O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

"Benficando" em 1994

. 16 comentários
Ontem, a Benfica TV transmitiu um programa especial sobre o jogo Leverkusen x Benfica de 1994 para a Taça das Taças. Antes de mais, dizer que isto sim, é serviço público aos benfiquistas! Para os mais velhos que nos lembramos desse jogo, para os novos serve para verem como era o Benfica europeu. Schwarz, Abel Xavier, Vítor Paneira (entrevistado no pós jogo por Miguel Pratas), Abel Silva e Paulo Madeira relembraram esses fabulosos 90 minutos. Foi bom rever aquelas imagens e para além da enorme qualidade de dos intérpretes (João Pinto, Kulkov, Yuran, Paneira, Rui Costa, Isaias e Schwarz), aquele Benfica era solidário! Era feito da raça que tornou o nosso clube famoso. Eram um grupo de jogadores que sabia do seu valor e não vergava. Apesar de ter sido fustigado por problemas laterais (as deserções de Paulo Sousa e Pacheco, entre outras questões), foi uma equipa notável, comandada com mestria por Toni, que soube gerir as emoções e a raça daquela gente. Mais que treinador, foi um pai. Anos depois, quando Vilarinho fez regressar Toni, de certeza que a ideia era a mesma, mas o futebol, o Benfica e a tipologia dos jogadores eram outros... E era de um Benfica assim que falei há uns tópicos atrás. Com esta gana, esta solidariedade... Com esta qualidade e sobretudo com este querer constante que, "against all odds", nos deu o título de campeão nesse ano!

Off topic: Diz o Record que Eduardo quer sair. Verdade ou mentira, não sei, mas sei que não me espanta essa posição do guardião. Aliás, nem sei porque o Benfica o contratou... Não se percebeu mesmo!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. O Eduardo foi contratado,1º para dar competição ao lugar de guarda redes,2º porque era português e assim cobria-se as exigências da UEFA.Penso que foi muito bem pensado pelos dirigentes.Mas pelos vistos o Eduardo não tem as capacidades necessárias para fazer sequer sombra ao Artur e ele sabe disso.Ora se ele quer ir embora penso que contra o Portimonense deve jogar o Mika.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Benfiquista, quero sublinhar este seu brilhante post. Aliás, na última semana fiz uma rubrica lá no meu estaminé chamada "Os 5 Gloriosos Jogos da minha vida", em que descrevi os 5 melhores jogos do Glorioso nos meus anos de Benfiquismo. Se quiser passar lá, é bem-vindo!

    Deixo aqui o endereÇo: http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt para a possível visita.

    AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  3. caro Jedi que jogo, eu tão novo e à beira de um ataque cardíaco, é dos jogos da minha vida, pela qualidade, emoção, enfim por tudo aquilo que quem viu o jogo percebe.

    ResponderEliminar
  4. JEDI,
    Tens sido uma estrela a escolheres os postes que UNEM todos os Benfiquistas!!!

    A prova são os largos e fartos aplausos dos que aqui vêm.

    Como vês, é muito fácil escrever sem ser sempre a bicar no "tal assunto" que fratura.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. Ontem, a Benfica TV transmitiu um programa especial sobre o jogo Leverkusen x Benfica de 1994 para a Taça das Taças. Antes de mais, dizer que isto sim, é serviço público aos benfiquistas!

    Este programa foi o 51º programa da serie "Vitorias e Patrimonios" e eh sim senhor verdadeiro serviço publico que muito recomendo a todos os benfiquistas. Apesar de um ou outro programa mais fracote ja por esta serie foram realçadas a vida desportiva de referencias algumas do nosso imaginario tais como Julinho, Rogerio PiPi, a equipa vencedora da taça latina, as 2 taças dos campeoes, Coluna, Bento Nene, Chalana, para alem de algumas modalidades (infelizmente tratadas de forma muito superficial). Para quem nunca assistiu recomendo o seu visionamento.
    Cumps F.Pereira

    ResponderEliminar
  6. Vou para o off topic,

    e classifico-o de triste por revelar falhas de compreensão notaveis,
    para a situação da equipa
    e para forma como os responsaveis resolveram o problema.

    Tenho muitas duvidas sobre a vontade de Eduardo e credibilidade da noticia.

    ResponderEliminar
  7. Conde de Vimioso13/10/11 14:32

    Por imponderaveis nao tive hipotese de ver o programa, mas vi o jgo mais de vinte vezes.

    Nesse tempo, como hoje no meu gravava os jogos todos nas velhas VHS e tenho esse e muitos mais, so nao tenho as derrotas, apaguei-as todas.

    Nao me esuqeço de uma frase celebre do EMORME e meu bom amigo TONI, disse ele no fim do jogo:

    ISTO AINDA NAO ACABOU e no outro dia pelo telefone pergunte-lhe se podia estar tao sossegado como ele. Disse-me, vanos passar, pods escrever ai.

    FOI MEMORAVEL, E AQUELES HEROIS QUE AINA SOBRAVAM DA FAMOSA EQUIPA QUE FOI AS DUAS FINAIS DA LIGA DOS cAMPEOES, eram jogadores de nivel MUNDIAL.

    JVP, ja a qui escrevi sobre ele, mas como os outros estao ainda na memoria de muitos, deixem-me destacar um.

    KULKOV, nao tivesse chegado aqui com a vagunça que havia na Russia e por isso os seus excessos noctivagospouco proprios profissinais e Kulkok seria lembrado como um dos melhores jogadores do MUNDO:

    TINHA TUDO E ESSE TUDO RESUME-SE NUMA PALAVRA.

    INTELIGENCIA FORA DO COMUM:

    E AQUELE QUE ERA O ESPELHO DA VERDEIRA RAÇA DO BENFICA E BENFIQUISTA PARA SEMPRE, ELEK
    SCHUARZ.

    No mesmo registo o FORTISSIMO HISHAC (SAIAS).

    Viriato, Desculpa-me mas o ultimo paragrafo do teu comentario era dispensavel.

    Outros jogos, Arsenal, 3-6 aos submissos, etec.

    ResponderEliminar
  8. JEDI.
    E porque não está o "NOSSO TONI" no Seixal??? Para mostrar os valores da familia BENFIQUISTA, a paixão BENFIQUISTA,e o orgulho de se ter nascido BENFIQUISTA, porque isto não é para todos.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. era dispensável o comentário do mafarrico!!
    cheio de veneno... pronto para arranjar confusão!!!

    ResponderEliminar
  10. Viriato, venho só protestar pela parte final do seu comentario. desculpe lá mas acho lamentavel ter dito isso, aqui em público.

    ResponderEliminar
  11. Caro Joca.
    Confusão?????? mal qual confusão????
    Dizer aquilo que 5.9 milhões de BENFIQUISTAS pensam é arranjar confusão???
    Se eu dissesse o contrário,aí sim, de certeza que arranjaria confusão.
    Eu não estou a tentar arranjar um lugar de treinador para o Toni, estou tão sómente a dizer que deveria haver um lugar no Seixal para algumas velhas GLÓRIAS, só isso.
    Também não quero transformar o Seixal num Lar, nada disso, quero é que haja por lá alguém em quem os jovens se revejam e que saiba transmitir os altos valores BENFIQUISTAS.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Omnisciencia é algo que te assiste ó Mafarrico!
    5,9 milhões? E contás-te?

    RC

    ResponderEliminar
  13. RC
    Claro que não contei, mas sei eu , sabes tu e sabemos todos que pecará por defeito este "número" e sabes porquê??
    Porque serão mais de 6 milhões os que pensam como eu em relação ao TONI.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao jogo, vi-o na TV e de cada golo do Benfica dava um grito no sofá que se devia ouvir no prédio todo. A minha filha de 2 meses, estava a dormir e de cada golo, acordava e chorava. Vinha a minha mulher à sala e ralhava. E eu repetia.

    Foi um jogo épico, dos que me fez sentir um grande orgulho em ser benfiquista.

    Mas como e todo qualquer jogo épica, não vale a pena estar a classificar os jogadores, o treinador, o ambiente, o grupo, etc. Tudo acontece pelos momentos que o jogo proporciona. E o jogo também conta com um adversário. Que no caso era uma fortissima equipa alemã.

    Os alemães muito contribuiram para a excelência do espectáculo. Porque jogam a pensar no golo marcado e não no golo sofrido. E isso favorecer o nosso jogo.

    Porque nas meias finais, os "ronhosos" dos italianos, com outra cultura, outro figurino de jogo, eliminaram-nos e no jogo de lá, não foi possível repetir a exibição de Leverkusen.

    A nossa equipa era a mesma, o treinador, o ambiente, mas nada se conseguiu repetir. O adversário jogava diferente. E o Paneira falhou cá um penalty.

    Já agora e porque tenho uma maneira própria de ver o futebol, quando Vilarinho contratou Toni, porque tinha feito campanha com ele, achei uma decisão péssima. E mais péssimo achei porque Toni fez várias declarações de que a equipa era fraca e não queria arriscar.

    Quando ganhamos 3-0 ao SCP, aí o Toni viu que afinal a equipa era boa. O problema era o modelo de jogo, que foi bem pensado e executado com o SCP. E logo aceitou substituir o Mourinho que estava na lista negra desde o inicio. Apenas e só porque era o treinador de Vale e Azevedo. Ele disse que soube da contratação do André, porque ouviu barulho na sala de imprensa. Quando uma Direcção quer tramar um treinador, há muitas formas de lhe mostrar que não conta com ele.

    O resto já se sabe. O que não se sabe é que após a derrota em Alverca 2-1 (com mais um penalty roubado nos descontos) apostei com um colega de trabalho, que conhecendo como conhecia a tralha que acompanhava Toni, o Benfica iria ficar classificado de 5º para baixo.

    Apostei. E ganhei um almoço ... Triste, mas enfim, ganhei-o com limpeza ...

    ResponderEliminar
  15. Conde de Vimioso13/10/11 21:04

    Mafarrico e restantes amigos

    O regresso do Toni ao Benfica de Vieira e impossivel.

    Eu de poisfalo com o Mafarrico e le depois se quiser que informe.

    Estou fato que me chamem convencido, anti-Benfiquistas, corrupto.

    Isto de debitar palpites na net etao facil como saltar a corda.

    ResponderEliminar
  16. Conde de Vimioso13/10/11 21:28

    Eagle01

    Começo a ficar saturado de falar do passado mas ate tu meu bom amigo enfermas de alguns lapsos no relato da saida de Mourinho e entrafa de Toni.

    Nao injusticem o Toni porque o Toni FOI OBRIGADO a pegar na equipa e mesmo ele eta contra o despedimento do Mourinho.

    As ciladas e ratoeiras que foram armando ao Mourinho desde 30/10/2000, nao e so essa do Andte e sao muitas que conheço narradas por intervenientes.

    O TONI E DOS MAIORES BENFIQUISTAS QUE CONHEÇO, A QUEM VI MUITAS VEZES CHORAR PELO BENFICA.

    Nao confundir com um Simoes que na decada de 70 meteu o Benfica en tribunal (advogado Jorge Sampaio) para ir para os submissos e que bem mais tarde voltou a meter o Benfica em tribunal para receber ate ao ultimo tostao quando pelos prejuizos de difamaçao e patromoniais (caso Deco, sim foi ele com a conivencia do cunhado no Alverca, sim LFV)que exigiu ao Benfica em tribunal receber ate ao ultimo tostao de um contrato que so cumpriu metade. Toni, este com Joaoa Santos e Jorge de Brito. E o treinador Portugues com melhor curruculo no Benfica (2 campeonatos e uma final da liga dos Campeos e outra como adjunto e nao sei de momento se alguma taça, para nao falar nos jogos epicos de Leverkusen e submissos (3-6).

    Depois tomi esteve com Damasio como director desportivo e ficou a berrar e depois com Vilarinho/Vieira, ficou a berrar e nao foi para tribunal.

    As coisas que eu sei!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking