O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O regresso do Mito da Formação do Sporting

. Sem comentários
Um ex funcionário do Sporting resolveu colocar o "dedo na ferida" e acabar com o mito da formação do Sporting. Numa entrevista ao site Academia de Talentos (o RedMoon devia começar a frequentar este site ehehehe) o olheiro agora contratado pelo Manchester City, quando lhe perguntam "Neste momento, o Sporting ainda é a melhor escola de formação de Portugal?" afirma taxativamente "Isso é um Mito".

Quem o diz é o ex número 2 da formação do SportingCP que tem ainda tempo para reles comentários sobre o funcionário do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Maruta, que quase acusa de espião enviado por Luis Filipe Vieira, de quem elogia o trabalho na formação [NDR: também eu... só falta é ter tomates para apostar nos putos]. Eis a interessante entrevista:

Sente que há quinze anos atrás era mais fácil ser assumidamente sportinguista dentro do clube? Hoje em dia ser sportinguista fecha as portas às pessoas dentro do Sporting?
O Sporting tem um bocado a cultura de que a galinha da vizinha é melhor que a nossa e aquelas pessoas que viviam o clube da forma que eu vivi durante estes quase catorze anos, talvez sejam vistas pela estrutura do Sporting como pessoas que estão sempre seguras e há que investir pouco nessas pessoas porque essas dificilmente vão querer sair da estrutura porque estão lá porque gostam do clube.

Nos últimos anos, eu tenho reparado que se tem olhado para a estrutura dos rivais, não digo com inveja, mas pensando que se calhar que a estrutura deles tem mais valor que a nossa e descurando, um pouco, o que existe dentro da nossa própria casa.
Como sabe existem muitas pessoas na estrutura de formação do Sporting que são benfiquistas e portistas e parece haver um pouco o estigma de que ser sportinguista não é positivo, pois quem é sportinguista quer demasiado ganhar e não é "frio" o suficiente para desempenhar uma tarefa de uma forma "desapaixonada"...
Não sei, eu senti isso de uma forma bastante peculiar, senti que as pessoas da casa, as pessoas do Sporting, os verdadeiros sportinguistas estavam sempre em segundo plano, o que não quer dizer que essa afirmação que teve esteja totalmente correcta.

Muito se tem falado na internet, acerca do Prof. Bruno Maruta, que era o principal olheiro do Benfica há alguns anos. Entretanto, ele saiu do Benfica e foi para o Sporting, mas, dois anos depois, saiu dos leões e voltou para o Benfica. Correm muitos rumores na internet que ele tenha vindo "espiar" o Sporting a mando do Benfica, para ter acesso à base de dados do Sporting. Podia-nos explicar exactamente o que se passou com o Bruno Maruta? Como ele foi parar ao Sporting, quem é o que foi buscar e porque é que ele saiu?
O Bruno Maruta era a pessoa no Benfica que fazia o trabalho mais parecido com o meu. A nível nacional falava-se de Aurélio Pereira, Bento Valente e Bruno Maruta. Quando se foi buscar o Bruno Maruta foi a situação que falei anteriormente, de olhar para o clube rival e pensar que a galinha deles é mais gorda que a nossa e desejar que a galinha deles venha para nós. E foi o que aconteceu.

Eu fui sempre contra a sua contratação, até porque já tinha algumas situações menos positivas em relação a ele, porque estando em clubes completamente opostos como é o caso do Sporting e do Benfica há sempre atritos no meio disto tudo. Portanto, ir buscar para o Sporting um elemento que nos tinha causado algumas situações menos agradáveis e arranjado situações que nós não concordámos era arranjar um problema onde ele não existia.

A vinda do Bruno Maruta para o Sporting veio confirmar todas as minhas suspeitas, ele não veio trazer nada de novo ao Sporting e, pelo contrário, veio causar uma grande instabilidade dentro do clube a todos os níveis, pois o departamento de recrutamento ficou logo dividido (criou-se a área 1 e 2 e até aí o departamento era só um) e a partir daí os atritos começaram, num departamento que até então tinha um grande sucesso.

Se a vinda do Bruno Maruta para o Sporting foi pensada ou planeada para vir espiar ou aprender connosco isso não sei nem posso confirmar, mas, em relação a isso, sempre tive algumas dúvidas quanto à sua entrada no clube porque a única coisa que analiso são factos e os factos é exactamente isso que revelam.

Se o Bento Valente era contra a vinda de Bruno Maruta, quem foi que o quis trazer para o Sporting?
Aurélio Pereira e Paulo Cardoso. Foram essas duas pessoas que quiseram ir buscar o Bruno Maruta ao Benfica. Penso que houve uma situação em que o coordenador actual dos escalões de escolas e infantis do Sporting (Hugo Cruz) teve um convite ou disse que teve um convite para ir para o Benfica, o que criou uma instabilidade ali e foi uma tentativa de, se calhar, vingança por parte do Sporting ir buscar o Bruno Maruta.

Entretanto, o ainda actual coordenador de escolas e infantis acabou por não se transferir para o Benfica, mas o Bruno Maruta acabou por vir para o Sporting.

Qual é a perspectiva do Aurélio Pereira e do Paulo Cardoso após a saída do Bruno Maruta e o seu regresso ao Benfica? Foram apanhados de surpresa?
Foram. Não estavam à espera da saída do Bruno Maruta do Sporting, não esperavam que ele pagasse da forma que pagou o facto de eles o terem ido buscar ao Benfica. Ninguém estava à espera de que ele, no final do contracto, fechasse a porta.

Falei com dois dirigentes do Sporting durante o intervalo do Sporting Vs Nacional que me disseram que isto não teria acontecido em mais nenhum outro clube do mundo. Pensa que o Sporting foi ingénuo em abrir as portas do clube ao Bruno Maruta?
Completamente, se o Sporting olhasse para a sua própria casa e visse os técnicos que lá tem e que têm qualidade... Até porque o Bruno Maruta não veio trazer rigorosamente nada de novo. Eu penso é que ele aprendeu muito durante os dois anos em que lá esteve, desde a forma como estamos organizados, a forma como observávamos os jogadores, etc.

Assim sendo, de onde vem a reputação do Bruno Maruta de ser "uma pessoa que tem um computador dentro da cabeça"?
Sabe que no Benfica, tudo o que mexe tem uma dimensão maior que no Sporting e se calhar o Bruno Maruta começou a fazer algo no Benfica que até aquela altura não estava a ser feito. Até à altura em que ele apareceu é de salientar que o Sporting não tinha grande concorrência e, a partir de certa altura, o Bruno Maruta começou a dar-nos algum trabalho.

Portanto, ficou com alguma reputação, porque a partir daí o trabalho passou a ser mais dividido e penso que foi aí que se criou o tal mito do Bruno Maruta.

Tem alguma opinião sobre quem é que enviou e depois veio buscar o Bruno Maruta ao Sporting por parte do Benfica?
Penso que foi o Presidente do Benfica. Trata-se de uma pessoa bastante interessada no futebol juvenil e, aliás, desde que o Sr. Luís Filipe Vieira chegou ao Benfica, o clube tem feito um bom trabalho na formação.

Que danos é que na sua estimativa, criou esta passagem de Bruno Maruta pelo Sporting? Disse que ele não acrescentou nada, mas, por outro lado, pode ter vindo retirar algo. Ele teve acesso à base de dados do Sporting...
Completamente, durante dois anos ele teve acesso à base de dados do Sporting, teve acesso aos métodos de trabalho do Sporting, teve acesso à estrutura, soube como está montada, o que as pessoas pensam, qual a forma de trabalhar, qual a metodologia utilizada, etc.

O Sr. Bruno Maruta neste momento tem conhecimento de tudo e, se ele não tivesse vindo, teria mais dificuldades em concorrer connosco.

Qual foi a reacção do Prof Jean Paul Castro e do Prof Pedro Mil-Homens quando se aperceberam que o Bruno Maruta iria regressar ao Benfica? Disse que o Aurélio Pereira e Pedro Cardoso ficaram incrédulos, tendo em conta que Jean Paul e o Pedro Mil-Homens são talvez as duas figuras mais poderosas da formação do Sporting como é que eles reagiram à saída do Bruno Maruta?
Ninguém da estrutura directiva do Sporting estava à espera da saída do Bruno Maruta. Causou bastante instabilidade saber que ele ia regressar ao Benfica e com conhecimento profundo de toda a estrutura do Sporting.

Que situações é que se passaram com o Bruno Maruta antes de ele vir para o Sporting e que lhe desagradaram? Pode dizer-nos alguns exemplos?
São situações normais de quem está a disputar um miúdo. Existem dois clubes que querem disputar um miúdo e é evidente que os dois clubes tentam convencer o miúdo a ir para o seu clube. O que acontece muitas vezes é que se utilizam recursos menos dignos e que levam a uma espécie de lei do tudo ou nada e eu, em determinados momentos, senti que estavam a haver algumas atitudes menos dignas em termos profissionais.

Há vários exemplos de vários jogadores, eu não queria mencionar nenhum, mas houve várias tentativas para descredibilizar o próprio Sporting, Aurélio Pereira, Bento Valente e até a Academia. Esse senhor tentou isso diversas vezes e depois, como prémio, foi convidado para vir para o Sporting.

0

Enviar um comentário

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking