O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de março de 2012

António-Pedro Vasconcelos: BENFICA - O espelho da grandeza

. 40 comentários
Na véspera do clássico, alguns benfiquistas meus amigos, que encontro na rua, me mandam emails ou escrevem nos blogues, andam outra vez muito nervosos. Paira, nalguns espíritos mais débeis, a sombra do ano passado (o mau arranque do campeonato, pelo efeito combinado de um guarda-redes inseguro – Roberto - e de duas arbitragens, pelo contrário, muito seguras do que estavam a fazer - Cosme Machado e Olegário Benquerença); e paira, sobretudo, a memória dos últimos jogos, em que, depois de uma recuperação fantástica, sobretudo desde a entrada de Sálvio, a equipa jogou um futebol empolgante, mas baqueou em Braga, num jogo que foi uma nova batalha campal, com a conivência de outra arbitragem muito segura, de Carlos Xistra; e, depois, acabou por se ir abaixo por duas vezes, na Luz, perante um Porto motivado e uma torcida entregue ao desalento e novamente em Braga, com a equipa animicamente destroçada.

Em vez de se lembrarem do brilhante jogo de há duas épocas, em que, sem Aimar nem Di Maria, e com um Urreta endiabrado que fez o jogo da sua vida, Jesus não abdicou do seu modelo de jogo e ganhámos com um golo de Saviola (que provocou a famosa azia em Hulk, Sapunaru, Fucille, Rodriguez e Helton, protagonistas de lamentáveis cenas nos túneis que, num país a sério, os teriam impedido de continuar a jogar nessa época), alguns benfiquistas optaram por interpretações irracionais do momento da equipa. Não é por acaso que somos o mais português dos clubes portugueses: temos as qualidades e defeitos indígenas - somos pessimistas, maldizentes e perdemos facilmente a confiança nas nossas capacidades.

Vejamos friamente a situação: o Benfica fez um jogo heróico em S. Petersburgo e só perdeu por uma infelicidade do Maxi (um jogador impulsivo que tem os defeitos das suas qualidades), além de ter perdido muito cedo um jogador essencial como é hoje o Rodrigo, ceifado pelo ex-portista Bruno Alves, especialista em golpes de karaté. Em Guimarães, num campo dificílimo, apesar de ter dominado o jogo, o Benfica nada pôde fazer contra uma muralha de aço que soube aproveitar uma vantagem conseguida cedo, num lance de bola parada. E, em Coimbra, ainda sem Javi e sem Luisão nem Rodrigo, voltámos a dominar o jogo e a criar oportunidades sem conta que, ou foram desperdiçadas pela infelicidade dos jogadores, pela sorte e inspiração da defesa dos “estudantes” ou pela cirúrgica miopia de Hugo Miguel.

Que isto tenha acontecido em três jogos seguidos (duas derrotas e um empate em três jogos, perda dos 5 pontos de vantagem sobre o rival, dois jogos seguidos sem marcar, coisa de que já não havia memória), não é, reconheçamos, muito animador em vésperas do jogo que vai ser decisivo na caminhada para o título. Mas acontece a todos os clubes, sobretudo aos melhores clubes (vejam o Barcelona), com equipas habituadas a ganhar e que habituaram os adeptos a vê-los mandar nos jogos e comandar campeonatos.

É certo que a escolha de Pedro Proença não pode deixar de nos inquietar. O Benfica, sobretudo desde que o “Apito Dourado”, contra todas as evidências, deixou impunes árbitros e dirigentes, vive mal com as arbitragens: os árbitros cuja cor clubista não engana, não têm pudor de nos prejudicar, muitas vezes de forma enviesada, em jogos anteriores com os futuros adversários do nosso principal adversário; enquanto os que são conotados com as cores do SLB, como é o caso de Pedro Proença, apitam sistematicamente contra nós, para provar que são isentos. E a verdade é que os seus desempenhos, apesar do apregoado empenho de Vitor Pereira (refiro-me ao Presidente da Comissão de Arbitragem, está bom de ver) nunca são verdadeiramente escrutinados nem punidos.

Mas eu, que sou pouco português nesta irracionalidade e que não me vou abaixo facilmente, prefiro encarar o jogo de amanhã com confiança e optimismo; a confiança e optimismo que eu espero ver nos jogadores do primeiro ao último minuto. Não o digo, nem o peço, por paixão clubista, mas por duas evidências: o futebol do Benfica é, de longe, o melhor e o mais consistente do campeonato. Nem Porto nem Sporting, com treinadores improvisados (no caso dos leões, a meio da época, depois de ter dispensado um treinador sem gabarito para as ambições do clube), jogam um futebol comparável com o nosso, nem em valores individuais nem colectivamente. Nem de perto nem de longe. E Jesus é o melhor treinador do Benfica da era moderna, isto é, desde que, graças ao vídeo, o treino passou a ser o que é o ensaio para o teatro ou as repetições numa orquestra sinfónica.

Jogo é jogo, futebol é futebol e nem sempre os melhores ganham; por azar, batota, infelicidade num lance ou numa lesão, quebra momentânea de concentração ou de forma física, má gestão do sucesso. Mas os benfiquistas têm que perceber que, ao cabo de anos de turbulência, hoje, contra ventos e marés e com alguns dossiers por resolver (como vai comportar-se a direcção da Federação e os departamentos de arbitragem e de disciplina? O que vão dar as difíceis negociações dos direitos desportivos?), o Benfica está finalmente no bom caminho. Assim os benfiquistas não entrem em depressão ao primeiro desaire, tornando-se treinadores de bancada improvisados sem dar o benefício da dúvida a quem tem a árdua tarefa de decidir, que dão bitates avulsos e contraditórios depois dos jogos acabados (devia ter entrado A ou tirado B), o que mina a corrente de confiança que deve ser indefectível entre os adeptos e a equipa e mói a tranquilidade que deve rodear treinador e jogadores.

Amanhã, vamos provar que somos melhores, que somos OS melhores! Nestes tempos de depressão colectiva, em que o povo está a ser submetido ao mais brutal dos ataques à sua soberania, aos seus direitos e à sua confiança, o Benfica tem que provar que continua a ser O grande clube popular, democrático e universal, que sabe o que é a grandeza, e que, até por isso, é uma força aglutinadora de vontades e que deve ser um exemplo de resistência contra o derrotismo e a adversidade.

António-Pedro Vasconcelos, in MasterGroove


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Concordo plenamente com o Pedro.

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo... Mas não tenho dúvidas que para alguns esta opinião de APV será conotada com o chamado Vierismo... Já agora qual será o nº de sócio de APV. È que se este é um dado relevante na analise do que se escreve, importa saber ... Será que APV tb largou há pouco as fraldas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilustre,
      Pronto. já deste a tua alfinetada das fraldas e espero que fiquemos por aqui, certo?
      Daqui para a frente só vai dar Benfica, ok?
      Descansa que vou lá mais abaixo dizer o mesmo ao Conde.

      Eliminar
  3. Anónimo1/3/12 14:55

    Mas há duvidas de que o filme que se está a ver desde São Petersburgo é o mesmo do ano passado?

    ResponderEliminar
  4. Vou-te explicar mais uma vez:

    O teu numero de sócio equivale à tua imaturidade sendo que a idade muitas vezes é irrelevante.

    Sobre o texto se te enche o ego, óptimo para mim não diz nada de novo e não é por ser o APV a escreve-lo que eu me vou por a bater palmas.

    Não cultivo a idolomania e muitas vezes aprendo mais com os comuns que por aqui andam do que com figuras de outros quadrantes que nunca dera um chuto numa bola.

    Os gostos são livres e de algum modo sinto-me lisongeado que coninues a referir-me mesmo de forma canhestra embora eu goste que marrem comigo de frente que no meio dos touros nasci eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilustre,
      Como já disse lá mais acima ao outro desafiante, vamos acabar com estas tricas e gastar as nossas energias a falar do nosso GLORIOSO e ENORME.
      certo???

      Eliminar
  5. ..." Mas há duvidas de que o filme que se está a ver desde São Petersburgo é o mesmo do ano passado? " ...

    Trocado por míudos isso significa o quê ?

    Alguns "benfiquistas" conseguem ser ligeiramente mais burros que o Vitó de Contumil, que hoje afirmou na RTP1 haver pessoas que já tinham encomendados as faixas e entregue o título, quando essa afirmação foi proferida pelo próprio... Mas como é que é possível ?
    Mas o JJ é que fala demais ...
    E os jornaleiros e a Lusa ficam com boquinha fechada ... Elucidativo !

    ResponderEliminar
  6. Só temos que seguir estes conselhos, já que nos são dados por quem sabe da poda.
    A chatice é que não basta ir ao jogos aplaudindo e incentivando, quando já sabemos que todo este nosso esforço, vai (e tem ido nos últimos anos) pelo cano.
    Há dias fiz um poste sobre os ganhos que os apintadores têm na sua vida profissional e nos ganhos que têm nas arbitragens. É uma diferença do catano!!!

    Para continuarem a banquetear-se com esses largos e DOURADOS proventos, os apintadores apintam sempre pró lado onde aponta o galo do campanário...que tem estado TODOS ESTES ANOS a apontar lá prós lados de Contomil. As escutas são como o algodão, não enganam.

    Pensam que o APINTO DOURADO acabou??? Claro que não. O sem mentor tem lá muitos e saborosos Dossiês dos apintadores que ainda poluem este futebol tuga podre e mafioso.

    Em Guimarães e Coimbra aparecerem com todo o seu esplendor e amanhã vai ser o mesmo filme porque, como diz o nosso Cineasta, este Proença da trampa e com dentes falsos, vai mostrar que é um Benfiquista isento...xistralhando-nos!!!!!!!!!

    Mas como a nossa Direcção nada faz contra estes desmandos, antes os aplaude com o seu silêncio, e como não se pode criticar nada que não sejamos logo apelidados de perigosos anti-Benfica e pró-corruptos, seja porque temos um jogo importante amanhã, outro na terça e outros a seguir, então siga a dança, o vira e a chula do Minho, entremeados com o Malhão Malhão também nortenho...
    Afinal está tudo bem....e desde há anos...eu é que sou cegueta!!!

    ResponderEliminar
  7. ..." enquanto os que são conotados com as cores do SLB, como é o caso de Pedro Proença, apitam sistematicamente contra nós, para provar que são isentos. " ...

    Eu não sei se Pedro Proença pretende provar alguma coisa,o que é indesmentível tal como descreve o LF é que existem coincidências inexlicáveis ...

    " em todos os grandes clássicos que dirigiu - e este vai ser o nono, no campeonato -, o Benfica nunca ganhou (nem a FC Porto nem a Sporting), e o FC Porto nunca perdeu (nem com Benfica, nem com Sporting)." ...

    Algo vai mal,e não é com o SLB ou com o SCP!

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto. Muito claro e objectivo. Tive a honra e oportunidade de conversar um par de vezes com este senhor, quando nos encontravamos casualmente num restaurante para as bandas de santa apolónia. Aproveitei nessa ocasião para lhe dar os parabéns na forma como defendia o Benfica no programa onde participava. Pessoas como António Pedro Vasconcelos fazem falta nos programas televisivos sobre futebol, pela forma como defendia o Benfica até às últimas consequências.

    Concordo quando aqui se diz sobre o APINTO DOURADO. Está mais vivo e activo do que nunca. Depois de terem escapado praticamente ilesos ao processo, já nem se devem preocupar muito se é à descarada ou não. Julgam-se intocáveis. É verdade quando se diz que um jogo de futebol vai muito para lá das quatro linhas. Os seis anos e meio que vivi no porto devido a circunstâncias profissionais confirmou-me isso. Ser Benfiquista no meio que me rodeava, foi uma experiência... interessante! Por isso sempre afirmei que o Benfica tem sempre de jogar muito mais que os outros, para vencer os jogos e se tornar campeão nacional.

    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E chega jogar mais que os outros??? A mim parece-me que não!!!
      A nossa Blogosfera Benfiquista e a começar no blogue VEDETA DA BOLA, está toda a mostra-nos o cardápio dos resultados que desde 2003 este PRENÇOTE fez entre os três chamados grande.

      Coicidencia do catano e do canudo....O CLUBE, CUJO PRESIDENTE NAMORA UMA UNIVERSITÁRIA...nunca perdeu !!!!

      Com essa medalha de bom comportamento que o Proença ostenta no seu peito, como podem os Benfiquistas irem ver o jogo amanhã, no que à verdade desportiva diz respeito???

      Tivesse sido o clube do Guimaro,Calheiros,Martins dos Santos e Garrido a sofrer tal desiderato, o barulho que não havia já por aí....

      Eliminar
    2. JediVermelho1/3/12 17:58

      E do SLB tem-se ouvido alguma em relação aos árbitros?? A pressioná-los??

      Eliminar
  9. JediVermelho1/3/12 17:53

    "Assim os benfiquistas não entrem em depressão ao primeiro desaire, tornando-se treinadores de bancada improvisados sem dar o benefício da dúvida a quem tem a árdua tarefa de decidir,"
    O primeiro desaire? Quantos primeiros desaires já existiram? É que época atrás atrás de época temos desaires, aldrabices presidenciais e coisas afins, mas nunca podemos desanimar! Pois são sempre os 1ºs! E ao 2º desaire , já podemos??
    Eu não reconheço a APV nenhuma sumidade em benfiquismo, a não ser o facto de esr uma pessoa polida e de bom trato no programa em que esteve! E este discurso há anos que ouvimos. Só deixo uma pergunta: quando é que podemos nos preocupar com o Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " Eu não reconheço a APV nenhuma sumidade em benfiquismo " ...

      Já agora onde param as sumidades benfiquistas reconhecidas como tal pelo Jedi Vdermelho ?

      Eliminar
    2. JediVermelho1/3/12 18:33

      Ah, o RedSniper, uma velha némese! Onde estão? Hummm, sumidades em Benfica vi-as na Gala! Não é AVP concerteza, pois tenho sérias dúvidas que ele saiba de cor o nome de todos jogadores do SLB. E alguém que nunca esteve ligado ao futebol, percebe tanto como eu! E como tu!Ok?

      Eliminar
    3. JediVermelho1/3/12 18:35

      E para que saibas, a minha opinião em o que é uma sumidade benfiquista ou não vale tanto como a tua. Só para ficarmos ao nível!

      Eliminar
    4. ... " E alguém que nunca esteve ligado ao futebol, percebe tanto como eu! E como tu!Ok? " ...

      ..." E para que saibas, a minha opinião em o que é uma sumidade benfiquista ou não vale tanto como a tua. Só para ficarmos ao nível!"..

      Também frequentaste algum curso de contorcionismo, ou isso é algum tique novo ?

      Faz-se uma pergunta,não respondes, rodeias a questão e vens apoucar o António Pedro Vasconcelo... é de homem!

      Eu nunca afirmei que percebia de futebol,eu até nem sei o caminho para o estádio da Luz, e ...vou-te contar um segredo... eu nunca atravessei a Ponte 25 de Abril :-)

      Eliminar
  10. JediVermelho1/3/12 17:55

    Outra questão: creio que todos nós concordamos com esta premissa, o apito dourado está vivo. Porém, o que tem sido feito para o desmontar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi Vermelho,o apito dourado não é para ser desmontado porque a justiça pura e simplesmente não existe em Portugal !
      Ficava-te bem dares mais uns palpites, reunires uns 30 ou 40 fanfarrões e partires para a guerra santa contra a Liga, a FPF,a APAF, o C.Justiça,a RTP,a SIC,A TVI e mais uns quantos jornais,a Lusa,a Sport TV and so on..

      Aproveita o link http://www.youtube.com/watch?v=5GUvu65OZ98 e vê se percebes o que o prof.J.Machado Vaz diz ...

      Eliminar
  11. Caro Viriato de Viseu,

    Se chega jogar mais do que outros? Se calhar não chega. Mas uma coisa é certa:

    Se o Benfica quiser ser campeão terá SEMPRE jogar melhor do que os outros. Melhor não, MUITO MELHOR!

    Porque caso contrário, NUNCA lá chegará. E por mais que possam espernear nos protestos e nas queixas, sem praticar um futebol muito superior às outras equipas, de nada servirá...


    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JediVermelho1/3/12 18:28

      Ao que disseste, junto o seguinte: para além de ter de ser melhor em campo, o SLB tem de ser férreo na defesa da transparência fora do relvado! FÉRREO! Tem de lutar em todas as frentes. Não pode andar de braço com o "mamão", com o "Cardeal" Salvador que é um emissário especial do PAPA e não pode estar silencioso com a vergonha de eleições a que assistímos para a Liga e FPF!

      Eliminar
  12. Forca APV ja sentia saudades de te ouvir ver,neste caso ler dfendes o nosso Benfica como poucos volta ao programa e da uma machadada naquilo que esta muito insonso.

    ResponderEliminar
  13. Caro Jedi Vermelho,

    Concordo em toda a linha com o que escreve. O Benfica terá ser intransigente na defesa dos seus interesses, até porque em dia vivemos, na minha opinião, num panorama onde só existem duas equipas de futebol em Portugal: O Benfica e o anti-Benfica, com várias filiais espalhadas pelo país. Se não for o Benfica a defender os seus interesses, quem será?

    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
  14. JediVermelho1/3/12 18:39

    Esperem! Se o Apinto não acabou, como é possível nada ser feito pelo SLB? Ou andamos a caluniar apenas! Eu ouvi o presidente a dizer que a arbitragem estava transparente!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo1/3/12 19:02

    Somos O maior Clube, mas não temos a melhor equipa! amanhã vai ser a continuação do que se passou na época passada e nestas ultimas duas jornadas. Quer queiram quer não os corruptos não são o Nacional da Madeira. Custa-me escrever isto e até fico doente em pensar mas a realidade é já amanhã!

    ResponderEliminar
  16. Águia Preocupada1/3/12 19:31

    Vamos lá ver se nos entendemos!
    Há uns tempos que leio por aqui, opiniões que que definem o benfiquismo como algo mesurável! Meus amigos, que culpa tenho eu de ter nascido depois de Cosme Damião, e dessa pleiada de notáveis que fundaram o nosso Clube?
    Que culpa tive eu e tem os que não tiveram oportunidade de se fazerem sócios logo a nascença?
    O benfiquismo é algo muito maior que um número exibido orgulhosamente num cartão!
    Espero não ler mais por aqui, barbaridades destas. Todos os dias nascem e morrem mulheres e homens que bebem o benfiquismo dos antepassados e o dão a conhecer e o ensinam e incentivam aos descendentes!

    Quanto à missiva de A-PV concordo com ela e entendo-a. Conheço A-PV pessoalmente e sei o que pensa e sente. E porque nestes dias se tem assistido a uma depressão quase generalizada, ele mais não pretende que animar as hostes, incerntivá-las e empurrá-las para um estado de espírito mais positivo e que nos leve à vitória. Questionar o seu número de sócio (todos sabem que é muito alto, pois Vieira disso fez publicidade, ou já não se lembram?) é pouco digno e nada condizente e com a sua postura.
    Vamos seguir todos o seu conselho. Vamos todos ser positivos e empurrar, como fizemos há dois anos atrás, a nossa equipa para vitória. Sem, como é óbvio, descurarmos o nosso sentido crítico e elevando sempre a fasquia da exigência.
    Ser benfiquista é isto tudo mas só com positivismo o poderemos viver!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  17. Costa Ramos, Sub-intendente da PSP,

    "ADEPTOS PORTISTAS NÃO VÊM COM INTENÇÃO DE PROVOCAR..."

    Mas ele está a falar a sério, ou é apenas fina ironia...?

    Francamente...


    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
  18. ... "Só espero que os simpatizantes do FC Porto não venham com a intenção de causar danos, realça." ...

    Afinal parece que o sr.sub-intendente subconscientemente é capaz de alimentar algumas dúvidas ...

    ResponderEliminar
  19. Águia Preocupada1/3/12 20:01

    Perigosa e tendenciosa essa afirmação de Costa Ramos! Quer dizer, se houver distúrbios, são os adeptos do Benfica que os provocam? Que raio de anjinhos são estes palermas do sul! Em contumil, a polícia protege e mente quando se trata daqueles criminosos perigosos. Em Lisboa, a cena repete-se! Mas os polícias em Lisboa também lhes prestam vassalagem?!
    Claro, assim, eles sentem-se os maiores e imunes a todas as atitudes bem conhecidas de todos nós! Valha-nos Deus!

    ResponderEliminar
  20. JediVermelho1/3/12 20:39

    Caro RedSniper
    N respondi? Já aqui o disse várias vezes e repito: saber ler por vezes é um fardo! E o ataque pessoal é muito melhor! Ora vai lá de novo e lê bem o que escrevi.
    Voltando a APV, o que lhe dá direito a ser uma sumidade em Benfica então? Menorizei-o como benfiquista? Não! Apenas coloquei-o ao nosso nível! Apenas é mais mediático! Mas a Cinha também o é! Chamamos de idiotas aos outros dois comentadores que foram escolhidos para partilharem o espaço com ele, mas com APV acertarem em cheio! Não! Ganhávamos mais em ter o Miguens lá! Mas se até na BTV lhe cortaram a palavra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De fato ler aquilo que alguns "benfiquistas" escrevem não é um fardo é mais uma penitência,e como nunca fiz mal a ninguém,quando me aparecem " escrituras" repetitivas com ataques permanentes e sempre na mesma direcção
      só tenho que passar à frente!

      Ataques pessoais parece-me mais uma manobra para evitar responder ...
      De fato o APV tem toda a razão quando diz :

      ..." Não é por acaso que somos o mais português dos clubes portugueses: temos as qualidades e defeitos indígenas - somos pessimistas, maldizentes e perdemos facilmente a confiança nas nossas capacidades."...

      Eliminar
  21. Caro Luís Garcia,
    Eu próprio fiquei boqueaberto com isso! Mas será que a PSP faz de propósito? Já no derby um alto responsável (aquela senhora que meteu os pés alarvemente) da Polícia disse que não estavam à espera de tantos sportinguistas (!) e agora isto???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caro JediVermelho,

      Depois quando dá para o torto, a culpa é do Benfica, como refere a Águia Preocupada no seu comentário. Já fui perseguido nas antas, já fui apedrejado e retido mais de 6 horas em Guimarães sem termos para onde fugir. Tivemos que esperar que que os adeptos furiosos do vitória desmobilizassem para podermos regressar a Lisboa. E a policia ainda tiveram o descaramento de dizer que não era nada com eles e que nos restava esperar que os adeptos do vitória se fossem embora. As claques que vêm assistir aos jogos ao estádio da Luz, fazem o que querem com a passividade da policia. Num dos últimos Benfica-Porto carregaram sobre adeptos do Benfica, protegendo a claque do porto de uma maneira que nunca tinha visto. Desconfio que amanhã sera mais do mesmo.

      Eliminar
  22. Não queria mas obrigas-me a voltar à vaca fria e por falar em Benfiquismo e numeros vou repetir o que escrevi.

    "O teu numero revela a tua imaturidade". Interpretar esta frase substantivamente quer dizer que eu considero alguém imaturo e com sinceridade o digo idealizei que o senhor que aqui se apresenta pelo nº.seria um jovem de 17/18 anos. Respondeu-me escandalisado porque eu o teria apoucado por ter um numero tão alto, "que tinha 42 anos e duas filhas que já não usam fraldas".

    Expliquei, em resposta, que nunca foi minha intenção discutir o su nº oou Benfiquismo e pensei que as coisas ficassem por ali.

    Hoje neste post do APV voltou com dichotes que só vêm confirmar a minha presunção. Realmente este senhor além de nunca apresentar argumentos ou ideias resvala sempre para um discurso rasteiro e provocador, como hoje voltou a fazer onde ele próprio atesta a sua imaturidade. E se ele discutisse as coisas sériamente, temo que lhe seja dificil.

    Sobre temas, hoje aqui abordados, é para mim confragedor ler que o Benfica nada pode fazer contra este sistema mafioso que nos rouba, enxovalha continuando cada vez mais impante.

    Então eu pergunto. Para serve os presidente do Benfica e a sua direcção? Um clube com o peso institucional, com a enormidadade da representação que tem no País e alem fronteiras não arranjará formas de se fazer ouvir e respeitar, senão junto da FPF, que seja noutras como o governos, FIFA e UEFA, alertando publicamente com veemência para o adulterar semanal da verdade desportiva.

    Se tem escutas, imagens como as de Coimbra porque espera? Será que aquele rapazinho, qual pirata das Caraíbas, que nos saqueou por Coimbra num qualquer país mesmo de terceiro, poderia ir capinar mato mas de certo nunca mais entraria num recinto desportivo de apito na boca.

    A quem compete levantar bem alto a sua voz contra tudo isto? Mesmo aqueles que já muitas vezes me chamaram anti-Benfiquista sabem a resposta mesmo que de forma contorcionista passem a vida a trair a sua consciência de Benfiquistas.

    Mas, o Benfica mexeu-se e de forma disfarçada vem hoje na Bolha ensair um arremedo de pressão atrvês, por sinal, de um Benfiquista que muito prezo e que digo-o sinceramente que me surpreende que se preste a isto e que ultimamente se tenha aproximado de Vieira, o Manuel dos Santos, um ilustre Transmontano. Todos sabemos que não é, assim por aí, que golpearemos o polvo, Mnauel dos Santos neste momento não mais do que um destacado sócio do Benfica e sem o peso institucional que uma acção destas requereria.

    Ainda tive uma secreta esperança de que o apoio, tão frenético, do Vieira ao facturas e aos vitinho dos apitos servisse para moralizar um pouco este futebol mas como se via ouvindo por aí e a que eu começo a dara razão, a entrada do Vieira no Benfica teve o intuito de nos meter no sistema. Se bem se lembram eramos os únicos fora e até o oliveirinha tinha sido corrido.

    ResponderEliminar
  23. APV

    Que culpa tenho eu de não me impressionar por um qualquer figura pública ser badalada por aparecer nas pantalhas?

    O Águia Preocupada referiu-se acima ao numrode de sócio dele disendo que em tempos Vieira lhe atirou com isso à cara. Não me lembro de tal ataque ao "abutre" que pelos vistos há uns tempos terá aparecido na Luz com o ramo de oliveira no bico.

    O APV que já não é nenhum menino e que há muitos anos só o conheci por dizer mal de todos os presidentes do Benfica como até há bem pouco tempo fazia com Vieira, foi lançado nestas coisas da bola pelos corruptos ou não se lembra dos elogios aos corruptos e palermo, que lhe subsidiou um filme que falava de um Jardel a voar por cima dos centrais. Pos e, foi daqui que ele partiu pra comentador de desporto da rtp-palermo e que nos primeiro tempos dizia de Vieira o que Maomé não diz do porco. E, deu a combalhota, de abutre passou a membro da corte e estão todos felizes.

    Que sabe de futebol APV oriundo de uma burguesia que ostracisava a bola porque isso só era para os desprotegidos?

    Quem é ele para com este post me chamar histérico e irracional? Eu sei, são tiques de tal berguesia muitas vezes falida a quem uns tachitos, nem que seja a falar do que pouco sabem, dá um jeito tremendo no fim do mês.

    Dedique-se ao cinema, disso não discuto com ele mas até nessa arte não deve ser nenhuma sumidade porque senão vivia dela.

    Pese tudo isto e por dever de consciência não tenho rebuço em afirmar que de todos os paineleiros Benfiquistas era era de longe aquele que melhor defendia o Benfica, mais do que isso são devaneios.

    ResponderEliminar
  24. Meu caro Conde: mas quem é o meu caro amigo para julgar alguem pelo seu nº de sócio... Em que é que difere a minha opinião de tantas outras que por aqui passam? Imaturo talvez se significar que continuo a ter capacidade de acreditar no outro, de dar o beneficio da dúvida, como estou em crer até a decisão da direcção do SLB, a maioria dos benfiquistas fará. Espero aliás que ao longo dos anos consiga manter essa "imaturidade". "Imaturidade " porventura, que me faz ser militante do BE em Coimbra e a lutar por outra cidade, por outro país, por outra Europa que não esta...Que me faz acreditar que é possivel, e a colaborar para que Jose Eduardo Simões( Presidente da AAC), por ex. fosse julgado por corrupção, ou lutar pela demolição de empreendimentos construidos de forma ilegal na cidade, como o Eurostadium , do Grupo Amorim, da SAD Portista, ou o empreendimento "Jardins do mondego".... Além de socio do SLB sou arquitecto e como não é dificil de imaginar ,perseguido pelo poder autarquico da cidade... è desta forma que sou "imaturo " conde, e com orgulho...Saudações deste benfiquista e que logo, todos tenhamos uma grande alegria...4-0 é o meu desejo...
    Paulo Antunes
    Coimbra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou de Coimbra!!! Se calhar ainda nos conhecemos... :D

      Eliminar
    2. Conde de Vimioso2/3/12 11:11

      Caro Amigo e sócio 218219

      Continuo a dizer-te que a interpretação que fizeste das minhas afirmações é erronea pois nunca foi minha intenção apoucar-te pelo teu numero de sócio.

      Quanto à imaturidade sim é verdade que fiz essa analogia com o teu numero e é isto que tem de ficar devidamente esclarecido.

      Já uma vez aqui escrevi que: "Não sou inimigo de ninguém e se tenho inimigos não os conheço". No entanto isso não invalida que não haja pessoas, seja qual for o seu quadrante, actividade ou preferência clubisticas, de que não goste e com algumas até nem queira relações, mas daí até a inimizade ainda vai alguma distância.

      Para terminarmos isto, naquilo a que eu chamo "serrar presunto" e que não prefilo, podermos trocar ideias de uma outra forma deixo-te aqui o meu email.

      Podes ter a certeza que abraçarei com particular prazer todos aqueles que aqui se me opões, como o Gandaia, o Red, o Jotas e outros pois das ultimas coisas que quero é desavenças com Benfiquistas. Isto não invalida que abdique das minhas ideias e opiniões pois no dia em que eu vir o Vieira combater esta máfia de peito, que foi também para isso que foi eleito, eu serei dos primeiros a por-me ao seu lado sem reservas, esquecendo até umas "coisinhas" que nada bonam o seu passado, de como ele dia, de Benfiquista.

      Há uma coisa que não posso deixar de louvar, que é a coragem com que te expuseste, nisso empatamos, porque quem não deve não teme e por isso com um abraço aí vai.

      Para logo o meu palpite exposto aqui noutro tópico e de:

      Benfica.....3.....contumil....00000.

      Se assim o desejares pede ao blogue (Viriato) o meu email do conde.

      E para terminar deixo-te um slogan meu:

      "É TÃO LINDO SER DO BENFICA"

      Eliminar
    3. Conde de Vimioso2/3/12 11:22

      pjsimões

      Estive para falar em ti ao sócio 218218.

      Mandamos os corruptos fora e combinaremos mais um "CUMBIBIO" na final da taça da Liga e aí nessa terra de estudantes e faria todo o gosto que o 218219 convivesse connosco.

      VAMOS A LES....aos de contumil.

      Abraço

      Abraço

      Eliminar
  25. Caro Conde e PJsimões: fico a aguardar por esse encontro... Abraço e força Benfica

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking