O atletismo, a TV e o SCP
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 29 de junho de 2011

O atletismo, a TV e o SCP

 ●  + 3 comentários  ● 
Portugal, 29 de Junho de 2011

O Benfica venceu o campeonato nacional de atletismo ao ar livre, somos portanto CAMPEÕES passados 15 anos, e é com grande alegria que partilho a emoção deste título. Tratou-se de uma vitória à Benfica, na última prova, possivelmente na última curva da corrida de 400 m planos! Uma vitória com muito suor, crença e lágrimas.

Dado o ineditismo desta vitória, que interrompe um ciclo de muitas (demasiadas) vitórias do SCP, pensei que as Televisões dessem destaque ao assunto. Mas avaliando pelo teletexto da RTP, não creio que isso se tenha passado. De facto quando o SCP conquistou o campeonato de Futsal, o teletexto da RTP abriu 3 linhas para notícias relacionadas com essa vitória. No caso do Atletismo do Benfica a mesma RTP abriu ... zero! Lá se vai a tese de que “a comunicação social fala do Benfica porque o Benfica é que vende”.

Não posso fazer mais comparações do que esta, porque por azar, nos dias seguintes à vitória do Benfica, vi pouco noticiário e ainda por cima, não consegui apanhar a parte do desporto. Mas não duvido nem um pouco que o critério seguido pelos censores da RTP, estação pública de televisão, na parte do teletexto, tenha sido o mesmo seguido para divulgação noticiosa da vitória. Pouco mais que zero.

Importa então fazer a comparação com a vitória do Futsal do SCP, e encontrar uma explicação mais lógica e realista do que a bazófia simplista de que “o Benfica é que vende”. E para mim a explicação é simples: o Benfica é utilizado para promover tempo comercial que rentabilize o investimento publicitário, mas em troca o Benfica não é bem retratado, não é bem promovido por esta mesma comunicação social que vende bem a publicidade quando o Benfica é noticia. E porque razão não lhes interessa que o Benfica tenha uma boa imagem junto do público específico de cada órgão de comunicação social? Porque as mensagens positivas galvanizam, potenciam a relação adepto/clube/atletas, dão estatuto ao clube por cada vitória noticiada, significam uma mensagem de esperança para a modalidade ou modalidades vitoriosas, etc., etc.

Infelizmente muitos altos dirigentes do Benfica ou analistas desportivos de renome, gostam de se desculpar – quando não sabem dizer mais nada – que as notícias especulativas da comunicação social são apenas porque o Benfica vende. Nada disso. O Benfica é atacado para fragilizar a relação entre o adepto e o clube, para potenciar o desânimo, para enfraquecer ou dificultar a aquisição de níveis mentais superiores. Ou seja, isto não é uma brincadeira, é uma “guerra” que tem de ser encarada como tal. Cruzar os braços tem sido a pior das estratégias...

Mudando ligeiramente de assunto, li hoje no invariável Correio da Manhã, que o SCP está a pensar impugnar o título de campeão do Benfica, porque numa das corridas um atleta do Benfica tocou, eventualmente obstruindo a corrida do atleta do SCP, e isso teria tido influência na classificação final (que foi à justa). Do SCP a gente nunca pode esperar nada de positivo. A fotografia que o CM utiliza para sustentar a argumentação do SCP é mais do mesmo: promoção às teses leoninas. A promoção que não fazem às vitórias do Benfica.

A ser verdade que a impugnação avança, que sirva de lição (difícil, pois em 10 anos não aprenderam quase nada) ao Sr.º Vieira e Cª, pois que já este ano, no campeonato de atletismo em pista coberta, um atleta do SCP entrou na pista do atleta do Benfica, empurrando-o ao ponto de quase o fazer cair. O Benfica venceu a corrida e o SCP ficou em 2º lugar. Logo na hora, os responsáveis do Benfica recorreram da decisão dos juízes de pista que não desclassificaram o atleta do SCP. Estes defenderam-se dizendo que só consideravam o empurrão e que este não tinha provocado dano ou que não tinha sido intencional. Ora a invasão de pista adversária dá desclassificação nos Jogos Olímpicos. E se o atleta do SCP fosse desclassificado, o Benfica tinha sido campeão.

O Sr.º Vieira protestou? Fez a parte que sim. Um embuste! Agendou uma reunião com a FPA e saiu de lá todo contente porque a reunião tinha sido proveitosa. A ver se não nos tiram agora um título, mais que justamente conquistado.

3 comentários blogger

  1. Caro Eagle permita-me um pequeno reparo: O Benfica é que vende. Isso é um facto. O problema é que o SLB vende mais "em baixo" do q em alta. Pq com o SLB em baixo (e por em baixo entenda-se o tipo de jornalismo que o Eagle refere no post, o bota abaixo, a critica destrutiva, etc) compram os benfiquistas e todos os outros. Com o SLB em alta apenas compram os benfiquistas. Até pode ser ela por ela no final das contas, mas ao sistema, pela razão que refere, é preferível falar mal do Glorioso do que bem.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo Vermelho29 junho, 2011 21:11

    Acho que te falta referir uma coisa em relação à RTP que se chama lógica comercial.

    A RTP fala muito do futsal porque é ela que tem os direitos dos jogos... tirando o futebol passaria-se o mesmo com outra qualquer modalidade, caso o Benfica ganhasse ou perdesse...

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, excelente poste.

    Quanto a lagartada sabemos que por la os valores nao abundam mas nos tambem sabemos a direcçao que temos.

    Com Vieira o Benfica nao precisa de inimigos.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários.
Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.
Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares