O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Luisão já vai tarde

. 15 comentários
João Vieira Pinto foi talvez o mais perto de uma referência que o Benfica teve nos últimos anos. Antes disso sim. Havia jogadores que assumiam um papel importante e colocavam o clube acima de muitos interesses.

Agora é habitual confundir «ser referência» com «ter qualidade». O Coentrão dá três pontapés na bola, já é uma referência, mas o Miguel Victor torna-se incompreensível porque é capitão num jogo. Javi Garcia e Aimar, que vão para a terceira temporada no Benfica já envergaram a braçadeira de capitão...

Hoje em dia não é preciso ser dedicado e ter sentido de liderança de grupo, não porque é um grupo, mas... porque é o grupo do Benfica, como acontecia nos tempos de Veloso, por exemplo. O que é preciso é ser bom jogador e tem espírito de trabalho.

Felizmente, no «Benfica do Veloso» só havia desses, ou seja, jogadores com muita vontade de trabalhar e colocar o Benfica acima de tudo. Depois havia os outros que lutavam ainda mais, que trabalhavam em prol deles e do resto da equipa (e não estou a falar de vitórias) e eram vistos como um exemplo.

O Benfica, além de «cemitério de treinadores» tornou-se num entreposto de jogadores que chegam todos os anos à Luz em mais que uma dezena, com ordenados muito superiores aos que já lá estavam e direitinhos para titulares. Perdeu-se o sentido de exigência...

Quando me refiro que Luisão já vai tarde quero dizer que o jogador que se revolta contra os adeptos porque sermos demasiado exigentes e o jogador que em metade das temporadas que esteve na Luz teve sempre episódios de «eu quero ir embora, mas também podem aumentar e vou só no ano que vem» não é uma referência, é apenas o jogador que está no plantel há mais anos.

É por isto que entendo o GB quando este diz que considera o Nuno Gomes uma referência, como João Vieira Pinto era. Luisão não é. Curiosamente todas as grandes referências do Benfica, como da generalidade dos clubes de dimensão em portugal são... portugueses. O brasileiro não deixará saudades se sair e muito menos se o Benfica puder ir buscar o Mangala - excelente jogador.

Moreira não tinha personalidade para ser referência e todas as outras que poderia ser há muito lhes abriram a porta. Sobrava Nuno Gomes que Jesus quis ver sair e Vieira fez-lhe a vontade. O Luisão, na impossibilidade de mais um aumento, vai «forçar a barra» mais uma vez para poder sair e acreditem que ele consegue se quiser.

A estratégia do Benfica sobre o Danilo, Witsel e agora Mangala é a mesma que o Luisão poderá usar. Pressionar o clube para aceitar as propostas dando a entender que fica contrariado. Não fará sentido nenhum qualquer tipo de escandaleira dos benfiquistas se o brazuca sair e vier Mangala.

Chegando Mangala e Garay (dois jovens de grande qualidade) com Miguel Victor (também jovem), importa acrescentar ainda experiência ao eixo da defesa. Fernando Meira seria a minha escolha, pois é português, tem qualidade para ser um bom substituto e, acima de tudo, um bom «professor» para Miguel Victor que, esse sim, deve ser «trabalhado» para ser uma futura referência no Benfica. Um jogador que tem sido sempre capitão em todas as camadas jovens do Benfica e da selecção.

Ontem o GB falou aqui em Eduardo e eu hoje junto-vos o Fernando Meira. Com a renovação de Maxi Pereira e a contratação de Emerson, ficava apenas a faltar-nos definir as «segundas escolhas» das alas para termos uma excelente defesa e com três elementos portugueses e os restantes com experiência de grandes ligas europeias (Espanha, Inglaterra e França). Nestas segundas escolhas Wass e Carole seriam suficientes...

Se juntarmos a estes três outros que «jogam à Benfica» como Ruben Amorim e Carlos Martins, completando o «ramalhete» com David Simão, Ruben Pinto (para poder rodar o Roderick) e Nélson Oliveira para termos oito portugueses, quatro dos quais formados na Luz.

Na rota de saída ficariam Roberto, Julio César, Shaffer, F.Faria, Jardel e André Almeida. A permanência de Martins e Matic, forçaria a saída de Nuno Coelho (eu preferia a saída de Matic). Depois Fernandez e Peixoto juntamente com Mora e Urreta (dois jogadores que tenho pena se saírem, mas não cabem mesmo todos).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Que barbaridade li eu aqui!!!!

    "Chegando Mangala e Garay (dois jovens de grande qualidade) com Miguel Victor (também jovem), importa acrescentar ainda experiência ao eixo da defesa. Fernando Meira seria a minha escolha, pois é português, tem qualidade para ser um bom substituto e, acima de tudo, um bom «professor» para Miguel Victor que, esse sim, deve ser «trabalhado» para ser uma futura referência no Benfica. Um jogador que tem sido sempre capitão em todas as camadas jovens do Benfica e da selecção..."

    O grandíssimo Fernado Meira que tá super adaptado ao estilo de jogo do JJ, e o Mangala esse grande defesa central de renome mundial que joga na...Bélgica...serem contratdos a poucas semanas de começar os jogos oficiais para substituir um bom central que é internacional brasileiro e que até é um dos que apresenta uma regularidade boa a nível ixbicional!

    E depois estou em pulgas por o meu SLB estar a penssar em contratar um frangueiro pior que o Roberto! LOLADA...

    Eu acho é que o Benfica de ano para ano deveria dispenssar todos os jogadores com mais de 2 anos de casa mesmo que tenham qualidades, para gastar dinheirinho (que existe bastante) em jogadores jovens e ex jogadores que nem na Russia jogam! Por exemplo o Javi (muro da defesa), o Aimar(el mago com uma classe enorme e motor da equipa), Carlos Martins (internacional português) Cardozo (goleador) poderiam ser "renovados"...

    Fica a ideia...

    ResponderEliminar
  2. Os jornais dizem que o Luisão quer sair e a malta acredita.

    Esta suposta situação do Luisão faz lembrar a eterna transferência do central Beto do Sporting para o real Madrid.

    Eu ainda não ouvi o Luisão dizer que queria sair mas como aparece nos jornais deve ser verdade, tal como os mais de 100 jogadores que vinham para o Benfica este ano.

    O Meira? Com 33 anos. Ah é verdade, é português.

    Mandem o Luisão embora em conjunto com o Cardozo, Aimar e Saviola e nem em 3º ficamos...

    Engraçado que há uns 3, 4 anos o Nuno Gomes era assobiado por meio estádio!!!!!! Mas agora já é uma referência.

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus, como se pode escrever tantos disparates.
    Perdoai-lhe Senhor, ele não sabe o que diz...

    ResponderEliminar
  4. Bem, meu Deus... Eu nem sei o que dizer a isto.
    Já ouviste o Luisão a dizer da boca dele que quer sair????

    Devias ter mais respeito na forma como tratas o capitão do Benfica!
    Não concordas com a forma como os capitães são escolhidos no Benfica de hoje em dia? Tudo bem, mas não é por o jogador ser estrangeiro que não sente o clube!

    Vê o Maniche (o original) e o Preud'Homme por exemplo. Ou então o Coluna e o Eusébio!!
    Jogaram por Portugal mas são moçambicanos!!!!

    Se achas que o luisão não tem perfil de capitão nem sei o que dizer. O jogador que todos os jogos chama os companheiros para o grito de guerra e que une a equipa e tenta impor ordem, união e ambição no retalho de jogadores todos os anos. Não deve ter carácter nenhum! Aliás nem consigo compreender porque continua a ser convocado á selecção do Brasil!!! Como tem sido todos os anos e sempre por seleccionadores diferentes.
    Basta ver o que o próprio LFV e JJ dizem dele!

    E achas que um Mangala que só jogou na Bélgica chega para substituir um internacional brasileiro não de meia dúzia de jogos mas de dezenas??

    ResponderEliminar
  5. ~Deixemos de merdas e de falsas questões. O Benfica tem como referencias, 1- Os associados e adeptos. 2- Os atletas que demonstrarem o seu benfiquismo com entrega e qualidade sejam profissionais ou não. Nunca por serem simpaticos ou estarem nas boas-graças de a, b, ou c.
    Vai ser a historia a determinar.

    Pelos vistos temos doutorados em mistica benfiquista, já. Tristes.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião o Luisão será sempre uma referência. Embora não seja particular apreciador do brasileiro, o facto, é que durante 7 épocas foi sempre um indiscutível na equipa, superou fases de grande desconfiança por parte dos adeptos e dentro de campo sempre honrou a camisola e a braçadeira de capitão.
    De lamentar,realmente, são as repetidas insistências em querer sair,embora ao contrário de outras ocasiões, desta vez poderão ser apenas rumores,dado as notícias sobre o caso surgem sempre como supostas conversas que terá tido com familiares e amigos.
    Preocupante é também o facto do Benfica poder ter nesta temporada um quarteto defensivo completamente renovado, e o tempo até iniciarem as competições já não ser assim tanto.

    ResponderEliminar
  7. "Com a renovação de Maxi Pereira"

    Maxi já renovou?! Quando?!

    ResponderEliminar
  8. superáguia15/7/11 14:44

    É caso para dizer se o NÃOSOUBENFICA faria melhor. Enfim...

    ResponderEliminar
  9. Eu gostaria de saber o que dirias se o Benfica vendesse o Luisão, Aimar, Saviola e Cardozo. Se agora, com 90% da equipa base do ano passado, acham que se está a fazer um revolução, que diriam se vendessemos quatro dos melhores jogadores do Glorioso de uma acentada...

    Nesta altura do campeonato é imperial que Luisão não saia. No final da próxima época e se Garay se afirmar como todos esperamos, aí sim poderemos pensar numa venda de Luisão.

    ResponderEliminar
  10. Fonix oh SouBenfica... Luisão já vai tarde????

    Nem vou comentar para não te desancar.

    ResponderEliminar
  11. Luisão que fez golos que nos puseram nas rotas dos titulos (SCP e SCB) é mais referencia que o Nuno gomes...

    ResponderEliminar
  12. Apenas mais um post daqueles, em que nem uma letra se aproveita. "Luisão já vais tarde"????
    Jovem dedica-te à pesca, porque de Benfica não entendes nada.

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar
  13. Epá... a minha alma está parva...

    ResponderEliminar
  14. Mas será que este gajo bate bem da carola ?
    Ou se trata de uma provocação para captar clientela o que diga-se de passagem é uma atitude perfeitamente infantil ou então só pode ser uma piada de muito mau gosto ...
    Umas semanas a cortar a relva do Estádio da Luz,e dos campos em redor, se calhar faziam-lhe bem !

    ResponderEliminar
  15. Meu deus este de bola não percebe nadinha, deve estar habituado a jogar o CM época 2000/2001!

    "Fernando Meira seria a minha escolha, pois é português, tem qualidade para ser um bom substituto e, acima de tudo, um bom «professor» para Miguel Victor que, esse sim, deve ser «trabalhado» para ser uma futura referência no Benfica. Um jogador que tem sido sempre capitão em todas as camadas jovens do Benfica e da selecção..."

    Meu deus que anedota! O Fernado Meira, o super defesa central que nem no seu clube joga...

    "Agora é habitual confundir «ser referência» com «ter qualidade». O Coentrão dá três pontapés na bola, já é uma referência, mas o Miguel Victor torna-se incompreensível porque é capitão num jogo. Javi Garcia e Aimar, que vão para a terceira temporada no Benfica já envergaram a braçadeira de capitão..."


    O Fernando Meira é sem dúvida uma referencia de qualidade!! Então o nosso "amigo" Eduardo frangueiro é exelente...


    Vá lá, explica melhor isto...não percebi...

    "...Hoje em dia não é preciso ser dedicado e ter sentido de liderança de grupo, não porque é um grupo, mas... porque é o grupo do Benfica, como acontecia nos tempos de Veloso, por exemplo. O que é preciso é ser bom jogador e tem espírito de trabalho."


    Ta muito bom, diverti-me a tarde toda com o teu post até partilhei a amigos meus portistas para se rirem um pouco!

    Parabéns...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking