O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de março de 2012

Os quartos da Champions - 1ª mão I

. 22 comentários

Portugal, 29 de Março de 2012

Não começamos bem esta fase da Champions, pois ao perdermos o 1º jogo com o Chelsea complicamos, e de que maneira, as hipótese de passarmos às meias de final da prova, objectivo que os mais realistas sonham há 22 anos.

Entre adeptos há naturalmente as mais díspares opiniões, há infelizmente uma maioria que continua enfeudada na “teoria da culpa”, há infelizmente demasiada gente com mais ou menos responsabilidade no mundo de opinião benfiquista, que opta pelo lamento ou pela acusação gratuita e não pela procura das razões do inêxito. Que, faço notar também, não deve ser uma procura exagerada pois o futebol tem 3 resultados possíveis e se não fosse assim o Barcelona não empatava com Milan e o Marselha não perdia em casa com Bayern.

Antes desta fase da prova começar sabíamos que o Benfica era apenas o 2º orçamento mais elevado (entre 8 equipas), com menos de 40 milhões de euros apenas à frente do APOEL com 10 milhões. O 3º orçamento deverá ser o do Marselha, no mínimo o dobro do orçamento do Benfica, ou seja perto de 80 milhões. Os orçamentos não ganham jogos é certo, mas por alguma razão não podemos contratar Lampard ou Terry, já para não falar porque tivemos de deixar sair David Luiz ou Ramires

Saiu-nos em sorte uma equipa que terá orçamento superior a 100 milhões ou seja, mais do dobro do Benfica. E que era a equipa preferida do nosso treinador, embora toda a gente se recorde que esse desejo foi expresso quando o Chelsea era treinado por Villas Boas. E de facto era uma equipa mais acessível como comprovavam os resultados. Hoje infelizmente o Chelsea mudou para melhor, tem um treinador que conseguiu mostrar em 6/7 jogos que o problema não era do vedetismo dos jogadores mas da falta de qualidade (de árbitros e boa comunicação social) do embuste Villas Boas (que tantos benfiquistas elogiaram).

Analisando os jogos dos quartos de final, verificamos que nenhuma das 4 equipas que jogaram na condição de visitados conseguiram marcar 1 golo, o que creio ser inédito na história da prova. Cumulativamente ficamos a zero, o que nos anos mais próximos, em todas os jogos europeus disputados na Luz, apenas tinha acontecido nos quartos de final da época de 2005/2006 com o Barcelona, onde por coincidência, também ficou 1 penalty claríssimo por assinalar a nosso favor.
 
Das equipas que jogaram em casa, o Benfica foi a única que conseguiu ter a mesma posse de bola que o adversário 50%. Milan com 32% e Marselha com 42% ficaram abaixo. O APOEL nem se fala: 30% frente ao Real Madrid. Isto é, apesar da nossa eliminatória ser o 2º emparelhamento mais desequilibrado em termos de orçamentos, o que se verificou é que o Benfica conseguiu ter uma boa posse de bola. Um ponto a nosso favor. Mas há mais...

Verificamos também que o Benfica foi a 2ª equipa a conseguir mais remates à baliza do adversário, 17, só atrás do Real Madrid frente ao “poderoso” APOEL com 20. Barcelona (15), Chelsea (10) e Marselha (8) são as equipas que se seguiram. Se considerarmos apenas os remates enquadrados com a baliza, passamos para 1º lugar a par do Real Madrid ambos com 8 remates. A seguir vêm Barcelona com 5, Marselha com 4, Bayern e Chelsea com 3.
Se considerarmos a variável faltas efectuadas, continuamos em 1º lugar a par do Barcelona com apenas 9 faltas assinaladas. Real Madrid com 11 e Milan com 14 vêm a seguir.

Ou seja, apesar do critério “orçamento” nos ser desfavorável, verificamos que a nossa equipa bem apoiada pelo (às vezes) magnífico público da Luz, conseguiu um impensável conjunto de bons registos que atesta a qualidade da equipa e do jogo que efectuamos.

E apesar disto tudo, perdemos. Algo que doeu mas que não pode surpreender nesta fase da prova em que os jogos se resolvem por detalhes. E quando o árbitro, com grosseria, também contribui para os detalhes, torna-se muito mais difícil para uma equipa de pequeno orçamento que acumula o facto de ser a 3ª equipa menos experiente nesta fase da prova (à frente de Marselha e APOEL).

Como benfiquista, sinto-me orgulhoso da equipa. Como analista amador, avanço com as minhas explicações para a derrota no próximo texto.


   
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Ora aqui está um comentário equilibrado (lúcido), coisa rara neste blog...

    Celso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda o email para te anunciarmos os postes deste ecriba, a fim de preservares os teus neurónios dos outros....

      Eliminar
    2. Não deixa de ser interessante ler os posts que considero menos equilibrados. Não quis ofender ninguém, emiti penas uma opinião. Como sou frequentador regular, não preciso de avisos prévios...

      Celso

      Eliminar
  2. Acho que ninguém pôe em causa a valia da equipa e o jogo feito contra o Chelsea. Não embarco muito nessa questão dos orçamentos em comparações com Zenit e Marselha, por exemplo, onde acho que somos melhor equipa apesar de eles gastarem mais dinheiro. Agora quando se fala num Chelsea, num Milão ou no Bayern já faz sentido falar no orçamento pq eles têm jogadores aos quais nunca poderemos chegar. E isso faz diferença na qualidade individual da equipa. Não significa isso q não nos possamos bater de igual para igual com eles, como se verificou terça feira na Luz.

    Espero pelo próximo texto para debatermos as causas da derrota.

    ResponderEliminar
  3. Julgo contudo que este adversário está ainda ao nosso alcance e o valor das equipas não se mede apenas pelos orçamentos, apesar da sua influência, se assim fosse o City seria campeão europeu e nem na Liga Europa já está.
    Como sabem eu não sou de crítica gratuita, aliás, várias vezes me insurgi neste espaço contra isso, no entanto, neste jogo, não percebi porque raio se alterou a estrutura da equipa na sua melhor fase, com algumas substituições cujo objectivo me custou a perceber e percebi ainda menos a derivação de Witsel para a ala direita, coincidência ou não, acabou aí o Benfica que até então sem ser espectacular, estava equilibrado e dominador.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, em algumas coisas concordo com o que é dito, mas com muitas delas não, por exemplo o futebol está transformado no desporto mais " fedorento " que existe nesse momento, não existe verdade, as competições são todas aldrabadas, ou por organizações a nivel intreno tipo oliveiras e bimbos, ou mesmo pela UEFA e FIFA, é uma vergonha.
    De verdade pouco ou nada existe a não ser o pobre do público que paga bem pago para ir ver os jogos e os jogadores que dão o seu melhor, de resto é lixo.
    Quem quiser ver verdade desportiva basta ver o que se passa no desporto norte americano, ter a ESPN em casa, ali sim não existe espacçço para ROUBOS
    Mario Melo

    ResponderEliminar
  5. John Wakefield29/3/12 13:10

    No terceiro parágrafo, queres dizer "orçamento MENOS elevado".
    Ninguém coloca em causa o valor da nossa campanha. Chegamos aos quartos de final, patamar que qualquer equipa portuguesa não atingiu nos últimos 4/5 anos. O Benfica está de parabéns e aconteça o que acontecer, a nossa participação foi positiva.

    Agora não há desculpas no jogo com o Braga. É para vencer e aí não admito falhas. Temos melhores jogadores do que eles e espero que os jogadores se sintam espicaçados pelas poucas vergonhas que acontecem quando vamos ao terreno deles. Nós, adeptos, temos que proporcionar um apoio efusivo à equipa no sábado. Este é o primeiro jogo do título e a equipa precisa de nós! O Braga vai estar em força, fruto da ceguice do nosso presidente que lhes cedeu os bilhetes em saldo, tal como já o havia feito com Rúben Amorim. Vamos lá Benfica! Sábado comam a relva e consigam um resultado indiscutível que moralize a equipa para as últimas 5 finais!

    ResponderEliminar
  6. é um bom texto, pena ser um "petit peu" ambíguo....esperemos pelo post seguinte.

    ResponderEliminar
  7. Como afirmas és analista amador e assim dispenso o próximo texto para explicares o óbvio...Emerson! O erro no teu texto está quando afirmas com ligeireza que AVB é embuste! Recordo-te que ele deu quatro NÓS CEGOS TÁTICOS ao Catedrático do Futebol...recordo 0-2, 0-5, 1-2 e 1-3. Como explicas isto? Com argumentos amadores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O embuste foi despedido como sendo o PIOR Treinador que o Abramovitch contratou. O embuste cá falava de árbitros mas em Inglaterra não. O embuste cá beneficiava dos erros de arbitragem para construir uma equipa confiante e uma massa adepta crente. O futebol não são só 11 tipos da nossa equipa a correr atrás de uma bola. Conclusão de um amador que vê isto há muitos anos ...

      Eliminar
  8. Conde de Vimioso29/3/12 16:16

    À parte a discutível menção aos orçamentos é difícil não concordar com a narrativa factual do jogo e por isso aguardo com expectativa a tua razão da derrota.

    Mas com o que não concordo é com um comentário do meu bom amigo eagle01 inserido num dos postes recentes com o titulo- - OPORTUNIDADE PERDIDA.

    Também num destes postes debitei um comentário que iniciava assim

    "Todos ficamos com a sensação que poderíamos ter feito mito melhor"

    Nesse comentário do eagle01 o cavalo de batalha, reprise já vista, era a contestação dos adeptos ao Emerson. Ora eu que não sou atreito a assobios nem a alfinetar publicamente os jogadores sou levado a concluir que o Emerson é um caso perdido e não são os silvos vindos da bancada os responsáveis pela qualidade de demonstra, quando muito admitirei que sensivelmente a diminuem porque o grande problema de Emerson é a sua grande fragilidade psicologia, como aconteceu com Roberto e outros. Em qualquer desporto a capacidade de resistência a pressão é meio caminho andado para o falhanço e aí devia entrar a capacidade de liderança individual e colectiva do líder porque se o Emerson é fulminado o grupo obrigatoriamente também se ressentirá disso-

    Falas do plantel e eu quero crer que plantel não é sinónimo de equipa porque a equipa é oriunda do plantel e este mede-se pelo seu desempenho em campo e por isso ter um bom plantel não é sinónimo de uma grande equipa, o que vem entroncar na comparação que fazes do valor monetário dos planteis. Concordarás também que o Benfica gastou nos últimos 3 anos qualquer coisa como 120M€ o que não é irrisório e que este plantel é o resumo de mais de 80 aquisições mantendo-se ainda à volta 40 emprestados emprestados nos lugares mais recônditos do planeta.

    Quanto ao SELSE que, ultimamente tenho visto jogar não passa de uma equipa que se arrasta no campeonato inglês em que os que qualidade estão velhos, outros, ex-corruptos de qualidade duvidosa tendo os nossos dois ex-jogadores provado a saciedade que é do melhor que têm.

    ResponderEliminar
  9. Conde de Vimioso29/3/12 16:17

    (((continuação)))

    Fábio Coentrâo? Eleito dos melhores defesas esquerdos do Mundial? Quantos golos a mais teria Cardoso.

    Os maiores problemas causados ao Benfica são por equipas que plantam o autocarro e porquê. Porque o Benfica ao jogar com extremos trocados, agravado com a nulidade de Emerson, não vai à linha do fundo. Ando a dizer isto a uma eternidade (nesta época) contem quantos esquerdinos tem a equipa (Emerson não conta) e além de Maxi vejam se descobrem outro já que Nolito funciona como neutro já que ainda não descobri qual será o seu lugar mais adequado.

    A imprensa é-nos adversa porque a presença de comentadores afectos ao Benfica além de quase nula ainda é agravada pelo facto de os poucos que lá temos serem seleccionados a dedo por um comportamento social que para estes programas não é o adequado e também por algumas covardias de quem quer estar de bem com Deus e com o diabo.

    Mas então porque é que o longe Maior Clube português anda a ser ultrapassado há tantos anos? Quando recentemente o neutro JVP foi para a federação quem o substituiu? Dani? Desaparecido há uma eternidade de um desporto que ele encarou sempre como hobi em detrimento de uma vida social pouco aconselhável a um atleta? Já tinha lá o Barbosa e agora fizeram uma dupla. Sabem quem é o director de desporto da TBI, resquício do antigo director de informação julinho corrupto magalhães. Não repararam também na recente aquisiçaõ da RTP-c que tem comentado a CL e que na eleição dos melhores golos olvidou pura e simplesmente aquele fantástico golo de Rodrigo de primeira e ao ângulo.

    Até os moribundos lagartos vão colocando os seus peões para equilibrar uma imprensa altamente dominada por corruptos.

    Que dizer disto? Que o Sr Vira sempre andou distraído com os seus amigos.

    Claro que não esqueço o trabalho dos árbitros e o silêncio ensurdecedor do Sr Vieira aqui mais por cumplicidade e apoio aos famigerados e badalados amigos.

    Quanto aos treinadores de bancada não tenho dúvidas que os há por lá e bons e não é seguro dizer que só opinam depois do acto pois para isso teríamos de saber o que pensam antes e por aqui pouco nos damos a esse trabalho.

    Venha lá, em tempo útil, a explicação da derrota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conde de vimioso29/3/12 20:06

      Em qualquer desporto a capacidade de resistência a pressão...

      Leia-se: ....a incapacidade de resistência à pressão.....

      Eliminar
  10. Conde de Vimioso29/3/12 16:48

    Anónimo das 6.58

    Se calhar foi mais a amarelinha do que o AVB. Este ano eles não goleiam ninguém e dizer que o problema é o treinador é um embuste.

    O problema é que aquilo está todo roto, foi dose a mais a época passada.

    Ou alguém compreende a diferença de rendimento. Este ano não tem treinador e o ano passado não era necessário.

    ResponderEliminar
  11. Um resultado que não conta a história do jogo...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  12. Vermelho Furioso29/3/12 18:16

    http://www.maisfutebol.iol.pt/desce/emerson-capdevila-benfica/1336535-1498.html
    Leiam este artigo de opinião! Acertado, sobre Emerson!

    ResponderEliminar
  13. JediVermelho29/3/12 18:27

    http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2012/03/reerguer-o-benfica.html

    Caros benfiquistas, leiam este post! Está excelente, explicando a fundo a realidade do SLB, a nível financeiro!

    ResponderEliminar
  14. Para o Conde Vimioso,passei por aqui somente para ler mas ao ler o teu coment parei li e entrei so para te aplaudir gostei sinceramente,e nao decifrei nenhum ponto fraco da tua opiniao parabens,ja agora aproveito no que toca a orcamentos claro que o nosso Benfica nao pode ombrear com esses tubaroes e jogadores estrelas que eles la tem nao os podemos contratar por falta de guita,mas com o nosso orcamento inferior a eles temos e produzimos grandes jogadores que eles nos arrebatam todos os anos,por isso eles sao grandes e nos pequeninos desculpem se e ofensa alcunhar o nosso benfica de pequenino mas comparavelmente com Barcelonas,Reais,e bayerns,Manchesters.yes we are.Se medirem bem as assistencias que temos no Estadio da Luz anulamente poderemos ficar atraz dum Barcelona,Real M MU,Bayern,milan,Inter,Juventus e poucos mais por esse mundo fora,repito uma vez mais se somos pequeninos comparado com esses clubes que mencionei,somos enormes comparados com os restantes por isso um Benfica bem gerido ao nivel de Barcelonas e Reais e Bayerns quao grandes grandes nos podiamos ser nao nos desfazendo ,de Di,Marias,Ramires,Coentroes,David Luizes e que nos desfazemos deles muito novinhos com muit coisa que podiamos ganhar,terminamos so por ganhar dinheiro o que ja nao e mau,mas trofeus temos que nos ir contentando com tacas da liga,e um campeonato de 5 e,m 5 anos quando o papa se distrai.

    ResponderEliminar
  15. Conde de vimioso29/3/12 19:59

    Caro franciso

    Obrigado pelo destaque pois se há coisa em que serei sempre rigoroso é com o meu clube.

    Com felicidade o digo que estive por dentro de tudo o que dizia respeito ao meu clube mais de 20 anos e só assim me consegui aperceber das potencialidades do meu clube.

    Nesses tempos reinava a gestão amadora, não existiam SAD!s, que tendo trazido a virtude da profissionalização lhe acrescentou também muitas coisas nefastas sobre as quais não me debruçarei hoje por senão lá ia mais um testamento.

    Queria eu dizer que há mais de 20 já eu apregoava por esse país em aniversários de Casas do benfica e outros eventos do nosso clube que .

    O BENFICA BEM.... GERIDO.... É UMA MAQUINA DE FAZER DINHEIRO.

    Hoje diria que o BENFICA bem gerido fará parte do top ten europeu em todos os itens.

    Entre muitos quer um exemplo de má gestão:...

    O quadro de jogadores seniores do BENFICA está a chegar aos .....80......

    Por isso quando me gabam a actual gestão até os cabelo se me levantam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me arrepio ao ouvir gabar a gestão do Vieira!...Salvo um ou outro aspecto, quase diria que não será apenas por incompetência...é mesmo de propósito...
      Ou parafraseando o provérbio brasileiro " quem nasce para mau presidente do Alverca nunca chegará a bom presidente do Benfica"

      BENFICA SEMPRE!!!

      Eliminar
  16. Quem nasceu manso nunca deixará de ser Manso.

    ResponderEliminar
  17. Apenas para agradecer a todos os comentários, e que em breve após o periodo de descanso para o ultimo texto do Shadows ser lido, colocarei o 2º texto sobre o assunto. Obrigado a todos pelos contributos, mesmo ao adepto do FCP ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking