos perder e isso é lógico no futebol mas pelo menos podíamos não dar tiros nos pés ... e quando os damos não devemos dizer que nada se passou porque senão os tiros depois podem não ser só nos pés ...

      Saudações Benfiquistas e Açorianas e quero que saibas que este comentário não pretende causar heart-feelings porém ainda vivo num país livre e debater as questões só nos faz crescer a nós e ao clube que todos nós amamos e que decerto todos queremos apenas o melhor ...

      Eliminar
  8. Concordo inteiramente com as opiniões do Blog, nomeadamente no que diz respeito ao Emersson e que os jogadores estão exaustos na fase fulcral da época - Pergunte-se: 1) Onde está a rotatividade que JJ falava (Por exemplo, Witsel a defesa direito no jogo com Beira-Mar, quando podia optar por Miguel Vitor e André Almeida) 2) Emersson em detrimento de Capdevilla.
    - O Sr. JJ é casmurro (Só jogam jogadores do aval dele - Será que recebe dividendos disso?).
    A propósito - Melgarejo que nem fez a pré-época, agora, segundo o Sr. JJ é um excelente jogador, para não falar de outros tantos que não entraram nas contas de JJ, nomeadamente os bons jogadores Portugueses (Por exemplo David Simão e Mário Rui que por acaso foi o Defesa Esquerdo efectivo da Selecção no Mundial de Sub-20, só que este agora esta no Parma, porque o Sr. JJ não viu ou não rendia dividendos para si - OU ESTOU INVENTANDO/MENTIDO?) - Se estou INVENTANDO/MENTINDO é bom lembrarmo-nos dos casos que a seu tempo foram trazidos à atenção pela Comunicação Social (Casos dos Guarda-Redes Roberto e Paulo César - A inclusão de Emersson em detrimento de Capdevilla, é um exemplo que parece dar-nos razão).
    Que o Sr. Luis Filipe Vieira e a sua Direcção, abram os olhos em vez de culparem os jogadores, responsabilizem sim o Sr. JJ pelo final catastrófico de mais uma época (3ª ou 4ª) que se aproxima a passos largos, tudo isto devido às más opções ou má planificação de uma época que se vislumbrava ser excelente em virtude das boas opções que tivemos e foram desperdiçadas pelo JJ (Não tem claramente estofo para continuar no Benfica).

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking