O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 13 de março de 2012

Os Emprestados - parte 1

. 9 comentários

São muitos os jogadores que o Benfica, época após época, tem emprestado a outras equipas. Se antes o Benfica caía no erro de ceder jogadores a equipas estrangeiras, principalmente da América do Sul (nações onde o futebol praticado é, como todos sabem, muito diferente do futebol Europeu), a verdade é que nos últimos tempo temos assistido a uma mudança nesse aspecto: o empréstimo a equipas do nosso Campeonato, o mais correcto a fazer.

Os jogadores emprestados são na sua maioria jovens, promessas que, devido ao nosso plantel mais que completo e preenchido, não têm oportunidade de competir com regularidade, acabando por ficar encostados durante uma época, comprometendo o desenvolvimento desses jogadores. Até aqui tudo bem.

Mas será que não existem jogadores, cedidos a outros clubes, que fariam a diferença se estivessem incluídos no plantel principal do Benfica na época actual?


Pois bem, façamos uma curta análise aqueles jogadores emprestados que prometem ou, como veremos, a jogadores de créditos firmados cedidos a outro clube.


1. Léo Kanu - Provavelmente muitos já esqueceram este rapaz, vindo do Brasil directamente para o Benfica. Jesus experimentou-o na pré-época, não resultou. Este central, eleito como o melhor do campeonato, não estava ainda preparado para dar o salto para um clube da magnitude do Benfica. Foi, portanto, emprestado ao Belenenses. Os primeiros quatro jogos pelo clube foram como suplente utilizado. Marcou 4 golos. A partir desse momento, foi sempre titular. O engraçado do José Mota decidiu então inventar, começando a utilizar Léo Kanu como ponta de lança. Para espanto geral, resulta. Apesar de, evidentemente, Kanu render mais como central, as suas exibições têm sido aceitáveis, sendo um jogador que marca alguns golos, mesmo como Central.


2. Miguel Rosa - Uma das "quatro pérolas" da formação do Benfica. Joga meio campo e não tinha hipótese de poder jogar no plantel principal do Benfica, esta época. Completamente tapado pelo nosso fortíssimo meio-campo, foi emprestado também ao Belenenses, onde tem jogado com bastante regularidade e a titular. No primeiro jogo pela equipa de Belém, um hat-trick. A partir dessa altura, golos com bastante frequência. Tem 23 anos, uma idade em que a afirmação como jogador já deveria ser quase total. No entanto, quem sabe se não nos daria jeito um jogador português, formado no clube e bastante regular?




3. Melgarejo - Já todos conhecem (nem que seja pelo jogo de Domingo) este avançado de 21 anos emprestado ao Paços de Ferreira. Muito veloz (Maxi foi completamente ultrapassado durante todo o jogo), de baixa estatura, irrequieto e criativo, foi ele um dos responsáveis pelo regresso do Paços de Ferreira às vitórias. É o melhor marcador dos castores com 8 golos (7º melhor marcador do campeonato) e é sem dúvida o melhor jogador da equipa da Capital do Móvel. Dono de um pé esquerdo impressionante, é uma dos cedidos que penso que pode vir a ter real sucesso na equipa principal do Benfica.




4. Jan Oblak - Guarda-Redes de 19 anos, chegou ao Benfica com 17, onde fez alguns jogos pelos escalões inferiores da equipa. Preparado para dar o salto e sem lugar na equipa principal, foi emprestado ao Beira-Mar, onde não jogou e de seguida ao Olhanense, fazendo apenas 2 jogos pela equipa. Esta época foi emprestado ao União de Leiria, onde tem jogado com bastante regularidade. Conta com 16 golos sofridos, mas não são certamente por culpa dele (o Leiria é uma das equipas que acho que não merece estar na primeira liga). Tem realizado exibições a roçar a perfeição e sou da opinião de que com uma defesa decente à sua frente, teríamos um guarda-redes dificílimo de bater. Repito que tem apenas 19 anos, mas apresenta já um nível de maturidade e calma acima da média, como foi possível observar no jogo contra o Porto.


5. David Simão - Outra das pérolas da formação encarnada, é um jogador que aprecio bastante. Dono de um pé esquerdo capaz de lançar misseis teleguiados, está neste momento emprestado à Académica, depois de uma primeira metade do campeonato parado. É um dos jogadores que penso que tem lugar no plantel do Benfica, ainda para mais com a saída de Enzo Pérez, que abriu uma vaga no meio-campo. Tem realizado boas exibições nas oportunidades que lhe são concedidas (como suplente utilizado). Na minha opinião, tem tudo para substituir Aimar como maestro da equipa. Foi o motor da equipa do Paços de Ferreira 2010/2011.




6. Carole - Tanto jeito nos dava neste momento. Defesa Esquerdo saído das escolas Nantes e considerado um dos jogadores franceses na sua posição com maior potencial, Carole chegou ao Benfica na época transacta. Actuou por diversas vezes na equipa principal, como titular e suplente utilizado, realizando exibições bastante regulares. Com apenas 20 anos, é já um jogador mais completo e superior do que Emerson e penso que neste momento, se estivesse no Benfica, era titularissimo (já nem comento o que ele poderia aprender com Capdevila). Bastante ofensivo e sólido na defesa, tem tudo para brilhar. Actualmente emprestado ao Sedan (2º divisão francesa de França), joga a titular na equipa. É um dos jogadores que gostaria que tivesse sido emprestado a uma equipa portuguesa.


Quais destes jogadores têm condições para vir a actuar com o Manto Sagrado? Não seria melhor  a prioridade ser apostar no que é "da casa" e apenas depois pensarmos em contratar jogadores?


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Melga tem qualidade e quase de certeza que volta ao plantel, David Simão e Miguel Rosa seguramente que farão a pre-época, mas não sei se ficam os dois no plantel. Dos outros, Oblak pode voltar se Eduardo sair.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que esta ploitica de contratações é suicida e despendiosa.

    Pelos vistos, das dezenas de emprestados, só aparecem aqui 4 ou 5 e na minha opinião aquele a quem só vejo algum futuro é ao Malgarejo.

    Porque não alguém dar-se ao trabalho de publicar uma listagem com todos os jogadores que hoje fazem parte dos quadros do Benfica.

    Para muitos seria uma suprresa como essa de termos um jogadores de 10M€ emprestado.

    O Benfica tem de pôr cobro a este entreposto com resultados nulos e das tais muitas dezenas veremos quantos regressam ao plantel.

    Por isso continuo reticente em aplaudir as tais valorizações já que o racio é baixissimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é apenas a primeira parte. Vou publicar a segunda parte brevemente. Certamente irei incluir jogadores como Jara.

      Concordo plenamente quanto à sua opinião acerca da política de contratações. É necessária uma mudança.

      Eliminar
    2. Comprar, vender e emprestar muito é um bom negócio para os intermediários e decisores....um pouco como aqueles intermediários financeiros que estão sempre a aconselhar as compras e vendas de títulos bolsistas aos seus clientes...para ganharem comissões chorudas...

      Eliminar
  3. Belo trabalho este que nos trás aqui o JPEREIRA.

    Destes de que nos dás exemplos. o Melgarejo e David Simão são para voltar à casa Mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E O OBLAK TAMBÉM...esse, com carácter de urgência.

      OBLAK e MIKA, obrigam o Artur a não dormir na forma...

      Eliminar
  4. Xavier Reis13/3/12 19:36

    Gostava muito de ver o Benfica para o ano com segundas linhas de jogadores emprestados.

    GR - Artur está para durar, sendo o dono da baliza até Oblak ou Mika terem condições para se afirmarem. Daqui a 3 anos deverá ser um dos jovens a defender as redes encarnadas, com Artur como símbolo do clube.

    DD - Maxi Pereira é para ficar, é um símbolo do clube e faz parte do lote dos sub-capitães. É jogador para terminar carreira no Benfica e quiçá ficar como relações internacionais na América do Sul. É fundamental para o próximo ano assumir André Almeida ou Wass como alternativa sólida ou contratar um lateral com potencial, para no próximo ano se ambientar e quando Maxi começar a ceder (se ceder) poder agarrar o lugar. Fala-se num Rodriguéz.

    DE - Carole e Emerson para o ano devem ser os escolhidos, com Capdevilla a ir para longe da Luz. Carole tem jogado no Sedian, e Emerson tem a vida complicada no Benfica. Parece-me ter qualidade para ser suplente, mas se for possível trazer o Ansaldi para ser o titular tudo bem, melhor.

    DC - A dupla Luisão e Garay deve manter-se, Jardel é um dos preferidos do treinador, e depois existem 3 jogadores para 1 vaga: Miguel Vitor, Roderick e Kanu. Creio que o preferido será o Miguel Vitor porque é versátil e faz todas as posições da defesa. Talvez Kanu possa vir a ser o médio-defensivo, pelo que vi parece ter qualidade defensiva e sabe sair a jogar muito bem.

    MDC - Javi Garcia tem de ficar, é um símbolo do clube. Airton é excelente para suplente, e o que mais se assemelha ao espanhol.

    MC - Witsel deveria ficar mais uma época, para o ano há Champions e ele pode ser uma mais-valia. Matic ou Miguel Rosa deveriam ficar como suplentes e ir actuando pelo clube, porque daqui a 2 anos Witsel será vendido com certeza e um deles deverá ser o substituto.

    MOC - Aimar ainda jogará no próximo ano, David Simão deveria ser o substituto para no ano seguinte ser o comandante da equipa. Poderá ser importante a inclusão de Carlos Martins no plantel.

    Extremos - Gaitan deverá ser vendido, ficando Nolito, Bruno César, Melgarejo, Enzo Peréz e Djaló para 2 lugares. Nolito e Enzo Perez devem ser os titulares, alternando com Bruno César (podendo este jogar a 10. Yannick e Melgarejo podem também jogar como avançados. Melgarejo deverá ser arma secreta para jogos em que esteja complicado, desbloqueando com a sua velocidade. Pode ser muito importante no plantel.

    PL - Rodrigo e Nelson Oliveira devem ser os principais avançados do Benfica. Cardozo e Saviola devem ser vendidos pela preponderância que os dois jovens têm ganho. Jara deve ser quem ocupa a outra vaga (também pode jogar a extremo ou a médio ofensivo). Realço também que Cardozo pode ficar se um dos jovens for ao Europeu, porque provavelmente haverá uma grande proposta por um deles.

    ResponderEliminar
  5. Pelo que me recordo Carole seria preferível a Emerson.
    José Rama

    ResponderEliminar
  6. Destes, infelizmente talvez nenhum integre o plantel na próxima temporada, mas eu apostaria no David Simão, apenas.

    O Miguel Rosa precisa de uma temporada na primeira liga.
    O Oblak tem qualidade a mais e idade a menos para depois de ter sido titular na primeira Liga... passar para o banco o ano inteiro.
    O Kanu não é jogador para o Benfica, nem pensar.
    O Carole não tenho acompanhado, mas quando cá esteve não mostrou justificar a aposta. Pode ter evoluido, mas duvido que seja a solução para a incapacidade de Emerson e a idade de Capdevila.
    Por fim, o Melgarejo parece-me óbvio, pelo campeonato que tem feito, que deveria ser a alternativa ao Nelson e Rodrigo - eu já disse várias vezes que as minhas apostas para sair seriam o Cardozo e Gaitan.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking