O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de setembro de 2011

Malabarismos desnecessários

. 15 comentários
Antes de mais os parabéns à equipa de futsal que acaba de ganhar os lagartos por 3-2 para a Supertaça. Os parabéns também aos juniores que, apesar de terem perdido com os lagartos em casa, tiveram que aguentar com um árbitro no mínimo discutível em muitas das suas decisões.

Mas eu gostava de me focar no que o meu colega Redmoon chamou de malabarismos necessários para fazer o plantel da UEFA.

Antes de mais devo dizer que neste tema concordo totalmente com o que acho que foi o Vermelhusco a escrever: É crítico que a Liga ou a FPF imponham em Portugal leis contra o número de estrangeiros (pelo menos os não comunitários).

A Liga Italiana tem limites, a Espanhola também, em Inglaterra só indo à selecção é podem lá entrar (tipo certificado de qualidade mínima), etc. Mas em Portugal é uma rebaldaria do camandro e toda a merda joga em clubes portugueses.

Depois, obviamente que só há malabarismos de clubes como o Porto e o Benfica porque há falta de organização ou sede absurda. O Benfica, dá claramente a ideia que só se lembrou das regras da UEFA já em Agosto e andou depois a tentar emendar o erro e para o Porto vale tudo para tapar a ferida de incompetência deixada com a saída do Villas Boas.

Era evitável? Claro que era, senão vejamos:

- Moreira, Miguel Victor, Roderick, David Simão e Nélson Oliveira são cinco jogadores que têm mais que qualidade para integrar o plantel do Benfica. E entre ser suplente no Swansea ou suplente utilizado pelo menos na Taça de Portugal tenho a certeza que com mais respeito pelo jogador, se calhar até um prémio financeiro tínhamos mantido o Moreira. Eduardo? Bom, ou tinha vindo o ano passado, ou com o Artur no plantel é desnecessário.

- Jardel, na minha opinião, não é melhor que Miguel Victor e Roderick podia claramente ser o quatro central até porque se houvesse momentos de necessidade e ele não estivesse bem, Javi poderia sempre ser a quarta ou quinta opção. Mas mesmo que optássemos pela saída de Roderick, para quarto central preferia manter o Fábio Faria.

- Na baliza, se saísse o Moreira (eu não deixaria se mandasse), Mika assumiria a segunda vaga e Varela seria o terceiro guarda-redes, como se fazia antigamente. O jovem teria muitos minutos na Taça de Portugal e da Liga e o Artur teria a Champions e o Campeonato. O Mika já mostrou em Leiria e no Mundial que tem qualidade para ser segunda opção desde já.

Até aqui já temos cinco ou quatro jogadores formados no plantel, consoante quiséssemos manter ou deixar sair Moreira e Roderick. Eu não deixaria, mas como já aqui defendeu acho que o GB, o Ruben Pinto e Luis Martins jamais ficariam no plantel a fazer número.

Ruben Amorim, compreensivelmente, não quer ser defesa direito adaptado para não ficar sujeito aos erros típicos de uma adaptação, como Peixoto também não quer. Acho muito bem. Para alternativa ao Javi Garcia ficava então o Amorim e o Nuno Coelho, com ambos a poderem fechar na direita em caso de necessidade.

Aí vamos com Moreira/Varela, Mika, Miguel Victor, Roderick/F.Faria, Amorim, Nuno Coelho, David Simão e Nélson Oliveira entre os portugueses. Como já disse antes, a estes juntava Carlos Martins. Nove portugueses...

... aos quais juntaria Artur, Maxi, Luisão, Garay, Emerson, Capdevila, Javi Garcia, Urreta, Perez, Witsel, Nolito, Gaitan, Aimar, Saviola, Rodrigo e Cardozo, num total de 15 jogadores.

De fora disto deixei o Bruno Cesar e o Matic que são opções que acho desde sempre que na minha opinião não são superiores ao Carlos Martins e ao Nuno Coelho, ou então sendo segundas opções prefiro os portugueses e a opção por eles não penaliza a equipa. O outro estrangeiro que deixaria de fora era Mora que, como o Jara, não tem espaço perante Oliveira e Rodrigo.
oportunidades Como estamos a falar de um plantel de 24 jogadores. Número que sempre foi visto como o ideal desde sempre, o próprio Mourinho diz que não quer mais de 22 para poderem jogar todos e dar oportunidades aos jovens.

Se quiserem insistir muito no Bruno Cesar então esse ficaria num plantel com 16 estrangeiros e nove portugueses. Dentro das regras, com mais que uma opção por posição, sem queimar ninguém, sem malabarismos.


PS - Lembram-se de eu ter falado no cheiro a esturro dos negócios do betão em Espanha com o alto patrocínio do Jorge Mendes. Vejam esta: Julio Alves contratado ao Rio Ave por cerca de 2 milhões e sem fazer 1 segundo pelo Altético é vendido por 3,1 milhões por... 50% do passe para o Besiktas. Acham isto normal?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Ainda bem que não mandas no Benfica.

    ResponderEliminar
  2. JediVermelho3/9/11 21:20

    no plantel temos vários miúdos da casa.e bem.só q bem sabemos q eles estão só a fazer número e q jj n conta c eles.basta ver a utilizacao na pré.ou seja,é preferível lancar estrangeiros,pq temos um jj arrogante e burro e uma direccao cega!só ixo

    ResponderEliminar
  3. Sigo este espaço diariamente.

    Vejo muiitas criticas ao JJ

    Por vezes partilho, porque tenho duvidas que tenha unhas para o plantel.

    Mas na escolha da lista para a champpions ate acho que o homem tem razão. Basta olhar para o que existe no plantel no plano desportivo e financeiro para perceber a lista. E nesta escolha acho sinceramente que é SAD como um todo que avalia e avaliza as escolhas num plano desportivo e financeiro.

    O cap pode dar jeito na champions mas nao nos faz ganhar pontos no teatro dos sonhos nem em casa contra nani e rooney e os putos que o sir alex lança todos os anos.

    Para mim esta dispensa serve para o cap treinar bem e ser chamado para os oitavos e podermos sonhar com este e os outros.

    Este é um momento de união e acreditar no plantel que temos. Tenho duvidas que seja o JJ a ter unhas. Mas também temos que dar confiança e apoio a um homem que ao fim de 50 anos de vida percebe e entende o que ė o nosso clube apesar de ser lagarto.

    Independente da classificação que tivermos, o importante é dar continuidade ao trabalho que esta a ser feito.

    Bottom line:

    UNIDOS SEREMOS OS MELHORES!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/9/11 22:21

    Concordo em grande parte com o que disses-te aqui.
    Se tivesse que fazer algum reparo seria para dizer que Jardel nao e tao mau quanto isso, mas simplesmente um central de marcacao puro que funcionaria melhor numa equipa com uma outra estrutura tactica e sistema defensivo. Nao quer isto dizer que seja um talento por ai alem, mas certamente serviria no Porto por exemplo. Se maicon as vezes lhes chega..
    O outro reparo e para a comparacao entre Cesar e Martins. Sao dois jogadores totalmente distintos em estilo e posicao no terreno. Esgrimir argumentos entre os dois poderia ser feito e faria tanto sentido como entre Jardel e Cap por exemplo.
    Ja quanto ao negocio do Alves, AKA "caceteiro junior". A ser verdade so se pode exigir uma investigacao profunda e talvez ate uma auditoria as partes envolvidas, para saber das mais que provaveis ilegalidades.
    Alivia-me que o SLB nao esteja aqui envolvido tambem.

    Batigol

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/9/11 23:18

    sobre a hiper-valorização do miudo julio alves, não sei porque mas cheira-me que o rio ave vai ser a equipa sensação do campeonato.. deste e dos próximos..

    pena o benfica estar enterrado até ao pesçoco nesse tipo de negócios...

    ResponderEliminar
  6. MEOs
    Agora não vale a pena malhar em ferro frio.
    Guardem os vossos calores para aplaudir o nosso querido ENORME.

    ResponderEliminar
  7. sigo o blog há alguns meses, e primeira participação.

    Acabei de ler mesmo agora essa notícia do Júlio Alves, e se já andava também com cheiro a esturro antes, agora ainda mais.

    Que se passa nessas histórias todas com o Atlético?

    é tudo muito muito esquisito.
    tão esquisito que nem sei sequer que conjecturas fazer...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Não percebo ainda onde querem chegar com estas conversas de quem entra, quem deveria ter ficado, quem joga ou poderia jogar, e etc... Metam uma coisa na cabeça e caiam na real, ou no melhor dos casos, tenham memória de como o JJ tem gerido o futebol do SLB nos ultimos 2 anos! Ele está em sintonia com o LFV, isto é, potencia jogadores para venda! Dou por mim a penssar que somos o Arsenal cá do sítio que tem bons jogadores mas títulos que é o que quero tá quieto!!
    Senão reparem no caso Capdvila, tem 34 anos, é campeão do mundo e da Europa, titularíssimo da seleção mais forte da actualidade, é experiente, é contratado como grande crake e vem receber uma quantia enorme, tem uma clausula rídicula de 30 milhões, tem qualidade apesar de velho para jogar no SLB...e...para JJ é velho e não serve porque não tem potencial para ser trabalhado "á jogador de Jesus" (palavras de jj)!!! Mas que raio de penssamento...
    Depois vem o mais evidente e a mais pura das verdades, a equipa tipo já está feita meus amigos, é a mesma do ultimo jogo mais 3 jogadores (Jardel, Bruno César e Matic) nas substituições, o resto é para encostar e vamos ver se não é assim...foi nos anos anteriores e neste acham que vai ser diferente? "pau que nasce torto jamais se endireita"!

    Ele vai rebentar com os jogadores mais uma época, e não é preciso ir longe, esta semana se não me engano os treinos são bidiários!! Mas que raio quer ele treinos 2 vezes por dia??!!

    O Maxi não chega a meio da época, o Luisão igual, Cardozo, Garay e Javi vão ficar exaustos, esperem para ver!! Espero lá no fundo estar enganado, mas, creio que não!

    JJ vai parar ao FCP e reparem nos jogadores que JJ queria e que foram parar ao FCP...

    Coitado do meu Benfica aquele que com um grupo e não um treinador egocêntrico era temido pelo adversário não só pela grandeza de jogadores mas pela grandeza de um só clube...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/9/11 02:25

    Eduardo (Guarda-Redes): Aquando da transferência deste do Braga para o Génova, porquê que o Benfica, não o adquiriu? 1) Por ser mais barato que Roberto 2) Por ter dado provas no Braga e na Selecção que era bom guarda-redes – Se calhar mais um que não era do interesse (monetário) de JJ, embora sendo do interesse do Benfica, como vem a provar a inclusão deste no plantel (empréstimo do Génova) – Note-se que é a intenção de queimar este bom Guarda-Redes (mais experiente/c/provas dadas, que os outros suplentes – Mika e Bruno Varela) no sentido que por exemplo não contou com ele a Suplente no jogo c/ Nacional da Madeira (convocou o miúdo Bruno Varela – Atenção, não desvalorizando o valor deste) – Esta atitude deixa-nos entender que uma vez que se aproximava o Fim do Mercado/Contratações, Eduardo devia procurar outro Clube, porque o Ladrão do Benfica (Jorge Jesus) não iria contar c/ele, até mesmo como suplente do excelente Guarda-Redes Artur Moraes.
    NOTA: Há outros jogadores que foram contratados (Valor para fazer parte do plantel do Benfica) esta época que por não serem do aval de JJ foram dispensados: Antes do inicio da época: 1)Airton, 2)Alan Kardec, 3)Fernandez, 4)Filipe Menezes, 5)Sidnei 6) Mário Rui etc.
    Esta época(2011/2012): 1)Roderick (pior que Jardel?) 2)Carol (Para equipa de 2ªDivisão Francesa, para não levantar muito a voz) 3)FábioFaria (Diz a critica que fez boa pré-época adaptado como defesa esquerdo) 4)Daniel Wass 5) )Léo Kanu 6) Malgarejo (Nem fez a pré-época) 7)André Almeida e 8)Nuno Coelho 9)Shaffer (Nem fez a pré-época) – É CASO PARA DIZER QUE SOMOS UM CLUBE BASTANTE RICO E BENEMÉRITO OU ALGUÉM ANDA A ROUBAR AO BENFICA – SERÁ JORGE JESUS? OU SERÁ MAIS UMA MENTIRA?
    Roberto (Guarda-Redes) – Este por ser do seu aval/benefícios monetários fez integralmente a época passada a par de Júlio César (outro da qual recebeu benefícios monetários) prejudicando claramente a época 2010/2011 ao Benfica, quando tinha Moreira que vinha fazendo excelentes exibições e além do mais dispensava Quim que havia feito uma excelente época 2009/2010 (Ano em que fomos Campeões) - NOTE-SE QUE ESTE CASO (Negócio Roberto e Júlio César) FOI PROFUSAMENTE SALIENTADO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL E POR PESSOAS LIGADAS AO BENFICA.
    Estes são os casos que estão mais frescos na nossa mente – Há outros (Vamos puxar pela cabeça um pedacinho) - São os casos de:
    Ed Carlos – Defesa Central (Grémio), Romeu Ribeiro – Médio (Maritimo), Yebda – Médio/defensivo –Joga bem noutros clubes, mas não serve ao Benfica? (Granada), Binya – Médio Defensivo – Ainda é do Benfica (Gaziantepspor), Eder Luis – Extremo Direito – fazia alternativa ao Saviola (Vasco da Gama), Freddy Adu – Avançado (Est. Unidos), Danilo – Médio Defensivo (Parma), Saná – Médio Defensivo (Valladolid) –Admite-se que alguns como jovens vão para outras equipas, para criar mais maturidade, afim de serem uma mais valia no futuro (Para ficar uma vida inteira emprestado, não seria melhor tentar vendê-los ou trocá-los por outras supostas mais valias?)
    ESTE LADRÃO MEXEU CLARAMENTE NO BOLSO BENFIQUISTA E DEVE SER IMEDIATAMENTE DESPEDIDO POR JUSTA CAUSA DO BENFICA.
    NOTA: Este Ano temos mais soluções que outras épocas, e como tal estão reunidas as condições para sermos VENCEDORES/GANHADORES/CAMPEÕES, bastando para isso que o Inventor “Jorge Jesus”não faça mais estragos do que aqueles que tem feito.
    PRÓ “BENFICA SEMPRE – PLURIBUS UNUM”

    ResponderEliminar
  10. Gonçalo4/9/11 03:35

    1- Moreira saiu porque estava farto de ser o eterno suplente do Benfica e deciciu tentar a sua sorte noutras paragens;

    2- O Eduardo veio antes de o Mika se revelar no Mundial sub-20, ou seja, quando ainda era apenas um miúdo com 3 jogos na primeira liga. Não se podia também ter já a certeza que o Artur ia pegar de estaca e começar a fazer exibições espetaculares; podia ter sentido a pressão da Luz e começado a frangar...

    Fico-me por aqui, só queria alertar que é muito fácil falar a posteriori, mas quem decide não tem poderes de adivinhação

    ResponderEliminar
  11. Um post referia aqui há dias (por outras palavras) que a contratação de Marcão não seria necessaria pois tinhamos 2 bons gr de futsal.

    Tive ocasião de responder que Marcão vinha preencher uma lacuna, pois não tinhamos gr para jogar 5 x 4 e o Marcão é o melhor gr nessa situação do jogo. Disse tambem que o postante nada percebia de futsal, para fazer tal contestação.

    Um certo cuidado sobre a qualidade dos jogadores e os interesses do nosso clube deveria merecer a atenção de alguns bloguistas.

    ResponderEliminar
  12. A questão não é os portugueses isto porque podendo inscrever 25 jogadores foi o que o Benfica fez.
    Temos um plantel de 27 limite em Portugal trocar o Jardel pelo Roderick não adiantava nada o Benfica teria sempre que deixar 2 jogadores de fora por isso....

    Se bem que o Roderick precisa de jogar, o Moreira :) e podia continuar.... é verdade esqueceste o Nuno Gomes que agora até vai á selecção LOL

    ResponderEliminar
  13. "...Tive ocasião de responder que Marcão vinha preencher uma lacuna, pois não tinhamos gr para jogar 5 x 4 e o Marcão é o melhor gr nessa situação do jogo. Disse tambem que o postante nada percebia de futsal, para fazer tal contestação..."

    Mas agora o futebol de 11 precisa dessas paneleirises??? O SLB jogando num 433 ou 442 não pode jogar com o Artur?? Não tem nada a ver com futsal...que raio de comparação! Mas agora quer dizer que JJ comprou Jardel para não comprar um defesa esquerdo esta época? Ou então comprou o Roberto deixou enterrar o SLB durante a época passada só porque jogava num 4132? Ou então não aposta nos jovens com valor só porque joga num 433?!! Melhor ainda, será que JJ inscreveu César Peixoto na liga dos campeões porque a Diana Chaves está grávida??!! Ceguinhos...

    ResponderEliminar
  14. Espero que um dia percebas como o Roderick não é um bom jogador; duvido que venha a ser.

    O Matic não é superior ao Nuno Coelho!? Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...

    ResponderEliminar
  15. Redmind,
    só a imbecilidade te faz falar e admitir que futsal e futebol se comparam.

    O que é dito por mim é muito claro e direccionado.

    Terias sido tu a falar do Marcão no post que mencionei? È que pareces ferido com a verdade que trouxe à baila....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking