O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 16 de julho de 2011

Paradigma M: Matic ou Martins?

. 7 comentários
Gostava de abrir aqui uma discussão sobre um tema que me parece dividir (positivamente) os benfiquistas: MATIC.

Começo por dizer que com a chegada de Witsel, acredito que nem Carlos Martins nem Matic serão titulares no SLBenfica! O belga é claramente um jogador muito superior a ambos e mais polivalente o que constitui um factor importantíssimo no futebol actual.

Muitos temos pedido que Jorge Jesus altere, pelo menos de vez em quando, o seu teimoso 4-4-2 losango para um 4-3-3 mais dinâmico. Na minha opinião Jorge Jesus no ano passado não tinha plantel para isso, especialmente no ataque onde em 4-3-3 dificilmente podemos jogar com um avançado fixo e com pouca mobilidade como Cardozo.

Ao contrário do que muitos escrevem, eu não considero (de todo) Carlos Martins um nº10, tal como nem pensar em considerar Matic um trinco.

Posto isto, acho que qualquer um dos jogadores em causa Carlos Martins ou Matic são boas opções se ficarem no plantel, mas para jogar em 4-3-3 - e não faz sentido ficarem os dois. Sempre que Jorge Jesus usar o 4-4-2 penso que não são boas opções face às soluções que temos para a posição de trinco (Javi e N.Coelho) e para 10 (Aimar, Gaitan, Bruno César e David Simão).

Neste sentido, a minha escolha é, claramente, Carlos Martins. Tal como o jogador que escolheria para alternativa a Javi Garcia seria o Nuno Coelho. Matic poderia ser emprestado esta temporada a um clube onde o 4-3-3 seja um sistema base e ele possa ser utilizado como box-to-box para evoluir o passe e o posicionamento, no sentido de na próxima temporada substituir Carlos Martins no plantel. Além disso Carlos Martins é português e isso para mim conta mesmo muito quando falamos de dois jogadores de qualidade. E já nem estou a falar da garra e entrega imensas.

O português faz 30 anos em Abril e entra na fase da carreira onde um último grande contrato, em campeonatos menos fortes (o Rubin Kazan e o Lokomotiv já o quiseram). Neste sentido, o Matic na próxima temporada (faz 23 anos dia 1 de Agosto) chegaria com excelentes condições para prepararmos uma grande e lucrativa venda de Witsel daqui a duas/três temporadas.

Uma nota apenas que, para mim, a permanência de Nuno Coelho nem deveria ser colocada em causa. Ele é, indiscutivelmente o melhor trinco do plantel depois de Javi Garcia.

Quanto ao plantel e às boas expectativas, concordo em absoluto com o último tópico do meu companheiro SouBenfica (eu sabia que alguma vez ia concordar com ele ehehehe):
- Por mim é isto mesmo

PS- A lista de jogadores a colocar/emprestar ou vender é imensa e impressionante: César Peixoto, Carlos Martins ou Matic, José Luis Fernandez, Jan Oblak, Luís Martins, Bakar, Jean Silva, Shaffer, Balboa, Jorge Ribeiro, Hassan Yebda, Elvis, Freddy Adu, Evandro Brandão, Alípio, Wass, André Almeida, Ruben Pinto ou Roderick, Saviola ou Rodrigo Mora, Roberto, Júlio César, Carole, Jardel, Fábio Faria...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. "O português faz 30 anos em Abril e entra na fase da carreira onde um último grande contrato, em campeonatos menos fortes (o Rubin Kazan e o Lokomotiv já o quiseram). Neste sentido, o Matic na próxima temporada (faz 23 anos dia 1 de Agosto) chegaria com excelentes condições para prepararmos uma grande e lucrativa venda de Witsel daqui a duas/três temporadas." - isto

    O Matic tem maior margem de progressão e poderá ser uma boa oportunidade de fazer dinheiro com a venda do Carlos Martins.

    O Nuno Coelho deve ficar no plantel mas, não sendo o Matic um substitudo ao Javi, poderá ser útil se o Jesus conseguir que ele melhore tacticamente. Isto porque o tipo é enorme e o Nuno Coelho muito mais franzino, o que numa Liga dos Campeões contra algumas equipas, pode ser importante..

    ResponderEliminar
  2. Olha meu bem,
    Podes colocar um de cada vez ou os dois ao mesmo tempo.
    E se mantiveres duvidas pede ao mafioso-ONE para te esclarecer.
    A proposito achas que o melhor ataque é a defesa ou a melhor defesa é o ataque?

    Claro que, pela escrevinhação, o JJ não percebe nada do que está a ser feito para a epoca vindoura.

    ResponderEliminar
  3. oferece-te para resolver a questão da "pipa" de excedentarios, segundo o teu criterio.

    Só que,
    terias que aguentar-te às consequencias.... em praça publica...

    ResponderEliminar
  4. Por mim vendia-se Carlos Martins.

    Gosto do Matic.

    ResponderEliminar
  5. Mas GB, focando-me só no Carlos Martins, vou-te apresentar 5 grandes defeitos do mesmo:
    1º não faz 90minutos
    2º Irregular
    3º Lesões e mais lesões
    4º Não é forte fisicamente como por exemplo David Simão.. e defende mal
    5º Tem mau feitio, tendo até ouvido(rumores q causa mau ambiente

    Vasco, saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Glorioso desalento16/7/11 17:53

    esses jogadores todos que aí tens para colocar, juntando o Kardec, Eder Luis e Filipe Bastos custaram ao Benfica 40M e foram quase todos contratados nos últimos três anos.

    VERGONHOSA GESTÃO DANOSA

    ResponderEliminar
  7. GB, Carlos MArtins é um 10, sempre foi!! Não tem capacidade para "roubar" bolas, e quando fez de box-to-box eram faltas atrás de faltas. Um 10 diferente de Aimar mas é um 10!!!

    Matic, como sempre disse, é um 8, um box-to-box e ponto final. Não entendo o empréstimo de Airton e a vinda de Matic, agora com a entrada de Witsel.

    Nuno Coelho jogou os primeiros 20 minutos na sua posição, com o Benfica a vencer e com mais um jogador e já consegues ver que é de longe melhor que Matic. Matic é um 8 como disse mas a posição não lhe é nada estranha, a dificuldade dele neste momento é retomar as rotinas de 6 e as movimentações que JJ quer.

    Acredito na qualidade de Coelho e que poderá singrar nesta equipa mas para já ainda é cedo para afirmar que fez ou fará melhor que Matic.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking