O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Quando Jesus não inventa..

. 24 comentários
Um Benfica à Benfica, um Benfica... De Champions!

Eu continuo a ser dos que vêem neste 4-2-3-1, um claríssimo 4-3-3 a atacar e um 4-2-3-1, sim... Mas a defender. Seja como for, independentemente do modelo táctico, quando Jesus se permite a si próprio (será mais quando joga com receio de perder?), vemos um SLBenfica demolidor, um verdadeiro rolo compressor, suportado por Witsel e levado nas magia de Aimar.

Artur Moraes é um fabuloso guarda-redes, que em boa hora convenceram Jesus a aceitá-lo, e dá uma segurança imensa a toda a defesa. Depois um meio campo bem povoado e uns médios das linhas a jogarem como interiores a defender e alas a atacar, criam uma dinâmica ofensiva imparavel, suportados com solidez defensiva.

Perdoem-me os que reduzem Cardozo à estatística dos golos, mas com um avançado como Bryan Ruiz ou... Nelson Oliveira, esta táctica e esta equipa não tem porque temer seja que adversário for. Cardozo, na minha opinião, não tem as caracristicas necessárias para este modelo de jogo.

Nolito, finalmente, parece que afinal não joga sempre muito bem, afinal também tem um ou outro jogo a menor rotação ou menos inspirado. Também entre os "menos" deste jogo, Matic e Bruno César continuam a não me convencer, continuam - na minha perspectiva, claro - a não justificar ocuparem as vagas de Carlos Martins e David Simão que considero melhores jogadores para a mesma função.

Mais uma vez se prova o que quase todos os benfiquistas têm afirmado: se Jesus não estragar com a sua teimosia prepotente, temos tudo para uma grande temporada a nível interno (Campeões, claro) e para chegar, pelo menos, aos 1/8 da Champions.

Mesmo assim, Jesus não evitou a soberba da vitória: "relembro de o Benfica vai estar COMIGO na Champions em dois anos". Será que ele quer mesmo que lhe recordemos a HUMILHAÇÃO da primeira presença? Alguém lembre ao Jesus que ele ganhou o 32o título do SLBenfica, não ganhou os 32... O SLBenfica é muito, mas muito maior que ele. Quem precisa do Benfica é ele, e não o inverso.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. GB, escreve aí mais um post a pedir a saída do Aimar.

    ResponderEliminar
  2. Impressionante a quantidade de críticas! Se o Benfica não ganha critica-se o treinador, se o Benfica ganha e esmaga, foi porque os jogadores não ouviram o treinador? O Benfica fez uma brilhante exibição, frente ao principal candidato ao título holandês e tem que haver mérito do Jesus, que por muito teimoso que seja, ainda é o melhorzito que por lá passou, desde o tempo do Eriksson...

    Também não percebo a insistência nas críticas ao Matic e ao Bruno César. O Martins é melhor que o Matic, se calhar é, mas não sei se era jogador para ficar no banco e além de receber 3 vezes mais que o sérvio, não joga a trinco, interior e 10, ao contrário do Matic. É mais virtuoso? Sem dúvida, mas virtuosos não faltam neste plantel, o que faltava era músculo e alternativa a Javi e Witsel, e Matic é isso tudo.

    Quanto ao Bruno César, é pá nem o brasileiro é assim tão mau, nem o David Simão é ainda assim tão bom. Era bom que o miúdo tivesse minutos para poder provar que tem qualidade, mas pode ser que isso lhe seja proporcionado na Taça da Liga. Para já, justifica-se a aposta no chuta-chuta que até agora mostrou ser uma boa alternativa a Aimar.

    Quanto ao Cardozo, inteiramente de acordo que este esquema é mais ao jeito de Ruiz ou Falcao, mas nós temos o Cardozo e ele mesmo neste sistema é muito útil, porque ele marca golos! Temos de parar de suspirar por outros, porque este é o que temos, convém é que o Jesus dê minutos ao Rodrigo e ao Nelson, porque me parece que finalmente este ano, temos alternativas que permitam fazer descansar mais vezes o paraguaio, que no ano passado foi totalmente esgotado fisicamente.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa, depois do jogão que fez esta noite consegues dizer mal de Cardozo?

    GB...tem lá paciência.

    ResponderEliminar
  4. Pegando na frase :
    ... "Perdoem-me os que reduzem Cardozo à estatística dos golos, mas com um avançado como Bryan Ruiz "...

    Os avançados são recordados pelos golos que marcam, e por enquanto o costariquenho apesar de bom jogador,ainda está muito tenrinho para poder ser comparado ao Tacuara ...

    ResponderEliminar
  5. "Perdoem-me os que reduzem Cardozo à estatística dos golos, mas com um avançado como Bryan Ruiz ou... Nelson Oliveira, esta táctica e esta equipa não tem porque temer seja que adversário for. Cardozo, na minha opinião, não tem as caracristicas necessárias para este modelo de jogo."

    GB, eu também penso um pouco assim mas se Cardozo jogar como jogou hoje ele encaixa neste sistema. O homem hoje não marcou mas fartou-se de jogar. O passe para o segundo golo de Witsel é genial, entre outras intervenções muito acertadas. Olha que até de calcanhar o homem jogou. :D

    ResponderEliminar
  6. Hugo Santos24/8/11 23:22

    É preciso ter calma e não embandeirar, pois este Twente era muito fraquito... tirando o avançado não jogam nada e claramente não é uma equipa de champions...

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada24/8/11 23:47

    AIMAR! AIMAR! AIMAR! Simplesmente fabuloso! Tem magia, tem poesia, ter arte, em todos os passes que faz! Que passes de tango, a dança mais sensual e intimista entre duas pessoas! E Aimar dança, rodopia, e pinta telas de glória para os nossos olhos!
    Que pena não ter menos quatro ou cinco anos!!!
    Com a mesma aurea, só me lembro desse mago do futebol, de seu nome, Fernando Chalana!
    O Benfica com Aimar é um e sem ele outro muito menos entusiasmante!

    Ainda haverá por aí quem ache que deveria ser vendido?

    ResponderEliminar
  8. Impressionante.... até hoje depois do que todos vimos, vir para aqui dizer mal do Cardoso, do Jesus, do Matic e do Bruno César é mesmo má fé. E ainda tens tempo para dar algumas no Nolito. (que injustiça)

    Mas enfim, são estes benfiquistas que temos e que esccrevem sobre o Benfica.

    Explica-me lá qual era o Treinador que querias?
    Explica-me lá qual era o Presidente que querias?
    Explica-me lá o que é que querias que o Bruno César e o Matic fizessem em 10 minutos de jogo?

    Abraço

    (e já sei, não precisam de me lembrar, cada um tem direito á sua opinião e só venho cá porque quero)

    ResponderEliminar
  9. GB, também és um bocadinho teimoso. O próprio Jesus reconheceu hoje que a estrutura não é muito diferente da que tem usado. E nem é isso que é decisivo.

    O futebol define-se em aspectos objectivos e o que acontece é que o pressing e a reacção à perda da equipa são potenciados com Witsel no lugar de Aimar e Aimar no lugar de Saviola. Hoje o Benfica esteve tremendo nestes dois aspectos, com grande agressividade e coerência entre os sectores. Foi isso que permitiu o sufoco ao Twente, para além do grande controlo da equipa holandesa até ao 3-0. E isto não está necessariamente relacionado com a mudança de estrutura, mudança essa que o Jorge Jesus nem reconhece.

    Em 09/10 ninguém falava da exposição do pivot porquê? Precisamente porque a equipa tinha uma zona pressionante tremenda que sufocava os adversários, controlando-os dessa maneira. Se a agressividade do pressing for a adequada o pivot não tem de ser exposto ou de se "sentir sozinho". O jogo de hoje deu sinais que Witsel e Aimar podem ser o Di Maria e Ramires deste ano. Jogadores decisivos pela potenciação que fazem do pressing da equipa. Penso que seria bom consolidar este onze nos próximos jogos, abdicando, para já, do Saviola.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Nelson Oliveira, aos poucos, pode ser lançado no lugar hoje ocupado pelo Gaitán.

    ResponderEliminar
  11. FCdaFruta25/8/11 00:22

    Quanto ao Nolito, voltou a fazer outra boa exibição. Só faltou ser mais eficaz. Não foi não ter marcado que a exibição foi menos boas... Fez bastantes remates perigosos...

    ResponderEliminar
  12. Tenho que chegar à conclusão que escrevo em mandarim.

    Eu por acaso critiquei a equipa ou algum jogador? Isso serão problemas de leitura ou de capacidade intelectual?

    Terá sido a parte eu eu ter considerado hoje "um Benfica à Benfica" que vós confundiu!? Será que muitos de vós acham isso uma critica?

    Quanto ao Cardozo, eu disse que jogou mal? O facto de eu dizer que o aproveitamento do avançado neste sistema será maior com um avançado com outras caracterisiticas faz disto uma critica ao Cardozo?

    Quanto ao Jesus, quem lhe quiser estender a passadeira que o faça, não conte comigo para isso enquanto ele não entender que no Benfica ele não passa de uma formiguinha a quem se pede muito trabalho e pouca cagança... E mesmo ele teve hoje o reconhecimento no tópico de não ter inventado.

    Realmente as pessoas quando querem confundir a sua maldade com terceiros, têm comentários muito infelizes...

    ResponderEliminar
  13. @karlos eu critiquei o Nolito? Antes pelo contario, meu caro. Eu disse apenas que afinal também tem dias menos bons, numa alusão clara aos grandes jogos que tem feito.

    O Presidente que queria? Luis Filipe Vieira - é quem lá está e eleito com toda a legitimidade e a quem já prometi o meu voto se correr com o Oliveira.

    O treinador que queria? Parafraseando Mario Wilson, quando o trabalho é bem feito (como fez este ano a direcção), qualquer um se arrisca a ser campeão se não inventar.

    O que queria o B. César e Matic? Nada mais do que têm feito, simplesmente na minha opinião não são superiores a Martins e D. Simão. Mais uma vez, não é uma critica aos jogadores, é uma opinião.

    ResponderEliminar
  14. A noite dos injustiçados:

    Jesus - Banho táctico ao "romântico" Adriaanse

    Emerson - Fabuloso jogo. Por ele ninguém passa e ainda "encosta" bem aos centrais quando é necessário. E afinal parece que até "sobe" no terreno

    Cardozo - Não foi golo desta vez, mas foi enorme na luta com os dois centrais contrários ganhando várias bolas e excelentes tabelinhas. Já nem vou falar na assistência para o golo. Mandem-no embora, não se esqueçam.

    Por vezes é bom não esquecer que o futebol a sério não é parecido ao da playstation e que do outro lado também estão jogadores que também querem ganhar. E por vezes não podem jogar aqueles que sempre queremos. É a vida.

    ResponderEliminar
  15. E o Javi ninguém fala dele? Ou do Garay?
    Vamos esquecer essas quezilias!

    O Javi e o Garay hj fizeram um jogão!!!
    O Javi principalmente cortou tudo!

    Até o Emerson fez grande jogo!

    Já o Maxi quando entro lá o gajo da Libéria é um problema, tanto na Holanda como aqui o tipo partiu o Maxi todo. Esse tipo tem 19 anos, é muito bom. Estejam atentos que vai dar cartas. Não é qualquer um que faz gato sapato do Maxi.

    Saudações Benfiquistas
    Rederx

    ResponderEliminar
  16. O último parágrafo sim, está muito bom, o resto !......................, enfim, toda a gente "percebe" de futebol, ainda bem que na medicina é diferente

    ResponderEliminar
  17. GB tenho a dizer-te q aprecio ler os teus artigos de opinião, e este está bom e ve-se que tem ideias claras sobre aqilo q desejavas no SLB, sobre o q pensas ser ideal para o SLB de hoje em dia, mas tb é verdade que dizias ser bom vender o Aimar.. Tou-me a cagar se ganho ou deixo de ganhar dinheiro com ele, nao sei se ele vai renovar, mas ele é inacreditável! Se nao renovar quero ve-lo jogar aqi esta época... Q grande jogador, tal como Saviola, cuja utilidade ainda se vai verificar!
    Portanto ninguém aqui é dono da razão!
    Pessoal grande abraço benfiquista para todos

    ResponderEliminar
  18. cardozo continua a calar os palermas. o passe do 3-1 mostgra a sua classe, visão de jogo e inteligência. e fez um parecido que o nolito desperdiçou.

    continua a treta contra o jesus. se este 4231 funcionou bem é merito dele e trabalho dele, nao algo que lhe impuseram. tal como o artur foi ele que o escolheu e nenhuma imposicao.

    jesus, o melhor treinador que podiamos ter. o melhor dos ultimos 20 anos.

    ResponderEliminar
  19. GB, comparar matic a david simao e martins é ridiculo. matic e um trinco muito alto que tem funcoes que nao tem nada a ver com as dos dois portugueses que citas. e o nuno coelho nao tem caracteristicas como ele.

    ResponderEliminar
  20. Mourinho é uma formiguinha nos clubes por onde passa?

    Alex Fergunson é uma formiguinha no MU?

    Wenguer é uma formiguinha no Arsenal?

    post de ressabiado total.

    Jesus é o melhor treinador do benfica desde o Sven Goren Eriksson e o resto é conversa.

    ResponderEliminar
  21. Joao Costa25/8/11 14:43

    HEI ACABAMOS DE PASSAR A CL.... helloooooo!!!!

    Porque estamos todos contra os outros... Ja nao basta os azuis, verdes e antis?

    Quem escreve deve ter mais cuidado a escrever...
    Quem lê deve ler sem leituras passadas e ver realmente o que está escrito...

    PS: Geração no "day after" pode parecer do contra quandos escreves algumas coisas e como escreves... Escrever facil para melhor te entenderem pode ser o caminho...

    PS1: criticos do GB, tudo o que esse Sr. escreve é para criticar porquê?

    Abraços

    ResponderEliminar
  22. Ganhamos nada a dizer mas: Gaitan (rende mais à esquerda, dando mais profundidade ao ataque) – Cardozo - Tem demonstrado ultimamente que já não é a tábua que era no inicio quando veio para o Benfica/Tem vindo a evoluir do ponto de vista técnico, satisfatoriamente/positivamente apesar dos assobios nada condicentes com os reais adeptos do nosso SLBenfica – Veja-se a utilidade neste jogo, vindo buscar jogo à linha intermédia, ajudando na condução da equipa para o ataque, apesar de ser pesado; o passo de morte para Witsel (3º Golo), portanto um grande ponta-de-lança – do melhor que a Europa tem (Vejam o comentário do jornal a Bola em 23/08/2011: (Média de golos de Cardozo é das mais altas da Europa) – Portanto não é tosco como dizem – Melhor que Hugo Almeida não é verdade?
    Entenda-se a falta de moral de Jorge Jesus, não prescindir de Nolito, em detrimento de Gaitan – Se assim é, porque Nolito não é alternativa a Saviola no ataque, sendo assim a meu ver, a equipa deve ser escalonada do meio campo para a frente, digamos que uma revolução, senão vejamos – No sistema 4X4X2, seria assim:
    Witsel – trinco móvel (No sistema 4X4X2 em detrimento/sacrifício de Javi Garcia – No sistema 4X5X1, deixava Javi Garcia e Witsel faria companhia a Pablo Aimar)
    Enzo Perez ou Nolito – médio direito (Uma vez que infelizmente não iremos ter Urreta [quanto a mim o melhor ala direito/médio direito do Benfica de apoio ao pnta-de-lança e possivelmente poderia ser adaptado a defesa direito, pela sua voluntariedade/genica] - Estes não devem derivar para o centro, mas sim fazer o corredor direito, dando mais profundidade ao ataque – tipo Salvio).
    Pablo Aimar ou Bruno César ou Witsel - Centro (No sistema 4X5X1, optaria por dois jogadores).
    Gaitan ou David Simão – médio esquerdo – (Com a finalidade de fazer o corredor, dando mais profundidade ao ataque e como tal apoiando o ponta(s)-de-lança).
    Cardozo, Nolito, Saviola, Nelson Oliveira ou Rodrigo e ainda Rodrigo Mora – Ataque (Digamos que uma tarefa ingrata para um treinador – No momento optaria por Nolito e Cardozo, devido a produtividade de ambos – No sistema 4X5X1, optaria por um deles).
    SAUDAÇÕES DESPORTIVAS (BIGBENFICA)

    ResponderEliminar
  23. "...O treinador que queria? Parafraseando Mario Wilson, quando o trabalho é bem feito (como fez este ano a direcção), qualquer um se arrisca a ser campeão se não inventar..."

    Depois desta frase tas apresentado! Não percebes mesmo de futebol...nem vale a pena comentar mais, depois de ler uma coisa destas!

    ResponderEliminar
  24. A palermice tem sempre que aparecer, neste caso foi no último e penúltimo parágrafo.
    Tomara muito clube ter um Jesus como treinador, mas ele, para alguns só será bom quando saír. "O que quase todos os benfiquistas têm afirmado", foi gira essas tua constatação, pois é exactamente o contrário do que dizes; sabes, é que ele é que é o treinador, não tu, eu, ou outro qualquer. Já mais ganhou ele no Benfica em cerca de três anos, do que muitos outros que por lá passaram. Só não vê isso, quem está mais ocupado a ver coisas imaginárias, na ânsia de se falar mal dele, seja de que maneira for.

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking