O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As contas? Um prodígio!

. 16 comentários
Portugal, 14 de Novembro de 2011

“A Benfica SAD apresentou as contas consolidadas da época 2010/2011. Com todo o respeito e sem qualquer laivo de subserviência, são um prodígio”. Pragal Colaço, jornal O BENFICA de 4 de Novembro.

As contas do Benfica, como as contas do País, como as contas do que nos é querido, interessam-nos de sobremaneira. No Benfica acresce um interesse redobrado porque a criação do Grupo Empresarial Benfica abriu profundas “brechas” na democracia do clube, com a rejeição (por via de providência cautelar somada às eleições do trunfo Jardel e abraço do Eusébio), da votação do modelo de SAD aprovado na maior Assembleia-geral de que há registo num clube de futebol, em Fevereiro de 2000. E porque o novo Grupo Empresarial foi promovido como a solução mais correcta e adequada à exploração da marca Benfica.

Como alguns devem estar lembrados, nessa Assembleia-geral de, creio, 21 de Fevereiro de 2001, os protagonistas não foram a Direcção do Clube, mas sim os representantes do BES, Banco Espírito Santo. Começava aí a dependência do Clube aos interesses exteriores, e começava aí uma antipatia natural que tenho com o BES e que hoje ainda dura, pois nunca investi um cêntimo nas suas campanhas disto e daquilo.

Mais difícil será lembrarem-se que a equipa de futebol, já sob comando de Toni, fez uma série de 6 vitórias consecutivas, situando-se nessa data em 2º lugar a 2 pontos do Boavista. Aprovado o Grupo Empresarial num sábado, o Benfica empatou 0-0 com o Boavista no domingo e daí até ao fim, foi sempre a cair. Nas jornadas em falta passamos de um 2º lugar a 2 pontos do 1º para 6º lugar a mais de 20 pontos do 1º lugar. As coincidências do nosso futebol...

Ora a problemática das contas do Benfica é por todas estas razões, demasiado importante para lermos o que pessoas “não subservientes” têm para nos dizer. Até porque também sabemos ler e analisar alguns aspectos das Contas do Clube.

Pegando nos quadros que o Dr.º Colaço entendeu dar destaque, verifica-se o seguinte nos últimos 3 exercícios: os resultados líquidos, os que de facto interessam, foram de –34,856 milhões, -18,998 milhões e –7,663 milhões! Ou seja, as virtudes deste Grupo Empresarial estão aqui bem expressas: ao fim de 10 anos, obtivemos um conjunto de 3 resultados negativos que no total somam mais 61 milhões de euros! Imagine-se que era a gestão do Dr.º Vale e Azevedo a registar estes prejuízos assustadores e seguramente que, sem qualquer laivo de subserviência, o Dr.º Pragal Colaço tiraria outras conclusões. Não no jornal O BENFICA, mas talvez no jornal O JOGO.

Haverá alguma probabilidade do próximo exercício ser positivo? Não tenho muitos conhecimentos de contabilidade, mas afigura-se-me que não. E porquê? Porque as receitas operacionais estão estabilizadas e só podem crescer com uma “super época” do Benfica na Champions, os critérios de natureza contabilística se mantém e os custos financeiros que foram de 11 milhões no exercício anterior (antes da inclusão da Benfica Estádio), também. Note-se que apenas estou a analisar a questão da SAD (só futebol) e não a do Consolidado da SAD (que inclui entre outras, a Benfica Estádio). O que quer dizer que no próximo exercício, se o futebol não chegar às meias-finais da Champions, mais milhão menos milhão, o Benfica SAD vai voltar a ter resultados líquidos negativos.

O único prodígio que vejo nisto tudo, é a mediocridade prodigiosa que reina no nosso clube, e a facilidade como se criam cenários de engano para sócios e adeptos, com o clube a afundar-se a todos os níveis: mais endividamento bancário, menos títulos desportivos.

A esta irracional e errática fuga para a frente, quer da Direcção quer dos analistas seus apoiantes, os Bancos fecharam a “torneira”. E finalmente o Sr.º Vieira, forçado pelas circunstâncias, já fala (pudera) em ter mais jogadores portugueses na equipa principal. 10 anos depois, com apenas 2 títulos de campeões nacionais de futebol e uma divida bancária, que só na SAD atinge os 157 milhões de euros, estamos prestes a regressar ao ponto de origem. Só que com menos património, e mais instituições e firmas (Bancos e Olivedesportos) a lucrarem com o dinheiro que os sócios e adeptos metem no clube.

Valha-nos que já esgotaram a cassete “Vale e Azevedo”. Agora a cassete é a “crise mundial”.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Registo um primeiro comentário a pedir desculpas se por acaso não comentar as vossas opiniões, tal como lamentavelmente aconteceu no meu post anterior. Razões profissionais nem sempre me permitem aceder ao blogue como eu gostaria.

    Aproveito para registar também, que face ao empate de Portugal nos sub 21 em casa do pior classificado do grupo (até hoje sem pontos), e como o Nélson Oliveira jogou 57 mn e não marcou qualquer golo, espero que os adeptos do Benfica parem de pedir para o JJ meter o Nélson em vez do Cardozo.

    Sou critico desta Direcção, sou critico do caminho empresarial que foi seguido, mas sou apoiante acérrimo da equipa de futebol. Para que "conste" :)

    ResponderEliminar
  2. FINALMENTE ALGUEM DIGA A VERDADE E VEJA AS COISAS COMO SAO FDS TOU FARTO DESTE LFV E DESTA GESTAO DANOSA QUE APENAS SERVE INTERESSES PESSOAIS, SOCIO 51190 EM 12 ANOS 2 CAMPEONATOS VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  3. Águia Preocupada14/11/11 22:12

    E enquanto Vieira foi endividando e hipotecando o clube à banca e a amigos pouco recomendáveis, foi tirando dividendos e benefícios e ganhando notoriedade. De homem rico a homem muito rico existe apenas um espaço de 10 - DEZ ANOS!
    E tudo isto nas barbas dos benfiquistas, que quais carneirinhos domesticados a tudo assistiram embriagados e embevecidamente esperançados.
    Quero ver o que esses que durante dez anos nunca acharam nada de negativo nas acções do Sr. Vieira, vão agora argumentar em sua e dele, Vieira, defesa!
    E quero ver o que vão eles fazer para nos ressarcir dos prejuízos e humilhações que nos fizeram sofrer!
    Sou o mais anti Vieira possível, mas para castigo dele e de quem o tem apoiado, deveria ser obrigado a manter-se no clube, até pagar as dividas que, sem tino, sem respeito e tendo sempre em mente os interesses e lucros pessoais, contraiu!
    Há muito que alerto para este despesismo desmesurado!
    Agora, sofremos todos!

    ResponderEliminar
  4. Ai que saudades do Nelo e do Tavares. Isso sim e que eram grandes jogadores. Ai que saudades do grande Thomas e do ... Cara... ate doi lembrar-me deles porra... do que foi o Benfica pre-LFV.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, o que se refere aqui é verdade! N extrapolem para o plantel! Tem sido evidente a melhoria. Mas resultados? Dois campeonatos! Apenas... Dá que pensar, não? E quantos milhões gastou LFV nestes anos? E pq(porque) só agora se fala em crise? Ah... o que aconteceu ao Alverca, alguém sabe?

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada14/11/11 23:29

    Caro Rfa...

    Deverá também, por uma questão de coerência, ter muitas saudades do Filipes Meneses, do Shafer, do Eder Luis, do Patrick, do César Peixoto, e das dezenas de bons rapazes que vieram das américas, e que só vestiram a camisola do Glorioso no momento da apresentação! Mas que graças a essas imensas glórias, ganhamos títulos atrás de títulos e o clube não ficou mais pobre, mas enriqueceu o seu palmarés desportivo e mobiliário!
    E o resultado destas compras compulsivas está bem à vista. É só ouvir Vieira, porque desta vez, ele fala verdade! Só que não explica como e porque chegou a este estado.
    Sabe caro Rfa, neste momento, na folha salarial do Benfica constam 71 jogadores!
    E desde que Vieira tomou conta do Benfica, já comprou 113 jogadores... 10 equipas, o que equivale a dizer: UMA EQUIPA POR ANO! Acha Rfa, que perante isto, há finanças que resistam?
    Acha Rfa que não é Vieira o culpado?

    ResponderEliminar
  7. Há uma Águia Preocupada que mente...
    Mente de corpo e alma, completa/mente.
    E mente de modo tão pungente
    Que a gente acha que ele mente, sincera/mente.
    Mas mente, sobretudo, impune/mente...
    Indecente/mente.
    E mente tão habitual/mente, tão hábil/mente,
    Que acha que, história afora, enquanto mente,
    Nos vai enganar eterna/mente.

    P.S. Adptação do poema da mente ...

    ResponderEliminar
  8. Conde Vimioso15/11/11 00:08

    O que me espanta é que perante a obscenidade destes numeros os seguidores se refugiem em devaneios dos tavares, nelos do Damasio e nos Thomas do vale e, nem sei como caracterizar,esqueçam as dezenas de Betos dos mandatos de Vieira.

    Sejam sérios e discutam as coisas sérias sériamente e não esuqeça que esta SAD se não fosse a incorporaçao da Marca benfica e da Benfica Estádio já teria falido e desaparecido.

    Naquela SAD, aprovada na maior Assembleia do Clube de que há memória, rezavam os estatutos, anteriormente discutidos democraticamente com as Casas do Benfica, que o Estádio e a Marca Benfica seriam PARA SEMPRE propriedade do Clube.

    Afinal quem é que quer ser dono de quê?

    E não me esqueço que quem andou pelo país a propagandear as virtudes desta SAD foi um alto quadro que eu interpelei numa das sessões a que fui e fiquei sem resposta. O homem disse-me que não me sabia responder.

    Quanto ganhou e ganha o BES pelo deposito das acçoes dos Benfiquistas?

    Quanto lucra com os juros do crédito?

    De onde veio Domingos Soares de Oliveira? Que interesses defende?

    Eu sei que é impossivel destruir o Benfica mas anotem no que aconteceu ao Alverca.

    Gosto muito de ganhar, a esséncia do Benfica, temos ganho pouco para tanto desperdicio, mas não esqueçam o que o Veira fez ao Alverca, que ele criou.

    Agora já vejo alguns Benfquistas, que ainda ha pouco ostracizavam o oliveirinha, virem dizer envergonhadamente que se tiver que ser, que seja. Por mim nunca.

    Aos que dizem que não seria lucrativo a BTV transmitir os jogos do Benfica e que vêm aqui com os numeros das assistencias no Estádio, eu digo que o Benfica não é ó Lisboa e que quem enche os Rdtádio, é o Norte, o Centro e o Sul.

    Quando hoje ouvi o presidente da PT ufanar-se de ter atingido um milhão e nos próximos ter 1,5M, interroguei-me quantos Benfiquistas haverá neste milhão, muitos, certamente mais de 2/3.

    Não tenho duvida que centenas de milhar de Benfiquista dessa provincia exigiriam assinar e pagar, digo 10€ por mês, a BTV para ver os jogos do Glorioso em sua casa.

    Façam lá as contas e ponha as centenas de milhar que quiserem e vejam se o lucro não seria no minimo o dobro do que iriamos receber e não esqueçam dos milhões que renderia a publicidade normal da tv e estática.

    Mas ainda têm duvidas? Olhemos as coisas com olhos de ver.

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada,

    Mas porventura o presidente do Benfica precisa do clube para alguma coisa?!
    Que ódio tão irracional o seu, homem.

    ResponderEliminar
  10. Dylan, ahahahahahahahahhah!!!!!!!!!
    porra essa é a piada do século!!!
    loooool.se precisa do Benfica?????ahahahahahaha!!
    não consigo parar de rir!!!!
    loooooOOOOOOOOOOOLLLL

    caro Dylan, ser presidente do SLB é mais importante que ser presidente da republica!!

    ResponderEliminar
  11. MCM,

    Claro que LF Vieira precisa do Benfica. Deve ser por causa do ordenado...

    ResponderEliminar
  12. Caro Dylan
    ...A sua tirada fez-me rir!
    Oxalá LFV decidisse, finalmente, deixar o Benfica...mas não, os benfiquistas é que terão mais cedo ou mais tarde de o escorraçar. Ele que regresse aos pneus e aos tijolos que eu lhe ficarei eternamente grato.

    Mas não vai ser fácil...ele sabe bem que o "prestígio" que possa ter se deve ao Alverca...

    ResponderEliminar
  13. o que não ganha em ordenado, ganha 10 vezes mais em portas abertas para os negócios particulares!!!
    é mais que evidente.. caro Dylan.

    ResponderEliminar
  14. Cá estão as carpideiras do costume.
    Também e por ser verdade tem de ser dito:
    SÃO SEMPRE AS MESMAS.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  15. Dylan,

    Isto de discutir futebol tem muito que se lhe diga. Se tiver menos de 15 anos, a malta ainda percebe. Mas por favor, procure um tasco à sua medida. Aqui discute-se o Benfica, não o benfiquinha.

    Temos que relacionar as coisas. E neste caso, LFV utiliza o Benfica para ajudá-lo nos seus negócios pessoais.

    Não duvido do seu benfiquismo, mas caramba, não vamos ser todos carneiros atrás do que um Presidente mentiroso diz...

    http://simaoescuta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Fernando Manso:

    Podes rir-te à vontade. Aliás, quem entra aqui e não é adepto deste Clube também se ri de alguns comentários dos intitulados "notáveis blogosféricos benfiquistas"!

    Mcm,

    Mostra algo dos negócios particulares. Já sei, vais falar na construcção de um estádio em Madrid, bla, bla, bla...

    POC,

    Por falar em tasco, creio já ter deixado um comentário lá no seu...
    Também não duvido do seu benfiquismo mas aqui deixa-se a opinião livre, não se fala de gado ovino.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking