O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O primeiro post

. 4 comentários

O primeiro post é sempre o primeiro post e, no meu caso, não é especificamente sobre o Benfica que quero hoje falar. Quero antes falar da responsabilidade que é “invadir” assim o espaço de alguém que ao longo do tempo tem angariado adeptos e seguidores, sempre ávidos das suas opiniões.

Seria mais fácil se este tivesse sempre sido um espaço de muitos e eu fosse apenas mais um. Mas não, este é hoje um espaço de referência no universo benfiquista, construído à conta do saber e do empenho de uma só pessoa.

Estar portanto à altura do que já existe é o desafio, o desafio de tentar trazer para o blog novos leitores sem defraudar as expectativas dos muitos que já existem.

Sobre a minha colaboração, o que as pessoas podem contar é com opiniões, obviamente com uma certa dose de parcialidade na defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica. Sim, porque não acredito muito em imparcialidade quando se acredita em causas, sejam elas clubistas, políticas ou religiosas.

No entanto, acreditar na causa Benfica é também ser crítico quando o momento se adequa, seguro porém de que não serei nunca dono da razão, e que a minha opinião valerá sempre tanto como qualquer outra.

Dito isto, e porque este é mais um post de apresentação do que propriamente de abordagem a um assunto específico da vida do clube, deixarei apenas uma mensagem de esperança para aquilo que espero vir a ser mais uma época de sucesso futebolístico, especialmente numa altura em que ciclones vários têm ferido o optimismo de muitos.

Tem-se falado muito, escrito muito também, por vezes somos nós mesmos, Benfiquistas, que acabamos por destruir inconscientemente aquilo que é nosso. O Benfica é de facto um clube especial, todos nós opinamos e sugerimos, e vivemos com o coração ao pé da boca. Há momentos em que a melhor forma de ajudar é mesmo não dizer nada, e isto nem é só no futebol, mas na vida em geral.

Mais do que sugerir contratações, avaliar guarda-redes e outros reforços que provavelmente nem hão-de vir, acho que o importante é olhar para dentro e valorizar ao máximo aqueles que temos. São esses os que nos podem dar as alegrias, aliás, já nos mostraram a todos que são capazes de o fazer.

É que há muitos anos atrás por exemplo, com Paulo Futre, Paulo Sousa e Pacheco não fomos capazes de ser campeões nacionais. Fomos sim, no ano seguinte, já sem estes três craques da bola, numa época em que não havia nem dinheiro para pagar a conta da electricidade, e na qual o único reforço que chegou à luz foi… Abel Xavier, por sinal um dos jogadores que mais vezes vi ser assobiado na Catedral, e que, depois de deixar o clube pela porta dos fundos, fez ainda carreira em clubes como o Bari, Oviedo, PSV Heindhoven, Everton, liverpool, Galatasaray, Roma e Midlesbrough.

É que com a novela Roberto, novela alimentada pela imprensa, pelos inimigos, mas por nós Benfiquistas também, nem percebemos que não estamos a destruir apenas um guarda-redes. Estamos sim a destruir três de uma só vez, já que, digo eu, qual é hoje o moral de Moreira e Júlio César, claramente elementos sem a confiança nem do treinador nem dos próprios sócios para substituir o espanhol? Que estão eles lá a fazer, pergunta mais do que legítima que qualquer um desses dois guarda-redes pode fazer nesta altura?

Quanto a mim, mais importante do que reforços, é colocar aos jogadores que temos uma simples pergunta:

Os Jogadores do Benfica querem vencer a Liga deste ano tanto como quiseram vencer a do ano passado?

Assim visto de fora tenho a impressão que o treinador quer, e que a grande maioria dos jogadores também, o que me deixa descansado. O meu receio é que haja um ou dois jogadores que não queiram, e esse poderá ser o problema mais urgente que Jorge Jesus terá para resolver neste momento: saber rapidamente aqueles que estão com ele, bem mais importante do que eventuais reforços que possam ainda chegar.

Hoje foi um dia rico em notícias no blog do GB, sinal de vitalidade que espero que se mantenha. Sugiro que leiam a publicação do criador deste espaço e da sua fé para o jogo de amanhã: “Amanhã? É sem mácula!”, bem como a de DarthVader: “Que solução para Roberto?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Da experiência do primeiro post estou eu também fresquinho!
    Isto é como a outra coisa que primeiro se estranha e depois se entranha (não sei o que é!)
    No início é a sensação de estares a escrever coisas que não interessam ao menino zazus, depois escreves mesmo coisas que não interessam ao menino zazus e mais para a frente escreves coisas que não sabes se o menino zazus se interessa!
    Chega-lhe!
    VIVA O GLORIOSO !!
    (Por ele até escrevemos coisas que não interessam ao Jesus!)

    ResponderEliminar
  2. heheh, bem "postado" lawrence! Excelente primeiro comentário para baptismo:)))))

    ResponderEliminar
  3. Caro REDMOON,
    Este teu primeiro poste está de 5 estrelas.
    Concordo em absoluto com a tua prosa!!!

    ResponderEliminar
  4. Redmoon, excelente tópico.

    Só deixo uma ressalva: com uma escrita tão clara e bem sustentada como essa, não vejo qual é a responsabilidade de escrever no GB... eu diria antes que o GB é que tem o orgulho de ter tópicos de benfiquistas tão qualificados

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking