Depois de uma semanita de férias eis um resumo da semana que passou:
Twente vs. Benfica: Foi um bom resultado para inicio de época. Podíamos muito bem ter ganho este jogo se JJ tivesse a lucidez suficiente para fazer entrar Matic muito mais cedo. Temos tudo para irmos á fase de grupos, caso JJ não invente.
O 4x1x3x2 Kamikase: Este sistema pode resultar em jogos em casa com equipas do nível de um Feirense e se Gaitan não tiver de "cú virado para a lua" em termos defensivos, com o Feirense gostei do apoio defensivo que deu. Gostaria de ver um onze inicial como JJ colocou depois do 2-1 com o Feirense, com Witsel a fazer de Ramires.
O 4x2x3x1: Isto é um mito!!! O Benfica não joga neste sistema!!! O Benfica joga em 4x4x2 versão Quique Flores com Aimar a fazer de segundo avançado onde passa mais tempo sem bola e a correr atrás dos adversários do que a organizar jogo, aquilo em que ele dá lições a qualquer jogador. Não gosto deste sistema, Aimar é bom é a vir de trás a organizar jogo, além de que Javi perde-se no meio campo porque não está rotinado a jogar com alguém ao lado dele. A rotina de trinco é tal que recua para perto dos centrais criando espaço ao lado de Witsel que os adversários aproveitam.
O 4x3x3: Para mim, além do 4x1x3x2 com Witsel a fazer de Ramires, é o sistema ideal. Permite a Javi manter as rotinas de trinco, permite a que Aimar organize jogo a partir de trás e não se perca na frente a correr atrás dos adversários, Witsel dá consistência ao meio campo, capacidade de recuperação de bola, capacidade para segurar a bola, inteligência e qualidade no passe. Com este sistema bem trabalhado o Benfica ficaria fortíssimo em todas as vertentes do jogo. Quanto aos avançados, é jogar aquele que estiver melhor ou consoante a estratégia e adversário. Com jogadores como Witsel e Aimar a organizar o jogo, com Nolito na esquerda e Gaitan na direita, ou vice-versa, situações para os avançados marcarem não faltarão.
Portugal Sub-20: Foram uns bravos!!! Não me identifico com o estilo de jogo desta selecção, faz-me lembrar a Grécia que nos tramou no Euro cá no burgo, no entanto a estratégia de Ilídio Vale resultou quase em pleno. Os melhores para mim, e por ordem, foram Nelson Oliveira, Mica, Nuno Reis e Danilo. Para mim o Nelson foi o melhor do Mundial, sem dúvida!!!!
Benfica vs. Feirense: Sinceramente gostei da equipa, embora ache que falta alguma agressividade defensiva e mais pressão sobre o portador da bola. Houve um período em que a equipa parece que se desorganizou e o Feirense podia ter feito o golo mas a vitória é justíssima. O gordo do César lá passou em velocidade e técnica por três adversários e marcou um golão!!!
Os corruptos: Os corruptos não estão a jogar a ponta de um corno e quando assim é aparecem sempre aqueles comandados por Vítor Pereira, o dos árbitros, a resolver os problemas. Neste momento os corruptos deveriam ter somente dois pontos na classificação mas graças ás ajudas habituais estão com seis pontos.
O LOL de Portugal: O que a lagartada fez foi uma autêntica VERGONHA!!!! Além de colocarem em causa a nomeação, levaram consigo um árbitro. Isto só em Portugal!!!! Se a moda pega, para a abertura de mercado em Janeiro é só clubes a contratarem árbitros para os seus plantéis.
Nuno Gomes: JJ e Luís Jardim não pescam nada disto, o Paulo Bento é que sabe. Quatro minutinhos a jogar após o minuto noventa. Para quem foi para Braga porque queria jogar...
Adeptos do Benfica: Trinta e cinco mil na Luz e mais umas assobiadelas ao Cardozo. Em relação ao número de espectadores, como estamos de férias dou o desconto, a partir de Setembro quero, no mínimo, cinquenta mil na Luz. Aos merdas dos assobiadores, por favor, fiquem em casa ou vão para a p**ta que vos pariu!!!
"O 4x2x3x1: Isto é um mito!!! O Benfica não joga neste sistema!!! O Benfica joga em 4x4x2 versão Quique Flores com Aimar a fazer de segundo avançado onde passa mais tempo sem bola e a correr atrás dos adversários do que a organizar jogo, aquilo em que ele dá lições a qualquer jogador. Não gosto deste sistema, Aimar é bom é a vir de trás a organizar jogo, além de que Javi perde-se no meio campo porque não está rotinado a jogar com alguém ao lado dele. A rotina de trinco é tal que recua para perto dos centrais criando espaço ao lado de Witsel que os adversários aproveitam."
ResponderEliminarO 4-2-3-1 não é um mito. É um sistema por demais utilizado por essa Europa fora. O Valencia de Benitez que venceu a taça UEFA com Aimar a 10 usava (e ainda hoje usa) esse sistema.
Não é com um jogo ou dois que se pode avaliar se funciona ou não. O mau posicionamente de alguns jogadores é uma coisa que deverá ser fácil de corrigir - no caso do Aimar muito adiantado acho que se lhe deve dar a libertade que ele sempre tem. No caso do Javi se juntar aos centrais, acho que essa é a nova fixação táctica (versão nuance) do JJ a qual se tem verificado em mais jogos (Twente por exemplo).
Sobre o Aimar estar a correr lá à frente atrás dos adversários: eu acho que falta só os outros 9 jogadores de campo fazerem o mesmo (de maneira organizada, claro). Ou já te esquecesto de como se inicia a jogada em que Cardozo marca contra o Twente?
Efectivamente o Benfica já não faz uma boa ocupação de espaços e muito menos a pressão sobre o portador da bola (em grande parte, mas não só, por causa do 4-1-5 que utiliza) consequentemente não tem meio-campo, que é o que interessa para uma equipa que se pretende dominadora.
Posto isto, acho que o JJ ou é daqueles que gosta de correr para o abismo ou então está refastelado à espera de ser despedido e receber uma bela indeminização - pelo menos é o que as suas opções como treinador têm demonstrado. De equipa a jogar um futebol admirado por essa Europa fora (Benfica de 2009/10) passaram a tremelicar contra Gil Vicentes e Feirenses.
depois de tanto colinho e 2 jogos absolutamente miseráveis contra 2 equipas que subiram, insisto outra vez no roubo de catedral a favor dos vermelhos, ainda falas dos outros ter 2 pontos??? LOL. És mesmo cómico, o teu clube devia ter 0 pontos, nada fez para ter 4, mas no fim faz-se justiça divina
ResponderEliminarPorque voltaste?
ResponderEliminarO Aimar reuperou a bola no meio campo, não foi aos centrais do Twente. Sempre que Aimar recua para o meio campo a coisa pia de forma diferente.
ResponderEliminarEu não disse que o sistema era um mito, o que eu disse é que é um mito o Benfica jogar em 4x2x3x1, porque na realidade joga em 4x4x2. Se achas que Aimar rende mais a pressionar os centrais do que a construir jogo vindo de trás, como faz no 4x1x3x2 e poderia fazer no 4x3x3, então é porque não tens mesmo noção nenhuma do quanto o Benfica perde com Aimar mais adiantado no terreno, chegando por vezes a estar ao lado de Cardozo.
"...é um mito o Benfica jogar em 4x2x3x1, porque na realidade joga em 4x4x2. "
ResponderEliminarSe tiras essas conclusões de tão minutos não tenho mais nada a dizer sobre isso.
"não tens mesmo noção nenhuma do quanto o Benfica perde com Aimar mais adiantado no terreno"
Não deves ter lido isto que escrevi antes:
"acho que se lhe deve dar a libertade que ele sempre tem"