O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Não confundam 'Apoiar a equipa' com 'Branquear erros'

. 6 comentários
A derrota em Guimarães foi um percalço no caminho da 'Estrada 33'.

Não há equipas invencíveis, nem o Barcelona que tem dominado o futebol europeu nos últimos anos o foi ou é.
Como tantos outros já mencionaram, é um bom sinal tanta insatisfação perante a primeira derrota no campeonato português. Mostra que algo que foi conseguido nos últimos anos foi a devolução da exigência de resultados ao povo benfiquista.

Não vejo da parte de ninguém qualquer vontade de poupar esforços no apoio ao Benfica no que resta da época. Pelo contrário, vejo muita crença nas capacidades e qualidades da equipa de futebol. 

Por isso, vejo com estranheza algumas intervenções na blogoesfera benfiquista defendendo os erros cometidos por JJ, erros esses em que reincide.

Uma das maiores virtudes de um líder é aprender rapidamente com os erros, conhecer os seus colaboradores e saber potenciar as suas capacidades, usando-as no interesse do conjunto e dando oportunidade de valorização individual.

JJ na esmagadora maioria das vezes mostrou ter essa capacidade. Mas por vezes, como o foi em Guimarães, não o faz. E sempre que não o fez, isso teve um custo elevado para o Benfica.

Na época 2009/2010 isso aconteceu em Liverpool. Perdemos aí uma oportunidade de ouro de vencer a Liga Europa.

Na época passada, sofremos a humilhação dos 5-0 no Dragay devido a mais um erro desses. 
Fomos no espaço de 15 dias enxovalhados em casa pela corrupção por JJ insistir num esquema que não resultava. 
Perdemos na meia final da Liga Europa por JJ não ter sido capaz de montar a equipa de forma adequada. E se ele conhecia bem a equipa adversária! Ninguém melhor que ele conhecia aqueles jogadores, muitos por si indicados!

Na época que agora decorre, inventou na Taça de Portugal e fomos eliminados.
E inventou no Zenit e em Guimarães, com mais 2 derrotas averbadas.

Para quem só tem idade para se lembrar do Benfica dos últimos 10 anos, achará que a prestação dos últimos 3 anos é fantástica. Para quem já vê Benfica e bola há mais uns aninhos, já não é assim. É apenas um regresso à normalidade que é lutar SEMPRE pela vitória.
Era eu um rapazinho quando vi o Benfica na final da UEFA em 1983. Era eu um teenager a caminho da maioridade quando vi o Benfica em 2 finais da Taça dos Campeões em 3 anos. Vi jogar Valdo, Mozer, Rui Costa, Jonas Thern, Elzo, Vítor Paneira, Magnusson, Shéu, Chalana, Rui Águas, Humberto Coelho, Diamantino, Stromberg, Nené entre outros.

Vi o Benfica entrar de igual para igual com o Milan de Van Basten, Gullit e Rijkaard.
Vi o Benfica jogar de igual para igual o PSV que tinha quase na totalidade a equipa base da selecção holandesa que se sagraria campeã europeia um mês e tal mais tarde.
Vi o Benfica jogar de igual para igual com o poderoso Anderlecht de Munaron, Morten Olsen, Vercauteren e Vandenbergh.

Vi um futebol em que os treinadores falavam de bola e não nos aborreciam com palavras como 'transições', 'pressão alta', 'zonas defensivas' e outros vocábulos chatos. 

Disse a certa altura o treinador da Laranja Mecânica de 1988, Rinus Michels, considerado o melhor treinador da história do futebol:
"It is an art in itself to compose a starting team, finding the balance between creative players and those with destructive powers, and between defence, construction and attack – never forgetting the quality of the opposition and the specific pressures of each match."

É isto que espero de JJ. Que em cada jogo olhe para ele como algo específico e não como mais um oportunidade para impor a sua vontade.

Continuarei SEMPRE a apoiar o SPORT LISBOA E BENFICA!

Não me peçam é para assobiar para o lado quando se dão tiros nos pés.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. meu caro Shadows: o problema não é apontar erros, que todos cometem. O problema são as conclusões erradas e o extrapolar que não tem em conta a realidade.... Só! JJ é um excelente treinador, e espero que fique no SLB muitos anos que permita ao SLB voltar ao Grande SLB europeu, que substitua o Barcelona, e Rmadrid como a grande equipa da europa! volto a aconselhar vejam o programa na BTv sobre a conquista da 2ª taça campeões europeus... Volto a referir , acho normal que se pergunte se não teria sido melhor a utilização do Witsel/Matic desde o início. É uma duvida legitima... o resto é que não! Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro consócio:

      Não coloco em causa todo o trabalho do JJ. Nada disso. Mas coloco sim a sua capacidade de nos momentos mais complicados ser capaz de colocar os interesses da equipa à frente da sua filosofia. Ganhar e perder é normal. Nunca vi nenhum adepto racional e isento reclamar quando a sua equipa fez o melhor que podia para vencer.
      No meu ponto de vista, JJ insiste nos mesmo erros de forma regular.
      Posso ainda acrescentar mais exemplos. O Rodrigo podia ter 'explodido' mais cedo caso JJ tivesse deixado de insistir num jogador que não está em forma física e psicológica como é o Saviola.
      Outro exemplo que prejudica a equipa é o Gaitán, que não é um 'team player'.
      Essa persistência no erro tem tido custos elevados. É isso que reclamo no JJ.

      Eliminar
  2. Isso é tua visão das coisas. A dos outros podem ser diferentes e não quer dizer que estejam a branquear erros.

    Jesus já errou muitas vezes. Em Liverpool e no Dragão foram 2 dos seus piores dias. No entanto não estou a ver onde é que Jesus inventou na Rússia. Mesmo em Guimarães para quem tenha estado mais atento jogamos com muitos jogadores ofensivos mas estes estiveram mais recuados do que o normal para poderem sair em transições rápidas devido à qualidade que têm. Já comentei isto em outros blogues e volto a fazê-lo. O Benfica não tinha capacidade física para pressionar e decidiu dar a bola ao adversário para depois usar o contra-ataque. E os jogadores para fazer isso acho que foram os ideais. Se eu tivesse visto na primeira parte o Guimarães a criar oportunidades de golo por falta de homens atrás eu diria que tinha sido um erro mas isso não aconteceu. O golo surgiu de um livre em que os jogadores que falharam foram os mais defensivos.

    Isto foi a minha visão do jogo de segunda. Se calhar sou um branqueador de erros. Do género daqueles da CS com os árbitros. Um penalti por marcar, falta de dá o golo ao Guimarães inexistente e amarelos cirurgicos para uns e outros por mostrar aos outros. Na CS no passa nada. No Benfica a normalidade já é tanta e mesmo assim comparado com outros dias foi tão bom que ninguém ligou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter uma opinião diferente não é branquear erros. Como já o afirmei várias vezes, a diversidade de opiniões enriquece a discussão.

      Quem afirma que o papel do adepto e sócio é só bater palmas e que só o treinador é que percebe de bola é que é o branqueador. Quem quer fazer de JJ um guru inquestionável da táctica é que branquea. Quem se recusa a admitir os erros de JJ justificando tudo com os árbitros é que branquea.
      E nisso eu não alinho.

      Eliminar
  3. Não respondeste onde é que o JJ errou na Russia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Russia errou ao colocar em campo um jogador que raramente defende e pouco luta que é o Gaitán. Num campo que já se saberia pesado e numas condições completamente anormais, ele nunca poderia ser titular. Juntando isso ao erro que já é ter o Emerson como titular e ter dispensado David Simão e Amorim sem ter altenativas...queres mais?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking