O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os Benfiquistas e o Movimento (MVICC)

. 7 comentários
Eu poderia aguentar mais umas horas, para vos ver todos felizes a cascar no Rui Moreira por causa da sua triste figura ontem já retratada em Foge Rui Moreira, Foge senão o Macaco apanha-te.

Mas para quê?
Para que serve tudo isso quando há uns dias a Gloriosasfera, possivelmente o melhor projecto online de divulgação dos blogs benfiquistas, teve a audácia e a coragem de lançar o MVICC - Movimento Vamos Impugnar os Campeonatos Corrompidos.

Trata-se de um movimento oficioso, sem qualquer apoio da Direcção do SLBenfica (nem poderia), e que visa denunciar de forma organizada os enquadramentos de corrupção do futebol português e organizar iniciativas que tenham impacto directo sobre esses interesses corruptos. No limite, ser uma ponte oficiosa entre a Gloriosasfera e o SLBenfica.

O (novo) Blog GeraçãoBenfica imediatamente decidiu disponibilizar-se integralmente para ajudar a este projecto liderado pela Gloriosasfera, mas qual não foi o meu espanto quando verifiquei que a mobilização da generalidade da blogsfera benfiquista... simplesmente ignorou esta iniciativa.

A rapidez com que temos, nos blogs, atitudes de André Villas Boas, a chorar pelas arbitragens, não é a mesma rapidez que utilizamos depois quando somos chamados a organizarmo-nos e tomar atitudes e é isso que nos distingue daqueles que dominam o futebol nacional.

A guerra de egos, a constante discussão sobre o "tamanho da pilinha" dos bloggers, a fértil acusação do tamanho do benfiquismo ou do serviço prestado ao benfiquismo... em tudo isso somos todos muito rápidos e disponíveis. Temos todos muita capacidade e inteligência para falar do SLBenfica, para criticar as arbitragens e queixar dos favorecimentos dos outros, etc.

Mas quando chegou a hora de tomar atitudes, de juntarmos as cabeças para partilhar ideias e concretizar acções concretas que tenham impacto directo sobre todas essas questões para as quais reclamamos justiça…

… quando chega essa hora, esquecemo-nos de tudo e fingimos que há outras coisas mais importantes, escudando-nos no desejado anonimato, na certeza prévia de que nunca dá nem nada, etc. etc. etc.

Eu bem me recordo quando, individualmente (lá está!) decidi em 2005 criar um Manifesto de Apoio aos jogadores do SLBenfica que iam disputar o Benfica x Sporting para o título. Escrevi o dito manifesto, publiquei-o no Serbenfiquista.com e com os poucos ou nenhuns contributos, lá imprimi mais de 30 cópias e fui a Óbidos entregar sozinho ao Lourenço Coelho que me prometia distribuir pelos jogadores, equipa técnica e dirigentes. Eu não me vou esquecer desse dia… como também não me esqueço a falta de envolvimento dos users do serbenfiquista nesse dia.

É muito fácil criticar! Mais fácil ainda dizer que está mal e os outros são uns malandros… difícil, difícil é ter tomates para fazer alguma coisa pelo SLBenfica.

E depois ainda há os que acham que têm moral para criticar seja o que for que a direcção faça de errado? Não têm… eu que tantas vezes aponto o dedo quando acho que está mal, sou o primeiro a dizer que quem tem oportunidade para contribuir, para fazer algo, e não faz… NÃO TEM MORAL ALGUMA para cobrar essas atitudes a terceiros.

Se eu fosse Presidente do SLBenfica e visse os sócios a fazer o meu trabalho, combater a corrupção, antes de mais ficaria triste pela minha incapacidade, mas olharia como um aviso de que estão atentos e interessados, funcionando para mim como um incentivo a fazer melhor neste domínio. Por outro lado, se visse nascer uma iniciativa destas e os benfiquistas, que tanto criticam, a deixarem ao abandono, seria o primeiro a estar certo de que se nem os adeptos, o povo, se revolta… porque raio haveria eu de o fazer, se depois não terei “as costas quentes”?

Da minha parte continuarei disponível para colaborar com o MVICC e todos os demais Movimentos que visem a credibilização e a verdade desportiva. E vocês? O que querem fazer pelo SLBenfica?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. meu caro amigo...vou participar no movimento para quê?..para observar os nossos representantes legais sentados lado a lado com gente que foi e é conivente com a gentalha que patrocinou esses títulos corrompidos?...não brinquemos com coisas sérias..

    ResponderEliminar
  2. excelente iniciativa e algo que o universo benfiquista precisava...agora é preciso mudar mentalidades...aqui se verá quem realmente é critico construtivo ou critico destrutivo...

    só um aparte...quando foi do caso do patrocínio das camisolas, houve um broá que fez estremecer os alicerces do clube e que realmente teve efeito...isto por causa de algo irrisório (pelo menos para mim) k é ter a tmn a azul na camisola, não é isso k da titulos...

    agora que realmente há uma iniciativa que vos pede que se aliem contra a corrupção e AJUDEM o benfica a superar tudo e todos (e bem viram no caso anterior do que são capazes se todos se unirem) e que volte a ter a grandeza e ocupe a posição que merece no futebol português (além de salvar o mesmo da perdição) não ligam nenhuma?

    é mais importante cores de patrocinios? momentos hilariantes de comentadeiros e acolitos do sistema? capas de jornais? faitdivers de bêbados na selecção?

    o benfica no momento em que esta quando pede que COMPAREÇAM no estádio em peso, porque nao vao? estao mais ocupados a rir com os amigos do palhaço do rui moreira? ou indignados com uma capa d'O Nojo? quando o benfica pede que NÃO VÃO A ESTÁDIO ALHEIO, dizem que é uma burrice e continuam a ir?

    será que é quando se pede algo de positivo do clube e para o clube que todos viram as costas?

    não se dão ao trabalho de se sacrificar um pouquinho pelo benfica?

    onde andam afinal os benfiquistas que se dizem BENFIQUISTAS DE CORPO INTEIRO E QUE VÃO DEFENDER OS INTERESSES DO SEU CLUBE ATÉ AO FIM????

    ResponderEliminar
  3. Dêem-lhe outro nome bem mais sugestivo, façam os apelos que já sugeri e outros que surjam do género, talvez a aderência cresça.
    Com títulos confusos, apontando para acções impossíveis e ineficazes, tudo se torna, parece-me, mais ineficaz.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada6/10/10 19:48

    Acredito na boa vontade e nos ideais do movimento! Mas como já aqui foi dito, que peso poderemos ter, se depois quem está por cima se comporta de maneira como se nada acontecesse?
    LFV continua a abrir a porta da nossa casa a toda a escumalha que ajudou e pior, participou na senda de episódios nojentos que todos ouvimos nas escutas e em cada palavra vociferada pelo corrujpto mor!
    Uma luta tem que ter os piões de brega, mas não pode prescindir do apoio na rectaguarda!
    Neste momento, tudo o que se fizer, só serve para nos ridicularizar aos olhos dos nossos detractores e inimigos!

    ResponderEliminar
  5. Estou disponivel para ajudar. O que posso fazer?
    Paulo Antunes
    Coimbra
    email: p.antunes@netc.pt
    socio slb nº218219

    ResponderEliminar
  6. Geração,

    Excelente post que toca no essencial e que qualquer benfiquista, como foi o meu caso, sente a picada porque é muito bem dada!!!

    Eu nem sequer tinha comentado o que quer que fosse! A razão, como bem referes, foi pensar que de nada adianta tal movimento. Parti do pressuposto, se calhar errado, que tal movimento até poderia ser um tanto ridículo, porque face à Lei Portuguesa, é lutar por algo impossível de poder acontecer!

    Se o que pretendemos é lutar por algo que consideramos injusto, face aos nossos direitos de cidadãos, talvez um movimento pela verdade desportiva (não a tecnológica) tenha mais impacto. Podem os benfiquistas cria-lo, recolher assinaturas e entregá-las nos respectivos órgãos de soberania e entidades: Assembleia da República, Secretaria de Estado do Desporto, Presidência da República, Grupos Parlamentares, etc.

    Isso poderá ter impacto muito maior, junto da opinião pública e de pressão nos políticos, numa fase em que “eles” manobram mudanças no edifício do Futebol Português. Terá de ser um movimento de cidadãos, mesmo que só assinem benfiquistas, são cidadãos - O Benfica nada pode ter a ver com isso!

    Se “eles”, como fez o andor ontem, querem impingir-nos a sua indignação pelo facto de se difundir as escutas… e vêm falar em PIDEs, nós temos de demonstrar a nossa, face ao actual estado do Futebol em Portugal – Todos sabem a verdade…só que em Portugal quem tem “olhos” é Rei e não são todos cegos, à maior parte dá-lhes jeito fazer de conta que o são!!!

    É minha opinião que o Benfica lutou e contínua a lutar contra este estado de coisas! Temos de ser honestos e reconhecer que só dois presidentes de clubes em Portugal lutaram pela verdade Desportiva – Dias da Cunha por um lado e Luís Filipe Vieira que tudo fez no caso apito dourado!!!

    A justiça Portuguesa tendo conhecimento dos factos que nós temos – há quem pense que as escutas não foram válidas mas, ao que me foi dado perceber, as coisas não se passaram bem assim – julgou-os e absolveu-os. O Sport Lisboa e Benfica, como entidade desportiva que é, tem de aceitar isso, ou dito por outros palavras não pode entrar em guerrilha sob pena de se tornar num igual.

    Nós, como cidadãos, temos todo o direito de demonstrar a nossa indignidade. Gostava de deixar aqui, um conceito de cidadania de um ex-presidente da República, para aqueles que vêm cá comentar dizendo que temos de comer e calar só porque os Tribunais decidiram:

    "A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é INSATISFAÇÃO PERANTE O QUE É INJUSTO OU O QUE ESTÁ MAL, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e acção que se pensa." (maiúsculas são minhas!)
    Jorge Sampaio, in Educar para a Cidadania, Maria de Lourdes L. Paixão, Lisboa Ed

    Acho que o maior impacto que podemos causar será o de nos abstermos de deslocações aos estádios dos adversários. É aí que eles sentem! Acho que o Benfica não tem que vir pedir isso a todo o tempo, aos adeptos, porque integra o industria futebol… Agora, se o fizermos nós, como benfiquistas, mas antes de mais, como cidadãos, a dor causada será bem profunda!

    Num país contaminado por corruptos não é fácil combatê-los e quando o antibiótico é sempre o mesmo os “bichos” acabam por se tornar resistentes, anulam o efeito e obtêm recompensa - são homenageados no restaurante da Casa da Liberdade, pelos representantes do Povo…

    O que fez ontem APV, no “trio de ataque”, é o que todos temos de fazer. E se o fizermos em conjunto pode ser que todos os “bichos”, como o andor, abandonem o lugar!!!!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. TRAMONTANO7/10/10 00:14

    Eu que ainda gatinho nas novas tecnologias rapidamente me apercebi do enorme potencial desta poderosa arma no desenvolvimento de uma qualquer campanha e quantas vezes desejei te-la noutros tempos em que se levaram a cabo algumas iniciativas em defesa do Glorioso. Tao pratica, tao economica, tao rapida e tao demolidora.

    Ja sugeri em varios sitios que se caminhasse para uma associaçao de blogues ou outra coisa do genero e eis que finalmente a GLORIOSASFERA, congregadora de muitos blogues lança um movimento que pretende agitar todaesta gente em defesa do GLORIOSO, mas, e aqui e que começam a aparecer os UMBIGOS.

    Ah, porque isto nao da nada, porque a direcçao anda "metida" com eles, porque nome, porque nao fui eu que tive a ideia.

    Sempre fui critico desta direcçao, mas isso nao me impede de fazer pelo meu clube tudo o que me seja possivel e ate acho que lhe devera ser dado conhecimento, so conhecimento, desta ou outras inicitivas que porventura se ache por bem levar a cabo.

    CALEM-SE OS UMBIGOS E AVANCE A INICIATIVA.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking