O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vieira - ano 11

. 16 comentários

Portugal, 15 de Agosto de 2011

Entramos no ano 11 da gestão do Sr.º Vieira que é a gestão de toda a série de interesses instalados no futebol português. A época futebolística não poderia começar de forma mais irónica. Vejamos:

O Benfica depois de mais um investimento de 30 milhões em jogadores de méritos firmados, acabou por empatar um jogo que esteve a ganhar por 2-0. Tal e qual no primeiro ano da gestão Vieira quando fomos com a “equipa maravilha” à Póvoa de Varzim. Estivemos a ganhar 2-0, há 1 penalty escandaloso sobre Mantorras que não é assinalado, isso perturbou tanto a equipa que acabamos o jogo 2-2 e com 9 jogadores em campo, após 2 expulsões. O treinador era o Toni, não me venham dizer que também inventava.

O FCP entra a ganhar novamente. Se o ano passado foi um penalty fantasma aos 83 mn na Naval, assinalado pelo Paulo Batista, este ano como o desafio era mais difícil colocaram lá o árbitro da “sorte”, aquele que foi homenageado pela AF Porto apenas 4 dias antes de arbitrar o Guimarães-Benfica. E se curiosamente neste jogo do Benfica, o Sr.º Olegário não conseguiu ver 2 penaltys escandalosamente evidentes (num deles quase arrancaram a perna de Aimar com um pontapé), para o FCP já viu um penalty que mais ninguém viu. Fantástico como a cor das camisolas troca as voltas aos árbitros. Dá-se também o caso da falta ter sido assinalada a Leonel Olímpio, o ex-jogador do Paços de Ferreira que quando jogou contra o Benfica na final da Taça da Liga (Pedro Proença) fez 3 faltas merecedoras de cartão amarelo, antes de ter sido finalmente contemplado: aos 7,29 mn, aos 12,21 mn carga com cotovelo adiante nas costas de Aimar, aos 15,48 mn. Ontem não fez falta, levou com 1 penalty e 1 cartão amarelo. Há também a ironia do jogador que ganha a falta, Sapunaru ter sido o que na 2ª mão do 2º jogo da Taça de Portugal, agarrou Saviola pelo ombro derrubando-o, mas aqui o Sr.º Xistra esqueceu de mostrar no mínimo o amarelo (o lance enquadra-se no cartão vermelho), que daria expulsão e com 0-0 o FCP não eliminava o Benfica. Claro que depois vêm uns entendidos defender que a culpa foi do Roberto que por acaso nem jogou na Taça de Portugal.

No fundo o ano 11 da gestão do Sr.º Vieira é mais do mesmo. Como não se avalia qual o prejuízo que os erros de arbitragem tiveram nos resultados da equipa num determinado ano, parte-se do princípio que são os jogadores a ter de superar esses erros todos, ou seja, os erros dos árbitros e os erros do mérito dos adversários. Seguramente a Direcção do Benfica desconhece que o Manchester foi campeão com 70% de pontos. Quer dizer que desperdiçaram ou jogaram mal nos outros 30%. E que cá há uma equipa que foi campeão com 93% de pontos uma percentagem só possível de obter em condições “anormais”. Ou “arbitrais” como é óbvio ...

Então a estratégia desta Direcção, é uma estratégia suicida. Pois quer superar as limitações da matemática do futebol, à custa de mais e mais contratações suportadas num discurso demagógico – populista de um actor (Luís Filipe Vieira, o representante dos bancos no Benfica) de que “este ano, os nossos jogadores não vão andar tanto em festas”.

Ora a coisa começou mal. A mentira tem perna curta. O Benfica optou por mexer na estrutura de equipa que pacientemente construiu durante 2 anos, arriscou outros jogadores para o mesmo modelo de jogo, mas desta vez aconteceu um erro individual de Ruben Amorim e desperdiçou-se uma vantagem de 2 golos. Não sei se estão a ver: acontece sempre algo, mas a realidade é que raramente ganhamos o 1º jogo. E quando ganhamos, como Souness ou Trapattoni, o futebol não “convence”. E a Direcção vai atrás dos “recados” e volta a mudar.

Não será por acaso que nos 10 anos já completos da gestão Alverco-Vieirista, os títulos do “grande” Benfica se limitem a 2 campeonatos, 1 Taça, 1 Supertaça e 3 Taças da Liga. Ou seja 7, sendo que quase metade é a Taça que ninguém liga. Ora neste período o FCP ganhou quase o triplo, incluindo 2 troféus europeus com o treinador que foi dispensado pelo amigo Vilarinho e que depois Vieira desastradamente tentou recuperar (só falhou porque Mourinho não queria lá Jesualdo, e Vieira não se queria desfazer de Jesualdo. Mais tarde despediu-o, já o Mourinho ganhava com o FCP. Brilhante estratega).

Não admira que o FCP hoje seja o clube português com mais títulos e vá continuará a ser, porque o Sr.º Vieira apenas conhece a lógica do cheque e do jogador – matraquilho. De árbitros/arbitragem não fala, não mexe, não propõe alterações. Hoje qualquer árbitro sabe que pode gozar com o Benfica que nada acontece. Por isso não condeno a cabeçada que Proença levou, porque um adepto desespera-se ao ver os roubos de arbitragem, e no dia seguinte os que nos deviam defender actuam como se nada se tivesse passado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. A minha "acidez" contra o Sr.º Vieira nata tem que ver com o empate em Barcelos, que até poderá ser um bom resultado caso o SCP e o FCP façam menos. A minha acidez tem a ver com o discurso mentiroso-populista-demagógico deste "Zé Ninguém" no futebol, e que entrou no meio do futebol sempre à boleia de alguém.

    No Alverca foi o Manuel Ribeiro da dar-lhe a mão e a levá-lo para a presidência do clube, depois foram os acordos de parceria com o Benfica de Vale e Azevedo, e as amizades com Pinto da Costa. Não fosse Vale e Azevedo e o Alverca teria descido de divisão, enterrando definitivamente as esperanças do Sr.º Vieira ser alguém no futebol. Mas Vale e Azevedo, fez questão que se cumprisse o acórdão Leça e quem desceu foi o Leça. em vez do Alverca.

    Sei que as minhas palavras vão irritar muita gente, em particular as que estão controladas pela comunicação social. As que não procuram a verdade mas dão como verdadeiro qualquer patranhada publicada e com bom aspecto. As que acreditam que ele partiu mesmo uma perna ao ir de eléctrico ver um jogo do Benfica.

    Desde que vi Vieira comemorar os golos que o FCP num dado jogo, com Vale e Azevedo na Presidência do Benfica, jamais poderia apoiar tal individuo para os destinos do meu clube.

    Desde que li, sim li e esta é diferente porque foi publicada na secção Nova Gente do Expresso, que após a derrota com o Gondomar (os árbitros anos mais tarde veio a saber-se que tinham recebido prendas de mais de mil euros cada um), o Sr.º Vieira mais o Dr.º Tino Faria (mais outro, informem-se porque saiu de cena) e outro dirigentes do Benfica, foram jantar ao Gambrinus. Rezava a crónica que Vieira, todo sorridente, era o único que parecia não saber que o Benfica tinha acabado de alcançar o resultado mais humilhante da sua centenária história desportiva na Taça de Portugal. Ao passo que os outros 2 diziam, que parecia que vinham de um velório.

    O sr.º Vieira é para mim uma fraude gigantesca. Uma fraude que tem o apoio de gente poderosa, nos bancos e na comunicação social. E gente que não quer um Benfica ganhador. O melhor negócio é comprar todos os anos milhões e milhões em jogadores. Porque o Benfica ainda pode ir pagando. vamos ver até quando.

    O Sr.º Vieira antes da Assembleia geral para construção do Estádio foi à SIC, mais o Luís Tadeu e outros cromos benfiquistas (acho que o Bagão Félix estava lá também), debater o assunto e quase insultou quem se atreveu a por em causa os pressupostos financeiros. Ele disse, eu ouvi, que com um bocado de sorte o Estádio estava pago ao fim de 6 anos. Já lá vão 7, a Benfica Estádio passou para a Benfica SAD, deixando de pertencer ao clube, e ainda devemos quase metade do endividamento!

    Não tenho que olhar a nomes para defender o Benfica. Não procuro promoções. Mas não me calo. Se é este o Benfica que querem, óptimo. Não batam é no treinador, ou nos jogadores. Se não querem bater em Vieira, não batam em ninguém e aceitem a sorte do jogo.

    Sei também que não há alternativa. Só os "cromos" que tinham amplo destaque quando Vale e Azevedo era Presidente. Nessa altura a comunicação social ia atrás deles. Hoje não vai. E de certa forma ainda bem. Porque eles vale muito pouco. Já assim era com JVA e assim continuam.

    ResponderEliminar
  2. A mensagem saiu cheia de erros. As minhas desculpas. Na 1ª linha onde se lê "nata" deve ler-se "nada". Onde está "os golos que o FCP num dado jogo", devia estar "os golos que o FCP marcava ao Benfica num dado jogo". Onde se lê "Tino Faria" deve ler-se "Tinoco Faria". Etc.

    ResponderEliminar
  3. eagle 01 és um grande benfiquista e acabas de desmacarar de vez esse cromo à quem so interessa o poder e a reeleiçao...porque traz muita vantagem e ele farà TODO o que està ao seu alcance para consegui-lo, incluindo apresentar os novos contratos televisivos no mês de maio ou junho com uma outra data de craques para ser investido de novo! este gajo cresce à custa do clube e da esperança de muitos bons benfiquistas que acreditam nele. um grande agradecimento por relembrar essas ocorrencias aqui. como jà tive ocasiao de dizer aqui e algures o Benfica na era Vieira tornou-se no "sparing-partner" do fcporto. faz que haja luta suficiente para credibilizar e vangloriar o pseudo triunfos do CRAC. evidentemente que isto tudo està combinado....

    ResponderEliminar
  4. Já que falas de gestão do Sr. Vieira, e reportando a essa grande bandeira (a meias com o estádio - como dizes e bem, vitórias 'tá quieto!) que é a BenficaTV, alguém faz a mínima ideia de como são contratados os "funcionários" do canal?

    É que, pelos bons exemplos que tenho visto, aparentar/ser bicha louca e ser um falhado na sua "profissão" de origem, parecem ser requisitos...

    ResponderEliminar
  5. Fdx teorias de conspirações neste blog já mete nojo...falem mais de futebol jogado, de jogadores, de tácticas, de realidade acima de tudo!
    Vou dar aqui uma noticia que poderá ser boa para o Benfica e é de fonte seguríssima, o João Moutinho vai sair do FCP após a super taça europeia!

    ResponderEliminar
  6. Ena...fogo....ainda estou atónito, ao que se deve tantas revelações assim de uma "vezada" só ?
    Gostei de o ouvir, e mais fico á espera de mais informações para compor este "ramalhete" que dá pelo nome de direção do sport lisboa e benfica.
    Já agora gostava de lhe perguntar uma coisa, quem acharia que dava um bom presidente para o nosso clube ? É que as eleições estão ai em menos de nada e não parece que haja (nem sei se alguma vez houve ...bruno carvalho não conta) uma oposição concreta a esta direção.

    ResponderEliminar
  7. para quando uma acção dessas aos jogadores

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=86G5YzJwJao

    ResponderEliminar
  8. Há um mês LFV foi ao Brasil com 13 milhões para comprar o Danilo, que veio a preferir o FóCulPorto.
    Agora pergunto eu: Com "esses" 13 milhões (se é que eles existiam mesmo), não podíamos ter trazido (além do Witsel) o Defour e o Mangala?!...

    ResponderEliminar
  9. O Benfica é errático, anda ao sabor do que faz o porto, acorda tarde, reage mal, não tem firmeza nem coerência. Um desespero.
    Noutros tempos, e por muito menos, seria inconcebível aceitar isto de ânimo tão leve!!! (o que é preocupante!!!!)

    ResponderEliminar
  10. joao costa15/8/11 21:58

    Fico triste que haja a possibilidade apenas de haver alguem a aproveitar-se da coisa mais sagrada que eu tenho..
    O meu clube..
    Acho que a haver coisas, deveriam ser provadas...
    Nao consigo sentir que um dos nossos Simoblos (rui Costa) esteja ligado a isto..
    Será tudo verdade ou teria da conspiracao? nao digo que nao tens razao Aguia, agora tens é de prova-lo... os teus relatos nao chegam...

    ResponderEliminar
  11. É preciso aprofundar a questão e zelar pelos altos interesses do nosso Sagrado Clube. Dado que a democracia no nosso clube faz parte do nosso ADN, espero que apareçam boas propostas para as próximas eleições para enriquecer o debate e que tenahmos a oportunidade de apostar no "cavalo" certo.

    As eleições estão aí ao virar da esquina. Começa a escassear o tempo.

    No artigo que nos dá que pensar, há um facto do qual quero chamar à atenção.

    O Vieira é acusado de gastar 30 milhões num pelotão largo de jogadores, ( o que é verdade, não só neste ano, como nos anos anteriores) mas é preciso também sermos justos e reconhecer que fez num só JOGADOR, esses 30 milhões de aéreos.

    Num jogador que ainda antes de começar a época passada, ninguém dava dez reis de mel cuado por ele....incluindo muitos Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  12. TRAMONTANO16/8/11 00:31

    eagle01, corroboro tu o que escreveste, tu sabes que eu estou bem por dentro disso e so ha uma questao a clarificar: Quando o JVA chegou ao Benfica o Alverca ja era "filial" pois o contrato foi assinado no tempo do Damasio e o JVA ficou com o menino nas maos. Lembrar tambem que esta habilidade tinha sido feita anteriormente com o Sporting que depois lhes deu com os pes e o patarata do Damasio foi na onda.

    O benfica custeava as despesas e o Vieira andava de beijo na boca com o corrupto. Essa de ele aplaudir os golos dos corruptos no antigo cemiterio de Contumil, EU VI e o JVA nesse dia ate viu o jogo no meio dos adeptos Benfiquistas.

    Parabens pela tua coragem, ha tanta coisa que sei mas custa-me dizer coisas deste genero ou mais graves publicamente.

    A cena da sua entrada no Benfica foi orquestrada pelos maiores inimigos do Benfica e o Vilarinho que se queria ver livre daquilo e que tambem andou de braço dado com oliveirinhas e quejandos
    arranjou assim uma forma airosa de voltar ao faz niente que foi sempre a sua vida, sempre bem acompanhado pela sua carabina e o indespensavel Schotc.

    Nunca na minha vida poderia votar em Vieira pois seria trair o meu Clube e a minha consciencia e isso nunca farei.

    ResponderEliminar
  13. O Atletic Madrid vai fazer um estádio novo, agora é o Granada que vai fazer um estádio novo, parece que lá para o Brasil também . . .curiosos é que o SLB tem sempre negocios de jogadores com estes clubes . . .há e o Varzim . . . eheheheheh

    André Silves

    ResponderEliminar
  14. Apoiadíssimo Eagle 01. Talvez um dia se consiga realizar a verdadeira história do Benfica desde o golpe de estado que destituiu Jorge de Brito da presidência. E então talvez se saiba quem afinal roubou quem. E se perceber que afinal o "ladrão" (ou ladrões) era outro...

    ResponderEliminar
  15. Julio Moreira16/8/11 17:20

    Eagle
    Como sempre estou de acordo contigo no amago do que escreves.
    LFV é incoerente, por sistema, entre o discurso e a acção.
    Tu não referes, mas eu aqui no blogue já apontei, a discrepancia entre o justo cagaçal feito no ano passado, quando fomos escandalosa e deliberadamente roubados pelos árbitros, ao ponto de LFV ter proposto a não comparencia dos adeptos nos jogos fora de casa e ter posto em causa a nossa participação na Taça da Liga, e a idiota no minimo declaração ao Expresso que os árbitros errarem é humano.
    Porra tamanha incompetencia desanima qualquer um.
    Porque é de incompetencia não se ter ido mais longe o ano passado e não termos "apertado" com Fernando Gomes e Vitor Pereira, e este ano, antes do campeonato começar, pelo visto, no campo, e lido na entrevista, o LFV não ter precavido a mais que previsivel continuação dos roubos arbitrais.
    Não esqueço contudo que nunca PC foi tão apertado como com LFV. E só não foi dentro porque este País não tem Justiça para os poderosos. Apenas para os pilha galinhas.
    Vê lá os milhões que todos andamos a pagar por meia duzia de figurões terem ROUBADO á descarada no BPN?

    ResponderEliminar
  16. Amigos benfiquistas, desabafei por causa de um conjunto de razões que não vem ao caso, mas tudo o que disse, é verdade, está confirmado, não pode ser desmentido.

    Não posso contudo deixar de reflectir aqui, num espaço limitado, porque não devemos acreditar em muita coisa que nos impingem através da comunicação. Do "amigo" Joaquim Oliveira em particular. E a outra que está dependente dos bancos...

    Eu gostava que se não podemos ganhar campeonatos por causa desta "mafia" toda, ao menos o passivo bancário descesse. E verifica-se que não. Eu gostava de acreditar que temos direitos televisivos de 40 milhões, mas acreditem, que tenho muitas duvidas acerca disso. Apesar da propaganda! Eu gostava de ver alguns jovens da formação na equipa principal, mesma sabendo como é difícil essa integração, já que a comunicação social cobra muito, mas não vejo nada disso, vejo os miudos arrastarem-se por aí em clubes com outros horizontes, que não os valorizam.

    Mas o que eu gostava mesmo é que o Sr.º Vieira não mentisse, porque toda a gente sabe que Vale e Azevedo foi rotulado como mentiroso, e mesmo não tendo sido tanto como o fizeram (ele encontrou um Benfica falido, algo que ninguém gosta de tocar), a verdade é que não posso entender o Benfica com outro presidente que mente, chamando mentiroso a um que o antecedeu. Isso para mim é a gota de água.

    Quanto a "esquemas" há muita coisa que eu gostava de ver esclarecida, como a alteração feita nos terrenos do Seixal, onde segundo certas especulações (da comunicação social) a área urbana mais do que decuplicou com a proposta da Direcção de Vilarinho, em relação à de Vale e Azevedo. Que ganhou o Benfica com essa valorização? Gostava de saber.

    Mas chega, não queria incomodar ninguém com os meus desabafos, porque não posso ser eu a dar motivos a ninguém, que possam fragilizar o Benfica ou a sua Direcção.

    Ainda para mais, neste momento o Benfica está a ganhar ao Twente e dentro dos maus momentos, este está a ser excelente ....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking