O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Primeiras impressões do Benfica 11/12

. 11 comentários
Como sabem, eu acredito plenamente que temos na Suiça uma parte do plantel que será campeão este ano. Não tenho qualquer dúvida disso. Posto isso, ao cabo de dois jogos acho que já consigo tirar algumas ilações, especialmente das contratações novas e dos defeitos/qualidades antigos.

Antes de mais, ainda que considere que haja muito espaço para uma gestão mais eficaz e competente dos inúmeros recursos que temos na Suiça, no estágio. Ainda assim, Jorge Jesus é o treinador e este tipo de questões mais técnicas são aquelas que temos que respeitar - ainda que seja sempre legítimo termos opiniões diferentes.

Na minha perspectiva, quem não "vai a jogo" nesta temporada simplesmente não deveria estar na Suiça. Jogadores como Shaffer, Peixoto, Kardec ou Fernandez deveriam logo ter ficado em Lisboa.

A questão dos jogadores formados na Luz tem claramente que ser melhor equacionada. Está à vista que Ruben Pinto "não conta" para Jorge Jesus, estando lá só para "encher" e desde já digo o que já disse antes: É normal. O Ruben não deveria integrar este plantel, mas sim ser emprestado a um clube da Liga Orangina.

Isto coloca a tal questão dos quatro jogadores formados no Clube para as listas da UEFA que podem (e devem) perfeitamente ser Miguel Victor, Roderick, D.Simão e N.Oliveira. A permanência do Ruben Pinto está pois directamente relacionada com a permanência do Miguel Victor. O central não quer passar uma temporada "na sombra" quando tem um desafio aliciante na Championship.

Na minha perspectiva, Miguel Victor está mais forte fisicamente, mais seguro e mais confiante. Tem claramente muito mais velocidade e posicionamento que o Roderick (o que é normal dada a idade) e considero-o - de longe - melhor jogador que o Jardel. Numa equipa com Luisão e Garay, parece-me ser o terceiro central que oferece todas as garantias. Roderick, na impossiblidade de sair para jogar (Obrigado aos "iluminados" que permitiram a saída do Moreira que impossibilitou isso), seria o quatro central - libertando-se o Benfica de Jardel.

Arrumada a questão dos jogadores formados na Luz e dos centrais, olhemos à baliza. Quando temos Artur Moraes e Mica, a terceira vaga será um erro se for ocupada por um jogador que recebe por ano 2M€. É hora de fazer sair Roberto e Julio César, um porque não tem condições e outro porque... simplesmente não tem qualidade. Incrivelmente, teríamos de ir buscar mais um guarda-redes e nesse caso teria que ser um segundo guarda-redes... português. Mas quem? Pois...

Continuamos sem laterais titulares. Na direita, Wass é jovem e precisa de se adaptar a um futebol mais técnico e evoluído que o dinamarquês e na esquerda, Carole não tem (ainda?) qualidade para ser titular do SLBenfica. Na direita, Maxi é cada vez mais sinal de preocupação pelas recentes declarações e por ainda não ter renovado (como é possível?). Na esquerda simplesmente ainda não há substituto de Coentrão - e Fábio Faria não é seguramente solução.

Nas laterais temos um problema complicadíssimo, especialmente se Maxi não renovar brevemente, pois se o SLBenfica "cheirar" uma solução de ruptura, o melhor será mesmo transferir o jogador neste defeso (enquanto pode). O que seria uma absoluta desgraça, mas que eu não afasto de todo, dada a loucura de contratar Danilo (ATENÇÃO: Danilo é médio e não defesa...). Já na esquerda, acho que esse tal Alex Sandro não será mais que Carole, pelo que pressinto que não seria esse o caminho... Veremos.

No meio campo defensivo, Nuno Coelho ainda não se viu, sendo vítima do "entreposto de jogadores" que por ali andam. Já se viu um Javi Garcia igual a si próprio e um Matic que sendo interessante... não é igual a ninguém. Não o considero sequer opção para o lugar de Javi... nem melhor que C.Martins para jogar na posição de box to box. "Houston we have a problem" - para que serve este Matic?

Directamente relacionado com Matic está a ausência do C.Martins. Lesionado, diz o boletim clínico, "na ronha" a preparar a saída digo eu conhecendo o "feitiozinho" do rapaz que dá tudo em campo pela camisola que veste, mas é danado para injustiças. Ainda no meio campo, Peixoto também parece seguir o caminho da saída - nada que surpreenda ou que lamentemos.

No meio campo de ataque, Nolito é craque e Bruno César uma excelente opção. Dificilmente será primeira opção num meio campo com Nolito e Gaitan nas suas posições, mas seguramente será uma opção a ter muito em conta.

Já Enzo Perez que todos afirmam ser ainda melhor que Bruno César, tarda em mostrar, mas nota-se pela movimentação e "toque de bola" que é um jogador com qualidade. É preciso agora é mostrá-la. Quem continua a mostrar muita qualidade é o Pablo Aimar, mas continuo com a mesma ideia que pode sair - ainda para mais se permanecer Cardozo.

O meio campo de ataque, parece muito bem entregue, com Nolito (esq. e ataque), Bruno César (esq. e centro), Gaitan (centro, esq. e dir.) e Enzo Perez (dir. e centro). A estes junta-se o inevitável (em qualidade) Aimar e ainda David Simão e Ruben Amorim.

No ataque, Cardozo pelo passar do tempo parece de pedra e cal (será?) e continua igual a si próprio - lento pouco agressivo... mas concretizador (é o que se pede). Saviola continua também igual a si próprio em todos os clubes por onde passa, ou seja, uma época em grande... e depois é sempre a descer (foi assim em Barcelona, Monaco, Sevilla, Madrid...), na minha perspectiva com o pequeno Rodrigo e Jara a mostrarem serviço, parece-me que Saviola terá dificuldades em se manter como primeira opção, salvo casmurrice de Jorge Jesus.

Estranhamente Rodrigo Mora continua fora das opções - será a porta da saída ou a falta de ritmo pelo tempo parado? veremos, mas eu tenho boas expectativas sobre ele. Também Nelson Oliveira está fora, mas pelo estágio dos Sub20, contudo se lá estivesse penso que teria poucas oportunidades, como David Simão.

Em resumo, um plantel a 15 dias da primeira competição oficial com ainda muito por fazer e definir. Na minha opinião com muita gente a mais - alguns dos que já sabem que vão sair, nem deviam ter ido para Suiça. Infelizmente, um plantel muito estrangeiro, onde os portugueses poucas oportunidades terão de jogar, inclusive arriscamos a possibilidade de ter um 11 composto exclusivamente por estrangeiros.

PS- Continuo a lamentar muito termos perdido o Mário Rui - um jogador de grande qualidade. Espero que não aconteça o mesmo com o Yartey, que tem qualidade para ser opção na Luz na próxima temporada como alternativa ao Nolito.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. GB, eu gostei do Matic e acho que é jogador para dar musculo ao meio campo, dará apoio ao Javi quando for preciso fechar melhor o meio campo, segurar mais o jogo. Ainda é muito cedo para grandes análises mas gostei dos pormenores. tal como gostei de Enzo, Bruno e Nolito.

    Ao contrário de ti acho q Carole tem qualidade mais q suficiente para ser opção de plantel e, quiçá, com a defesa sólida até ser opção para titular. Yartey tem qualidade para o ano, não nesta época q agora começa, é isso? Se sim, concordo ctg. Acho q o puto precisa exactamente daquilo q teve ontem, precisa de jogar e ir ganhando confiança. No SLB seria apenas mais um com poucas oportunidades.

    Roderick tem q ser emprestado e a uma equipa fraca o suficiente onde ele possa ser titular e crescer como jogador. Neste momento é, talvez, o jogador mais fraco do plantel.

    Basicamente o q pretendo de Jesus é, nesta semana, tomar decisões e q o plantel seja reduzido drásticamente em número para q se possa trabalhar objectivamente na época que aí vem e não no prolongar desta fase de testes/exames/castings...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com quase tudo.Quanto ao Saviola é verdade que ele esteve abaixo das suas possibilidades o ano passado mas acho que não foi só ele.A estrutura,a preparação da época passada,a falta de alternativas,etc e tal contribuíram mais que o sub-rendimento do Saviola,que possivelmente esteve intra-relacionado com esses factores.Quanto ao Jara é bom jogador mas completamente diferente do Saviola(que tem mais cérebro na ponta da orelha que o Jara na cabeça toda).

    ResponderEliminar
  3. Precisamos de um d.direito,mais um central,dois defesas esquerdos e um bom box to box.E a meu ver se viesse mais um ponta de lança seria ouro sobre azul(perdão pela cor da expressão).Espero que oJJ arranje mais um esquema táctico,4231 ou 433,pois com equipas grandes não lá vamos com o 4132.Se não o fizer,aí sem qualquer problemas de consciência, direi e lutarei para a sua substituição.É incrível que o Benfica não tenha uma tática alternativa.

    ResponderEliminar
  4. TRAMONTANO11/7/11 15:49

    Defesa?

    Treinador, temos?

    ResponderEliminar
  5. tems razao, mas le este texto.

    http://ndrangheta.blogspot.com/2011/07/em-cima-do-joelho.html

    ResponderEliminar
  6. maxi nao renovou ainda porque nao quis. ou melhor, o empresario nao deixa, e bvem sabemos quem ele é. mais uma vez pedem ao pbenfica depositos em offshores obscuras.

    ruben pinto, sendo o 1º ano de senior mesmo nao jogando e optimo estar no plantel. melhor que ir para um clube qualquer da orangina onde provavelmente sera pouco utilizado na mesma.

    ruben amorim que eu saiba conta como formado no benfica.

    ResponderEliminar
  7. - Se ficassem em Lisboa também se criticava porque os estávamos a colocar à parte e a desvalorizar os jogadores.

    - O Ruben, com dizes, devia ser emprestado à Liga Orangina (Atlético?).

    - O Roderick também devia ser emprestado, mas perante as exibições que está a fazer duvido que algum clube da 1ª Liga pegue nele.

    - O problema do Roberto não é simples, pois é preciso que haja interessados nele...

    - Nas laterais (acreditando na renovação do SuperMaxi), e dada a regularidade de Maxi, creio que Wass chega perfeitamente. Na esquerda Carole como alternativa, faltando a contratação de alguém que entre "de caras" no 11.

    - Nuno Coelho creio que será suplente directo de Javi Garcia. Matic creio que será importante para jogar no apoio a Javi, e gostei do pouco que vi de Matic.

    - Carlos Martins e Peixoto podem sair que não me choca. Um é burro e o outro já não tem pernas.

    - Nolito, Perez e César são jogadores. Parece-me que foram excelentes contratações.

    - Aimar é para ficar (se fosse eu a mandar renovava)

    - Cardozo faz o que sabe: Marca golos!

    - Saviola só teve 1 época em Sevilha e no Mónaco. Nas 3 primeiras épocas de Barcelona fez: 21, 20 e 17 golos sendo depois emprestado ao Mónaco (12 golos) e Sevilha (12 golos), de regresso ao Barcelona fez 12 golos.

    - Jara é o jogador mais burro do plantel!

    - Creio que Rodrigo será a alternativa a Cardozo.

    ResponderEliminar
  8. excelente postadela com a qual concordo plenamente.

    ResponderEliminar
  9. jj so devia se deixar tocar no meio campo pra frente a arranjar um mourinho pa defesa e gr. o homem so sabe "botar carne no assador" ele sabe mt de ataque(rolo compressor) mas a defes deixa mt a desejar, n entendo.

    ResponderEliminar
  10. Mais um grande trabalho do GB.


    Um dos mais sérios problemas do Benfica na constituição do seu plantel passa pela escolha dos quatro jogadores formados no clube. É um facto que a saída de Moreira criou-nos um problema acrescido neste capítulo. Corremos o risco de integrar neste grupo vários jogadores que não contam para Jesus. A excepção poderá ser Miguel Vítor já que Roderick, David Simão e Nélson Oliveira não têm qualquer hipótese de integrar os convocados.

    Tudo indica que, mais uma vez, não houve o cuidado de ver repetidamente Wass em acção. Nos quatro jogos em que o vi jogar, desiludiu-me. O Benfica não pode continuar a contratar jogadores somente com o argumento do “custo zero”.

    ResponderEliminar
  11. Há quem leve juniores para compor o Ramalhete e assim ter pelo menos jogadores para duas equipas, e há quem leve jogadores que podem merecer uma segunda oportunidade ou que pelo menos podem ser valorizados para serem vendidos.

    O Ruben ainda está verdinho, mas pior é o Roderick porque joga numa posição mais fulcral. Por mim eram os dois emprestados.

    O Benfica não se deve libertar de um jogador como o Jardel que foi titular na segunda metade do campeonato tendo colocado o Sidnei e o Roderick no banco. Trocar jogadores que já mostraram alguma qualidade por incertezas é um risco que não me passa pela cabeça. Precisámos de 4 centrais e o Jardel poderá ser o quarto mas será necessário.

    Continuamos sem um segundo lateral esquerdo e um segundo lateral direito. O Maxi disse que queria renovar com o Benfica e disse que continuar na Europa é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Ele não vai regressar ao Penarol. Também duvido que seja vendido. Portanto jogará pelo menos mais uma época no Benfica e podemos esperar o super Maxi de sempre. O Carole tem qualidade para pelo menos ser segunda opção.

    Quanto ao meio campo temos muitas soluções de qualidade. Que o Jesus escolha bem.

    Os avançados são bons e recomendam-se. Mora se calhar roda primeiro antes de voltar.

    PS: o meu maior receio neste momento prende-se com as laterais e o gosto excessivo do Jesus em colocar médios nessa posição.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking