O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 19 de março de 2011

Um momento historico para o futebol portugues

. 4 comentários
Apesar dos arrufos entre o GB e o SouBenfica o facto e que hoje vai acontecer um momento histórico no futebol português: os novos estatutos da FPF vão ser aprovados após a AF Braga admitir que vai aprovar os estatutos contrariada.

A aprovação destes estatutos são um passo fundamental para o restabelecer de um novo equilíbrio no futebol português que não garanta a hegemonia absurda de um só clube, baseada não no que mostrava no campo mas pelo controlo dos gabinetes, aliciamentos e pressões sobre árbitros e o estabelecimento de clubes-satélite entre outros meios.
Os estatutos actuais da FPF foram aprovados em 1993 com o apoio do pior Presidente da Historia encarnada - Manuel Damásio - que entregou numa bandeja de prata o controlo total do futebol português a um individuo sinistro e sem escrúpulos que dominou por completo o futebol português desde então com a ajuda de vários figuras não menos duvidosas como Lourenço Pinto, Valentim e João Loureiro, Guilherme Aguiar, etc, etc, etc.
Incrível como os danos causados por Damásio se prolongaram ate ao ano de 2011. Nunca no futebol português se viu um clube dominar de forma tão esmagadora durante 18 anos em que ganhou 13 campeonatos (a caminho dos 14). Se isto não servir para muita gente abrir os olhos e nunca mais confiar nos Mafiosos então não sei o que servira.

Eu tenho uma opinião um pouco diferente da de GB e do Soubenfica: a aprovação dos estatutos é uma derrota clara para os indivíduos do Norte. O seu poder fica efectivamente diluído e tenho serias duvidas que tenham conseguido montar uma candidatura viável para a Presidencia da FPF. Gilberto Madail esta completamente fora de prazo e sem a possiblidade de vetarem votacoes, muitas associacoes nao terao problemas em votar num candidato nao cooptado pelo Sistema.
A aprovação dos estatutos será feita não porque foi obtido um consenso sinistro de controlo das novas estruturas do futebol mas por uma razão muito simples: Porto e Braga (tal como o Benfica) tem hipóteses de ganhar a Liga Europa e não querem perder essa oportunidade por causa de guerras de secretaria.
Irónico que as vitorias obtidas no relvado pelas equipas corruptas acabem por ser impeditivas do uso das estratégias sujas nos gabinetes que lhes garantem o domínio absoluto do futebol português.

Ao contrario de GB, considero que a candidatura de Fernando Seara tem toda a viabilidade: foi apoiada por todos os clubes da região de Lisboa, e se Godinho Lopes for eleito Presidente do Sporting (apesar de considerar isso um acontecimento improvável) terá o apoio de Luís Duque. O Sporting será sempre independente do Benfica e nunca se ira aliar ao seu maior rival, mas se tiver alguém que perceba que tem que ter a mesma atitude face ao Porto...

Após a aprovação dos estatutos, será necessário que quem queira lutar pela regeneração do futebol português perceba umas coisas: esta vitoria será apenas a vitoria numa batalha e não na guerra pela restauração da credibilidade do futebol.
Não pode haver negociações com Corruptos nem se permitir que Conselho de Arbitragem e de Justiça sejam controlados por gente com ligação a esses indivíduos agora que esses órgãos vão estar sediados longe da sua esfera de influencia
O momento para provocar uma mudança e agora em que muitas associações finalmente se viram livres da ditadura dos Mafiosos e em que o poder destes foi efetivamente abalado. Gilberto Madail será o cavalo de corrida deles, tem que haver uma candidatura alternativa e que se assuma como a candidatura da mudança numa altura em que os ventos de mudança sopram forte no nosso Pais e em muitas partes do Globo.

E já esta: novos estatutos finalmente aprovados!Agora só resta ter esperança que não tenham havido sacrifícios para esta aprovação.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Estás demasiado confiante.
    mais de 30 anos de poder e corrupção não se destroem assim tão facilmente e com tanta complacência dos corruptos.

    ResponderEliminar
  2. Pois nao. Por isso digo que isto e apenas uma vitoria numa batalha e nao na guerra.

    Mas acredito que com estes estatutos aprovados vao ter a vida muito mais dificultada para dominarem o futebol portugues como fizeram.

    Basta ver que antes de 93 tambem fizeram muitas jogadas sujas e ganharam tambem bastantes campeonatos, no entanto havia maior equilibrio.

    ResponderEliminar
  3. De facto GB, acho que as nossas posicoes sao bastante coincidentes. Apenas discordo de ti da avaliacao que fazes da candidatura do Fernando Seara.

    ResponderEliminar
  4. Não estou tão confiante. O tempo que se arrastou esta questão foi mais que suficiente para terem alguma na manga. Sinceramente, depois destes últimos 30 anos, ver para crer meus caros, ver para crer. Ninguém me garante que não continua lá o Madail da mesma forma que ninguém me garante que o Benfica tenha feito o trabalho de casa. Quando vejo o LFV apoiar o fernando mendes e o oliveirinha na gala do Benfica, desconfio de tudo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking