O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Construa o seu plantel

. 17 comentários
Se existe algo que me preocupa nesta pré-temporada é o número excessivo de jogadores que o Benfica tem sob as suas ordens. Na minha opinião existe um descontrolo na contratação de jogadores mas acho justificável que se trate primeiro das contratações e só depois de colocar os dispensados pois deve-se tratar primeiro de criar um grupo de trabalho que dê garantias de lutar para ser campeão do que em arranjar colocação para quem não conta.

Contudo, com tanto jogador ao serviço do Benfica acho que é um exercício interessante se cada um construir o seu plantel com base nos nomes enumerados no Expresso:


Tentem limitar o número de jogadores a um máximo de 27. As minhas escolhas:
GR: Artur Moraes, Moreira, Oblak.
Defesas: Maxi, Wass, Luisão, Miguel Vítor, Dedé ou Garay, Jardel, Carole, e outro lateral-esquerdo para titular.
Médios: Javi Garcia, Ruben Amorim, Matic, Carlos Martins, Aimar, Bruno César, Gaitán, Nolito, Enzo Pérez, David Simão.
Avançados: Saviola, Cardozo, Jara, Nélson Oliveira, Rodrigo e Mora.

Isto resultaria num plantel com 26 jogadores e houve alguns que tive que deixar de fora e que gostaria de ver no plantel, sendo o caso mais premente o de Miguel Rosa.
Quanto aos excedentes seriam para emprestar/vender conforme cada caso específico.
Fico particularmente preocupado em ver o número avassalador de jogadores que o clube já tem e tenho sérias dúvidas que se consiga colocar todos os excedentários.

A baliza não está bem servida. Apesar do número a qualidade das opções deixa muito a desejar. Tanto Roberto como Júlio César não dão confiança, Moreira não é o mesmo depois das lesões nos joelhos e Artur Moraes não me parece ser tão bom quanto o pintam. Oblak é demasiado novo.


Existe uma escassez de centrais de qualidade. E como tal acho incompreensível a ostracização a que Jesus votou Miguel Vítor. Este jovem trata-se de alguém que sente o Benfica, nunca comprometeu e que já tem experiência num campeonato exigente. A estrutura encarnada devia bater o pé a Jorge Jesus neste caso pois trata-se de alguém que pode render muito ao Benfica no futuro e é um potencial sucessor de Luisão  como patrão da defesa. Também convém resolver o dossier Coentrão o quanto antes e definir se fica ou se sai. Daí depende não só encontrar um substituto para ele como também possivelmente a vinda de um central de qualidade.

Acho que existe um excedente de médios para o centro do terreno entre Aimar, Bruno César, Carlos Martins, Miguel Rosa e Gaitán. Tantas alternativas para o centro do terreno não auguram nada de bom sobre as possibilidades de Miguel Rosa ficar no plantel e tenho medo de ver Aimar ou Carlos Martins deixarem o clube pois acho que são dois jogadores muito distintos, de alta qualidade e que trazem grande variabilidade ao jogo do Benfica.

As alas estão bem servidas. Entre Gaitán, Pérez, Urreta, Ruben Amorim, Matic, David Simão e Nolito acho que estas posições estão bem entregues a jogadores de qualidade e que podem trazer bastante versatilidade ao estilo de jogo que se pretende imprimir consoante os adversários ao contrário do que aconteceu na época passada.


No ataque existe um excesso de avançados. No entanto, só três destes é que oferecem garantias de qualidade e golos: Cardozo, Saviola e Jara. Nélson Oliveira deve ser aposta em alguns jogos para ver se faz esta época o que Jara fez na época passada. Rodrigo e Mora são incógnitas e acho que só um deve ficar no plantel.

Dispensas: muitas. Mesmo muitas, a começar por Roberto e Júlio César, passando por Peixoto, Roderick, Shaffer e André Almeida. Fernandéz, Felipe Menezes, Miguel Rosa ou Carlos Martins no centro do terreno. Kardec, Weldon e Mora ou Rodrigo também necessitam de ser colocados a rodar.


Considero que o plantel deve ser considerado fechado, excluindo a vinda de mais um central de qualidade e um lateral-esquerdo. É inútil andar a contratar-se mais jogadores numa altura em que já se tem tantos ás ordens do treinador - é um desperdício de recursos financeiros e exigiria a saída de referências do plantel o que levaria á descaracterização da equipa e á ausência de referências no plantel. E acima de tudo a vinda de Drenthe não se justifica para posições no plantel totalmente sobrelotadas (a não ser que venha para lateral-esquerdo o que duvido muito).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Incluiria o Miguel Victor no lugar o Jardel, incluiria o Miguel Rosa e não optaria pelo Ansaldi, mas sim pelo puto do Sporting Gijon.

    Venderia, como acredito que acontecerá, o Cardozo e o Aimar, entrando um novo ponta de lança e possivelmente abrindo uma vaga à permanência de Urreta ou André Almeida

    ResponderEliminar
  2. Active 9520/6/11 15:29

    Concordo com as tuas escolhas, porque também as acho as mais obvias.

    Lês-te hoje n'Abola que os porcos têm... 40? Pareçe-me que não andamos muito longe desse colosso da organização!

    ResponderEliminar
  3. superáguia20/6/11 15:47

    Para mim o Danilo é um jogador que serviria como uma luva em várias posições da equipa e para vários sistemas tacticos. É uma pena se escapar.


    GR: Artur Moraes, J.Cesar, Moreira.
    Defesas: Maxi, Wass, Luisão, Dedé, Garay, M. Victor ou Roderick, Carole e Ansaldi.
    Médios: Danilo,Javi Garcia, Ruben Amorim ou N.Coelho, Matic, Carlos Martins, Bruno César, Gaitán, Nolito, Enzo Pérez, David Simão.
    Avançados: Saviola, Cardozo, Jara, Nélson Oliveira, Mora, Rodrigo ou Uche.

    ResponderEliminar
  4. GB só espero que estejas enganado.
    Se eu passei o ano todo a malhar no Vieira por ter despachado o Di Maria e Ramires e não ter contratado substitutos á altura em tempo útil nem quero imaginar como seria se desta vez despachassem Coentrão, Cardozo e Aimar para os substituir por míudos sul-americanos que ainda não provaram nada.

    Quanto ao Jardel também acho que não tem qualidade para o Benfica mas para suplente chega. O Roderick tem que rodar.

    ResponderEliminar
  5. Lá está é a puta da conversa de sempre. Sul Americanos que "chegam" para suplentes e que na prática andam é a engrossar o "gang do chopinho".

    Se é para ser suplente dos dois titulares, MIGUEL VICTOR, porra! Roderick, para rodar fora, claramente.


    Quanto à saída dos três, na cabeça dos dirigentes do Benfica o substituto do Coentrão será o Ansaldi, o do Aimar será o Bruno César e o do Cardozo antecipo que possa ser tipo o Ruiz ou o tal Denis que aparece agora na imprensa e que marca que se farta.

    Portanto lá se vai essa teoria...

    ResponderEliminar
  6. E eu pus o Miguel Vitor nas minhas escolhas para terceiro central. Pus também o Jardel porque são precisos 4 centrais e como quarto central acho que chega. Não quero que o Benfica se ponha a esbanjar mas se vierem mais dois centrais que se dispense o Jardel não seja por isso.

    Agora na cabeça dos dirigentes comparar Bruno César a Aimar só mesmo se forem muito burros ou desligados da realidade e o Ruiz ou Denis para substituir o Cardozo só pode ser brincadeira...
    E não esquecer o Pablo Piatti.

    Eu sei que os sinais de que a saída de Aimar e Cardozo estão bem á vista de todos mas só espero que não se concretizem.

    ResponderEliminar
  7. A Saída de Aimar seria um erro crasso, mas parece que esse é o caminho...

    ResponderEliminar
  8. GB, acho incrivel que tu tenhas esperanças nesta época, q estejas a gostar da construção do plantel ao mesmo tempo q defendes a saída de Cardozo, Aimar e Saviola...

    MEDO!!! ☺

    ResponderEliminar
  9. ainda vao chegar mais jogadores, logo nao faz sentido especular muito, mas mesmo assim na minha opinião:
    o cardozo tem que sair para dar lugar a um ponta de lança mais jogador mas que seja tambem goleador, saviola deve ficar, jara, mora, nelson oliveira e rodrigo, mas isto tambem depende do sistema de jogo, num sistema com 2 avançados faz sentido 1 mais movel e um matador, mas se o sistema mudar e jogar apenas 1 ponta, um jogador como bryan ruiz (ou lisandro?) é o mais acertado, tendo no banco um ponta alto finalizador, neste caso seria o denis.
    o coentrao sai e quem virá? o drenthe? e mesmo assim contratar o ansaldi faz todo o sentido, pois o drenthe neste momento não é muito certo da cabeça.
    virá o danilo? o salvio? ou quem para o lado direito para lutar pelo lugar com enzo perez?
    o aimar nao sai.
    os centrais deviam ser luisão, garay, dedé e miguel victor.
    o lado direito da defesa está bem, maxi, wass e ate o amorim pode la ir e cumpre.
    com os medios que o Benfica tem, seria melhor jogar com um duplo pivot, sendo um mais de apoio e transporte e muito importante no inicio da transiçao ofensiva, e o aimar à frente.
    alas/extremos está bem tambem mas ainda deve chegar mais 1, para o lado esquerdo guardado e nao precisavam de mexer mais aí pois têm mais o nolito e o urreta (o gaitan tem de começar a jogar na sua posiçao natural), no lado direito ja referi ali em cima, enzo perez e salvio ou danilo ou outro que seja credivel.
    drenthe tambem pode fazer ser ala esquerdo, sendo o ansaldi o lateral.
    o treinador agora é que tem de decidir quem joga, quem estiver em melhor forma e a jogar melhor é quem tem de jogar pois opções não faltam.

    ResponderEliminar
  10. São 27 jogadores (utilizados/inscritos) no maximo... mas incluindo 8 "portugueses" (formados em Portugal).

    O que dá um maximo de 19 estrangeiros no plantel. O que me deixa pensar porque razão varios jogadores vão fazer na pré-temporada quando já se sabe que não há espaço para eles no plantel... Chego a duvidar se alguém no Benfica conhece os regulamentos como deve ser.

    ResponderEliminar
  11. GR: Artur Moraes, Roberto, Moreira.
    Defesas: Maxi, Wass, Luisão, Dedé, Roderick, Jardel Carole e Ansaldi.
    Médios: Danilo,Javi Garcia, Ruben Amorim, N.Coelho, Matic, Carlos Martins, Bruno César, Gaitán, Nolito, Enzo Pérez, David Simão, Urreta.
    Avançados: Piatti, Cardozo, Jara, Nélson Oliveira, Mora, Denis.

    Não percebo a insistência que fazem em meter M.Vitor no Plantel, o Jorge Jesus nao recente entrevista já disse que quer apenas mais um central, e que os outros 3 são; Luisão, Jardel e Roderick.
    Se vocês querem fazer equipas que não têm nada haver com o que se passa na realidade, podem jogar FM ou fifa ou Pes, até pessoas que pensava que tinha credibilidade neste BLog andam com isso.

    Fala-se em propostas por Aimar e Saviola da Turquia, ambas a rondar os 5M, excelentes negócios, não são essenciais, na minha opinião, gostei de ver Aimar naquele jogo em que aos 90 ia cortar bolas quase a nossa área, mas ao longo da época a imagem geral dele nao foi essa, nem pouco mais ou menos, Saviola para mim, já nao vai melhorar, e para o que ganha, tem de ser mais influente, ou entao que baixe de salário, o que não me parece.
    Cardozo, para mim não devia sair, porque Preço/golos não há muitos pontas-de-lança que façam o que ele faz ao nosso alcance, e para mim não é parte do problema, mas sim da solução.
    Denis era uma boa opção para puxar por Cardozo, preparar a sua saída no final da época e ao mesmo tempo ter um subtituto á altura, Nélson Oliveira seria a 3ªopção para avançado mais fixo, embora seja bastante móvel.
    Caso saia Saviola, gostava de ver Bryan Ruiz no Benfica, para 2º avançado era boa opção para avançado mais fixo NUNCA! mas parece que a opção vai recair sobre Piatti, que será mais um Messi do que um Saviola mas pronto.
    Urreta é um questão complexa, para mim se tivesse ficado o ano passado tinha explodido e era um dos jogadores com lugar garantido no Plantel, mas este ano, sem afirmação ainda no futebol europeu e o benfica com o Plantel sobrelotado e a negociar Danilo, vai ser muito dificil ficar, caso este não venha é certo, ou quase certo que fique.

    ResponderEliminar
  12. Não tenho muita fé neste plantel. A época passada ficou marcada, quanto a mim, pela dupla Falcão, Hulk. Por muito que nos doa foram estes jogadores que levaram o Porto às conquistas que sabemos. E do nosso lado quem temos? Um Cardozo que quer sair? um Saviola que se esqueceu como se marcam golos? um N.Oliveira, suplente no P.Ferreira? Um Rodrigo suplente do Bolton? Um Mora, desconhecido? Quanto a mim faltam ainda 3 jogadores chave. O Dedé, que faria a diferença na defesa. O Salvio, o Enzo e o Salvio podem coexistir na equipe porque o Enzo gosta de jogar mais pelo interior. E finalmente um matador. Fala-se no Ruiz e no Denis, um deles (ou os dois, rs) eram bem vindos. O Danilo seria a cereja no topo do bolo. E, claro, se Fabio sair, o Ansaldi parece ser o substituto ideal. Estes jogadores, Dedé, Salvio e Ruiz (ou Denis) fariam a diferença. Mas não tenho esperança que algum deles venha e por isso a mimha pouca fé na equipe. E há outro problema ja aqui muito falado. Pelas minhas contas o Benfica tem neste momento cerca de 60 jogadores. Estou a incluir neste lote os jogadores que estavam emprestados e alguns ex-juniores. É preciso perder tempo a tomar decisões e a "despachar" muitos destes jogadores. O problema é que não há muito tempo. Dia 26(ou 27) do próximo mês há a 1ª mão da eliminatória da Liga dos Campeões. Jogo fundamental para todo o futuro do Benfica na próxima época. E falta pouco mais de um mês, com muitos jogadores na Copa América...
    JfernandoMendes

    ResponderEliminar
  13. Tal como postei no meu blog:


    Morais / Moreira / Oblak
    Maxi/Wass
    Luisão/Jardel
    Dédé/Miguel Victor
    Carole/Lateral esq. do Gijón ou do Toulouse (aquele Tabanou que se fala para o Sportem é muito bom
    Javi/Nuno Coelho
    Enzo Perez/Urreta/Amorim
    Nolito/Gaitán/Rosa
    Aimar ou Canales/Zanaki/D.Simão
    Piatti ou Saviola/Jara/Rodrigo ou Mora
    Cardozo ou Ruiz/Nélson Oliveira



    Vende-se Coentrão, compra-se Tabanou ou M'begué ou José Angél ou Canella (os tais laterais esquerdos que falo).

    Vende-se Cardozo, compra-se Ruiz e Funes Mori (o River está para descer de divisão, logo deve baixar o preço do jogador), ou aposta-se forte no N.Oliveira como segunda opção.

    Piatti só se se vender Saviola. O único jogador que aceito em troca de Coentrão é o Canales, mas isso implica a saída do Aimar.

    Depois, consoante a pré-temporada, decidia entre Mora ou Rodrigo; e entre Wass e André Almeida, se bem que dificilmente Wass não ganhar.

    ResponderEliminar
  14. JediVermelho20/6/11 22:14

    Cardozo é fundamental manter! Saviola não creio, sobretudo se mudarmos para 4x3x3. Embora a sair, tenha de ser bem vendido! Aimar é de mantar para passar a tocha aos miúdos, como Bruno César ou David Simão! Penso que deveria ficar mais vezes no banco, mas faz muita falta como jogador de plantel! É imperioso um central de qualidade indiscutível também!

    ResponderEliminar
  15. Adérito Martins21/6/11 16:21

    Este convite não será pôr o carro à frente dos bois? nestas contratações há tanta coisa que ninguém percebe, e já nos estão a pedir palpites? vamos ficar também com uma equipe B e suplentes para as 2 equipas ou quê?

    ALM

    ResponderEliminar
  16. Boa Tarde!!!

    Aqui fica o meu Plantel:

    GR - Moreira, Roberto, Artur
    Defesa - Maxi Pereira; Wass; Luisão; Roderick; Garay; Dedé; Carole; Shaffer
    Médios - Javi Garcia; Nuno Coelho; R. Amorim, C. Martins; P. Aimar; Gaitan; Urreta; Enzo Perez; Nolito; B. César; D. Simão; Matic
    Avançados - Saviola; Rodrigo, Mora e Nelson Oliveira.

    São estes os meus 27.

    ResponderEliminar
  17. Xavier Reis22/6/11 12:52

    Na minha opinião faltam 5 jogadores, que têm de ser jogadores de alto nível para entrar de caras no onze: um defesa esquerdo; um defesa central; um médio direito box-to-box; um ponta-de-lança e um avancado móvel.

    Para defesa-esquerdo não quero o Drenthe, tem qualidades fisicas, técnicas e tácticas mas psicologicamente vale 0. A minha escolha iria para Ansaldi, Maxwell ou Diego Renan (cruzeiro).

    Para defesa-central os nomes Garay e Dedé agradam, contudo parece que Dedé só vem mais tarde e não sei até que ponto Garay não viria destabilizar em termos de ordenado.

    O médio direito seria Danilo, que é importante não deixar escapar porque é uma espécie de Ramires, mas com menos velocidade e mais técnica.

    Para avançados os meus sonhos seriam ver uma dupla Bryan Ruiz e Pablo Piatti, mas penso não ser viável em termos económicos...

    Como é perceptível para mim as vendas seriam Roberto, Jardel, Coentrão, Aimar, Saviola e Cardozo e o plantel ficaria desta forma:

    GR: Artur Moraes, Moreira, Oblak.
    DD: Maxi Pereira, Wass.
    DC: Luisão, Dedé/Garay, Leo Kanu, Miguel Vitor.
    DE: Ansaldi, Carole.
    MDC: Javi Garcia, Matic.
    MD: Enzo Perez, Danilo.
    ME: Gaitan, Nolito, Miguel Rosa.
    MOC: Bruno Cesar, David Simao.
    PL: Bryan Ruiz, Piatti, Jara, Rodrigo, Nelson Oliveira, Rodrigo Mora

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking