O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A psicologia de um verdadeiro líder.

. 75 comentários
Um verdadeiro líder é a primeira inspiração dos seus colaboradores. É no seu exemplo e na sua postura que eles procuram a primeira indicação para o que têm que fazer.

No futebol não basta ser um bom técnico a delinear treinos físicos e tácticos, não chega ser capaz de ler o jogo com alguma sabedoria. Antes de entrarem para o campo, eles têm que acreditar que, mesmo sendo os maiores toscos da zona, são capazes de tudo.

Nesse campo, o maior 'psicólogo' do mundo do futebol é Mourinho. Mesmo no saco de gatos que é o Real Madrid, onde os jogadores acham que aquilo é um part-time entre sessões fotográficas e apresentações de artigos de luxo, Mourinho já leva 10 pontos de vantagem sobre um Barcelona que tem dominado tudo onde tem entrado. E como sempre, Mourinho na maior parte das vezes está sozinho nas trincheiras contra jornalistas, equipas adversárias e inimigos internos. Ao contrário da maioria, o setubalense não permite sugestões para a equipa inicial, ingerências nas suas competências e vaidades de quem em nada contribui para o resultado final. Não deixa que lhe digam o que deve ou não dizer.

Daí, Mourinho é quase sempre um homem só, apenas acompanhado pelo seu fiel staff.

Quantos jogadores já falaram mal de Mourinho, mesmo depois de ele ter saído dos seus clubes? Talvez nenhum. O único de que Mourinho não conseguiu fazer nada foi Ballotelli, que tem tanto de bom jogador como de burro. 

Mas os jogadores de Mourinho sabem que SE DEREM O MÁXIMO nos treinos e nos jogos, terão sempre nele um muro de betão em sua defesa. Materazzi, um dos mauzões da Liga Italiana, teve a reacção que se viu quando Mourinho saiu do Inter.

Se olharmos para o FCP de Mourinho, quantos daqueles jogadores triunfaram lá fora? Muito poucos. E os que o fizeram, quase todos foram com...Mourinho. No Chelsea.

O maior forte de Mourinho nem é a táctica. É o fazer acreditar cada jogador que pode ser melhor que o adversário na sua posição. E assumir todas as derrotas do grupo como sua responsabilidade. E atacar sem hesitação quem BELISCA os seus interesses, que são SEMPRE os do grupo.

Jorge Jesus tem qualidades que se destacam de muitos treinadores nacionais. Foi por isso bem escolhido por LFV e com os resultados apresentados logo na primeira época.

Mas que dizer do percurso desde então? JJ tem mostrado não ter evoluído como treinador.

Perante as derrotas, intencionalmente ou não, individualiza quem pode ter falhado e não defende a prestação de cada elemento do seu grupo ou do todo. Não trata todos por igual.
Exemplos são os casos de Cardozo, Emerson e Gaitán. Jogadores que podem fazer péssimos jogos consecutivos, falhar penalties em barda, ser pouco solidários com o esforço colectivo, que acabam sempre por merecer a titularidade e a defesa em público.
Chamou Bruno Alves de bom rapaz, mesmo depois de esse mesmo animal poder ter lesionado gravemente Rodrigo. Depois das campanhas contra Javi, isso é defender o grupo?!

Isso quebra a solidariedade dentro de um grupo. E aquela crença fantástica que se deve ter num líder.
O acreditar que esse líder terá sempre uma opção para cada combate. Cada luta. E que ele estará sempre a dar o corpo às balas por eles.

JJ não deu o salto para o nível seguinte. Continua a lidar com as dificuldades como se estivesse no Felgueiras. Não é o grande motivador do plantel. Não é a primeira linha de defesa do grupo. 

Com Jorge Jesus, o mérito é seu nas vitórias. Nas derrotas, o problema são os jogadores que falharam golos, o azar, o terreno, o frio, a chuva, o meu avô que se não tivesse morrido ainda era vivo, etc.

Para sermos os melhores, temos que nos comparar com os melhores. Não chega sermos os melhores, a contar do segundo lugar. No Benfica, todos têm que se comparar com os melhores e tentar superá-los.

JJ se quer ser o melhor, deve comparar-se com o melhor: Mourinho. Ou Ferguson. Ou até Guardiola.

Penso que JJ tem nesta altura a derradeira oportunidade de demonstrar que tem condições para continuar a ser o treinador do Benfica por muito tempo. Tem um plantel com uma qualidade acima de qualquer um a nível nacional. Mesmo com as debilidades em algumas posições já várias vezes assinaladas.

Os objectivos são claramente:

- SER CAMPEÃO NACIONAL
- VENCER A TAÇA DA LIGA
- ATINGIR OS QUARTOS DE FINAL DA CHAMPIONS

Ao não atingir qualquer um destes, acho que o percurso dele chega ao fim. 

Para quem acha que sem JJ as coisas nunca poderão ser melhores, lembro a todos que o Cemitério dos Prazeres está cheio de insubstituíveis. E o mundo continuou, e as coisas evoluíram.

Nota: Nunca tive qualquer azia ou sebastianismo com Mourinho. Acho que saíu do Benfica quando teve que sair. Vilarinho nunca poderia ceder à chantagem, que foi o que Mourinho fez e já assumido pelo próprio. Quem o teve na mão e o deixou fugir foi a lagartada. Bem-feito.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

75 comentários

  1. Rua Jesus e se renovarem com a Olivedesportos, Rua com Vieira, Rui Costa e carraça. Depois sim, seremos Campeões e começamos mais um ciclo de 10 anos a ganhar.....NADA! Afinal, Abílio Rodrigues ainda é vivo.

    Ainda não ganhámos nada, mas também ainda não perdemos nada( excepto a taça de Portugal). Jesus pôs o Benfica a jogar como eu NUNCA tinha visto, se lhe faltou consistência nalguns períodos e que o mesmo Jesus tenha "inventado" ou errado, concordo. Agora ir dar de bandeja o melhor treinador em Portugal...... mais provavelmente a um rival, seria um erro estratégico, não duvido.



    P.s Hoje o Nilso Burkina Faso, já lá tem duas, até ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os avançados maravilha treinados por JJ ficaram em branco!

      Eliminar
    2. O jesus não tem que marcar golos, tem é de fazer com que a equipa crie oportunidades de golo, o que foi o que aconteceu com a Académica.

      Eliminar
  2. Ricardo, não sei que idade tens. Mas basta recuares ao Benfica do final dos anos 80 para se ver um Benfica forte e com bom futebol. Ou o campeão em 93/94 que salvo erro atingiu as meias finais da Taça das Taças.
    O problema de JJ é que já vimos este filme no ano passado. Chegamos a Fevereiro e tudo vai por aí abaixo.
    Eu para esse peditório já não dou.
    Como já disse, o Cemitério dos Prazeres está cheio de gente insubstituível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A PAIXÃO nasceu num 5-1 ao Setúbal. 3 golos do Vata, 1 do Magnusson e outro do Pacheco em 1989. Sim de facto até 93-94 estivemos em bom plano ( há quase 20 anos). Até agora e em 20 anos só Jesus e esta direcção atingiu o mesmo patamar ou melhor. Quase 20 ANOS DEPOIS! Agora temos de ser exigentes, obviamente, só isso nos fará maiores ainda. Jesus não é eterno, mas no Porto, com o sistema bem oleado é campeão ano atrás de ano, não tenho dúvidas. Isto não é ter medo do Porto vir a ganhar, mas sim medo de perdermos um Treinador que tem muito valor, apesar de , como todos os seres humanos, errar. Caro Shadows, vamos ganhar sexta e terça também. Para a semana o tema será a Olivedesportos. Este ano Fevereiro tem mais um dia, mas é já depois de amanha e o presidente disse há 3 semanas que a decisão seria tomada até ao final deste mês. Estamos á espera.....





      P.s aqui fica o endereço do meu novo blogue, adicionem aí, que eu já vos adicionei.

      Saudações Gloriosas

      http://londoneagle.blogspot.com/

      Eliminar
  3. É só mestres nestes blog.

    Eles sabem de táctica, de negociações, de estratégias, de escolha de jogadores, de venda de jogadores, de psicologia.

    Juntem-se e candidatem-se à direcção. É já daqui a 8 meses. peguem nas vossas mentes brilhantes e perfeitas e candidatem-se. Com certeza a vitória será vossa, tal é a perfeição que pulula neste blog.

    Com vocês o Ferguson tinha sido despachado no fim da 1ª época em Manchester, o Mourinho não acabava a 1ª época e o Guardiola tinha sido despachado ao fim de 4 jornadas.

    São os mesmo que agora adoram o Trapatonni e o Koeman mas que quando treinavam o Benfica eram criticados e assobiados. Recordo que com Koeman o Beto jogava a titular.

    Agora já são muita bons, o Fernando Santos que era criticado pelos adeptos, agora também já é bom.

    Até o Quique já é bom.

    Mesmo que o Benfica vencesse todos os jogos da época vocês cá estariam para colocar defeitos e problemas em alguém.

    Uma coisa é querer vencer sempre e exigir vitórias, porém perceber que no campo o Benfica não entra sozinho. Há uma equipa adversária que também quer vencer o jogo. Ver nisto o caos é parvo.

    Agora o Jesus é fraco psicologicamente.

    Agora lá virá o Vimioso dizer que só digo parvoíces e que bom era o vale e Azevedo.
    Lá virá o Geração dizer que sou um anjinho.

    Força nisso. Não vos peço desculpa por discordar e vocês e por não acreditar que é tirando o melhor treinador actualmente em Portugal do Benfica. E é claro que o Jorge Jesus erra. Porra todos os erros, menos a malta aqui do blog que é dona da perfeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia: o problema não é discordarmos. É vires referir coisas de que não falei. E nem vou perder tempo a assinalá-las.

      "Uma coisa é querer vencer sempre e exigir vitórias, porém perceber que no campo o Benfica não entra sozinho. Há uma equipa adversária que também quer vencer o jogo. Ver nisto o caos é parvo."

      Se estivesses mesmo atento a tudo o que tenho escrito, perceberias a estupidez que são estas tuas afirmações.

      E no que aponto a Jesus, diz-me se digo alguma mentira. Pois é. Não digo. E é isso que custa mais a quem se preocupa mais em defender JJ do que em defender o Benfica.

      Eliminar
    2. "Exemplos são os casos de Cardozo, Emerson e Gaitán. Jogadores que podem fazer péssimos jogos consecutivos, falhar penalties em barda, ser pouco solidários com o esforço colectivo, que acabam sempre por merecer a titularidade e a defesa em público"

      Exaltas Mourinho por defender os jogadores, mas aqui criticas Jesus por os defender em público.

      Coerente.

      Defendeu Bruno Alves? Luisão disse o mesmo que o treinador...

      Rica defesa dos interesses do Benfica que vai neste blog em que antes de um jogo importantíssimo é tudo a cascar no treinador e nos jogadores.

      Faz um favor e fica em casa.

      Eliminar
    3. O Mourinho defende jogadores que fazem UM mau jogo. Ou que são ALVOS de ataques por parte da comunicação social.

      Defender o Emerson?! O Gaitán?! Defender a incompetência? Tem paciência!

      E por o Luisão ter dito a mesma coisa faz disso certo?
      Nem tu nem ninguém me manda ficar em casa. Vou apoiar o Benfica desde miúdo. Não apoio é quem não faz o melhor. Nem aqui, nem no Benfica nem em nada na vida.
      Se tu preferes apoiar a mediocridade, então tu é que estás mal no Benfica. O teu clube é o SCP ou o Belém.

      Eliminar
    4. Ahahahahahah

      O Coentrão anda a jogar bué no real.. mas pronto o Mourinho faz tudo bem....

      Mediocridade?? Mas qual mediocridade?? Mediocridade vi eu durante muitos anos na antiga Luz, com aquelas belas equipa que o Damásio e o Vale e Azevedo montaram. Aí sim, é que se sofria para ir à bola!!! Ver Rojas, Escalonas e Paulões a jogar. Isso sim é que era mediocridade.

      Eliminar
    5. E desde quando é que eu glorifiquei o pulha do Damásio? Onde já me leste a defender tudo o que o Vale e Azevedo fez?
      Se os teus argumentos são esses...

      Lamento se os meus níveis de exigência não são os mesmos que os teus. Para mim, o Benfica tem que ganhar SEMPRE! E se não ganha, temos que analisar porque não ganhou.

      Se te chega ganhar 2 campeonatos em 10 anos...para mim sabe-me a quase nada.

      Eliminar
    6. Para mim o Benfica tem de querer ganhar sempre. Nenhuma equipa vai vencer os jogos todos.

      Analisar as não vitórias? Concordo e já o fiz aqui:

      Contra o Zenit a derrota foi por manifesta infelicidade num lance no final da partida, sendo que fizemos um bom jogo tendo em contas as condições climatéricas e do campo.

      Contra o Guimarães jogámos mal, embora tendo falhado ocasiões para trazer o empate.

      Contra a Académica criámos oportunidades suficientes para vencer o jogo com tranquilidade.

      Perante isto não vejo razão para tanto histerismo.

      Parece que estamos em 3º lugar a 10 pontos do 1º lugar.

      Se há razão para alguma preocupação? Talvez, pois é um facto que não vencemos há 3 jogos, mas analisando os jogos, acho que é uma situação pontual e que claramente acho que poderemos vencer o Porto em casa na 6ª feira.

      Eu não estou contra o facto de existir alguma preocupação e insatisfação com estes 3 jogos, mas não percebo o histerismo existente.

      Apenas isso.

      Quanto ao Damásio e Vale, não me viste a escrever que os defendias. Referiste mediocridade e eu apenas dei exemplos de mediocridade no Benfica. Apenas isso.

      Quanto aos 10 anos, analisar assim friamente é de facto fraco 2 em 10. mas analisar esse período sem ter em conta o que vem de trás é, má vontade, para não dizer mais.

      Eliminar
    7. Eu também acho que VAMOS ganhar na sexta. Mas isso não me impede de estar muito insatisfeito com a prestação da equipa e do JJ numa altura crucial. Altos e baixos todos têm. Mas é nestas alturas que se definem os campeões. É a isso que me refiro em tudo o que digo.

      Os números acabam sempre por mostrar a realidade. LFV teve tempo para reconstruir a finança do clube. E tempo para mostrar resultados desportivos. E esses não me chegam.

      Eliminar
    8. Nestes 3 últimos jogos, apenas com o Guimarães jogámos mal. Com o Zenit foi manifesto azar o 3º goloe jogámos bem, tendo em conta as condições. E com a Académica criámos oportunidades para vencer tranquilamente.

      Vieira assumiu que este actual mandato era o mandato desportivo.

      Cá estaremos em Outubro para validar ou não o mandato.

      Eliminar
  4. GANDAIA,
    Por tua vontade este tasco era fechado desde há muito.
    É preciso haver critica tanto para o bem como para o que de mal se passa, no nosso Clube.

    Se não houver umas alfinetadas de vez em quando, os dirigentes, equipa técnica e jogadores, ficam molengões e adormecidos!!!!!!!!!!
    Todos nós aqui queremos o Benfica Campeão e a ganhar aos outros coxos.
    O Guimarães está a levar 4 do Braguinha que veio cansado da Turquia. Na próxima jornada a Académica vai levar uma abada de um mija na escada qualquer...
    Nós não podemos perder pontos com coxos e pernetas. Se perdemos é porque alguma coisa não está bem e assim sendo....CALADOS NAO PODEMOS FICAR !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Gandaia, o iluminado! Porque falas tu do Quique? Sabes quem o contratou?? Responde lá se conseguires!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou iluminado, vocês é que devem ser, pois sabem tudo sobre todos os assuntos. Pelos vistos até sabes quem contratou o Quique. Foi o Benfica?

      Vocês sabem de tudo, não sei porque não se candidatam.

      Eliminar
    2. SE NÓS SABEMOS TUDO E TU SÓ DIZES PATACOADAS ....Porque mão te calas.

      É que és tão falho de ideias que às vezes até penso que pensas que está ainda no jardim infantil.

      Eliminar
    3. Não preciso falar para escrever.

      Eu não digo patacoadas, mas pelo que leio vocês sabem de tudo.

      Nem sei como o Benfica existe sem vocês por lá...É um mistério...

      Para te perceber tenho que recuar aos tempos do jardim infantil...

      Eliminar
    4. Caríssimos Gandaia e Conde,
      deixemo-nos de tricasinhas que não vão a lado nenhum.
      Vamos guardar todas as nossas energias para sexta-feira, porque vai ser o jogo das nossas vidas.
      Gandaia,
      tenho estado a observar e vejo-te com muito agrado aqui, porque enriqueces o debate.

      Eliminar
  6. Fechado?!??! Não sei porquê. É uma casa que visito diariamente e com muito gosto apesar da divergência de opiniões.

    As alfinetadas podiam guardá-las para mais tarde, ou é assim tão importante cascar no treinador e jogadores esta semana??

    É, o Guimarães levou 4 do Braga, mas convém referir que o Guimarães ficou com 10 aos 31 minutos. Ajuda muito...

    Lembro-me das criticas que se fizeram quando empatámos em casa com o Basileia. Nós vencemos lá 2-0 e o Bayern agora foi lá perder 1-0. É só um exemplo que as equipas fracas também vencem as mais fortes.

    Volto a repetir-me:

    Contra o Zenit a derrota foi por manifesta infelicidade num lance no final da partida, sendo que fizemos um bom jogo tendo em contas as condições climatéricas e do campo.

    Contra o Guimarães jogámos mal, embora tendo falhado ocasiões para trazer o empate.

    Contra a Académica criámos oportunidades suficientes para vencer o jogo com tranquilidade.

    Eu ficaria preocupado se não criássemos ocasiões de golo, agora tendo em conta que criámos 6 ou 7 oportunidades de golo, a derrota deveu-se ao azar e à incompetência na finalização dos nossos jogadores.

    Estarei a dizer algo de errado nisto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo a 100% com tudo o que aqui dizes.
      Menos nas alfinetadas.

      Não sei se tu tens filhos, mas se os tiveres, não me digas que nunca os repreendes-te na hora certa. Ou esperaste que eles atingissem a maioridade!!!

      Eliminar
    2. Quem contratou o Quique?

      Eliminar
    3. Gandaia: vamos lá entender o seguinte. Não me causa problema nenhum em discordarmos. O que não gosto é que mistures coisas que não digo.
      A pluralidade no Benfica é o seu maior valor.
      E neste blog também!

      Eliminar
    4. "O Guimarães está a levar 4 do Braguinha que veio cansado da Turquia. Na próxima jornada a Académica vai levar uma abada de um mija na escada qualquer...
      Nós não podemos perder pontos com coxos e pernetas. Se perdemos é porque alguma coisa não está bem e assim sendo....CALADOS NAO PODEMOS FICAR !!!!!!!!!!" subscrevo por inteiro.
      Perdemos pontos com equipas medianas sem o mestre das tácticas assumir qualquer culpa e agora até diz que o jogo de 6ª. feira não é decisivo. Grande motivação para os jogadores. Ele já vai pondo o rabinho de fora.

      Eliminar
    5. Ninguém responde? Quem contratou o Quique?

      Eliminar
    6. Não tenho filhos, mas sendo um, fui repreendido (para não dizer mais), várias vezes, mas...

      será este o momento certo para tanta crítica ao treinador e jogadores?

      A seguir ao jogo de Guimarães, seria aceitável, mas acho que depois do jogo da Académica não se percebe tanto histerismo, é que não são alfinetes, são lanças bem compridas...

      Eliminar
    7. Só tu é que deves saber...

      Eliminar
    8. Sim, em Coimbra foi o xistrema e a pouca sorte nos remates.
      2 foras de jogos tirados de maneira escandalosa
      3 penaltis do tempo do Apinto Dourado (uma mão, uma carga ao Aimar e um agarrão ao Cardoso)

      Não podemos cruxificar muito o Jesus neste jogo, apesar de também não ter estado bem, nas substituições...

      Eliminar
    9. Mesmo em Coimbra, o JJ deu uma parte de avanço com o Nolito no banco e com o Gaitan em campo. Só nos podemos queixar dos árbitros se fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.

      Eliminar
    10. Não foi LFV? Ou numa das manobras típicas de fuga para frente, ele vai-se descartar para o Rui Costa? Nunca é culpa do Rei-Sol. Epah, que chatice

      Eliminar
    11. Quanto às substituições gostei da 1ª que fez, tirando o Matic e colocando o Nelson.

      A saída de Nico por Nolito também foi bem feita e cedo (54').

      A 3ª discordei, pois preferia que tivesse colocado o Saviola por vez do Aimar, mas o Jesus preferiu apostar na velocidade do Yannick.

      Eliminar
    12. Então a mesma pessoa que foi buscar o Koeman e o Trapatonni que tão bem agora aqui falam e também o Jorge Jesus é a mesma que foi buscar o Quique.

      Não vejo problema nisso.

      Eliminar
    13. Então, caro Gandaia? Quem foi? Eu nada tenho contra os defensores de LFV, estão no seu pleno direito. Mas há coisas que merecem reflexão! E JJ não está isento de erros, apesar de ser o melhor técnico dos últimos 17 anos! Mas eu já vi muito melhor ao SLB! E LFV já cometeu demasiados erros para esquecermos! Sim, Gandaia! Quem foi o responsável pela vinda de Quique? Quem mandava no SLB?

      Eliminar
    14. N fales para mim sobre Koeman! Tu é que contestaste Quique! Se esta conversa fosse no tempo de Quique, tb defendias o espanhol? E quem tomou a decisão de o contratar?

      Eliminar
    15. Mas eu disse que não foi o Vieira?? Tu dizes que foi ele, e eu aceitei, assumindo que foi ele que trouxe os outros todos, afinal de contas é ele o Presidente.

      Uma das grandes diferenças entre o Quique e o Jesus, é que o Jesus foi campeão no 1º ano e o plantel não era tão diferente um do outro em termos de qualidade.

      O Koeman era criticado pelo adeptos, tal como Trapatoni, e já li aqui no blog, não sei se foste tu, a elogiarem estes treinadores e que quando cá estavam eram criticados. Apenas isso.

      Sim foi Vieira que decidiu contratar o Quique, e pelos vistos aprendeu, pois foi buscar o Jesus.

      Gostava que me dissessem que treinador, que o Benfica pudesse realisticamente contratar faria melhor trabalho que o Jorge Jesus.

      Eliminar
  7. A culpa é minha porque não sou um bom benfiquista nem isto nem aquilo...

    Deixem-se de merdas, temos que ganhar na sexta aos porkos e nos proximos jogos com o apoio de todos, SEREMOS CAMPEÕES, DEPOIS, NO FINAL, AI SIM, É TUDO Á MOLHADA PRO QUE DER E VIER!! CABEÇAS VÃO ROLAR!

    ResponderEliminar
  8. ..."Com Jorge Jesus, o mérito é seu nas vitórias. Nas derrotas, o problema são os jogadores que falharam golos, o azar, o terreno, o frio, a chuva, o meu avô que se não tivesse morrido ainda era vivo, etc." ...

    Os treinadores de futebol em Portugal foram desde sempre, são e possívelmente serão sempre, o "elo mais fraco" nas equipas de futebol , porque a mentalidade e cultura dos presidentes dos clubes é completamente diferente da de outros países.
    É completamente impossível termos em Portugal um treinador que possa vir a atingir a longevidade alcançada pelo Sr.Ferguson, apesar das épocas menos conseguidas que o M.U.tem tido ,e é sobejamente conhecido o " mau feito " do escocẽs. É inimaginável que num treino do M.U.um grupo de "supporters"mais atrevidos invada o relvado para pedir explicações ao treinador!
    É inimaginável acontecer em Manchester, que depois assistirmos a um jogo onde a sorte andou de costa voltadas para a nossa equipa, apareça um grupelho de 30 pseudo-benfiquistas a fazer uma espera à nossa equipa.
    É inimaginável que os bloggers do M.U.andem constantemente a criticar jocosamente o seu treinador de "nariz de vinho tinto" (Barca Velha de preferência) pelo facto do homem não ter frequentado a Universidade de Edimburgo tal como os nossos fazem com o treinador do SLBenfica só pelo facto dele mascar pastilhas elásticas e ter uma linguagem sem os aforismos de um Oscar Wilde.

    ..." Para sermos os melhores, temos que nos comparar com os melhores." ...

    Eu diria antes que para sermos melhores, temos que trabalhar todos e demonstrar através dos resultados que nos podemos comparar aos melhores, mas sobretudo percebermos tal como eu lí que num desporto de competição, quem não sabe lidar com derrotas e superá-las, não merece ser campeão !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Eu diria antes que para sermos melhores, temos que trabalhar todos e demonstrar através dos resultados que nos podemos comparar aos melhores, mas sobretudo percebermos tal como eu lí que num desporto de competição, quem não sabe lidar com derrotas e superá-las, não merece ser campeão !"

      Resultados! Aí está!

      Eliminar
    2. Analisar um texto,e pegar só no que convem, até o meu neto que tem 10 anos é capaz de o fazer com uma perna ás costas :-)

      E que tal debruçar-mo-nos sobre este assunto ...

      ... " num desporto de competição, quem não sabe lidar com derrotas e superá-las, não merece ser campeão !"

      Eliminar
    3. Isso é a única coisa que os adoradores de Vieira fazem. Nunca argumentam sobre a essência do texto, bem pelo contrário, agarram-se aos pintelhos e rediscutem sempre o sexo dos anjos.

      Falam por exemplo que jj já vai com 120M€ de investimento na equipa.

      Face a isto não é desonesto fazer comparações, a única coisa que sincopadamente apresentam e sómente em pormenores de que possam tirar alguma vantagem.

      Eliminar
  9. Só um pequeno aparte:

    O Ruben Amorim acabou o jogo a lateral-direito.
    E só agora fez o 1º jogo a titular.
    Será que vai pedir para sair?

    ResponderEliminar
  10. Shadows

    Parabéns pela análise do retrato perfeito que fizeste de JJ.

    Todos, mesmo aqueles que vêm para aqui agarrar-se a "pintelhos" concordam e só não o assumem porque são parecidos com o próprio Jesus que nunca será capaz de assumir uma derrota.

    Vêm com o Quique, Trapatoni, e com outros. Vêm com o Damásio e com o Vale para justificar o que cegamente não querem ver.

    Vêm com a pesada herança de um passivo sete ou oito vezes inferior ao actual e com a equipazeca que o vigarista deixou mas que não só nunca foi humilhada em pleno estádio da Luz como no seu mandato nunca lá perdeu e sabemos como perdeu em Contumil, com a agravante de isso ter acontecido
    no auge do sistema e antes de um apito dourado que o Vieira não soube ou não quiz aproveitar para devolver a verdade ao futebol portugués. Essa equipazeca que tinha acabado de enfardar os submissos com trés secos e que depois de reforços acabou em sexto com a mudança de treinador feita para satisfazer caprichos.

    Podem corre e saltar sobre a saída de Mourinho, pode até mais tarde Mourinho ter dito para não empolar a situação que tinha posto a faca ao peito ao Vilarinho e pôs. O que nenhum disse foi o que aconteceu desde a entrada de Vilarinho até o Mourinho ter ido ao seu gabinete. Eu sei porque esteve lá e Pimenta machado confirmou o que lhe disseram do Mourinho quando fomos jogar a Guimarães, o que Mourinho também soube. Mas se vos consola, alguns comem muito queijo, foi Vilarinho que disse que o maior erro que tinha cometido foi deixar sair o Mourinho. Porque Mourinho não foi despedido, simplesmnete pergunto o que queriam dele e que se não lhe prorrogassem o contrato por mais uma época (com Vale só tinha assinado por uma) ia embora.

    Agora andam a falar de equipazecas (eu sei que muitos que aqui apenas debitam bitaites sabem muito pouco do Benfica ou então de forma desonesta omitem que por exemplo: Vilarinho teve l-6º.,
    1-4º. e 1-3º. Será que na história do Benfica há alguma vergonha como esta?

    Assumam e não desculpem, porque isso eé de Benfiquistas acomodados e de horizontes curtos, que esa decada é a pior da história do clube, agravada por uma só gestão que teve todos o tempo e estabilidade para devolver ao clube a hegmonia do futebol português.

    Digam o que temos ao fim destes doze anos. Um passivo montruoso e uma míngua de títulos.

    Não critico os jogadores. Para mim a critica é devida a quem manda, ao presidente e ao treinador.

    Nada que para mim não fossem antes de chegar ao clube mas os resultados da gestão e trabalho são a maior prova da sua medicridade, própria daqueles que se escondem na derrota e deixam o navio a deriva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem discorda é igual ao Jesus.

      Lá está esse monstro do futebol português: o Passivo!!!!!

      Ai que o passivo é grande. Socorro!!!!!

      Para se investir tem que existir passivo. Investiu-se num estádio que não custou 2 euros. Num centro de estágio. Investiu-se em jogadores. Vai lá ver o passivo das grandes empresas mundiais e depois falamos.

      Brilhante, o Vale e Azevedo é que era!!!!!!!!!!!!!!

      A sério que estás a defender o Vale e Azevedo??

      É que se estás não vale a pena continuar a "conversar" contigo.

      Eliminar
    2. O que mais me irrita em muitos benfiquistas é encontrarem desculpas para tudo. Em vez de encontrarem razões para os erros não tornarem a acontecer!
      Ver gente satisfeita com 3 títulos de campeão desde 1994 é horrível. Ver gente satisfeita com 2 títulos de campeão em 10 anos é inaceitável.
      E contra isso bater-me-ei sempre.

      Eliminar
    3. Gandaia, o Sócrates dizia o mesmo. Para se investir, tem que se endividar o Estado. E agora tens aí o resultado.

      Eliminar
    4. Mas explica lá como é que investes sem te endividares..

      Força...

      Eliminar
    5. Gandaia

      Ou armas-te em parvo ou então és mesmo limitado e já há dias te disse que não vale a pena perder tempo contigo.

      Podes continuar a comentar infantilmente tudo o que eu escrever que eu nem vou ler. Não vale a pena.

      Eliminar
    6. Já cá faltava o a habitual discurso de ofensa a quem discorda do que dizem.

      Já percebi que és dono da razão. O que dizes fazes lei e quem discorda de ti é acusado de seguidor.

      Leres ou não leres é me igual.

      Eliminar
  11. Este "shadows" é um espanto sempre a malhar em cima do jorge jesus, será que o homem não tem mérito nenhum para ti?
    Todos nós sabemos que o mourinho é o que é, mas mourinho sou há um e não é nem vai ser treinador do benfica.

    Tens que perceber que todos os treinadores tem diferentes formas de trabalhar e ver as coisas e acho que um treinador que tem em três anos é o treinador com mais vitorias do benfica nas competições europeias, que conseguiu 100 vitórias nesse mesmo espaço de tempo no campeonato e se não estou em erro tem 1/3 das vitorias do benfica no estádio da luz não tão mauzinho assim e embora tenha os seus defeitos não é mau de todo.

    Já agora eu só me lembro deste teu post e do outro no domingo (aquele que dizias que o koeman fazia melhor na europa) mas depois de tanta chicotada no jorge jesus diz-me que treinador é que punhas no lugar dele?

    O rui vitoria mais o yartey e o david simão e o andre carvalhas??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, eu não sou o presidente do Benfica para colocar ou tirar de lá ninguém. Nem aprecio treinadores que 'são bons' porque a imprensa diz que são. O Luis Campos também era o máximo para muita imprensa.

      Já reconheci o mérito de JJ na sua primeira época na Luz. Que foi muito grande pois quebrou uma certa maneira de estar dos jogadores até então.

      Isso não me impede de saber ver futebol, perceber o que se joga fora das 4 linhas, como se joga, os interesses que movem as pessoas, e de defender a única coisa que me realmente move: o interesse do Benfica.
      Não o do JJ, do LFV, do Rui Costa nem sequer o meu. Apenas e só o do Benfica.
      E o do Benfica é ganhar! E é ter nos seus ASSALARIADOS gente que faz o melhor para que isso aconteça.
      Malho no JJ porque ele pode fazer BEM MELHOR. É isso que quero. Tomara eu que JJ me fizesse engolir cada palavra! Não me importarei mesmo nada!

      Eliminar
  12. Epá, será que num momento sensivel do campeonato, e já agora, da liga dos campeões, não poderiam deixar estes debates pseudo-filosóficos para depois? Não acham que o momento deveria ser de união e comungação de esforços? Têm discordâncias sobre certos factos que se passam no nosso clube? Também eu! Concordo que tudo deve ser saudávelmente debatido, mas existem alturas para tudo, e esta não será certamente a mais indicada. Sabem o que os adeptos do clube que vai jogar na sexta com o Benfica dizem? "Até os comemos carago!" E nós andamos aqui com dissertações filosóficas em vez de nos unirmos. Talvez não reparem, mas essa também é uma diferença que vai havendo entre a união de adeptos de um clube e de outro. Sintomático... VIVA O BENFICA!!!

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis,
      Não confundas união entre adeptos. Os do outro estão unidos pelos crimes do seu presidente. E nisso não quero cá uniões comparáveis!

      Mas sexta, e sempre que o Benfica joga, não regateio o meu apoio. Dou-o ao máximo. Até ao coxo do Emerson! :)

      Eliminar
    2. E o Emerson vai por o boneco verde no bolso, com a ajuda do javi, nolito e garay.

      eheheh

      Eliminar
  13. Shadows,

    O que não dá para confundir, é o pânico, o medo, o terror que se vai sentindo em alguns blogs Benfiquistas. Neste blog então... Quem não estiver a par da liga Portuguesa e passar por aqui de visita, deve pensar que o Benfica está a jogar para não descer de divisão. Concordo contigo quando afirmas a união pelos crimes do presidente do dito cujo clube, mas também te esqueces que existem lá pessoas que pura e simplesmente se borrifam para isso e querem ver o clube deles ganhar. Que deveriam conhecer melhor o clube que amam? Se calhar deveriam, mas cada um é como é, e os seres humanos não são todos iguais. Pensa nisso. Sinceramente, não consigo entender nas vésperas de um jogo, o nivel de "cyberdécibeis" que a certos blogs Benfiquistas conseguem produzir num acto de auto-flagelação!!! Sinceramente, se eu fosse adepto do outro lado da barricada, e se viesse aqui espreitar, ficava contentissimo com o que iria ler. Ei, mas isso sou eu. Como já disse, as pessoas não são todas iguais. Pode ser que o equivoco seja mesmo meu...

    Saudações Benfiquistas

    Luis Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis,

      A diversidade e diferença faz parte do ser humano. Se queres que seja sincero, borrifo-me para o que os adeptos azuis acham. O destino deles está traçado desde à muito. No dia que o PC sair do clube, aquilo acaba.

      Eu acho que tanto LFV como JJ podem fazer muito mais do que têm feito. E certamente não fui o único a ver o que se passou no Dragão quando não fomos campeões lá, na primeira época de JJ. Também não fui o único a ver os erros de JJ que permitiram aos corruptos darem-nos 5-0. De certeza que não fui o único a estar 2 vezes em 15 dias na Luz na época passada e ver os corruptos serem campeões no nosso estádio, e eliminaram-nos quando tínhamos uma vantagem de 2 golos.

      Não me auto-flagelo com nada. É a minha visão das coisas. Quando podemos fazer melhor, não podemos nos contentar com o assim-assim.

      E como já disse antes, nada me daria mais prazer e alegria que JJ me fazer engolir todas as críticas que lhe faço com resultados! Tomara eu, e todos nós. Nesse dia crio aqui um post para me insultarem e eu agradecer cada insulto.

      O meu benfiquismo não se contenta com vitórias morais. O meu benfiquismo exige que se dê o melhor sempre.

      Eliminar
  14. Vamos em primeiro, recebemos os mais directos adversários em casa depois de termos ganho pontos em casa deles, que mais querem??
    Vamos ser CAMPEÕES, e isso é que importa.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria na sexta ficar pelo menos a 8 pontos, porque com a equipa que temos o natural seria neste momento já termos o titulo decidido e atacar a CL podendo gerir o plantel.

      Eliminar
  15. CAROS AMIGOS: Gostaria de sugerir um tema. O tema é este: " Para que serve este Blog?" Como é possivel que faltando menos de uma semana para 2 jogos decisivos que nos podem dar tudo este ano ( menos a T.Protugal)um post como este a atacar o treinador da equipa principal do SLB, e o seu presidente? sinceramente não percebo...Mais uma vez repito: EU SOU BENFICA, logo sou JJ, LFV,Emerson, Cardozo, NOliveira, etc, etc, etc....Mas se calhar sou eu que não percebo nada disto, e do que significa ser adepto de um clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deixa-me sugerir-te outro tema: CRIA UM BLOG!

      Era o que faltava alguém aqui decidir o que seja quem for escreve.

      Se o Shadows quis escrever sobre isso, é sua responsabilidade. PONTO!


      Era o que faltava ser este blog a determinar o clima para o Clássico.

      Nota: EU SOU BENFICA, apesar de o meu numero de sócio ter menos digitos que o teu. Mas não sou Vieira, nem Jesus, nem Nelson Oliveira, nem ninguém. Eles é que são Benfica! Todos somos Benfica... mas só isso.

      Eliminar
    2. Já o disse a outro ilustre leitor deste blog:
      Se procuram unanimismos, seguidistas e cegos, o clube certo não é o Benfica.

      E EU SOU BENFICA. MAIS NADA! Não sigo personalidades nem faço parte de nenhum rebanho.
      Ser adepto de um clube, é mesmo isso. Defender o interesse superior...DO CLUBE. SEMPRE!

      Eliminar
  16. Mas quem és tu para vir por em causa o Blogue mais democrático da gloriosasfera? Ainda não reparaste que o teu numero de sócio tem tantos numeros que revela que aninda andas de fraldas ou então andaste distraído e acordaste agora na defesa do indefensável.

    O teu numero de sócio ainda não te dá direito a voto. Sabes tem muitos algarismos e no Benfica a antiguidade também é um posto, dá direito a muitos mais votos.

    Mas queres ilenciar o quê? Aquilo que até tu reconheces que está mal.

    Ah mas agora não que vamos ter uns jogos importantes e isto mais aquilo.

    As coisas devem ser ditas na oportunidade ou querias que se comentasse, Russia, Guimarães, Académica quando? No fim do campeonato.

    Já sei que tu serás um dos fieis que continuarás a ver se mordes a cenoura com que acenam na ponta do pau e que toda a gente já viu que não vais comer.

    Só os mediocres se revêm na medicoridade e vê se cresces.

    ResponderEliminar
  17. Meu caro Geração: tu respondes não respondendo, ou sugerindo a este adepto do SLB que não pode criticar o conteudo de um post e a sua oportunidade!!!! Quanto a questão relativa ao numero de socio, só demonstra a tua falta de argumentos . Eu já era do benfica antes de o ser(Sócio), e como já o afirmei posso deixar de o ser que nunca deixarei de ser Benfica... Nem vale a pena continuar, tal o desacerto do teu comentário... Já agora , e para que conste, fui eu que sugeri o post, e digitalizei a noticia, relativa ao artigo do fialho no Jornal do benfica, sobre a OLIVEDoSPORcOS! Que pena na altura não me ter sido dada a mesma resposta!

    ResponderEliminar
  18. Conde: tenho 42 anos e sou pai de duas filhas que por acaso já não usam fraldas!!! a sua falta de argumentação origina o insulto vomitado que está presente em todo o seu texto, pelo só vou comentar dizendo que não comento, porque não desço ao seu nivel!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andaste mesmo distraido muitos anos e possivelmente só és sócio em homenagem ao eu querido líder.

      Argumentos? Realmente foi coisa que nunca te vi aqui e ao invés a única coisa que aqui tens revelado é um seguidismo doentio.

      Foi por isso que falei em mediocridade e pelos vistos reviste-te nela.

      Cego é o que não quer ver.

      Eliminar
    2. Esta serve para mim pois sou o sócio 236.324.

      Estas merdas não têm sentido nenhum!!!

      Cada um é sócio quando pode porque cada um sabe da sua vida, mas não ser sócio ou ser sócio há pouco tempo não faz de nós nem mais, nem menos Benfiquista que outros. Acabem com esta merda!!!

      Eliminar
    3. Eheh, há muito tempo que não via alguém vir com o número de sócio numa discussão para vencer a mesma.

      Não sou defensor do sócio nº 218219, nem do pjsimoes que é o sócio nº 236324, mas quando vejo alguém puxar dos galões do número de sócio não consigo conter o meu riso.

      Que sabes tu Conde da vida dos outros? Sabes as dificuldades ou não que as pessoas têm? Sabes se apenas agora tiveram possibilidade de se tornar sócias? Mais importante que ser sócio de um clube é conseguir colocar comida no prato! Ter um sítio para viver!! Dar boa educação aos filhos!!!

      Vires com esse discurso do número de sócio é bastante revelador da tua pessoa.

      Eliminar
    4. Gandaia, eu vou-te dizer uma coisa e acredita que é mesmo verdade... O Conde é uma excelente pessoa e um enorme benfiquista!!! Acredita no que te digo!!! Tens a suas ideias e as suas opiniões como tu e eu!!! Eu chamei a atenção do Conde em relação á questão do ser ou não ser sócio, como chamei a atenção por andarmos aqui em discussões absolutamente estéreis. Temos de saber aceitar a critica e saber respeitar a opinião dos outros, tu e o Conde, eu e qualquer outro. Andamos á demasiado tempo a falar do jogo da Briosa mas os erros são para se apontarem para que possam ser corrigidos, mas no Benfica há erros que se repetem constantemente. Aqui também se critica positivamente quando assim tem de ser. Depois de uma derrota deveremos ter TODOS espirito critico, dissecar o jogo, ver onde erramos e ver onde TODO o staff do Benfica pode melhorar. Isto é falar de futebol!!! Aqui falamos de futebol como falamos com qualquer amigo, damos a nossa opinião como certamente tu dás a tua aqui e junto dos teus amigos, é normal.

      Pessoal, vamos lá encerrar este tópico de Coimbra e virar-nos para o jogo com os corruptos que é o próximo.

      CARREGA BENFICA!!!

      Eliminar
    5. ATENÇÃO!

      Eu não disse que o Conde de Vimioso era má pessoa.

      Apenas disse que vir com o argumento do Nº de sócio era bastante revelador da sua pessoa.

      Quanto ao jogo da Académica já o pus para trás das costas no Domingo.

      Até já disse que o Emerson vai para o boneco verde, mas com a ajuda do Garay, Javi e Nolito.

      Eliminar
  19. E pararem com esta merda não? Hão-de faltar cinco minutos para começar o jogo e andamos nesta merda!!! O Benfica faz hoje anos e andamos nesta merda!!! Penso que tudo foi falado e criticado, e bem porque é na critica e no reconhecimento do que está mal que crescemos, mas tudo tem o seu tempo certo. O jogo foi sábado e hoje já é 3.ª feira, penso que já chega!!!

    Aos amigos que falam aí dos números de sócios e de antiguidades e não sei mais o quê, quero dizer que é uma deselegância total!! Ninguém é mais Benfiquista que eu por ser sócio do Benfica ou por não ser sócio do Benfica ou por ter menos ou mais anos de sócio. O que faz a grandeza do Benfica não são somente os seus sócios, só são 250.000, mas sim a sua massa adepta num todo que são 14 milhões no Mundo!! Resumir o Benfica aos seus sócios é resumir o Benfica a 250.000 apoiantes que é absolutamente errado e ridículo!! Cada um contribui como pode, nem todos têm condições de serem sócios e eu respeito isso!! Cada um sabe da sua vida!!!

    Vamos lá a acabar com estas merdas!!!

    A critica é bem-vinda mas tem timings e em relação ao que se passou no Sábado penso que já chega!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for preciso não entra aqui mais nenhum comentário para este "peditório"...que já era!!!!

      Não me digam que, depois de comprarmos mais 2 pregos em Coimbra para o nosso caixão que ainda por cima, vamos andar aqui a nos degladiarmos.

      ISSO É QUE ERA BOM !!!!!!!!!

      Eliminar
  20. " Para que serve este Blog?"
    _________________________________________

    " bastante revelador da tua pessoa."

    "Eu não disse que o Conde de Vimioso era má pessoa."
    ____________________________________________________________

    Psimões

    Obrigado pela defesa que fizeste da minha pessoa e tu podes fazê-lo porque me conheces e até sabes que eu sou daqueles que vou para o campo assobiar o Cardoso enquanto outros batem palmas.

    Como podeste comprovar eu até ando sempre ao contrário, eles assobiam e eu bato palmas mesmo que seja sózinho.

    Mas Pedro, desculpa que te diga mas para mim isto já nada tem a ver com o jogo de Coimbra, trata-se sim de uma análise às qualidades do nosso treinador e isso é intemporal porque ele foi JJ ontem, será hoje e continuará amanhã porque infelizmente a evolução dele é pouco

    Depois não foi minha intenção tentar diminuir ninguém pelo nº. de sócio mas e vou dize-lo: Este senhor revela tanta imaturidade e desconhecimento e no entanto anda sempre de bandeira desfraldada que sinceramente pensei tratar-se de um jovem dos 17/18 e daí comparar o nº de sócio a imaturidade própria desta idade.´Mas que ousadia é esta: "Para que serve este blogue", sinceramente até acho que fui suave pois isto revela um pretensiosismo dificil de qualificar.

    Mas depois alguém se doeu por tabela e vem dizer que o que escrevi é "revelador da pessoa que sou", dizendo-se d seguiga com o ar mais cândido do mundo diz que não se quer qualificar a pessoa.

    Não gosto de virgens ofendidas, porque a ser assim eu já nem vestes tinha.

    ResponderEliminar
  21. Como parece que não queres perceber vou explicar mais "devagar".

    A mim não me dói nada essa discussão do número de sócio, antes faz-me rir.

    A antiguidade no nº de sócio não faz uma pessoa mais benfiquista que outra, apenas a torna com mais anos de sócia.

    O facto de vires com o argumento do nº sócio é revelador da pessoa que és. Não sei onde consegues ver aqui que te considero uma má pessoa, mas como através de um número de sócio julgas estar a falar com um jovem de 17/18 anos também podes imaginar que te considerei uma má pessoa pelo que disse.

    Há pessoas com muita imaginação, e parece que tens de facto muita imaginação.

    O teu argumento com o nº de sócio revela que ao fim de uma discussão prolongada vens com o argumento dos fracos que não têm mais onde se agarrar e vêm com a velha questão do nº de sócio: Podem não ter razão, mas soltam a antiguidade do posto e outro tem de se calar.

    Se vês nisto eu considerar-te um má pessoa, que posso eu fazer?

    Olha passa bem e que vençamos na 6ª feira.

    ResponderEliminar
  22. Já te disse que contigo não perco mais tempo e eu sou dos que cumpre.

    Não te respondi a ti mas sim ao Pedro. Quanto ao que possas dizer ou pensar de mim, é para mim irrelevante.

    Aconselho-te só, uma inscrição nas "Novas Oportunidades", para ver se consegues interpretar um parágrafro inteiro porque para ti já é complicado ir além de uma frase.

    ResponderEliminar
  23. Eu abri este post, e encerro agora os comentários.

    O que escrevi aborda não um jogo, mas a performance de JJ. Gostaria eu que todos os posts sobre assuntos sensíveis ao clube pudessem despertar tanto debate, mas sempre com respeito e sem resvalarem para o insulto pessoal.

    O que ninguém deve duvidar(eu pelo menos não duvido) é que TODOS queremos que o Benfica vença!
    Por isso, e como quase todos vamos lá estar na sexta, a pergunta que coloco agora é: com esta conversa toda, quem afinal paga as imperiais!?!?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking