O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aí está o SLBenfica 2011/12

. 22 comentários
Com a apresentação de Capdevilla (que jogador!), acho que podemos dizer que (salvo alguma saída não prevista de Luisão ou Cardozo) o plantel do SLBenfica está fechado quanto a entradas.

Como já aqui tenho escrito, aparte de uma habitual desorganização característica de um clube que tem gente a mais, com protagonismo a mais... e com competência a menos, a direcção do SLBenfica fez um excelente trabalho na construção do plantel para 2011/12.

Claro que podemos sempre questionar porque não o jogador A em vez do jogador B, isso é óbvio. Acho que até com Messi, Ronaldo, Xavi e companhia ia haver dúvidas em porque não antes Fabregas. Mas aparte disso e procurando esquecer por agora o desnorte que foi de contratar mais um camião de gente, muitos deles a pensar no futuro é certo, mas outros que sabemos que nunca jogarão no SLBenfica.

Podemos também lamentar a ausência portugueses no plantel ou a falta de aposta de Jorge Jesus nos jovens da nossa formação, especialmente nos que apresentam mais competências para "pegar" no plantel: David Simão e Nélson Oliveira.

Podemos ainda alertar para a teimosia e falta de capacidade de liderança de Jorge Jesus que colocam em causa muito do investimento feito nesta temporada onde, reforço mais uma vez, a Direcção fez apostas muito fortes, inteligentes e seguras.

Mas não é hora de apontar a isso, feita a apresentação do plantel, gostaria de partilhar a minha leitura do referido plantel, ao mesmo tempo que enquadrar o que na minha opinião podem ser as ambições comparativamente à época anterior e aos rivais.

BALIZA
Todas as grandes equipas têm uma estrutura composta por dois guarda-redes de grande qualidade, dois potenciais titulares, e um jovem com valor. Olhamos ao plantel do SLBenfica e está lá tudo: Artur Moraes, Eduardo e Mika. Dois portugueses e um brasileiro que justifica a aposta. A baliza do SLBenfica tem tudo para dar certo, seja Artur ou Eduardo o titular e é importante que Mika seja a aposta para a Taça da Liga.

DEFESA
Que luxo ter Garay e Capdevilla na mesma equipa. O primeiro é um central que faz lembrar Gamarra ou Ricardo Gomes - que saudades de ter um central assim, que só não foi titular no Real Madrid por ter no plantel grandes defesas como Sérgio Ramos, Pepe ou Ricardo Carvalho pela frente... e um bocadinho de teimosia do Mourinho.

A compor o quarteto, a "contratação" que falta é a renovação de contrato de Maxi Pereira. Este vale quase um "quanto é queres, Paco?". É mesmo assim... acabar com o folhetim, mesmo que nos custe muito mais dinheiro que justamente deveria. O Maxi vale, o Maxi justifica. E já vamos, atente-se numa defesa composta por Maxi, Garay e Capdevilla! Um luxo...

Fica a faltar o companheiro de Garay, sim o companheiro, com o argentino acho que temos um verdadeiro "patrão". Eu tenho muita fé neste jogador se ele não se acomodar e chegar com vontade de mostrar o seu valor - é aqui que Jorge Jesus deveria ter um papel fundamental, mas não sendo possível (porque não tem capacidade para isso) deveria ser Carraça a gerir isto.

Esse companheiro deveria ser, no ideal, Luisão. Mas sinceramente percebo a posição dele ao cabo de sete anos, 30 primaveras e cada vez menos brasileiros no "gang do chopinho". Isto para já não falar na potencial perca de estatuto de "patrão" da defesa. Não podemos censurar esse desejo do capitão Luisão, mas o jogador e o Bertolucci também têm que o fazer da forma correcta e encontrar uma grande proposta para o SLBenfica poder abrir mão do seu capitão, logo numa temporada onde Moreira e Nuno Gomes também saíram, tornando talvez Maxi Pereira e Cardozo nos jogadores com mais tempo de Clube... 4 temporadas (vão para a 5a).

Não podendo ser Luisão, que este não saia por uma proposta na ordem dos 10M€ que nos permitissem o investimento em Mangala, um jovem de elevado potencial e com já muitos minutos de futebol europeu nas pernas.

Na retaguarda destes jogadores que oferecem todas as garantias, Jorge Jesus deveria aposta (a meu ver) em jovens de elevado potencial e preferencialmente portugueses. Miguel Victor tem tudo para ser uma boa aposta para suplente, tal como Roderick. Seriam as minhas duas escolhas e optaria pela saída do Jardel. Alternativamente, manteria o Jardel e emprestaria o Roderick a um clube da primeira divisão onde jogasse com regularidade. Nos centrais penso que estamos bem servidos e é importante que o Jesus saiba promover a rotatividade, especialmente nos jogos mais acessíveis e nas Taças nacionais.

Essa máxima é valida também para as laterais. Na esquerda Emerson será a alternativa a Capdevilla, com muita pena minha não foi feita a aposta no Mário Rui. No flanco oposto Wass parece fora do baralho, pelo que haverá a expectativa para ver se o lugar de opção a Maxi será para Ruben Amorim - que já manifestou que não é o que mais lhe agrada - ou mesmo a permanência de André Almeida. Esta última opção não me agrada porque o André é um médio direito e não um lateral. Nem todos os médios podem dar bons laterais.

No meio campo defensivo, vão perdoar-me mas o Matic não me enche assim tanto as medidas como a muitos de vós. Entendo a sua permanência, até porque Jesus gosta de jogadores possantes para aquele lugar, mas eu apostaria em Nuno Coelho para alternativa a Javi Garcia e, no 4-3-3 também não seria Matic a alternativa a Witsel (excelente jogador), mas sim Carlos Martins. Ainda assim, seria pouco sério dizer que Matic não é bom jogador ou não tem o espírito de luta que é necessário - tem! Mais uma vez, em 4-4-2 ou 4-3-3 é importante que Matic possa ir servindo de alternativa a Witsel ou Javi Garcia.

Neste sentido, Nuno Coelho e Carlos Martins são para uma incógnita no que toca à sua permanência. Ficam... saem! Estou apreensivo quanto às oportunidades que terão se ficarem, contudo acho que se Jesus fizer o que raramente é capaz de fazer - rotatividade bem planeada - que o SLBenfica tem a ganhar (e muito) com a permanência deles.

Já no meio campo de ataque, com Witsel, Aimar e Gaitan para o centro do terreno (sim, Gaitan para o centro do terreno) parece-me que Bruno César tem um espaço de manobra muitíssimo reduzido! Não é seguramente um médio ala que sirva de alternativa a Nolito, como David Simão pode servir (mesmo sendo nº10), não é um interior como o David também pode ser. Ele é um puro 10, pouco habituado a um futebol rápido. Acho que teria tudo a ganhar em ser emprestado um ano em Portugal, até - um clube tipo Guimarães, por exemplo.

Nas alas, Nolito e Enzo Perez são craques e serão donos e senhores dos lugares, devidamente apoiados por dois jogadores que podem fazer as duas alas, Urreta e Gaitan, mas também David Simão ou mesmo Ruben Amorim, Carlos Martins e até Jara. Não faltam soluções seja para 4-4-2 ou 4-3-3.

Na frente de ataque, Cardozo parece-me "deslocado" deste filme de um futebol veloz de "passa e desmarca". Se jogarmos com dois avançados, fará muitos golos de encosto porque sabe estar no sitio certo. Eu sinceramente gostava de ter um jogador mais móvel... um Nolito, mas não estou com isto a tirar qualidade a Cardozo, apenas a dizer que precisávamos de outro tipo de avançado, talvez com outras características e com isto dizer que me agrada muito a ideia da contratação de Soriano.

A contratação de Soriano reveste-se ainda num factor complementar muito interessante: Sendo um jogador de grande qualidade, a sua capacidade de entendimento de longa data com um jogador que será um diferenciador de qualidade no plantel este ano - Nolito.

Contudo, o quadro actual de avançados, só faria sentido a entrada de Soriano, se houvesse uma proposta muito tentadora por Saviola, como acredito que possa vir a aparecer. Não saindo Saviola ou Cardozo, parece-me que estamos servidos no que toca à frente de ataque, dado o complemento assegurado por Rodrigo, Jara e Nélson Oliveira - e há ainda a hipótese Rodrigo Mora que poderá não ser um dado adquirido que saia.

Hoje o jornal O Jogo fala ainda que na Turquia, fontes próximas do Besiktas dão conta de uma proposta por Hugo Almeida - não me desagrada em absoluto - até por ser português. Soriano e Hugo Almeida só fariam sentido se acontecesse a saída do Cardozo e do Saviola.

Mangala se sair Luisão, Hugo Almeida se sair Cardozo, Soriano se sair Saviola. Será esta a ideia de Luis Filipe Vieira?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Já agora, não se alguém reparou mas, os avençados jornais e outros media, não houve um só que falasse no erro clamoroso do Bracalli!!!
    Imaginem se fosse o Roberto, o Eduardo ou o Artur Moraes...

    Pois, pois... Mas tb não vi nem um blogue Benfiquista a focar esta questão.
    É mais fácil bater no Glorioso, não é?...

    Pedro G.

    ResponderEliminar
  2. Penso que totalmente fechado não estará, pois a meu ver falta um defasa direito capaz de fazer concorrencia ao Maxi e independentemente de Cardozo sair ou não deveria ser contratado um jogador de caracteristicas semelhantes! Mas por favor não o pé de chumbo do Hugo Almeida!

    Néry

    ResponderEliminar
  3. Viva.
    Bom post! Espero que se sair o Cardozo ele não vá buscar o Hugo Almeida... Prefiro que apostem no 4-3-3 e quando for preciso algum avançado mais físico que apostem no Nelson Oliveira. Soriano seria uma boa contratação mas já foi desmentida...

    Por um Benfica melhor!

    Cumprimentos Gloriosos.

    PS - Adicione o nosso blog à vossa lista:
    http://adnbenfica.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Tirando alguma discordia quanto a Matic, devo dizer que concordo em tudo o que aqui foi escrito.
    Um bom resumo onde tudo está abordado claramente e no meu ponto de vista, correctamente.

    Discordo também de Hugo Almeida, pessoalmente não me enche as medidas.

    Bom post GB.

    Saudações Benfiquistas
    Rederx

    ResponderEliminar
  5. Permita-me que discorde do último ponto. Dizer que o Hugo Almeida era uma boa solução, porque é Português, seria o mesmo que dizer que eu sou uma boa solução porque sou Português! A eventual contratação do Hugo Almeida (Deus nos livre) significaria para mim que a loucura teria de facto invadido a mente dos nosso dirigentes e treinador! Já desconfiava, mas seria a prova final. Qquanto à eventual contratação de um defesa central e um defesa direito, de facto parecem-me necessárias. Um central deveria ser contratadoi independentemente da saída do Luisão, até para precaver o futuro. Na minha opinião a saída do Luisão agora seria desastrosa, mas sinceramente já cansam estes eternos filmes de fim de época (sim, porque não acredito que haja fumo sem fogo, e o facto de ele ter tirado umas férias agora demonstra uma falta de solidariedade total pelo Benfica). Um defesa direito porque se o Maxi é castigado ou se lesiona "ficamos com eles na mão". Gostava de perceber para que contrataram o pobre Wass, que nem oportunidade teve de calçar as chuteiras, mas enfim...são peculiariedades desta pré-época.

    Mas as mensagem principal é: Hugo Almeida não, por favor...

    ResponderEliminar
  6. off-topic:

    Alguém que me explique uma coisa?
    Para quê Fernandez, Carole, Fábio Faria, Leo Kanu, Mora, Wass?
    Isto só nos últimos 6 meses, jogadores que chegam e são eventualmente para emprestar.
    Pelo que percebi, há contratações do aval do treinador, outras do departamento de prospeção, e outras ainda envolvidas em vendas (Rodrigo, Alípio, Matic, Garay).
    Não acham uma ligeira falta de coordenação quando assim acontece?
    É óbvio que o treinador, JJ ou outro qualquer, vai incluir no plantel quem lhe apetece.
    Porque não instituir o modelo inglês e dizer ao treinador "olha tens aqui x milhões de euros e podes contar com o que o Benfica realizar de vendas. O tecto salarial da equipa é y. Tens acesso ao departamento de prospeção e aos contactos do Rui. Desenrasca-te"

    ResponderEliminar
  7. Se Luisão sair será o descalabro total. A menos que venham no imediato o Dedé e o Mangala.

    Mentiroso

    ResponderEliminar
  8. Hugo Almeida???
    Trocar Cardozo por Hugo Almeida??? Trocar Óscar "Tacuara" 100 golos Cardozo por Hugo Almeida??? A sério?

    ResponderEliminar
  9. qua,

    acho mais interessante o clube dizer assim temos 10 laterais direitos referenciados, qual queres? temos 10 centrais, qual queres?

    Os jogadores são do clube, não são do treinador...

    ResponderEliminar
  10. O Hugo Almeida não,obrigado.Já que há um excesso de estrangeiros,a contratação de Nelson seria uma boa solução,pois é necessário mais 1 d.direito mas muito importante é acautelar que o Maxi renove.Já que queriam gastar uma pipa de massa no Danilo,aumentem o Maxi para níveis mais de acordo com o valor dele,para com a equipe.

    ResponderEliminar
  11. Podemos ter uma defesa composta por 5 defesas e guarda redes de selecção. Como não avalio o burburinho das noticias, e tento avaliar os resultados, só posso dizer que só uma estrutura competente é que pode ter feito este muito bom trabalho.

    "Na frente de ataque, Cardozo parece-me "deslocado" deste filme de um futebol veloz de "passa e desmarca"."

    Só se justifica insistir em Cardozo porque ele faz o que os outros não conseguem, que são golos!

    O Hugo Almeida estaria ainda mais "deslocado" e nunca provou ser capaz de mostrar a capacidade de finalização do Cardozo. Por isso tenho muita dificuldade em perceber como é que alguém elogia o Hugo Almeida e quer avançados com outras características do Cardozo.

    Para mandar embora o Cardozo que se mude para um avançado mais móvel e veloz mas que seja um finalizador.

    ResponderEliminar
  12. FCdaFruta22/7/11 14:30

    Só acrescento 2 coisas. Gostava que o Luisão ficasse e terminasse carreira no Glorioso... Penso que é tudo 1 questão de salário. Por isso nem que lhe aumentassem... Era merecido. Na direita vir Nélson para fazer concorrência ao Maxi. O resto nem acrescento 1 virgula...

    ResponderEliminar
  13. Hugo Almeida boa solução? Que ideia "criativa"... Creio que o Nuno Coelho poderá servir de alternativa a defesa direito, para alem de ajudar a meio campo. É sem duvida para ficar. Jesus de facto tem matéria prima para jogar com a táctica que bem entender, o importante é não inventar... Porém não acredito muito que não o faça, a invenção e a bazófia estão-lhe no sangue, e já desisti há muito da ideia de ver o Benfica de Jesus a jogar em bloco de forma sustentada e equilibrada, tanto que sempre que percamos a bola no ataque, não seja um ai Jesus na defesa... É sempre em vertigem, sempre no fio da navalha...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. EAGLEHEART22/7/11 14:48

    O folhetim Luisão é simplesemente da maior decadencia que estes animais dos actuais jogadores de futebol, praticam com os clubes aos quais estão ligados por contratos, então esta besta, este Cabrão tem, contrato com o Glorioso até 2013 e não o quer cumprir? «Benfica nunca mais» mas não existe maneira de levar estes filhos da puta a tribunal de trabalho? mas só no futebol é que os contratos não são para se cumprir? havia de ser presidente de um clube como o glorioso e ter um Cabrão destes a fazer uma triste figurinha destas que eu haveria de lhe arruinar o resto da carreira, quero que saibam que falo assim deste animal e de outros iguais, porque eu nunca adorei, nem bajulei nenhum jogador em toda a minha vida por mais até que o admire, porque acima de tudo está o clube e neste caso em particular, não se trata de um clube qualquer mas do grande, enorme SPORT LISBOA E BENFICA. que pena não haver aí nessa terrinha de tótos que é Lisboa uma claque como a dos super dragões, até ao Brasil o iam buscar.

    ResponderEliminar
  15. GB,

    Recordas-te quais foram os três jogadores de melhor rendimento no Benfica na época anterior?

    Eu ajudo. Luisão, Salvio e Coentrão.

    Mentiroso

    ResponderEliminar
  16. Se Luisão sair e a alternativa passar somente pela contratação de Mangala estamos na presença de uma direcção de INCOMPETENTES.

    Mentiroso

    ResponderEliminar
  17. Bom post, concordo ctg em tudo menos na parte do Hugo Almeida... Esquece o pinheiro, no caso de sair o nosso pinheiro é melhor n ir buscar outro é da maneira q passamos a jogar sempre com avançados móveis e não estáticos... Hugo Almieda, não pff...

    ResponderEliminar
  18. GB,

    Recordas-te quais foram os três jogadores de melhor rendimento no Benfica na época anterior?

    Eu ajudo: Luisão, Salvio e Coentrão.

    ResponderEliminar
  19. JCN,

    "acho mais interessante o clube dizer assim temos 10 laterais direitos referenciados, qual queres? temos 10 centrais, qual queres?

    Os jogadores são do clube, não são do treinador... "

    Acho que te estás a contradizer. Os jogadores não são do treinador mas por extensão também não o são nem do presidente nem de ninguém.

    Aqui não se trata apenas de dar a liberdade ao treinador mas também a responsabilidade.
    Eu compreendo que o JJ, quando lhe põem um jogador à frente que ele não pediu ele se esteja a marimbar para o jogador. E a responsabilidade, nesse caso, é de quem o foi buscar!

    Acho o modelo inglês do manager muito interessante comparado com o teres dois ou três pessoas a puxar cada um para seu lado no que toda a contratações.

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito deste post.
    Só gostaria que me explicasses onde te fundamentas para dizeres que JJ não tem liderança? O gajo não é o Peseiro!

    O Nelson ué outra hipótese para a direita de luxoo

    ResponderEliminar
  21. Parabens pelo post esta excelente,quanto ao Hugo Almeida please give me a break faz-me lembrar um que veio do Maritimo por 4 milhoes Makakula ate este coincinde com o preco puxa nao topo esta amostra de jogador Hugo Almeida never,no que diz respeito ao Luisao so que o momento e mau por ser muito em cima da champions mas e outro jogador que por mim pode ir a vida jogadores como ele pontape pa frente ha muitos menos em altura ai sim escasseiam.

    ResponderEliminar
  22. Cardozo por Hugo Almeida, nem vou comentar.

    Djoko

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking