O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bullying jornalístico

. 19 comentários
Portugal, 30 de Abril de 2011

As notícias dadas à estampa nos últimos dias não podem deixar sossegados os benfiquistas. Por várias razões.

A 1ª razão é que se pensava que com esta Direcção, definitivamente tinham acabado as visitas da PJ aos escritórios do Benfica.

A 2ª razão é que com esta Direcção se pensava que tinha acabado a falta de respeito da comunicação social relativamente ao Benfica.

A 3ª razão é que com esta Direcção tinham acabado as novelas com contratos, prémios de assinatura, prémios de conquistas, etc.

E como se percebe, nos últimos tempos diversos acontecimentos comprovam que afinal está tudo quase igual aos tempos da Direcção do Dr.º Vale e Azevedo. E está quase tudo igual, porque – tal como nessas alturas – as notícias baseando-se em meias verdades e meias mentiras, são programadas para desestabilizar a massa adeptos do Benfica e dar um pretexto aos ditos notáveis para criticarem a gestão. E também para entreterem os adeptos dos clubes rivais. Tal como há 11/12 anos atrás.
A substância das notícias anda tudo na base do mesmo, num dia é um jornal que cita fontes, no outro dia é uma rádio que cita o jornal, no dia seguinte é uma televisão que faz noticia no telejornal, citando a rádio e o jornal, etc. É aquilo que eu chamo de “requentar” a comida feita na véspera e continuar a chamar-lhe “prato do dia”. Mas este é o jornalismo que temos e nunca procede desta forma com os outros dois clubes rivais. O recente caso das “luvas” pagas por Pinto da Costa apareceu num dia e desapareceu no dia seguinte.

Não sendo apoiante de Vieira nem das mentiras que fizeram dele o Presidente do Benfica, também não sou inocente e jamais me colocarei do lado de fora para atacar o Benfica e os seus dirigentes. Por isso a minha posição hoje e sempre é defender o Benfica, porque entendo que havendo problemas de legalidade ou outros, eles devem ser resolvidos internamente e no âmbito dos Estatutos do Clube. Não na praça pública como quer a comunicação social.

Lembro que durante 3 anos, o Dr.º Vale e Azevedo foi acusado de tudo e mais alguma coisa através da comunicação social. Eram os contratos suspeitos da contratação de Poborsky, era a falta de pagamento, era a falta de credibilidade, era mil e uma coisa que depois se veio a resumir em 3 miseráveis processos: (1) o do cheque do Ovtchinikov (em que foi condenado por peculato, foi absolvido de devolver o dinheiro), (2) o dos terrenos da Euroárea onde foi acusado de ter metido ao bolso 5 milhões de euros e afinal acabou condenado por ter falsificado uma assinatura que teria beneficiado a contabilidade do Benfica (falsificação que qualquer um poderia ter feito) e (3) o do não pagamento de impostos, processo em que foi absolvido (mas não veio na 1ª página dos jornais, só nas interiores e em letras bem pequenas).

Estamos hoje, mais de 10 anos depois, em situação semelhante. Começou pelo contrato do Júlio César, onde o Benfica apenas foi notificado a mostrar recibos de pagamento mas já se especula que parte do dinheiro foi para pagar a nova casa de Jorge Jesus (!?). E também já se especula que há mais contratos de jogadores do Benfica a ser investigados, sem o Benfica ter sido notificado, mas especula-se. O caso mais mediático, é o de Roberto que alegadamente terá servido para pagar o prémio do campeonato (!?) a Jorge Jesus.

Analisando o que foi publicado e lendo nas entrelinhas, temos uma mão cheia de nada. A casa de Jesus custou mais de 1,5 milhões e o seu advogado também o representa noutros processos, assim como a muita mais gente. Até ao verdadeiro empresário do jogador. Depois o Roberto, que já não basta ser mal tratado pela crítica como é utilizado contra Jesus, que ainda há dias tinha sido noticiado (e pelos mesmos do CM) como tendo declarado mais de 3 milhões de euros de rendimento em 2010. Ora se o acusam de ter sonegado informação fiscal, como é que os jornais publicam que ele ganhou toda esta barbaridade de dinheiro? Mentiram quando? Na 1ª notícias dos 3 milhões ou agora?

As “peças” claramente não encaixam. E por isso vejo que a comunicação social continua a fazer bullying jornalístico ao Benfica. Eles não nos querem no “recreio”. Entenda-se, em boa posição para ganhar o campeonato. Qualquer coisa serve para dividir a massa adepta do Benfica. Basta alguém dar a “ordem”.

Não nos podemos esquecer que este é o último ano de mandato. E que vão haver eleições para a Direcção do Benfica. E que os contratos com a Olivedesportos terminam em 2013.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. O primeiro comentário é para esclarecer que não sou anti ninguém, e espero que ninguém seja anti as posições que defendo. Com o passar do tempo verão que apenas quero promover o debate sem complexos e preconceitos, em prol das melhores soluções para o Benfica.

    Há muita coisa que não falamos e devíamos falar mais. Sem complexos nem receios.

    Agradeço a quem me convidou para colocar posts aqui neste Geração Benfica, não contem comigo para insultos e provocações mal intencionadas, mas estarei sempre disponível para trocar ideias com o que sei e o que penso que sei.

    O Benfica é e será a minha única motivação. Tal como o combate à mentira simples ou planeada.

    Este texto esteve para vir parar aqui ontem à noite antes da entrevista, mas ainda não tinha resolvido os meus problemas de compatibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Jacinto o Benfica Campeão31/5/11 21:42

    O processo de entrada de LFV no Benfica foi tudo menos limpo tendo-se socorrido da ajuda dos maiores inimigos do Benfica. Esqueceu-se que quem o pôs no poleiro também o pode tirar de lá como vai fazer. Quando terminar a tempestade lá vão os sócios expulsar mais um ex-presidente de sócio. A diferença é que VA era benfiquista.

    ResponderEliminar
  3. Portanto, Vale e Azevedo rasga os contratos com o olibeirinha e é atacado por todos os lados atraves dos merdias, ao que parece, repito, ao que parece, LFV n ta com vontade de renovar com o olibeirinha e assistimos a este vendaval de pseudo-noticias. Coincidencia?

    ResponderEliminar
  4. PJSimões,
    E olha que a RELAÇAO veio depois a dar razão ao Vale e Azevedo, no caso desse "rasgamento"

    ResponderEliminar
  5. Bem vindo ao blogue caro. Muito bom primeiro post.
    Concordo com o que escreveste e acho que todos estes ataques servem para destruir quem não quer renovar com o Oliveira (embora ache que existem negócios muito mal explicados no clube).

    Se fosse apresentado rapidamente um novo contrato com o Paes do Amaral esta brincadeira acabava logo.

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada31/5/11 23:18

    Mentiras há com toda a certeza. E não só da comunicação social.
    Acabei de ler um post no "Chama Gloriosa" que só vem aumentar a minha preocupação e confirma as dúvidas que ontem me assaltaram e que esplanei aqui num comentário!
    Afinal os papéis apresentados por Vieira e tal como desconfiei, nada tinha a ver com pagamentos e nem sequer tiveram origem no Clube, daí a ausência de chamcela, timbre ou logotipo do clube. Não mencionei, mas pareceu-me que a barra superior até tem a cor azul...
    E porque raio, Vieira falou no Roberto, se o que está em causa é a transferência de Júlio César? E porque divulgou a visita da PJ há uns meses, se ninguém sabia?
    Afinal houve marosca! Mais uma vez, Vieira tentou ludibriar-nos com mais areia para os olhos!
    Este filme, infelizmente já nós vimos e não há muitos anos - quando VA também mostrava documentos que nada tinham a ver com os assuntos em causa! - Triste sina a nossa!

    ResponderEliminar
  7. Caríssimo, vamos lá então partir deste teu EXCELENTE post inaugural para uma sessão de "brainstorming" colectivo.

    (para os mais preguiçosos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, ou seja, ais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados)

    ADIANTE:
    - O que acham que ganha a imprensa com um Benfica fraco e amorfo, se são os benfiquistas sedentos de cagança que compram os jornais?

    - Será que a PJ admite este "circo", tal como o Ministério Publico, se não estiverem realmente no rasto de "falcatruas" conhecidas no futebol, não só no Benfica, como na generalidade dos clubes?

    - Não estaremos perante o "apertar de cerco" ao futebol? Ou será que, não tivesse sido a esburacada lei, o Pinto da Costa não teria mesmo ficado sem alternativa senão fugir para o Brasil, como há quem diga que estava planeado?

    - Qual o objectivo destas questões ligadas ao Pais do Amaral? Calar a vontade de ele cobrar o passado, quando se permitir ao Oliveira ganhar as negociações? Ou algo de repente passou a justificar virar as costas a um amigo e parceiro com quem se assume proximidade?
    São apenas questões, nem teorias são, que lanço para a discussão.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post. Finalmente alguém que pensa e escreve com a parte de dentro do cérebro e, mais importante, defende o Benfica.

    Mas o circo só é permitido porque os benfiquistas parecem quase todos galinhas decapitadas a correr à volta do galinheiro, mal sai algo na CS. Acreditam em tudo e ficam logo alarmados!

    Como eles devem gozar connosco! E é isso que me dana! A falta de inteligência da generalidade dos benfiquistas que caem como patos!

    Alguém acreditou na notícia de hoje do Record (de merda!) - uma clara provocação - de que o Jardel ia ser vendido? Imbecis!!

    ResponderEliminar
  9. Agora é muito diferente da altura do Vale e Azevedo. Agora as noticias são falsas. Na altura do Vale e Azevedo a maioria eram verdade. Era verdade sobre as dívidas e era verdade sobre as falcatruas que prejudicaram o Benfica como se provou mais tarde em tribunal. Noto, que na altura o Jornal mais anti Vale tudo era o jornal A Bola. O Record e até o Jogo amparavam o Vale e Azevedo porque sabiam que ele só estava a enterrar o clube e que não metia medo a ninguém por muito que o discurso assim o prometesse. Tanto é que o JVP saiu para dar um título ao Sporting!

    Agora a situação é completamente oposta. Temos dois grupos de imprensa com o Record e o Jogo à cabeça a fazerem uma guerra aberta contra o Benfica! E digo contra porque usam todos os truques mais sujos que podem ser usados. As mentiras são diárias. E quando alguém desmente as mentiras eles adulteram para perpetuar a desinformação e logo criam mais mentiras!

    A PJ continua a ir à luz? Qual é o problema? Todos sabemos quem é que anda a levantar suspeitas e qual é a intenção!

    Eu só espero que esta guerra aberta signifique um estrebuchar final daqueles que vão perder o filão das transmissões televisivas! E se for temos de esperar mais uns tempos de noticias nojentas! Mas no fim ganhará o Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/6/11 00:01

    Manuel, há aqui qualquer coisa neste bulling que não me entra. Não acham que isso é como "matar a galinha dos ovos de ouro"?

    Está-me a escapar qualquer coisa nessa equação. Se eu fosse director de um jornal desportivo não ia querer ficar descredibilizado perante a maior massa de clientes que poderia ter: os benfiquistas.

    Há aqui qualquer coisa que me escapa nisso!

    ResponderEliminar
  11. TRAMONTANO1/6/11 00:26

    Sr. Tiago

    O que que era verdade no tempo de JVA?

    O que que agora e mentira?

    O que hoje seria verdade e que se tivessem, ao menos, seguido o que o JVA fez, hoje o oliveirnha (sportv) possivelmente ja nao existia.

    E verdade, esse que tantos engulhos lhe causa, foi amamentado por aqueles que defende. No minimo e ironico.

    ResponderEliminar
  12. João Couto1/6/11 01:19

    Pelos menos desde os anos noventa que se vende muitos jornais por se dizer mal do Benfica. Há um enorme exagero em pensar que só os benfiquistas compram jornais, ou só se estes forem clientes de um jornal este sobrevive. São mais os antis que os benfiquistas e os antis adoram ler a falar mal do Benfica.

    Por outro "a galinha dos ovos de ouro" está a montante, ou seja, nos direitos televisivos, e os Directores de Jornais preocupam-se com o futuro no grupo empresarial em que estão e não com este ou aquele Jornal - acho que é isto que está a escapar...

    Quanto ao post, concordo com muito do que lá é exposto, apenas não percebo as três razões apontadas e que não deixam os benfiquistas descansados! Melhor, não percebo como o escriba não percebe que isso é algo de que nunca o Benfica poderá fugir!

    1ª Todos estamos sujeitos à visita da PJ, basta uma queixa anónima e se, normalmente, com o cidadão comum vai a PSP ou a GNR, nas grandes empresas e com denúncias de crime financeiro vai a judiciária. Ora, todos sabemos que em Portugal é muito fácil levantar falsos testemunhos e tornar ilegais os verdadeiros - é só ouvir as escutas!!!!

    2ª Desde que me recordo sempre houve falta de respeito na C.S. para com o Benfica e haverá sempre. Os sportinguistas queixam-se do mesmo - e têm razões para isso -, já o clube da corrupção não sofre desse mal porque são trinta anos a intimidar jornalistas e Órgão de comunicação Social!

    3º Enquanto existir imprensa existirão sempre novelas em torno de assinaturas e prémios e outras coisas mais! E é bom que assim seja, pois de ditaduras já nós temos a nossa dose!!!

    Acredito que não sejas anti-ninguém, mas aposto que não gostas nem um bocadinho de LFV. Se assim for estás no teu direito. Espero, apenas, pelo bem das discussões, que não deixes isso toldar-te a vista!

    De resto, sejas bem-vindo!

    ResponderEliminar
  13. GB,

    O problema é que esses directores de jornais não mandam nada. Nada. Só fazem o que lhe mandam.

    E também sabem que não estão a "matar a galinha dos ovos de ouro", porque é nestes tempos de mentiras e guerra aberta ao Benfica que mais facturam. Ou tens dúvidas que vendem mais agora com mentiras?

    Todos nós sabemos (se não somos ingénuos) que no mundo dos negócios e muito mais no futebol as coisas nunca são totalmente transparentes. A maior parte das vezes para entrar nestes negócios (transferÊncias de jogadores) é condição "sine" o haver $$$ por baixo da mesa, luvas não declaradas, lavagem de $$$$, etc. E nós se queremos concorrer (especialmente com os corruptos) temos que entender isto. E não é um problema portuguÊs. É assim em todo o lado.

    Se estamos conscientes disto, eles (os merdia avençados) também estão. E assim podem noticiar todos os dias estas infracções porque lá no fundo existe sempre um pouco de verdade (mesmo que muito rebuscado). MAs existe no Benfica, como existe nos Porkos, no Barcelona, no MU ou no Flamengo. Pura e simplesmente é assim.

    Agora cabe-nos a nós, por um lado, interpretar as coisas como são e não como eles querem que sejam e por outro explicar/influenciar/abrir os olhos aqueles que comem tudo que nem patos.

    Todos sabemos donde isto vem. Todos sabemos quais são as intenções.

    Só somos enganados se quisermos. Uma coisa eu sei, nem o VA, nem LFV são melhores ou piores que os outros dirigentes desportivos nesta matéria. Só nos deixamos enterrar se quisermos.

    A festa vai continuar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Geração, e achas que os directores dos jornais pensam assim?

    Um exemplo: eles atiram com a notícia mentirosa que o Jardel vai ser vendido. Os benfiquistas, curiosos, compram o jornal. No dia seguinte, depois de a notícia ser desmentida, desmentem a notícia com outra diferente, também mentirosa. Os benfiquistas, curiosos, compram. Entendes? É tão fácil perceber. Ganham mentindo um dia, desmentindo no outro.

    Além disso, existem outro valores que se levantam. Isto é uma guerra de poder. Eles querem mostrar que, apesar do Benfica ter mais adeptos, eles são mais fortes. Até pela discussão do contrato dos direitos televisivos. Não tem nada que saber. E não é a primeira vez que isto acontece. No estrangeiro, noutros países tem acontecido coisas parecidas. Em Inglaterra, por exemplo.

    Isto só lá vai quando o Benfica os processar e começar a ganhar processos e a ir-lhes aos bolsos. Aí param. Como já aconteceu noutros sítios.

    Os benfiquistas não podem é entrar em parafuso de cada vez que sai uma notícia. Pelo contrário, os benfiquistas, se fossem inteligentes, de cada vez que sai uma notícia, independentemente de ser verdadeira ou não, deviam gozar, fazer pouco, ironizar e fazer posts sarcásticos sobre isso. Em vez de andarem para aqui de cabeça perdida a dizerem asneiras.

    Nunca, mas NUNCA, darem essas notícias como verdadeiras. Nem imaginam o que eles devem gozar connosco de cada vez que há um benfiquista que, acreditando, começa a atacar o Benfica e os seus.

    ResponderEliminar
  15. Só para acabar. Toda a gente sabe que o Sicilianao e a quadrilha que o segue é um grupo de corruptos e de ladrões, que roubam o próprio clube. Todos os andrades o sabem. Algumas notícias saem nos jornais. Alguma vez ouviram ou leram algum andrade vir para blogues atacar o clube e os seus directores por isso? NUNCA! Pois façamos o mesmo!

    E não o fazem porque outros valores se levantam. São todos cúmplices nos crimes com um objectivo: desalojar o Benfica da posição de maior clube português.

    Os benfiquistas que criticam desmioladamente o clube andam a ser cúmplices dos andrades nos seus propósitos. E é por isto que me bato:
    UNIÃO!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo1/6/11 15:01

    Oh águia preocupada o teu mal é baseares as tuas desconfianças em posts do parvinho dos comboios, que como se sabe não deve muito à inteligência. Como é óbvio qualquer documento que comprovásse um pagamento feito pelo Benfica, não teriam logotipo do Benfica, teriam isso sim a identificação de quem recebeu esse pagamento ou quanto muito sendo um pagamento feito através de uma transferência bancária teria o logotipo da entidade bancária através da qual tivésse sido feita essa transferência.

    Logo é natural que em nenhum daqueles documentos conseguisses ver o logotipo do Benfica.


    PPP

    ResponderEliminar
  17. Se este é o Eagle01 que estou a pensar (e pelo texto tenho quase a certeza q é) estamos perante uma das melhores aquisições da blogoesfera!! Bem vindo Eagle!!!

    ResponderEliminar
  18. Resposta 1

    Obrigado a todos. Pedindo desculpas por deixar algum comentário de fora, já que vou responder de memória, e tem de ser rápido porque a esta hora estou a trabalhar para mim :) e durante o dia trabalho por conta de outrém.

    Quanto a identificar 3 pontos que julgávamos estarem fora de jogo com esta Direcção, deve-se ao facto de LFV repetidamente invocar a "credibilidade" para justificar que agora sim, o Benfica está muito bem. Ora no tempo de JVA a tal falta de "credibilidade" também vinha das visitas aos escritórios do clube e das "trapalhadas" com contratos.

    No fundo quero estabelecer um traço comum pelo seguinte motivo: porque agora, tal como na altura, os "agressores" do Benfica são os mesmos: gente de dentro do Benfica que não gosta disto e daquilo, gente sem legitimidade democrática para fazer o que faz (denúncias à PJ), gente que se apoia nos nossos adversários e inimigos exteriores para levar avante essa estratégia de fragilização de algo no Benfica, sejam dirigentes, sejam jogadores ou treinadores.

    Sou contra. Já o fui quando estava lá JVA, sou agora com LFV. Serei com qualquer outro. Porque sei que o objectivo não é a pessoa A ou B, o objectivo é o Benfica instituição.

    Será por isso que devo gostar de LFV? Nem um bocado. A seu tempo poderei explicar melhor, mas não posso com gente que passa o tempo a justificar-se com o passado, fazendo das pessoas burras e pior MENTINDO com argumentos da treta como aquele que utilizou antes das eleições "o passivo é grande? Se quiser reduzir o passivo a zero temos muitos activos para alienar".

    Ora ele não disse quais activos é que vendia. O estádio? 2 ou 3 jogadores fazendo referência às clausulas de rescisão (como foi possível sabendo que ninguém paga as cláusulas?)? O que é que vendia afinal para reduzir o passivo bancário que vai em quase 200 milhões?

    Nem explicou, nem lhe pediram para explicar. E ganhou novamente, uns dizem que usou o truque de antecipar as eleições, eu não vou por aí, pois quem queria disputar as eleições não por ter menos um mês, que desiste. A não ser que tenha um projecto ainda pior do que o que está a mandar no Benfica. E aí, mal por mal, que fique este.

    Quanto ao bulling da comunicação social, reparem que tudo tem a ver com hábitos que se criam. Quem compra mais fácilmente estes jornais que "batem" no Benfica? Os adeptos de FCP e SCP deverão estar na 1ª linha, certo? E eles representam queiramos ou não, mais de 50% das preferências clubisticas. E depois quem compra mais? Os próprios benfiquistas alarmados com as más noticias. Ora somem as percentagens e digamos que eles terão um publico alvo de cerca de 60 a 70% de adeptos.

    Vamos agora na inversa. A que vendem eles as boas noticias do Benfica? Naturalmente aos benfiquistas. A todos? Não a muitos, pois no nosso clube há a cultura que quando "ganhamos, não fazemos mais que a nossa obrigação". Vendem aos adeptos de FCP e SCP? Acho difícil que estes se autoflagelem a ouvir falar de coisas boas do principal rival. Então se aos 50% de benfiquistas tirarmos 10% de acomodados e metermos cerca de 10% de masoquistas da concorrência, dá cerca de 50 a 60% de publico alvo.

    Claro que podem-me dizer que isto são contas de merceeiro, eu sei. Mas é a minha convicção a falar.

    Porquê? Porque ao longo dos anos tenho-me apercebido que os jornais (em particular estes) apenas usam o Benfica na 1ª página de forma chamativa e comercial, depois nas interiores é só deitar abaixo. A seu tempo quero deixar exemplos, para se perceber que se os do SCP se acham "maltratados" não é por o serem, mas por não serem tão bem tratados quanto eles desejariam.

    ResponderEliminar
  19. Resposta 2


    Quanto aos programas de opinião nas rádios e tv's, fácilmente se conclui que são sempre 2 contra 1, que ainda por cima é um otário ou um tótó.

    Em resumo, o bulling jornalístico vende e vende bem. Depois condiciona opiniões, deforma mais do que forma, porque é isso que lhes interessa: um Benfica com muita divisão, ajuda os adversários em campo. Exemplo recente foi o jogo com o Leiria. Uma parte das claques assobiou e insultou a nossa equipa. Não foi por acaso que o Leiria marcou 2 golos (com a ajuda do árbitro) nos ultimos 15 mn.

    O futebol é muito complexo e essa é a maior lição que o Sr.º Pinto da Costa já nos deu. Pode-se boicotar uma equipa de muitas maneiras e feitios. Uma das mais "baratas" é através das ideias feitas que a comunicação social vende (por exemplo, essa do Roberto ser "frangueiro" quando sofreu menos golos que Patricio e Moraes, por jogo efectuado, ou do treinador Jesus não saber escolher jogadores), e depois temos os adeptos no campo a assobiarem um jogador, uma substituição, sem se darem conta que um mau ambiente à volta da equipa, apenas facilita a vida ao árbitro que leva o "manual" de arbitrar para aplicar, e assim fica mais fácil. Vejam a facilidade como Luisão foi expulso com o Leiria, e a dificuldade de Xistra em expulsar primeiro Sapunaru (com 0-0) e depois Rodriguez (com 0-1) no jogo da Taça.

    Nada acontece por acaso, acreditem ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking