O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Benfica > Zenit > FCP

. 15 comentários
Portugal, 7 de Março de 2012

O Benfica eliminou o futuro campeão russo Zenit nos oitavos de final da Champions League e está ao fim de 6 anos novamente entre as 8 melhores equipas da Europa. Ou se quisermos, nos últimos 18 anos apenas estivemos numa fase tão adiantada da prova mais difícil da UEFA por 3 ocasiões, com esta incluída. Curiosamente nessas épocas não fomos campeões e a presente vai pelo mesmo caminho.

Se considerarmos o actual modelo de competição, ficamos por duas presenças em mais de 15 anos. Eu acho que é muito pouco para um clube com os nossos pergaminhos na história do futebol europeu.

A vitória sobre o Zenit tem outro condimento especial porque encerra um mini ciclo de resultados negativos, que começou precisamente na Rússia com derrota por 3-2, e se prolongou por cá com outras duas derrotas, frente a Guimarães e FCP, e empate em Coimbra. Destas 4 equipas, o Zenit é precisamente a que apresenta maior orçamento, de onde resulta que será seguramente melhor equipa do que qualquer uma das outras 3 portuguesas e por ironia, até eliminou o FCP da Champions o que confirma que de facto é a melhor equipa destas 4 referidas.

E contudo foi com o Zenit que o Benfica deu a volta ao ciclo negativo. A este facto não pode ser alheia a circunstância do árbitro ser estrangeiro e não actuar de acordo com o manual que por cá, estamos – os mais atentos – cansados de ver.

Basta pensar na 1ª grande decisão do árbitro, uma falta dura que Javi fez ao mn 32, que de acordo com o “manual português” daria 2º amarelo e expulsão, toda a gente aceitaria esta decisão do árbitro como natural, e com 10 em campo e a precisar de ganhar por 1 golo, o Benfica dificilmente eliminaria o Zenit. No final todos iríamos criticar o Javi por ter sido demasiado agressivo, o Jesus porque não conseguiu prever a impetuosidade do Javi, os jornais falariam de mais uma vitória de Bruno Alves em casa do Benfica e todos (uns mais que outros) ficaríamos tristes por termos falhado o objectivo.

Assim estamos felizes (uns mais que outros) e como tal não podemos esquecer que em boa parte isso se deveu a uma arbitragem que não mostrou intenção de prejudicar ou beneficiar nenhuma das equipas. Deste modo as equipas valeram por si próprias e o Benfica pôde ser superior.

Naturalmente não podemos esquecer que este Zenit eliminou o FCP com vitória 3-1 na Rússia e empate 0-0 no estádio da Galinha. Também com árbitros estrangeiros pois claro. Podem ser demasiadas coincidências para certos adeptos, eu sei, mas para quem já percebeu que um jogo é disputado por 3 equipas, nada disto espanta.

Para além do exemplo já dado sobre Javi Garcia, há muitos mais lances no jogo que de acordo com o “manual” seriam decididos de forma diferente, ou seja, seriam dadas faltas ao Zenit que não foram dadas, provocando que a bola deixasse de seguir para a sua baliza e passasse a ser dirigida para a nossa baliza. A temática das faltas e faltinhas tem esta consequência: alterar o sentido do jogo. E às vezes contribuir para o aparecimento de golos.

Como não foi uma arbitragem à portuguesa, contra o Benfica foram assinaladas 13 faltas contra o Benfica na Rússia e 11 ontem. 24 em 2 jogos. Só no jogo com o FCP foram assinaladas 27 faltas contra nós ... Contra o Zenit foram assinaladas 14+13 nos dois jogos. Contra o FCP foram 24 que de acordo com o critério do árbitro que foi aplicado ao Benfica, deveriam ser mais de 30 ...

Com a fluidez de jogo assim conseguida, por não serem assinaladas tantas faltas, o Benfica pôde jogar e criar 14 remates enquadrados com a baliza (nos 2 jogos) contra 7 do Zenit! Mais 13 remates não enquadrados com a baliza, contra 7 do Zenit. Quem mais remata, mais golos deve conseguir e foi isso que aconteceu: graças a arbitragens à europeia.

Estamos nos melhores 8 equipas europeias pela nossa maior competência e pela arbitragem não viciada. Os dados que apresentei são da UEFA, de onde podemos concluir que, tal como na aritmética, se Benfica > Zenit e Zenit > FCP, então Benfica > FCP ... com árbitros europeus!


 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Pedro Bastos7/3/12 21:43

    Por essa mesma lógica com árbitros europeus também o benfica perdeu com o.......Braga......

    Enfim......sofismas.....


    p.s. Vamos lá ver é se este post não é censurado :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/3/12 22:02

      Pois, mas se o Benfica perdeu contra o Braga na época anterior nao foi por causa da arbitragem. A diferença de qualidade entre arbitros portugueses e estrangeiros é enorme.....

      Eliminar
    2. O Martin Atkinson no ano passado foi levado à marisqueira pelo Garrido e isso fez-lhe a vista turva o suficiente para não ver o empurrão EVIDENTE sobre o Cardozo no lance do golo dos corruptos-B.

      Eliminar
  2. alguem se queixou do arbitro qd jogámos com os braga nas meias finais? qd n somos roubados...não somos roubados e ponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=q2vUDc85IA8

      Mas estás a gozar ou quê???

      1:36 "É Cardozo que é empurrado".

      Árbitro estrangeiro, "mariscado". Não branquear mais um roubo sofrido pelo Glorioso, sff.

      Eliminar
  3. Anónimo7/3/12 22:54

    É exactamente isto!
    São este tipo de estatísticas que devem ser anunciadas.
    Só falta agora comparar as faltas cometidas e sofridas do Benfica e dos corruptos em cada um dos jogos do campeonato... e aí também vamos chegar a conclusões igualmente interessantes.
    Parabéns pelo post.
    Paulo R.

    ResponderEliminar
  4. Então nos últimos 20 anos só fomos a duas meias finais. Pudera muitas vezes nem a liga do campeões nos deixaram ir.

    Mas convém notar que na história da Taça dos Campeões Europeus, com quase 70 anos, o Benfica é 3º no ranking das equipas que mais vezes chegaram aos quartos de final.

    Terceiro do ranking, leram bem.

    JJ devia falar só dos seus 3 anos de Benfica e deixar-se de comparações espúrias e estúpidas onde procura diminuir os Benfica e os Benfiquistas numa exaltação de ego deprimente e patética.

    Aquela equipa que o ano passado, que dizem eles arrasou a Europa, ( a amarelinha faz milagres)este ano com os mesmos jogadores arrasta-se, foi chutada de um dos grupos mais fáceis da CL, já foi barrida da europa e em Portugal continua a ser o expoente mercê dos critérios de arbitragem explicados neste post.

    Por isso penso que não devemos abrandar e eu nunca o fiz nem o farei já que exijo ao presidente do clube que defenda intransigentemente os direitos e valores do Benfica e é com agrado que li hoje na Bola um artigo de Bagão Felix que vai no mesmo sentido e, entre outras coisas, diz que o Vieira tem andado distraído no que apoios dados, arbitragens e direitos desportivos diz respeito.

    Nesta lógica por mim oliveirinha nunca mais e quanto a dístraídos o Vieira para as próximas eleições até já tem a vida facilitada pois tém entreos seus apoiantes um a quem não me importaria
    de dar o meu voto. É ele Manuel dos Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/3/12 08:48

      O nosso problema continua a ser a falta de união!!!
      Em vez de nos revoltarmos contra os roubos sucessivos de que somos vítima, parece que para alguns o mais importante é pensar em golpes palacianos. É triste.

      Isto é wishful thinking, caramba, mas deixem de fazer do LFV o alvo, e sei lá, foquem-se antes nos joelhos do proença e dos outros membros da corja de ladrões que nos rouba há 30 anos.

      Eliminar
    2. philippe8/3/12 15:26

      mas serà que nao consegues fazer as devidas deduçoes logicas: se os sousas, xistras, migueis e outro proeza fizeram aquilo que fizeram é simplesmente devido ao facto de que quem manda no Benfica nao fez o trabalho necessario para prevenir tais occorrencias e isto, APESAR DE ESTAR MAIS DO QUE INFORMADISSIMO! Portanto agora a palhaçada tem que acabar e sobretudo, COM O NOSSO CONSENTIMENTO, porque como sabes quem cala etc...
      Partilho da opiniao do Conde, gosto muito do manuel dos santos e nao sei se escrever isto assim nos blogues (vigiadissimos pela corja seguidista) nao é um mau serviço que lhe fazemos visto que o rei sol suporta mal que alguem seja popular (lhe faça sombra)dentro do (pensa ele) seu Benfiquinha. Mas Manuel dos Santos era sim senhor um presidente à altura do nosso grande BENFICA, estàs avisado vieira!

      Eliminar
  5. Onde está...meias finais...deve ler-se ...quartos de final

    ResponderEliminar
  6. benfiquista a serio8/3/12 01:02

    só gostaria de evidenciar uma uma infeliz atitude do nosso director de comunicação que parece ter passado despercebida. quando jj disse ontem na conferencia de imprensa que a derrota de 6.ª feira deveu-se a factores externos ( ao arbitro) o director disse ao tradutor russo que isso não era preciso tradução pois era referente ao campeonato portugues. ao que o tradutor contrapos e fez a tradução.

    conclusão: será que o nosso director da comunicação (ex-braga) quiz branquear o roubo que nos foi feito?
    eu acho que esse roubo deveria ser publicitado por todo mundo. mas parece que o nosso director acha que não.
    que pensam voces amigos benfiquistas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso corresponde à verdade é sinal que se trata de um infiltrado e era pô-lo imediatamente no olho da rua.

      Eliminar
  7. ...É que LFV escolhe os colaboradores como escolhe os amigos:quase todos boas merdas...

    ResponderEliminar
  8. Só não concordo com essa de o Zénit, por ter maior orçamento, ser melhor que o fcp e q o SLB.

    O Bruno Alves deve ganhar o mesmo que Luisão e Garay juntos e não vale uma chuteira de qqr um deles. As coisas não podem ser medidas dessa forma...principalmente a analisar equipas russas...

    De resto, plenamente de acordo como sempre. No dia em que os benfiquistas, TODOS, perceberem a influência das arbitragens é o dia em que daremos o passo decisivo rumo ao Benfica glorioso e vencedor.

    ResponderEliminar
  9. benfiquista a serio8/3/12 22:36

    caro cfriacas,

    é verdade porque eu vi em directo na tv, foi na conferencia de imprensa após o jogo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking