O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As Falácias do GB - O Epílogo

. 13 comentários
A conversa vai interessante, contudo este espaço há muito que deixou de dar voz apenas ao GB, mas também não passou a dar apenas ao GB e... a RedMoon. Posto isto, entendo que não vale a pena passarmos agora a vida em interpelações. A discussão é interessante e é algo que acho muito produtivo para este espaço, contudo não se pode arrastar nem tornar-se estéril.

O RedMoon parece não querer entender que o GB não quer convencer ninguém de nada! O GB desde Maio de 2008 tem partilhado as suas opiniões e visões sobre o SLBenfica e o futebol português, sempre com o cuidado de não manifestar preocupações ou tomar posições respondendo "Sim... mas só não sei como!". Há muitos anos que o percebi, infelizmente, que o futebol (português) vai muito para além do romantismo e da paixão que nos une ao Sport Lisboa e Benfica e nos faz olhar para o Presidente, o Director, o Funcionário e o Jogador como alguém invejado... ao fim ao cabo trabalha no nosso Clube.

A vida permitiu-me conhecer dirigentes, treinadores, jogadores, olheiros... muita gente que, mais do que fazer parte do SLBenfica faz parte do edifício do futebol nacional. Foram muitas as vezes que ouvi dizer que o fulano A ou B iam "desaparecer" do futebol porque tinham o empresário errado ou porque tinham ousado desafiar quem não deviam.

Se para alguns só há o preto e o branco, a minha sugestão é que ou cresçam mais um bocadinho se forem muito novos e inexperientes, ou estejam mais atentos ao futebol e ao SLBenfica. É por isso que o RedMoon não consegue entender que eu não o vou nunca desmentir, vou limitar-me a discordar. Vou, sempre que se justifique, limitar-me a apresentar a minha opinião e a forma como eu faria as coisas se tivesse que decidir como tem que decidir o Presidente. E porque me refiro ao Presidente... porque o próprio se assume como o líder, o responsável e "mastermind" do actual SLBenfica, sendo assim tem que assumir também as partes menos boas, Presidente.

Voltando ao tema da formação, eu não posso tentar explicar ao RedMoon o tema da formação sem que se entenda o significado da palavra "formação", é ir ao dicionário e ler: Preparar, Fundar, Dar ensinamentos, enfim...

Se olhamos para a formação como mercadorias ou factores de exploração, demitindo o Clube da responsabilidade de FORMAR, ou seja, de explorar e potenciar as capacidades dos jogadores das suas equipas... nunca o conceito de formação vai ser entendido. Se para quem olha para a formação anda a procura de Ronaldinhos, Cristianos, Quaresmas, etc... desenganem-se! Esses não nascem debaixo das pedras, nem são esses as únicas vias para sustentar depois que se continuem a investir milhões em jogadores de qualidade duvidosa, escondidos depois pelos Cristianos Ronaldos.

A formação pressupõe um trabalho de elevada amplitude, que vai desde a formação de treinadores, de modelos de jogo, de metodologias de treino, de incorporação no futebol sénior, de um modelo de transição de etapas, enfim... não precisamos ir muito longe, vamos só até Barcelona para perceber porque forma tanto e tão bem não só para eles, como para muitos clubes em Espanha e no Mundo. E não me venham com as tretas de serem grandes... Ninguém inventa a roda na formação de atletas, seja em que modalidade for.

Posto isto, se é fácil esconder os muitos milhões GASTOS (não investidos) em camiões de jogadores brasileiros e outros que tais, mas se é capaz de saltar a terreiro para defender que os jovens da formação não tem qualidade para merecer investimento, treino, acompanhamento e inserção no modelo de formação sustentado... nesse caso palavras para quê?

Eu se não percebesse pêvas de formação, como leio em alguns comentários e textos escritos a este propósito, escolhia nem que fosse ir pela análise financeira... e essa é irrefutável, aquilo para que serviram esses flops todos (a grande maioria identificada ainda antes de chegarem) teriam sido "supridos" como jogadores da formação.

Assim sendo, encerro aqui o tema da formação, pois não se trata de um "guerra" de nomes, do "diz lá quem é bom", quando 90% dos benfiquistas nunca viram um jogo dos juniores e falam deles pelo que lêem na internet. A formação é um tema bem mais complexo e, quando bem aproveitado, acaba com muito do que faz o futebol ser interessante para alguns "lordes" e talvez quando os reguladores do futebol obrigarem a apostar na formação, talvez nesse dia se acabem com muitas coisas que todos desejem, todos falam... mas lá vão dizendo que não sabem como se resolve.

O GB fala de formação, não fala da formação do Vieira, do Manuel ou do Francisco. O GB lamenta a falta de visão do Vieira porque é o que lá está... se fosse o Manuel seria o Manuel. O que distingue o GB neste assunto é que o GB fala do SLBenfica, sem ter a preocupação de compreender ou defender seja quem for. Se todos optassem por esse caminho, talvez alguns dirigentes de hoje e do passado não tivessem feito tanto mal ao Benfica... Mas se todos gostassemos do amarelo, o que seria das outras cores, não é?

E fecho aqui o tema da formação recomendando, especialmente ao RedMoon que leia de novo o meu texto com calma, pois o seu "update" baralhou tudo o que escrevi ao ponto de me fazer pensar se terei escrito numa lingua estrangeira. A vontade de defender pessoas ao invés de conceitos cegou a análise.

Se o que estivesse em causa fosse defender ou acusar o Presidente, até eu concordaria com o texto. Mas será que não compreendes que não é isso que está em causa? Não andamos à procura de culpados, mas sim que se escolham as melhores soluções para o SLBenfica.

Quanto ao saber comprar e vender... O que dizer? Queremos elogiar ou criticar o Presidente Vieira ou queremos perceber se as coisas estão a ser bem feitas e se poderiam ser feitas de forma melhor? Queremos falar do elogio que merecem vendas como... o Ricardo Rocha?

Sobre esta questão dos jogadores vendidos, o que posso dizer mais? Andamos a discutir se a venda é feita ou não pela clausula? Mas que porra é essa? O que está em causa não é a palavra "clausula", mas sim o retorno efectivo que o Clube tem com a venda dos jogadores e se realmente têm que ser vendidos.

Nunca me verás escrever uma lista de coisas com as quais discordo ou acho que estão mal, mas sobre as quais não escrevo simplesmente porque não sei a solução. Se acho que está mal, à partida tenho que perceber a solução e não escolher enfiar a cabeça na areia e tentar destacar as coisas que acho bem, passando ideias "distorcidas", como a de que o DiMaria foi vendido entre 30 e 36M... não! Foi vendido por 25M€ (que não entraram todos no SLBenfica) mais outros retornos não garantidos (FACTO) e que poderão elevar o retorno.

Em resumo, o que escrevo não tem como objectivo DESMENTIR ou CONVENCER ninguém. Na minha opinião indico o caminho e as soluções que entendo serem melhores para o SLBenfica. Se tivesse uma visão limitada ao "Bom ou Mau"; "Singrou ou Não Singrou"; "Bem Vendido ou Mal Vendido", etc. obviamente que poderia dizer-te que tens razão no teu ponto de vista.

Mas (in)felizmente conheço um pouco mais do que isso, a vida deu-me um bocadinho mais conhecimento sobre certos enquadramentos que depois CONCLUEM nos tais "Bom ou Mau"; "Singrou ou Não Singrou"; "Bem Vendido ou Mal Vendido", etc.

Lamento a todos os que gostam de discutir o resultado final se a minha preocupação é muito mais profunda. Lamento também se toco em muitos assuntos cuja defesa é "os outros também fazem" ou "disso não sei como se resolve" e que com isso se tente legitimar outras posições.

Mas novamente, eu não quero CONVENCER ou DESMENTIR ninguém e guardo para mim a certeza que enquanto houver muita gente (cada vez menos) a pensar como algumas questões que o RedMoon refere nos seus dois textos, só me resta uma frase: "Temos o SLBenfica que merecemos... eternamente menor do que poderia ser".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Falar das vendas e das compras no dia em que Reyes renovou pelo Atlético Madrid e lembrar-me dos 25% que temos do jogador por 1.75M€... até arrepia

    ResponderEliminar
  2. "Temos o SLBenfica que merecemos... eternamente menor do que poderia ser".

    Lamentável epílogo para discussão muito interessante.

    Afinal a luta do GB é para tornar o Benfica maior e está convencido (é à conclusão que chego) que os culpados por ser menor são os que apoiam LFV e/ou procuram, acima de tudo, defender o Benfica. Depois tem a receita, porque a apresenta nos seus post, para os problemas do Benfica, o que leva a supor que está a par de tudo o que se passa no clube! Será um dirigente? Será um funcionário? Ou terá informações de gente bem colocada no edifico benfiquista? A não ser assim com que bases apresenta soluções para o que desconhece? Ah…, já sei, muito anos de experiência e muitos contactos!

    O GB indica os caminhos que melhor julga para o Benfica e os outros o que fazem? - Endeusam um homem porque têm palas nos olhos ou acreditam na direcção do clube e isso é tornar menor o Benfica!

    Eu penso exactamente ao contrário, e posso estar errado, por isso estou sempre disponível para discutir outro tipo de opiniões desde que minimamente sustentadas e ao alcance da minha menoridade!

    Ser um Benfiquista e ter um blog com muita representatividade na nossa blogosfera dá-nos uma responsabilidade superior! As nossas opiniões chegam a muita gente e com elas podemos fazer a “cabeça” de muitos. Vale que, no que respeita à livre opinião, não tenho nenhuma critica a fazer, pois tudo o que comentei sempre foi publicado!

    È um dos blogues que mais comento porque sinto ser dever de um benfiquista (como eu) ver nele reflectido o contraditório e não apenas abanar a cabeça a dizer que sim ou passar ao insulto fácil!

    Talvez que a discussão e o contraditório façam mais pelo crescimento do Benfica do que o apontar sistemático da critica à gestão do clube!

    As preocupações podem ser profundas mas isso tanto se aplica aos que criticam como aos que defendem o actual rumo do Benfica. Não podem, ou não devem, servir de argumento para nos colocar acima dos outros!!!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. Por acaso já exploraste a possibilidade de que esta grande máquina de fazer dinheiro chamada futebol não está de todo interessada em que um clube tenha a hegemonia do "chutebol" tuga?
    Que ao Benfica não seja permitido ganhar mais que um campeonato em 3?
    Que LFV "carregue" tanto na tecla dos 300.000 sócios nessa lógica de que o Benfica tenha uma base de sustentação financeira não dependente de títulos?
    Que a porkalhada, pelo facto de não ter essa base, precise de mais idas à champions para se aguentar?
    Que o olibeiredo é o fiel de toda esta balança uma vez que é dos cofres deles que sai a maior fatia da pizza que sustenta o edifício?
    Daí o problema da lagartada que não "cabe" neste tacho por ser o elo mais fraco?
    Daí fazermos todos parte de um circo em que as entradas e saídas de palco, as malabarices, já estão todas préviamente ensaiadas e a nós só nos cabe pagar o bilhete e bater palmas?
    Hoje estou nesta!
    Teoria da conspiração, disse ela!

    ResponderEliminar
  4. @GB

    Só mesmo para dizer, sem ironias, que dos textos que li teus, este foi provavelmente um dos melhores.

    Só vou fazer um pequeníssimo reparo para justificar o conteúdo do que escrevi nos últimos dois posts:

    - a intenção nunca foi escrever sobre ti. Há muita gente a defender o que tu defendes mas, foste tu que te identificaste imediatamente com as falácias, deste à discussão um cariz pessoal, e escreveste que ias rebater as minhas teses ponto por ponto. Ora, eu fui ler a tua resposta e não vi nada rebatido. Por isso respondi, tentando mostrar com factos que, afinal, aquilo que eu tinha escrito, embora tu não concordasses, em nada tinha sido rebatido. Apenas isso.

    - Ao contrário de ti, que me acusaste de andar aqui a mentir aos benfiquistas (e quanto a mim muito injustamente), eu tive o cuidado de usar o termo "falácias" e não mentiras. Mentiras é dizer coisas que sabemos que não são verdade mas dizemos na mesma; Falácia é uma racionalização/pensamento logicamente incorrecta (não implica haver má fé, apenas argumentação incorrecta aos olhos do outro).

    De resto, parabéns pelo post. Sinceramente, gostei.

    ResponderEliminar
  5. Lawerence, é isso mesmo e apenas: Teoria.

    Nao tem, na minha perspectiva, ponta por onde pegar ehehehe

    ResponderEliminar
  6. Oscar-r, ficarás a saber o mesmo... se perguntasses com intenções construtivas, até te respondia... assim, prefiro responder ao RedMoon e dizer-lhe publicamente o que já lhe disse em privado:

    É um privilégio debater o SLBenfica com ele. Entendo perfeitamente o distanciamento e o romantismo com que analisa algumas questões. Discordo da generalidade e o melhor que tenho para lhe dizer para o elogiar é sugerir-lhe que leia o GB há... um ano e meio atrás.

    ResponderEliminar
  7. RedMoon, mudando a agulha: gostava de conhecer a tua opinião sobre a foto e enquadramento que está no topo da barra lateral do blog

    ResponderEliminar
  8. Já foi o Ajax, o Manchester, o Arsenal, e agora o Barcelona. Mas será que os clubes mencionados deixaram de ser bons na formação? Ou será que se fala mais em determinado clube, em determinada altura, porque por fazer um bom trabalho teve também a sorte de formar vários excelentes jogadores ao mesmo tempo? E que esses jogadores tiveram a companhia de outros grandes jogadores para conquistarem títulos comprovando um bom trabalho de longos anos.

    É necessário muitos anos para ter uma formação produtiva. Mas ela também depende da qualidade dos jogadores em determinados momentos. Não é por acaso que em Portugal não surge um Eusébio, um Figo ou um Cristiano todos os anos. Nem em Portugal nem em muitos lados. Mas Portugal em relação com Espanha por exemplo tem de fazer um trabalho 4x melhor para atingir os mesmos resultados... é uma questão de números de população e probabilidade de numa população maior surgirem mais jogadores de qualidade isto considerando condições iguais no resto.

    O Benfica pode melhorar a sua formação, e é o que está a fazer a olhos vistos. Mas ainda falta percorrer um longo percurso. Agora não se pode é andar sempre a fazer revoluções. Há que melhorar o que já existe. Aos poucos e poucos se irá longe. Exigir qualidade e capacidade expontanea é que não resolve nada.

    ResponderEliminar
  9. Chego a pensar (se me for permitido tal coisa pelo GB) que o administrador deste blog não é o mesmo de há 2 anos. Esse que assinava GB e que ameaçou, por pelo menos 2 vezes, encerrar o blog (certamente por outros motivos que não romantismo, já que tal coisa parece ser proibida) não tinha esta veia autoritária, ditatorial, castradora da opinião dos outros. Esta discussão foi rebatida por este GB, de uma forma subrepticiamente insultuosa para quem partilha das opiniões do RedMoon. Este GB usou até de uma certa fina ironia e demagogia. Hummm, isto fez-me lembrar alguém, um certo senhor "gerente de caixa" lá do Norte... Este GB usa uma forma de defesa das suas ideias que poderia definir-se como "insulto construtivo". É a velha história do eu é que sei, o espaço é meu, quem não concordar que não venha cá mais, porque são todos uns cordeirinhos burros e eu não tenho paciência para a burrice. O que é preciso é que sejam construtivos, nem que seja este GB os insultar a seguir (mas sempre de forma construtiva, atenção).
    Eu não estou a ser construtivo ao dizer apenas que subscrevo o comentário do Oscar-r e que concordo com as opiniões do RedMoon, por isso não conto.
    Eu não estou a ser construtivo ao escrever este comentário, por isso não conto.

    Anunciar um "Epílogo" da forma como foi feito, é uma maneira mascarada e esperta de cortar completamente uma discussão.

    Epílogo.
    (este é um epílogo não construtivo e pouco inteligente, porque se aproveitou de outro, mas também não é mascarado).

    ResponderEliminar
  10. Geração,

    Não pretendi fazer perguntas directas, apenas deduzi que só nessas condições poderias falar como falas. Tendo em conta o teu comentário fico mais esclarecido!

    No entanto, lembro-me bem dos tempos em que quase todos os dias algum benfiquista, dos chamados notáveis e sempre bem informados, vinham para a comunicação social criticar a direcção do Benfica, o balneário e mais isto e mais aquilo!!!

    Existiam sempre, pelo menos, três candidatos às eleições, o que eu adorava. Era a possibilidade de ver discutido o Benfica (haviam sempre debates nas televisões). O problema vinha depois, um ganhava e os outros não se calavam. E lá continuavam a fazer oposição enquanto durava o mandato do candidato democraticamente eleito. Como cada candidato tinha uma lista eram imensos os oposicionistas.

    Enquanto jovem, que muito sofria com o Benfica, disso retirava que só enfraquecia o próprio clube e servia os interesses dos corruptos. O tempo deu-me razão. Não se pense que defendia a unanimidade, pois outros dos prazeres que tinha era quando surgiam as famosas Assembleias-gerais. Adorava o meu Benfica democrático.

    Foi preciso o Benfica cair num buraco negro para todos se unirem no combate a Vale e Azevedo e depois se calarem enquanto os eleitos procuravam devolver o Benfica à sua grandiosidade!

    Agora, que o Benfica está apetecível como nunca, pelo menos desde que tenho memória, eles aí estão, prontos a atacar e com a mesma estratégia que salvou o Benfica - unirem-se em torno do derrube do presidente actual. O meu receio é que desta vez funcione ao contrário e possam destruir muito do bom que já se conseguiu!

    Isto tudo, para dizer que mesmo que tenhas toda a razão no que dizes e possas estar bem informado, isso não me descansa. Aliás, até me surpreende, pois a ser assim há fugas de informação graves no Benfica e demonstra como não estou todos a puxar para o mesmo lado.

    Não consigo fazer mal ao Benfica nem separa-lo, ele para mim é um todo que tenho de respeitar e por isso defendo este presidente como defenderia outro qualquer que fosse, a não ser que a sua conduta ultrapasse o que eu considero os limites da decência ou a sua gestão esteja a prejudicar, objectivamente e não subjectivamente, o clube.

    Se tens informação nesse sentido que possas consubstanciar em factos, avança com elas. Agradecia-te imenso, pois estou a ficar numa fase de esgotamento e a pensar ocupar na minha mente, o espaço que tenho para o Benfica, com outros interesses.

    Cansa e dói ler constantemente suspeições e acusações graves a LFV e à SAD, (não me refiro apenas ao teu blogue).

    Vem aí o relatório e contas, vamos discuti-lo porque mesmo que possamos ser leigos, alguma coisa saberemos interpretar e haverá sempre o contributo dos benfiquistas entendidos nessa matéria. Façamos coisas concretas e deixe-mo-nos de insinuações!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  11. @Oscar-r

    Valha o que valha aquilo que vou dizer, é minha opinião que os comentários que vais fazendo aos posts que vão sendo colocados, são sempre interessantíssimos e muitíssimo bem sustentados, mesmo quando vão em direcção contrária ao que comentas.

    Acho mesmo que muitos deles são tão bons que mereceriam outro tipo de destaque neste espaço, para que mais gente os pudesse ler e comentar. Não tenho dúvida nenhuma que haveria muita gente a subscrever o que sentes.

    Eu sou novo na blogosfera, não sei o que era o blog do GB há um ou dois anos mas, evidentemente, não vejo isto como a minha vida e muito menos como questões pessoais.

    Para as questões debatidas aqui serem pessoais, seria preciso em primeiro lugar que as pessoas se conhecessem. Eu não conheço ninguém, isto é tudo menos pessoal.

    E evidentemente, e este é o meu epílogo a esta questão, se se quer um blogue pluralista, tem, evidentemente de se admitir discórdia, e perceber que se eu escrever um post sobre formação tenho de aceitar que haja alguém que discorda do que eu defendo e escreverá um post exactamente sobre o mesmo tema com uma visão totalmente diferente, sempre sem personalizar as questões.

    Em suma, acabou por ser uma discussão interessante, talvez quentinha mas, estas para mim acabam por ser as mais interessantes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Caro RedMoon,

    Eu também sou novo na blogosfera. Comecei a segui-la com atenção aquando das últimas eleições!

    Nasci e sempre vivi no Porto (numa cidade situada a 5Km) e não conheço ninguém, nunca conheci e nem sequer frequento alguma casa do Benfica. Sou um benfiquista, associado, totalmente anónimo!

    Compreendo perfeitamente as tuas palavras em relação ao epílogo e mesmo a tua atitude, e sim, foi interessantíssimo!!!

    O que me faz, por vezes, desviar do que comento é achar que não adianta rebater os factos que se discutem. A ideia que fico ao ler certos posts, é que eles têm um segundo sentido. Tal como refere o Hugo (embora noutro contexto), sub-repticiamente vai-se impondo uma visão global do Benfica e eu vejo-me quase sempre a impelido a frontalmente rebater essa visão!

    Tento sempre sustentar as minhas opiniões por respeito aos outros. Não gosto do jogo duplo. Sou o que sou! Um simples benfiquista que procura acima de tudo defender o seu clube. Tenho palas, obviamente, e apresento-as de forma límpida. Se alguém pensa que faço o jogo de outros está profundamente enganado!!!

    Não sou como o outro (quando era 1º ministro e é o actual presidente da Republica) que dizia que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas. Eu tenho muitas e engano-me muitas vezes . É por isso que gosto de discutir o Benfica e dou total ênfase á pluralidade e ao contraditório!

    No comentário anterior desabafo que estou a ficar esgotado e é verdade. Não gostei mesmo nada do atestado de menoridade passado pelo GB, aos que, como eu, defendem este Benfica. Sei que tal desabo de nada vale para os outros, mas sinto que será uma perda para o Benfica. Começo pelo desinteresse e se as coisas continuarem assim, serei um sócio a menos. Já sofri na pele, profissionalmente, por ser benfiquista mas nunca me escondi…

    Sinceramente, eu não sei quem mais contribui para o engrandecimento do Benfica, por isso defendo acima de tudo a discussão sem qualquer tipo de preconceitos. Só através dela nos tornaremos mais esclarecidos e logicamente melhores benfiquistas!

    Claro que não há nada de pessoal, há apenas gente com entendimentos diferentes e todos deviam merecer a mesma atenção. Lógico que uns comentam de forma construtiva, mesmo que discordando, outros há que apenas atiram pedras sem sentido. Os piores de todos, são aqueles que falam de cátedra, como se fossem detentores da verdade suprema.

    O que tu fazes neste blog, é extraordinário. Em minoria não te coibis de dar a tua opinião sabendo de antemão que vai muito contra a opinião corrente do Blog. O Geração Benfica só tem a ganhar com contributos assim. Mais gente atrairá e talvez muitos dos que agora nem por cá passam, porque conhecem a "corrente" opinativa, ou apenas cá vêm para deixar umas farpas, comecem a querer também discutir os assuntos. (Não estou a querer chegar a nenhum lado ou aproveitar-me das tuas palavras)!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  13. Caros,

    da mesma forma que o GB incentiva a presença do RedMoon e do oscar-r no blog, acho que é chegada a hora de compreenderem que a contra-argumentação é benefica acima de tudo... para os benfiquistas.

    Como diz o RedMoon, as discussões mais acesas são as mais interessantes e, no final, se isto fosse num cafe... bebiamos todos mais uma.

    Quem ganha com esta pluralidade e inconformismo são os benfiquistas que não se limitam a ler "umas postas de pescada" de cada um, mas sim a necessidade de - seja de que opiniao for - quem as escreve seja capaz de contra-argumentar.

    O RedMoon está no GB porque quer e porque manifestou a sua vontade em tal... e assim acontecerá enquanto quiser.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking