O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 16 de julho de 2011

Notas soltas

. 16 comentários
Com esta equipa do Benfica JJ pode escolher entre três sistemas tácticos:

4x1x3x2 - O preferido de JJ


Este será o sistema táctico habitual do Benfica. A equipa que apresento será aquela que poderá iniciar o campeonato.

Na frente coloquei Gaitan porque Nolito está a ganhar vantagem a Gaitan como ala, Saviola ainda não está totalmente bem e Gaitan tem feito bons jogos, coloco-o no apoio a Cardozo.

Witsel será o médio de cobertura, o médio box-to-box, o que irá equilibrar as coisas a meio campo, podendo entrar Enzo em determinados jogos.

Bruno César, para mim, é um organizador e na esquerda prefiro um jogador com outra dinâmica.

Acredito que com o tempo JJ colocará Saviola na equipa inicial, se não for sempre o titular e Gaitan irá rodando com Nolito na esquerda.

4x3x3 - O melhor para este Benfica


Este é o sistema que eu acho que o Benfica simplesmente arrasaria. Este sistema táctico com os jogadores que o Benfica tem para o meio campo, daria-nos consistência defensiva, principalmente nas transições ataque-defesa e daria-nos uma qualidade de passe muito boa.

Como  Benfica joga em passes curtos e tabelas, neste sistema seria difícil Cardozo entrar, preferindo um jogador mais móvel e mais rápido e que faça constantes trocas posicionais com Nolito e Gaitan, Jara é o homem ideal, assim como Rodrigo ou Saviola, este último não está de inicio porque Jara está bem melhor neste momento e os nomes não jogam mas sim quem está melhor.

Esta equipa garante-nos solidez defensiva, um meio campo fortíssimo tanto na recuperação como na construção e um ataque móvel e dificílimo de parar face á velocidade e técnica dos avançados.



4x2x3x1 - Sistema alternativo de JJ


Este sistema táctico será o alternativo de JJ, segundo ele. É um sistema interessante e semelhante ao 4x3x3 com a diferença que neste sistema os médios de cobertura jogam lado a lado e o terceiro médio jogará no apoio ao ponta de lança, aparecendo na segunda fase de construção de jogo e aparecendo mais na área.

Um dos médios de cobertura, para mim seria Witsel, seria o primeiro médio de construção, chegando-se mais á frente para permitir que Aimar avance para a área ou para as laterais.

Neste sistema penso que Cardozo poderá encaixar melhor, pois Aimar apoiaria mais Cardozo, jogaria mais perto deste e assim Cardozo poderia ser a referência na área.







Como podem verificar, JJ tem muito por onde escolher,  todas as opções e tácticas serão válidas se forem pelo menos equilibradas e não o 4x1x3x2 versão Kamikase do ano passado. Este ano temos boas "segundas linhas" e não pode haver desculpas do desgaste ou de poucas soluções. JJ tem tudo para fazer uma excelente época, isto partindo do principio que não sai mais ninguém do núcleo duro, como é óbvio.

Eu não tenho qualquer formação em futebol, é somente a minha opinião, a opinião de um amante de futebol que agora se armou em Freitas Lobo. Agora deixem a vossa opinião, digam-me como gostariam de ver o Benfica jogar, afinal, todos nós temos um treinador dentro de nós.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. mete uma coisa na tua cabeça: Witsel não é tipo Ramires, mas sim "tipo Martins"... mas melhor

    ResponderEliminar
  2. Os dois últimos sistemas são um mimo, acreditem meus amigos, do melhor que há na actualidade.

    É que ainda por cima cai que nem uma luva nos nossos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Isso dizes tu!!! :) Não é Ramires mas pode se o médio dos equilibrios, o número 8, e Witsel já afirmou que tb faz essas funções, assim como 10. Foi dito por ele!!!!

    Mas para mim, dariamos cartas num 4x3x3 "á Barcelona", com tabelinhas, passes curtos e diagonais, como a equipa está rotinada.

    ResponderEliminar
  4. or aqui está um post bastante pertinente.
    o 4-1-3-2 deve ser o habitual, tipo contra equipas mais fracas.
    contra equipas melhorzitas e provavelmente nos jogos fora nas competiçoes europeias o 4-2-3-1 é o mais indicado.
    opçoes para as posiçoes nao faltam, espero que o JJ escolha sempre os melhores para jogar.

    o witsel será o box to box, o medio de apoio e trará agressividade ao meio campo, nao deixando de atacar como é obvio.

    ResponderEliminar
  5. Ò ummmslb ou whatever, não tenho o emprego em perigo.
    Pensava que a mania das grandezas tinha acabado e que íamos começar a época com os pés bem assentes no chão, assim com a águia preocupada e outros.
    Mas pelos vistos andam mais a pensar em dar um chega-p'ra-lá na sportv do que QUANTO VAI CUSTAR estes tais jogos em que o Benfica NÃO ENTRA, jogos de PRÉ-ÉPOCA dos outros!!!
    É só os OUTROS!!!!
    Se a Benfica TV tivesse comprado os direitos da premier league e da champions, eu era o 1º a aplaudir, mas JOGUINHOS A FEIJÕES do chelsea e man utd???
    Pelo andar da carruagem, qualquer dia nem os anéis da luz servirão para pagar o passivo, que já é "pequeno".

    ResponderEliminar
  6. O Ramires é bom jogador e encantou num sistema adequado a ele.
    Acho o Witsel menos de correrias loucas, mas mais posicional no meio campo, algo tipo 2º trinco que sabe atacar.
    Ambas as soluções são adequadas, o que é preciso é ter um apoio a Javi.

    ResponderEliminar
  7. A pré época é isto mesmo e serve exactamente para verificar as melhorias e o crescimento da equipa à medida que o tempo vai passando e testar algumas alternativas e fazer uma ou outra experiência.
    Há ainda um longo caminho a percorrer e muito para melhorar, anormal seria o contrário.
    O que se notou neste jogo, foi um Benfica mais solto e com melhor conhecimento dos jogadores entre si, já se viu mais mobilidade ofensiva e os jogadores a conseguirem executar melhor o que pensam e isso será uma evidência à medida que as cargas físicas forem diminuindo e consequentemente os atletas se forem sentindo muscularmente mais leves, ou seja o normal de uma pré época.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 10.43 isso é obvio. Só o pjsimões é que parece que não percebe isso

    ResponderEliminar
  9. O Witsel, para mim, será o grande segredo desta equipa! Vai equilibrar o jogo a meio-campo e dar outra liberdade a outros criativos! As ideias do pjsimões e do geracaobenfica são ambas válidas, só nao percebo como estão sempre a apelar para haver liberdade de opinião e depois sempre a criticar... Cada um tem a sua opiniao, deixem-se de tretas.. O que todos queremos é o bem do SLB, grandioso clube também pelo grande número de pessoas que ostenta, havendo liberdade para cada um dizer o que pensa...
    Quanto aos sistemas tacticos aqui mencionados, vao ser os utilizados esta época... Todos bons, válidos e dinâmicos...
    O que queremos é o SLB a marcar mais golos todos os jogos que o adversário!!
    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
  10. Mentira GB, Witsel é tipo Ramires :) (fala quem viveu na Bélgica) e já agora, defendendo o Saviola, o moço ontem fez 3 passes de génio e ainda marcou um golão! vamos esperar para ver, okay que o dinheiro pesa e 7M seriam interessantes maas..

    Quanto ao sistema táctico o 3º claramente..(até porque com a garra de Nolito, este iria ser vital no processo defensivo!)

    Vasco, saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  11. Vasco, por mim até podia falar o "Papa". Na minha opinião o Witsel não tem nada a ver com o Ramires. NADA!

    Quanto ao Saviola três passes de génio? LOL! Tres bons passes, ao nível do Saviola que ele já não é

    ResponderEliminar
  12. Porrra o passe p o jara, não é um "passão"? Se fosse o David Simão(que gosto muito) a fazê-lo imagino o impacto que seria aqui.
    O Witsel como disseram acima não faz correrias loucas like Ramires, mas quando o posicionamento e a maturidade são de top o resultado ainda é melhor. A comparação ao C.Martins é que não, o gajo não sabe defender nem é arcabouço.


    P.s:. este "reparo" que fiz ao Saviola não quer dizer que seja a favor da sua permanência maas..tenho medo de nos vir a custar caro à posteriori

    ResponderEliminar
  13. Vasco, o David fez muito melhor contra o Dijon e ninguém fez esse alarido que dizes

    ResponderEliminar
  14. Adamastásio16/7/11 19:33

    Ass três formações são todas muito bem esgalhadas e coiso. Só têm um "pequenino" senão: nenhuma delas tem um português sequer no onze base. Mas isso não interessa para nada, claro...

    ResponderEliminar
  15. Eu nunca disse que Witsel é Ramires mas que Witsel faz e muito bem a posição de Ramires, com a função de equilibrar o meio campo.

    ResponderEliminar
  16. Na minha opinião acho que os ultimos dois sistemas 4-3-3 triangulo ou invertido deviam ser a base da equipa, neste momento a chamado losangulo não tem nada haver com esta equipa!
    Nessas duas ultimas tacticas o meu homem de área seria RODRIGO! Pois nem cardozo nem jara mostram ser homens de golo nesses esquemas!
    Saudações

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking