O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

Símbolos...

. 13 comentários

Depois de uma vitória justíssima e com 35 minutos de futebol muito bem jogado, sou confrontado com mais uma polémica! Vi em rodapé, na tv, a notícia a ser divulgada e quando vou à net, dou de caras com o post do GB. Lá está a fotografia do pobre coitado do transportador do “símbolo vivo do Benfica”. As notícias são claras: foi agredido pelos seguranças do Benfica quando só queria fazer o seu trabalho e proporcionar aos fiéis benfiquistas, o belo momento do voo da Águia (ou das águias) Vitória!

Fui ver o vídeo e lá estava um tal de Ricardo Felgueiras, advogado do Sr. João Barnabé a dar uma entrevista, dentro das instalações do Estádio da Luz, e entre lamurias, como a do seu cliente ter “trabalhado” 6 anos sem receber um tostão, atribuir ao seu cliente a posse do “símbolo vivo do Benfica” e anunciando, como não podia deixar de ser, uma conferência de imprensa para hoje!

Uma semana que deveria ser pacífica, vai tornar-se em mais um episódio da saga – o Túnel da Luz! Desta vez o agredido e mal tratado, mas que não se deixou cair na ratoeira, é o domador do “símbolo vivo do Benfica”, que pretendia, apenas, exercer o seu direito ao trabalho quando foi impedido e agredido pelos diabos do Túnel da Luz! Pobre coitado!!! Valeu-lhe o seu anjo da guarda que tomou em suas mãos, a defesa de tão injustiçado trabalhador!

Sem ironias, mas se calhar com ficção científica e algum esoterismo, acho tudo isto, muito mau para o Benfica. Depois do Zorro vem o domador do “símbolo vivo do Benfica”… Não se consegue ter um pouco de sossego! Todos se servem do Benfica para reivindicar isto ou mais aquilo. No fim é o Benfica quem fica a perder, sempre!!! Muitos dirão que é tudo culpa da Direcção do clube ou mesmo de LFV. Com o meu esoterismo questiono se tudo se pode permitir? Não tenho dúvidas que haverá divergências entre o Benfica e João Barnabé e não sei quem tem razão, pois desconheço o que se passa. Agora, que há um aproveitamento nojento da parte dele, para fazer um escândalo, disso não tenho dúvidas! Para mim, ele não é nenhum santo, bem pelo contrário!

Felizmente que os que reclamam, reclamam por isto e mais aquilo, mas não por falta do vencimento que, nos dias que correm, é o que mais conta!

O símbolo vivo do Benfica, somos todos nós e não nenhuma pobre águia, sem liberdade e domesticada para encher a conta bancária de alguém. Todos os atributos que os fundadores do nosso clube quiseram simbolizar com essa ave  magnífica, não estão presentes em águias domesticadas, como esse vendedor da banha da cobra quer fazer crer aos benfiquistas mais distraídos!

Posto isto (não podia ficar calado), é chegada a hora de dizer, que não consigo continuar a colaborar com o blog. O defeito é meu! Quando me convidaram para participar nele, reflecti que interesses poderiam estar por detrás de tal convite. Sabendo que não sou um erudito da língua portuguesa ou alguém que possua informações privilegiadas sobre a vida do Benfica, e tendo uma postura que neste blog é considerada como pró Vieira ou seguidista, apenas duas situações poderiam levar a tal convite. A primeira; era a de realmente este ser um blog que se quer pluralista, e a segunda; mais rasteira, de eu ser apenas usado para dar esse mesmo colorido.

O criador deste blog, entre muitas considerações, já questionou se sou ingénuo ou muito novo, se vivo numa espécie de ficção científica, ou se sou esotérico. Respondi-lhe sempre, e sem o questionar sobre o que é que ele poderá ser! Não costumo entrar por aí. Sou, tão só, uma pessoa de convicções e alguém que antes de tomar uma determinada direcção tem de estar a ver bem o caminho! Detesto fazer juízos de valor precipitados e dou oportunidade aos outros para me esclarecerem…

Após alguns posts que escrevi, foi fácil perceber qual o papel que me estava reservado. Não sou pessoa de ir com a maré e não me assusto com o anúncio de tempestades. O que mais me irrita, mesmo que por suposição minha, é alguém ter pensado que me poderia “converter” e com isso mudar a minha forma de viver o Benfica!

Isso não é possível. Vivo o Benfica que a minha mente me descreve e procuro ouvir todos, tentando sempre ser o mais racional possível. Não tenho interesse nenhum em ver este ou aquele a comandar o clube. Gosto mais de umas pessoas do que outras, mas quando estão à frente do clube, todas têm o meu respeito até prova em contrário. Analiso o que fazem e procuro sempre não contribuir para a desestabilização. Houve um post que escrevi, genuíno, mas que foi um pouco contra a minha habitual postura. O que me levou a fazê-lo, foi clarificar, em mim, e sem nenhum tipo de rodeios, se as coisas tinham o cunho de que eu estava convencido!

A resposta foi clara e inequívoca e para mim chega perceber se me sinto bem  no papel que me atribuem, sem precisar de saber se o fazem intencionalmente! Não vou dizer tudo que gostava por uma questão de respeito. Afinal, fui convidado para uma ”casa” (apesar de não quererem bem a minha companhia, antes e só a minha presença, ou melhor, o meu posicionamento), porque não gosto de ser mal-educado!

Por uma questão de apreço a quem vem a este blog, tinha de escrever algo sobre a minha saída e não sair sem dizer nada. Poderá ser deselegante, para quem me convidou, não ter comunicado antes esta minha decisão, no entanto, não entro em considerações pessoais sobre ninguém. É apenas uma decisão  consubstanciada na experiência que tive e que se suporta na minha  razão, sendo que isso, só vale para mim, e não quer dizer que os defeitos sejam dos outros!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Parabéns pela frontalidade! Que encontres a tua "casa" e que continues a pensar por ti. Boas festas

    ResponderEliminar
  2. Oscar-R,

    É com pena que te vejo sair do blogue porque gosto muito do que escreves. No entanto, entendo perfeitamente as tuas razões, e acho sinceramente que tens todo o direito de te sentir castrado nas tuas opiniões, e acho até que muitas das vezes comentários feitos ao que escreveste roçaram o insulto.

    A verdade, e isto já defendo há muitas vezes, este é um blog 90% anti-Vieira, um blogue em que muito raramente se fala das coisas boas, um blogue em que raramente se desmentem as asneiras que se disseram (ex. Há quanto tempo não se fala de Roberto? Ex. Onde anda o tal escriba que ainda há poucas semanas disse que Jorge Jesus nunca mais colocaria Nuno Gomes em campo por causa da maldade que o Nuno lhe fez ao marcar um golo no ultimo jogo?)

    Aqui, se o Benfica marca 5 fala-se dos Barnabés ou ninguém escreve, se O Benfica sofre 5 escrevem todos ao mesmo tempo para bater em tudo o que mexe.

    No entanto, uma rectificação ao que escreveste: ninguém te convidou para o blogue para te usar como espécie de colorido da pluralidade.

    O teu nome sugeri eu, numa altura em que o GB saiu, e em que eu assumi (durante uma semana apenas, porque depois decidi que não queria esse papel), juntamente com o Darth e O Vermelhusco, papel de administradores deste blogue. E eu imediatamente sugeri o teu nome, que imediatamente foi aceite pelos dois colegas. APenas isso. Sempre apreciei o que escreveste, a forma como escreveste, a tua educação, a forma como sempre sustentaste as tuas ideias, o teu Benfiquismo que é o benfiquismo da grande maioria dos benfiquistas.

    Por isso, aceito o teu sentimento de alguma "castração", mas acredita que foi mais uma consequência de divergências de pensamento do que de atitudes premeditadas.

    A verdade, meu amigo, é que eu e tu somos a minoria neste espaço, mas a GRANDE maioria dos Benfiquistas anónimos.

    É sem maldade que digo, que se se fizesse uma votação aos benfiquistas, para saber quem está com quem, muitos benfiquistas iluminados que por aqui escrevem levavam um GIGANTESCO capote.

    Não deixam de ser menos benfiquistas por isso, e têm claro todo o direito às suas opiniões... mas estão sozinhos, e isso é que lhes dói.

    ResponderEliminar
  3. Oscar-r, Oscar-r...

    O que dizer!? Sim, realmente é deselegante se como dizes não dialogaste primeiro com quem te convidou - e Administração do Blog (que não sou eu).

    Quanto ao que indicaste ser o teu "papel" no Blog, como mero leitor, deixa-me que te diga que te tens em demasiado boa conta.

    Actualmente, como no passado, este blog nunca foi mais que um hobby de um conjunto de benfiquistas que gosta de escrever sobre temas relacionados com o Benfica.

    Este blog nunca foi, mesmo depois da minha saída da administração do mesmo, um espaço "fazedor de opiniões" mas apenas de partilha de opiniões. Quem quer vem cá, quem quer lê... e no limite reserva-se-lhes sempre o direito de discordar e contrapor.

    Não venhas é para aqui mandar recados e considerar-te parte de uma estratégia. Por amor de Deus, és (como eu e todos os outros) demasiado insignificante para sequer se justificar pensar no assunto, quanto mais torna-lo real.

    Da mesma forma que ninguém nunca te virou as costas quando discordaste ou apontaste o dedo ao que foi escrito - como basicamente acabas de fazer sobre o meu tópico de ontem - penso totalmente descabido que faças o mesmo.

    Sinceramente, acho que a tua participação no blog faz todo o sentido! Estou á vontade para tal porque não te conhecia e não partiu de mim o convite. Se olhares para os teus tópicos, recolheram muitas opiniões concordantes, pelo que acho que é por aí que deves nortear o teu contributo e não pelo que os demais companheiros de blog escrevem.

    Mas mais uma vez... "it's your call", só não venhas é para aqui fazer-te de coitadinho e de usado, porque acho que o DarthVader e o Vermelhusco têm mais que fazer do que andar a "magicar" esse tipo de coisas.

    Aliás, tu sabes os emails que trocaste com os actuais moderadores do blog, pelo que acho que a acusação que lhes fizeste é manifestamente injusta.

    ResponderEliminar
  4. Redmoon e Oscar-R, estou de acordo com o Redmoon quando este diz que a vossa "linha de pensamento" é uma minoria neste espaço.

    O desafio que vos lanço, na qualidade de fundador e que não tem quaisquer objectivos com este espaço que não sejam fomentar a partilha de opiniões, é o de em vez de andarem a disparar contra os outros, arregacem as mangas e façam valer o vosso ponto de vista.

    Não se limitem ao papel de coitadinhos, dos simpáticos que se lembram sempre das coisas boas, etc.

    Tenham a coragem de enfrentar e comentar tudo e não apenas de "DESCOMENTAR" o que outros opiniam de diferente!

    É fácil vir para aqui dizer que os demais são destrutivos, dificil dificil é mostrar algo diferente.

    ResponderEliminar
  5. Redmoon não percebo esse teu comentário. Mas tyu não escreves no blog? Ou estás impedido de o fazer?

    Se tu achas q Vieira deve ser elogiado pq não ofazes???? Não deves estar à espera q quem acha q ele está a fazer um mau papel q o vá elogiar sem razão???

    ResponderEliminar
  6. Oscar-R, é com pena que te (permite-me tratar por tu) vejo sair do blog, uma vez que partilho da maioria das tuas opiniões (constantemente apelidadas de ingénuas ou seguidistas por quem não pensa da mesma maneira) e porque de facto ultimamente eras das poucas excepções ao pensamento dominante no blog - que até é excelente em muitas coisas, nomeadamente na profundidade de análise a vários temas para os quais normalmente ninguém chama a atenção, como as eleições na FPF.

    Até pode não ser a intenção(e acredito piamente que não o seja, todos certamente serão benfiquistas inabaláveis, ou não teriam criado um blog sobre o Clube), mas o que transparece para um simples leitor é que mais importante do que o Benfica (campeão nacional, ao que consta) ter ganho e estar a procurar reagir à fase menos boa são quaisquer fait-divers que possam servir de arma de arremesso à direcção, ao Rui Costa ou ao JJ, desde o Barnabé ter armado uma confusão (não é bonito, de facto, qualquer que tenha sido o verdadeiro culpado), aos golos (?) do Nuno Gomes ou às declarações vergonhosas (se é que ele as proferiu mesmo) do Zoro, a quem por aqui quase se conseguiu dar razão...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. @Pedro,

    Não me estou a queixar de nada porque se aqui escrevo é porque quero. Ninguém me obriga nem desobriga a nada.

    Mas independentemente das opiniões de cada um, experimenta um dia fazer parte de um blog de 9 ou 10 escribas, e em que há 1 ou 2 a "lutar" contra 8 ou 9. Ás vezes é frustrante, porque é uma luta desigual, e é inevitável uma certa tentativa de castração. É que passa a ideia de que a maioria é que tem razão, quando a verdade é que essa maioria é na verdade uma GRANDE MINORIA num universo bem maior.

    No entanto, também te digo, não queria escrever num blogue em que não fosse permitido aos escribas discordar publicamente uns dos outros.

    No entanto, se assim fosse, não tenho dúvidas de que, se cada um de nós escrevesse o que entendesse e deixasse os comentários e o "juízo" apenas para leitores exteriores ao painel de escribas deste blogue, em termos de concordância a "minoria" que aqui escreve teria uma vitória esmagadora. Isto é apenas uma constatação minha em face do que vou lendo.

    E da mesma forma que não tenho dúvidas nenhumas que há coisas que aqui escrevo que são consideradas perfeitamente ridículas pelos meus colegas, o mesmo acontece comigo em relação a eles.

    Duma coisa não aceito que me acusem: de não ter ideias próprias e de não ter sempre tentado sustentar as minhas ideias.

    O Bruno Carvalho também tinha um blogue, foi a eleições e todos viram no que deu.

    ResponderEliminar
  8. RedMoon,

    Só aceitei participar no blog porque me pareceu que se tratava de algo parecido com o que tu descreves. Talvez devesse ter dito isso, acrescentando-lhe, nesse caso, que a minha participação, depois, só era suportada pelo colorido que dava ao blog e não pela a visão diferente que tenho do Benfica! Mas como me acusam de ingénuo, expressei, realmente, o que pensei na altura...

    Não chegam as intenções, é preciso ter estofo para arcar com as consequências...

    ResponderEliminar
  9. Oscar-r, deixa-te la de sensibilidades e continua mas é a escrever as tuas opiniões.

    Mas quais consequências rapaz? O que te seja escrito em resposta ao que escreves, "morre" quando carregas naquela cruzinha do canto superior direito.

    ResponderEliminar
  10. Geração,

    Será deselegante, com certeza, mas eu também não fui tratado com muita elegância!

    Deixa-me que te diga que estás a ser ingénuo. É óbvio que este espaço, enquanto local onde se fala o Benfica, tem influência no pensamento dos que o lêem!

    Longe de mim acusar o DarthVader e o Vermelhusco do que quer que seja! Mas quando falas em "...coragem de enfrentar e comentar tudo e não apenas de "DESCOMENTAR" o que outros opiniam de diferente!", estás a clarificar tudo!

    ResponderEliminar
  11. Caro Red apenas te digo que ainda hoje sou um idefectível defensor de Vale e Azevedo...portanto nunca estarás tão "sozinho" como eu estive e estou na defesa de certos assuntos. Nunca me importei com isso...

    Não é por tu estares ao lado da "maioria" real que eu vou deixar de sentir q estás errado e q qt mais essa maioria persistir pior ficará o Glorioso.

    ResponderEliminar
  12. oscar...basta nos lembrarmos do caso do SouBenfica que também pensou em deixar o blog, nesse caso porque a grande maioria dos bloggers se insurgia contra os seus posts e chegavam ao insulto, e nós lhe dissemos, isto é só um hobby, cada um defende a sua posição, mas nada do que é dito aqui é em termos pessoais, são só a expressão de cada um a defender a ideia do que acha ser o melhor caminho para o Benfica.

    Admito que por uma vez te chamei ingénuo, mas numa circunstância expecífica em que não via argumento baseado na realidade, mas sempre achei os teus posts muito bem construidos e argumentados, e digo-te, a tua visão do benfica é uma em que apesar não concorde por completo, me revejo.

    Acho que és alguém que o blog precisa não por coloridos ou por seres "pró-vieira" mas porque és uma parte importante do debate, e esse debate as vezes pode parecer mais duro, o que é normal quando o assunto é uma paixão que temos das que mais nos move na vida...o benfica.

    Eu digo-te o mesmo que disse a outros que já manifestaram em determinada altura a intenção de abandonar o blog, a decisão é tu e só tua, mas fica a saber que eu gostaria que continuasses, o benfica e a blogosfera precisam de ti, basta veres os comentarios dos bloggers que acham a tua intervenção de valor.

    ResponderEliminar
  13. Eu não gosto só da presença de quem partilha a minha opinião, mas também de quem é contrário, desde que o faça dentro dos limites da educação e do respeito e com argumentos válidos, tu e o redmoom são casos sintomáticos, tal como o tiago, pedro e pedro veloso, que neste caso comentaram este teu post.

    Só no antro da corrupção nao se permite que haja uma "contra-corrente" por muito válida que seja, e isso não é o Benfica, o Benfica é isto, liberdade de expressão, debate de ideias, união na paixão.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking