O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Luisão. Pegar ou Largar?

. 13 comentários
É muito fácil vir para os blogs "mandar postas de pescada" sobre o tema Luisão. Pudera... agora é fácil e à distância, sem ter o ónus da solução ainda é mais fácil.

Para mim é um ponto assente que o SLBenfica não quer vender Luisão - o mesmo já não posso dizer de Cardozo e Saviola que me parece que aguardamos uma boa oportunidade e já temos o trabalho de casa feito nesse aspecto. Aliás, mesmo com Luisão o trabalho de casa também está feito.

De um modo geral, penso que podemos estar confiantes no que diz respeito à "construção do plantel, tal como já tive oportunidade de escrever esta manhã. O que falha, sempre e mais uma vez, é a capacidade de gestão e antecipação, típica de uma organização... pouco organizada e com gente a mais e competência a menos.

O "problema Luisão" só virou problema por culpa do SLBenfica que deixou o jogador sair de férias sem a situação devidamente acautelada, sem chegar a um acordo com o jogador sobre o seu futuro de forma clara e habilmente "passada" à comunicação social de forma a vincular o jogador.

No final da temporada, conhecendo o perfil do jogador, era impensável deixá-lo ir para a Copa América sujeitos a que acontecesse precisamente isto que aconteceu. Além da definição prévia, deveria o SLBenfica ter garantido um apoio constante ao jogador através do Rui Costa junto do jogador e António Carraça junto do empresário.

A "fórmula" a utilizar com Luisão é precisamente a que advogo para Maxi Pereira, cuja ausência de renovação já cheira mal pelo arrastar enorme que já traz.

Não estou com isto a advogar a permanência de Luisão ou de Maxi, sendo que me parecem óbvios os benefícios desta situação. Mas o SLBenfica não pode nem deve ter a ambição de controlar o futuro dos jogadores, tal como percebe que os outros clubes também não controlam quando começamos a fazer a cabeça aos jogadores que queremos comprar. Infelizmente, deixamo-nos a nós próprios "provar do mesmo veneno". Isso é incompetência!

A sair, mesmo que só saísse agora após a Copa América, o Luisão e os responsáveis do SLBenfica já deveriam ter todo o processo controlado há muito tempo, não dando azo a este tipo de conversas de jornal que, independentemente do resultado final, acaba sempre por abalar a estrutura e marcar mais uma vez o jogador e o defeso.

Há mais de dois anos que neste blog tenho feito repetidos apelos à reestruturação e reorganização da SAD de forma mais competente e, acima de tudo, com mais competências no que é fundamental para garantir que não voltemos a cometer erros que, genericamente, são quase sempre organizativos.

Luisão (e Maxi) poderiam sair ou ficar no SLBenfica sem esta novela! É desnecessária... é transtornante para os adeptos que percebem que a estrutura da SAD se permite a si própria ficar vulnerável a este tipo de situações, o que num clube com a dimensão do SLBenfica e com a quantidade de gente que recebe dinheiro no SLBenfica... é absolutamente inaceitável.

Nesta altura, no que diz respeito a Luisão, eu não acredito em "fumo sem fogo". Obviamente que o jogador deseja sair para um último (?) grande contrato aos 30 anos e depois de seis temporadas na Luz. Esse desejo não é novo e, como já disse, é compreensível.

Posto isso eu não acredito que este assunto seja resolvido de outra forma que não seja a venda do jogador por valores abaixo do que desejaríamos ou, forçar o jogador a permanecer. Luisão, sendo um jogador respeitador para com o SLBenfica ficará, obviamente, contrariado... mas dará o seu melhor a cada jogo. A minha dúvida é se nos interessa ter mais uma vez "esse Luisão".

Reforço que a próxima "novela" do género será com Maxi Pereira se não nos apressarmos a resguardar o jogador, a nos mostrarmos dispostos ao que for necessário para o manter e garantir o acompanhamento permanente ao jogador até resolver o processo.

Com a chegada de Garay, um jogador com a experiência da mais competitiva liga do Mundo, a sucesso do comando da defesa não se coloca, pelo que a saída de Luisão não assume contornos de gravidade, num cenário de substituição pelo jovem Mangala, também ele com experiência de primeira equipa e primeira divisão, ainda que no campeonato belga.

O que sinceramente me custa a sério neste processo, quer saia ou permaneça o Luisão, é a forma como o processo foi mal conduzido. O mesmo já tinha acontecido com Nuno Gomes, o mesmo pode acontecer com Maxi Pereira, o mesmo acontece com muitos assuntos diariamente na gestão desportiva do Sport Lisboa e Benfica.

Não está em causa o resultado final da decisão, se fica ou se sai o jogador A ou B. O que está em causa é a forma pouco cuidada e pouco profissional que muitas decisões são tomadas, expondo o Clube, a SAD e os adeptos a situações perfeitamente evitáveis.

A gestão desportiva e a gestão de recursos humanos não é igual à gestão de "qualquer coisa" ou "qualquer negócio", é preciso estar rodeado de pessoas com elevadíssima sensibilidade para um conjunto de matérias muito delicadas que, se pouco cuidadas (como tem sido o caso), acabamos expostos ao desnecessário.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Não li o post. Mas só quero dizer isto: onde está escrito ou falado que o Luisão disse que queria sair?

    ResponderEliminar
  2. Tens a certeza que o Luisão manifestou a alguem desejo de sair?
    Ora vai caçar gambuzinos para a tua terra. Mas escolhe uma noite de lua nova.

    ResponderEliminar
  3. falas tanto em a sad devia fazer.... mas ainda falta explicares como.... Nao basta dizer devia é preciso explicar os procedimentos. Então o homem ia de férias e colava-se o rui costa a ele tipo espião. Nem o deixava falar com ninguem?.. E tambem não percebo essa tua insistencia no nuno gomes... Afinal era o benfica que lhe deveria agradecer ou será o oposto? Já agora lembra-te que há muitos...... benfiquistas com opinião diferente acerca deste jogadorfalas tanto em a sad devia fazer.... mas ainda falta explicares como.... Nao basta dizer devia é preciso explicar os procedimentos. Então o homem ia de férias e colava-se o rui costa a ele tipo espião. Nem o deixava falar com ninguem?.. E tambem não percebo essa tua insistencia no nuno gomes... Afinal era o benfica que lhe deveria agradecer ou será o oposto? Já agora lembra-te que há muitos...... benfiquistas com opinião diferente acerca deste jogador

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda não entendi se têm problemas de leitura ou de compreensão do português! Eu disse acima que o Luisão se ia embora? Escrevi que ele tinha dito que ia? Hummm. não me parece...

    ResponderEliminar
  5. Achar que se o Luisão e/ou o Maxi tivessem renovado antes acabava com todas as invenções/mentiras da imprensa só mesmo para quem não tem lido todas as mentiras envolvendo jogadores do Benfica.

    E quem acha que tudo é fácil, só mesmo aqueles que acham fácil dar 16M por um lateral qualquer ou que é fácil dar uns milhões a cada pressão dos empresários.

    Como sempre a culpa é só da direcção. Tudo é criticado... mesmo que seja baseado em mentiras de jornais. Porque a acreditar nas capas dos jornais desportivos alguém está a MENTIR!

    PS: O Luisão há quanto tempo não tinha férias?

    ResponderEliminar
  6. Tiago, obrigado por concordares que as coisas não são efectivamente tão fáceis como os dirigentes do Benfica acham... se tivessem consciência da complexidade deste tipo de situações, não faziam tanta merda!

    Já agora, quem falou em renovações? Aliás eu acho impensável renovar o contrato ao Luisão, não faz sentido nenhum quando isso foi feito à menos de um ano

    ResponderEliminar
  7. caro amigo geração
    gostava de o ver a mandar no benfica
    com todos os métodos
    regras e "organização"
    que defende.

    tudo isso é treta quando
    do outro lado
    há alguem que há trinta anos
    é sempre em frente

    se o caro amigo
    estivesse no benfica e
    à quarta jornada
    já estivesse
    com 9 pontos de atraso
    quando devia ter 4 pontos
    de avanço

    lá se ia a sua "organização"

    é tudo treta

    queiram os apintadores apintar
    como deve ser
    e nós passaremos a ter
    uma exelente organização
    e os outros uma
    péssima organização

    é como lhe digo
    ter boa ou má organização

    depende dos humores daqueles tipos
    que assobiam

    andamos nós a tentar encontrar explicações
    quando toda a gente já as sabe
    há trinta anos

    o luisão tem contrato
    que se apresente ao trabalho
    ponto final

    ResponderEliminar
  8. O Luis Filipe Vieira não teria dito melhor... e os resultados desse tipo de gestão estão à vista!

    ResponderEliminar
  9. Só não entendi porque afirmas no segundo parágrafo que o trabalho de casa está feito, vindo depois no terceiro afirmar que o que falha é a capacidade de gestão e antecipação.
    Os gajos não gerem nem antecipam mas têm o trabalho de casa feito. Ok!!

    ResponderEliminar
  10. Concordo ma integra nada mais desejando acrescentar

    ResponderEliminar
  11. Concordo na integra nada mais desejando acrescentar

    ResponderEliminar
  12. Desculpe se estou errado,mas o Luizão não renovou contrato já este ano?Não acha que é o Record que anda numa de destabilizar os sócios do Benfica?Já fez uma análise retrospectiva de todas as bacoradas que esse pasquim têm dito?Quanto ao Maxi acredito que há algo para ele ainda não ter renovado,pois foi o único que não o fez.Aliás é o único que nunca renovou e que mantêm o salário inicial e não é por desleixo do Benfica.

    ResponderEliminar
  13. Não concordo ctg pelo menos na forma como achas q existe um problema Luisão.

    Repara q só o Record é que criou esse "problema" todos os outros jornais garantem a presença de Luisão, com acordo total do SLB, no Domingo. Se não ligarmos ao Record, o SLB tem a situação totalmente controlada, não confusão alguma.

    Analisar uma situação apenas e só pelo Record é exagerado.

    Este tipo de situação é sempre complicado para um clube gerir. Por muito q tenhas a situação controlada não consegues impedir q um clube alicie um jogador e este não fique doido. Ou fazes como certos clubes q têm uma forma particular de pressionar os seus jogadores ou então terás q andar sempre a dialogar com o jogador.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking