O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 26 de novembro de 2011

O derby da caixa

. 7 comentários
Portugal, 26 de Novembro de 2011

Vai começar dentro de minutos o jogo Benfica - SCP, que após alguns anos de interregno, ficou marcado pela polémica criada em conjunto por certos sectores da comunicação social e por ex e dirigentes do SCP, relativamente à implementação de uma caixa de segurança para adeptos dos dois lados.

Um jornal avançou há cerca de 15 dias com a ideia que o Benfica ia montar uma “jaula” para os adeptos do SCP, e a partir daí sucederam-se as atitudes tacanhas da envolvente sportinguista. A comunicação social, que nos últimos anos parece caminhar para uma tez esverdeada em Lisboa, não se limitou a escutar as opiniões dos actuais dirigentes do SCP, como foi escutar as opiniões de ex dirigentes, como Miguel Salema (BOLA) e Dias da Cunha (CM).

Estrategicamente, esta comunicação social deixou a PSP para o fim e aí percebeu-se que, uma vez mais, a “montanha” sportinguista tinha parido um rato: a caixa está prevista na lei e a PSP aprova-a. Qual o drama então?
Ficaremos sem saber que outras razões teve o SCP para faltar ao almoço de Direcções, mas aposto que quando visitarmos Alvalade, lá teremos a caixa de segurança do SCP para os adeptos do Benfica. Adiante.

Sobre o jogo, muita análise foi feita, muita conjectura se plasmou em comentários e opiniões, escritas e faladas. Creio haver espaço para mais uma.

Da parte do Benfica, penso, ao contrário do que muitos disseram, que o jogo a meio da semana com o Manchester, teve mais pontos positivos do que negativos. Porque manteve a equipa em competição a alto nível, beneficiando de acréscimo de ritmo competitivo, e porque o bom resultado – histórico – de lá trazido, funciona como injecção de moral e motivação para os jogadores que jogaram, e os que não alinharam mas sentem que fazem parte de um grupo forte, em que não é fácil entrar. Pena a lesão de Luisão, mas Jardel ou Miguel Vítor darão conta do recado. Já o SCP não pode dizer o mesmo, e o facto de ter tido uma semana para preparar este jogo do ponto de vista físico não creio que lhe traga muitas vantagens, porque o Benfica teve 4 dias para descansar o que é superior ao mínimo que se considera adequado para a recuperação muscular (72 horas).

Sobre o SCP, penso que o facto de ter bastantes jogadores jovens, em idade e no clube, poderá ser negativo quanto à capacidade para reagirem a um ambiente adverso e em clima de grande rivalidade. Neste aspecto o Benfica tem vantagem, porque tem menos jogadores nessas condições. E os que temos já passaram pelo campo do FCP, pelo que já adquiriam alguma experiência.

Relativamente às consequências do jogo, parece-me que o SCP tem mais a perder do que o Benfica, pelo que deverá entrar mais pressionado. Embora durante toda esta semana, a comunicação social tenha dado uma ideia diferente, como que se o jogo fosse decisivo apenas para o Benfica ...
É evidente que ninguém quer perder e que uma vitória será sempre positiva para a equipa que a alcançar, e para os seus jogadores. Mas numa perspectiva puramente matemática, o Benfica se ganhar deixa o SCP a 4 pontos e com um calendário final nesta 1ª volta, de dificuldade superior ao nosso. Se acontecer o contrário, ficamos a 2 pontos do SCP e eventualmente 3 do FCP. Que também tem um calendário um pouco mais difícil que o nosso. Digamos que um eventual mau resultado terá consequências mais negativas para o SCP do que para o Benfica.

Quanto ao jogo em si, que neste momento que concluo este texto já decorre, ainda com 0-0, para mim há ainda o interesse de saber como reage o SCP ao defrontar o adversário mais difícil da época, fora de casa (a Lázio jogou em casa do SCP), assim como tenho interesse em saber se o nosso Benfica, neste 2º jogo mais difícil da época em nossa casa, conseguirá fazer melhor do que com o Manchester e Basileia. O árbitro é português, adepto do FCP (apesar de lisboeta), e isso também acrescenta algumas nuances ao jogo. Que ganhe o Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Desculpem colar isto pouco tempo depois do tema "comentem o jogo SLB-SCP", mas dado que o jogo está a decorrer pareceu-me que esta opinião ainda poderia ter algum interesse. Se não concordarem, ou se acharem que não fica bem, podem tirá-la e colá-la mais tarde.

    Que ganhe o Benfica então :)

    ResponderEliminar
  2. Os lagartos cheios de "tesão do mijo" e o Glorioso a tentar controlá-la!
    Garay não está a ser o chefe da defesa como deveria pela ausência do Luisão. Nervoso!
    Esperemos que a sorte do jogo nos acompanhe!

    ResponderEliminar
  3. Ganhámos!

    Grande joga de Witsel. Artur outra vez decisivo.

    O GFP do Capela ia-nos lixando, a expulsão é anedótica, mas Cardoso precisa de um cérebro!

    ResponderEliminar
  4. Red Sniper26/11/11 23:02

    Grande jogo de Javi, grande jogo do Witsel, bom jogo de Emerson, e boa surpresa do Jardel!
    Na Sic Noticias já pediram reforço de Kompensan e Rennie para o Jorge Batista e para o Ribeiro Cristovão ,o ex-jogador Sérgio Conceição também a puxar a brasa à sardinha do Domingos Choramingas como se o Zbording tivesse feito uma exibição do outro mundo...
    Contra 10,aos 67 mnts da 2ªparte, e com chuveirinho para a nossa área...
    Mas ca " ganda esquema tático " !
    E já lá vão 6 jogos na Luz em que não conseguem ganhar...

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada26/11/11 23:02

    Estádio está a arder! Vândalos!

    ResponderEliminar
  6. Red Sniper26/11/11 23:08

    ... " mas Cardoso precisa de um cérebro!" ...

    Quem precisa de ser menos prepotente é o João Capela !

    ResponderEliminar
  7. Eagle01, só uma correcção. O Capela não é portista, é adepto do Sporting... creio que a esposa é que é uma fervorosa adepta do Porto com ligações à casa do FCP em Lisboa.

    Quanto ao jogo, demasiado sofrimento frente a uma equipa tão limitada e com um futebol bruto e faltoso. Cardoso não devia ter jogado. Foi 1 a menos!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking