O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 11 de junho de 2011

Copiar mal é que é vergonha...

. 9 comentários
Ontem andei na internet à procura de informações sobre alguns jogadores jovens espanhois que queria conhecer melhor e esbarrei quase sempre no Futbol Draft. Uma inicativa muito interessante, que já leva seis anos aqui nos nossos vizinhos espanhóis, uma das melhores ligas do Mundo e que cada vez mais apostam nas "canteras".

O Futbol Draft é um projecto que tem duas linhas distintas de actuação e um objectivo máximo: O apoio e promoção do futebol de formação espanhol. As duas linhas de actuação são:

O Forum onde se reúnem anualmente os representantes de todos os níveis do futebol espanhol, como instituições, presidentes de clube, secretários, técnicos, responsáveis de equipas, dirigentes da Fifa, advogados, imprensa, etc, que , em torno de uma série de palestras e debates, interagem e se relacionam para troca de opiniões, partilha de problemas e procurar soluções.

Os Prémios Anuais que dão destaque e reconhecimento ao jogadores espanhóis formados em Espanha, dando-lhes o apoio que merecem e precisam para vingar no futebol de uma das ligas mais competitivas do Mundo.

A título de exemplo, em 2007 era destacado um jovem, pouco conhecido, chamado Gerard Piqué, hoje é "apenas" um dos melhores do Mundo.

Este projecto nasceu e desenvolve-se com o apoio e incentivo de todas as instituições ligadas ao futebol em Espanha: Consejo Superior de Deportes, Real Federación Española de Fútbol, Liga de Fútbol Profesional, Asociación de Futbolistas Españoles y Asociación Española de Agentes de Futbolistas. Não há ali espaço para interesses sujos, porque todos ganham com este projecto. Reparem bem no estatuto dos membros permanentes e dos convidados anuais.

Vale muito a pena conhecer mais em detalhe em www.futboldraft.com

Quando o Sr. Fernando Gomes afirma estar na Presidência da Liga de Clubes para desenvolver o futebol nacional, talvez fosse bom copiar esta ideia de quem tem nos últimos anos apresentado ao Mundo craques formados em Espanha, ao invés de continuar a alimentar a corrupção na arbitragem.

A juntar a isto, era importante impor a limitação do número de extra-comunitários nas Ligas Profissionais, limitações ao estatuto de igualdade dos brasileiros, tal como a FPF seguir esse caminho nas ligas secundárias e, especialmente, na formação, onde só em condições excepcionais deveriam ser aceites estrangeiros menores de idade.

Entre as grandes Ligas Europeias, só a portuguesa permite este excesso absurdo de estrangeiros nas equipas profissionais e de formação.

Num momento de crise dos clubes e da economia nacional, é hora de olharmos para nós próprios. Investir cada vez mais na qualidade do treino, na competência e formação dos treinadores, nos espaços de treino, etc. Hoje em dia dá muito menos trabalho trazer três ou quatro brasileiros do que apostar esse dinheiro na qualidade das camadas jovens, na prospecção nas escolas, etc.

... E depois vêem dizer que os jovens não têm qualidade! Mas todos os anos se "importam" dezenas de sul americanos sem qualidade de quem dizemos sempre que é preciso "dar tempo para se adaptarem" e se falham... "não se pode acertar sempre".

Só depende de nós, em Portugal, ter um futebol melhor, com mais qualidade e mais português!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. "O Nando (macaco) é um conceituado comentador num fórum do Benfica".

    Não me admira nada. E não deve ser o único. Faz tudo parte da Máquina de Propaganda Andrade, no esteio da Máquina de Propaganda Nazi, uma organização subversivamente anti-Benfica com o fito de desmoralizar os Benfiquistas, descontextualizar o que se diz sobre o clube, ridicularizar o que as pessoas responsáveis dizem, apoucar as façanhas do clube, desviar as atenções sobre o Benfica dos podres noticiosos andrades, etc, etc.

    Mas os benfiquistas burros, que são mais que as mães, com as suas almas doridas agradecem e engolem tudo.

    Esquecendo-se que os adeptos não foram feitos para isso.

    ResponderEliminar
  2. Manuel, esse comentário... não tem muito a ver com o tópico ou é impressão minha?

    percebo o conteúdo, mas não a ligação ao tópico

    ResponderEliminar
  3. FCdaFruta11/6/11 15:27

    Até a data o que vi o Fernando Gomes fazer foi nada mais do que satisfzer os interesses do seu dono. E é isso que concerteza irá continuar a fazer.

    ResponderEliminar
  4. Não tem nada a ver com o tópico. Mas para mim, como Benfiquista, é mais importante.

    ResponderEliminar
  5. Não discordo que seja importante... só não percebi a ligação, daí a pergunta

    ResponderEliminar
  6. Há muito tempo que eu digo que somos um dos 5 países com maior potencial de jovens futebolistas

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada11/6/11 20:12

    Para que tal acontença é preciso: primeiro mudar mentalidades e segundo: mudar estes dirigentes que estão demasiado viciados em esquemas de favorecimentos, comissões duvidosas, corrupção, enfim... Isto só se alterará com medidas drásticas, que no nosso país não são possíveis pois o poder político enferma dos mesmos hábitos que os liga e encobre uns aos outros!
    Deveria voltar a lei que autorizava apenas dois estrangeiros e acabar com essa lei estúpida e nefasta que confere dupla nacionalidade aos brasileiros! Estes trouxeram a reboque toda a escumalha que por aí prolifera e que tantas dores de cabeça nos tem dado!

    ResponderEliminar
  8. Manuel, por acaso não é você o tal Nando(macaco)?

    Bandarilheiro-mor.

    ResponderEliminar
  9. Bandarilheiro-mor isso é tudo ressabianço?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking