O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Era hoje...

. 16 comentários
Infelizmente perdeu-se uma soberana oportunidade de deixar o Villas Boas já do lado de fora da porta pequena que, inevitavelmente, vai usar para sair do antro da escumalha.

Aquela coisinha que o Mourinho faz questão de afastar não vai ser treinador e muito menos será alguém com sucesso. A forma como festejou a fruteira é típica de alguém para quem um troféu secundário tem a importância de um campeonato.

Quanto ao SLBenfica, a intranquilidade do Roberto cheira-se à distância e está a ter um impacto tremendo na defesa, onde jogadores como o David Luiz receiam claramente que a bola passe. Essa intranqualidade dificulta fortemente o seu normal desempenho.

O Roberto já cá está. Bom ou mau... está cá e temos que aprender a lidar com ele. A minha sugestão, para o bem de todos - especialmente do clube - é que se "arranje" uma lesão que o deixe "fora dos olofotes" durante um ou dois meses e lhe permita um regresso num momento tranquilo, num jogo mais fácil (para a Taça da Liga, por exemplo). Se estiver mais tranquilo e confiante, recupera o lugar, senão continua-se com a aposta em Julio Cesar e teremos sempre o argumento que não são os milhões que jogam e se o Julio estiver a justificar, não há motivo para o retirar.

Aparte disso, torna-se relevante perceber o que vai então acontecer ao flanco esquerdo! Coentrão joga onde, afinal? Na frente? Na defesa? Se for na frente... continuamos a precisar de um defesa esquerdo, porque o Peixoto não é suficiente - é apenas útil. Se for na defesa, Gaitan tem rapidamente que "agarrar o lugar" seja em que sistema for.

Por outro lado, há ainda a questão da substituição de Ramires que, como eu já aqui tinha dito, não é lugar para Carlos Martins que tão bem faz o centro do terreno. Esta substituição tem que ser feita rapidamente e com elevada qualidade.

Hoje faltou equilibrio nas transições ofensivas e segurança na reorganização defensiva, algo que incrivelmente era garantido por Ramires e Javi Garcia. O Airton está em boa forma, mas posicionalmente ainda está longe de Javi Garcia, na minha opinião.

Por fim, hoje faltou um desequilibrador, papel que ora DiMaria, ora Aimar no ano passado desempenhavam com elevada qualidade em grande maioria pelo primeiro que, até ver, não tem substituto à altura.

Renego completamente as teorias da falta de atitude, pois entendo que atitude e vontade houve... faltou foi tranquilidade... que desde a baliza parece estar em crise e se alastra à equipa, especialmente quando confrontada com um adversário que tem como "ordem" principal: "Rematem, seja como for ou onde for, mas rematem". Só esta ideia... intranquiliza qualquer um.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. EAGLEHEART8/8/10 02:54

    tou simplesmente envergonhado com esta triste, pobre e patética exibiçao do glorioso, mas que banhada de bola. que vergonha. isto acreditem que nem ao diabo lembrava. perder desta maneira a supertaça para uns cabroes que nao ganhavam a ninguem na pré época. foda-se mas que rombo no meu orgulho. tou ENVERGONHADISSIMO e de RASTOS, nem acredito. nem uma unica puta de uma jogada em condiçoes. Mas que grande moral nós fomos oferecer aos corruptos para entrarem na liga já convencidos de que o glorioso está esta época perfeitamente ao alcance deles. e diga-se de passagem a jogar assim estaremos mesmo.

    ResponderEliminar
  2. foi mm, faltou tranquilidade, o factor emocional, que começa na baliza, uma baliza k nao tranquiliza, so preocupa! tudo isso afecta o resto da equipa. depois tem mm de se definir JA kem é kem e onde joga, nao acredito k com tanto tempo de pre-epoca e tantos testes, se fosse testar mais num jogo a serio contra os corruptos, faz lembrar liverpool...

    numa coisa elogio os corruptos, têm nervos de aço, sao ultra-determinados, "comem a relva" literalmente! e é isso, mais k outra coisa, k os tem mantido no topo nos ultimos 20 anos!

    é a unica coisa k digo k o benfica tem de aprender com eles, nada de subranceria, laxismo, descontrole emocional...sermos fortes so depende de nos e nao de terceiros! temos de ser humildes e ser frios! coisa k o benfica por mt bons jogadores k tenha nunca foi k me lembre em vida...é isso k falta basicamente...o resto sao detalhes.

    ResponderEliminar
  3. Este jogo foi uma vergonha autentica. Sem as "asas" o nosso Benfica foi-se. Peixoto e Amorim são apenas jogadores médios, mas que não cumprem o papel. Nota mais que negativa para Peixoto que devia ter sido expulso. Não só pelo mau jogar mas pela falta vergonhosa que fez.
    Jogamos à Porto o tempo todo. Fizemos uma exibição que se espera de um Porto O de um Sporting.
    Isto não foi jogo de campeão !
    Desculpa Tertúlia mas as criticaras tem de ser feitas agora antes que seja tarde demais.
    Airton perdeu o lugar. Todos dizem me que temos de ter um "grande" Cardozo e um "pequeno" Saviola. No entanto a melhor dupla que eu vi da minha vida eram Morientes e Raul.
    No nosso Benfica, não pode haver lugares indiscutíveis. O Aimar foi horrível. Jogava só para ele.
    O Roberto com ou sem culpa continua a mamar mais golos que o Quim.
    A defesa não tem confiança nele. Sem o "patrão" Luisao, a derrota teria sido pior.
    Perdemos a Eusébio e a Super, se isto não chega para acordar a equipa, não sei o que o fará.

    Amo o meu Benfica, mas este jogo lembrou me velhas lembranças que eu pensava esquecidas.

    ResponderEliminar
  4. benfica everywhere8/8/10 04:02

    Ora aqui esta uma leitura perfeita quanto ao jogo de hoje ,ontem concordo plenamente com tudo aquilo que diz sobre Porto 2-benfica 0 eu ja o tinha dito varias vezes ve-se que Roberto esta intranquilo,Ramires o jogador box to box ja ca nao esta,Nao temos Di Maria para desiquilibrar vamos senhor presidente venda mais um ou dois para voltarmos a estaca zero,assim nunca mais chegaremos a ter a hemonogia do futebol Portugues que pertence aos corruptos a largos anos,detesto quando temos uma grande equipe num ano e no seguinte se comeca a desmantelar, mas eles e que sabem a situacao financeira do clube, pronto este ja se foi espero que o JJ consiga mais um ou dois jogadores para os flancos que tanta falta fazem,e em breve poderemos voltar aquele futebol espectacular da epoca passada.forca benfica.

    ResponderEliminar
  5. Estou triste, inconformado, mas a vida tem que prosseguir.
    Penso que os jogadores do Benfica não foram, mentalmente, fortes.

    Dentro do pssível, bom Domingo, caro amigo GeraçãoBenfica

    ResponderEliminar
  6. OH GB, concordo contigo em 90% do post, menos o do Roberto. Que culpa tem o homem no golo sofrido? Acho que já chateia de tanto malhar no homem, para vocês é sempre o culpado de tudo.

    ResponderEliminar
  7. O homem tinha a noção que se perdesse ontem estava tramado e sempre é o primeiro titulo da sua carreira portanto é natural q festeje bastante. Pelos vistos do nosso lado é q não se percebeu q estava em jogo muito mais do q uma taça...

    ResponderEliminar
  8. Toupeira Real8/8/10 12:27

    Temos de ser claros! O Roberto, independentemente do preço, não tem lugar no SLB. Não veio acrescentar nada. Pelo contrário, em relação aos outros guarda-redes (prefiro o Moreira porque o banco fez-lhe bem, está mais maduro, joga com uma frieza tranquilizadora e, sobretudo, está muito melhor a sair aos cruzamentos), o Roberto... coitado!, não tem culpa de o terem integrado neste clube. Há um problema a meio campo: jogando Martins e Aimar não há alternativa a ambos, ou seja, ambos não têm pernas para 90 minutos e, sobretudo, capacidade física para uma época. Nada que TIAGO não viessa colmatar. Por outro lado, seria agora de encarar seriamente a ideia de ir buscar SIMÃO. É garante de experiência, de jogo flanqueado à esquerda e à direita e, acima de tudo, de qualidade vencedora. Acima de tudo, Tiago e Simão conhecem o SLB, qualidade que este ano vai ser determinante para se tentar vencer o campeonato. Custam salários muito elevados? Não sei, depende dos resultados e olhando para o desperdício de dinheiro nas aquisições...

    ResponderEliminar
  9. EAGLEHEART8/8/10 12:55

    o ódio dos jogadores dos corruptos contra o glorioso alimenta-os, será que ainda não se aperceberam disso ao longo de todos estes anos? tal como em 2005 depois de termos conquistado o titulo, enchemo-nos de vaidades e na época seguinte desbaratamos tudo o que de bom conseguimos. esses cabrões mereceram ganhar a supertaça não porque sejam melhores, não porque tem os melhores jogadores, mas apenas e só porque se mentalizaram que ganhar ao glorioso este trofeu era mais importante do que a própria existencia deles. e agora? agora, simplesmente aumentamos-lhes o ego de tal maneira que irão entrar na liga completamente convencidos que é perfeitamente possivel ganharem o campeonato, porque o glorioso está bem mais frágil. que humilhação, nem tanto a derrota mas principalmente a atitude, a apatia, a falta de querer de ambição. enfim, o benfica das épocas antes do jesus.

    ResponderEliminar
  10. Continua a faltar um extremo ao Benfica. Não há, nem substituto para o Ramires, nem para o Di María. Está na altura de voltar ao mercado.

    Queria dizer que gostei muito do blog e já o coloquei nos meus parceiros desportivos. Poderia fazer o mesmo com o meu?

    http://conspiracoesetal.blogspot.com/

    Cumprimentos,
    "O Conspirador"

    ResponderEliminar
  11. O que mais me preocupa nisto tudo é como a saída (mais que anunciada) de dois jogadores e gastos milhões de euros na compra de outros, faz com que, a uma semana do início do campeonato, se ande ainda à procura de uma táctica e de DOIS jogadores para substituir os que saíram!
    Temos uma estrutura profissional no Clube não temos???
    Não me digam que andaram a comemorar o campeonato anterior até anteontem e só ontem voltaram ao serviço!

    ResponderEliminar
  12. "Renego completamente as teorias da falta de atitude, pois entendo que atitude e vontade houve... faltou foi tranquilidade..."


    diria que faltou, também, outro tipo de soluções: velocidade, transições rápidas, personalidade, comando e qualidade técnica.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo8/8/10 21:12

    A questão é:
    Sabendo-se que Di Maria e Ramires iam "à vida", das duas uma:
    - Ou se alterava o sistema tático em função do que há no plantel,
    - Ou se compravam jogadores para as mesmas posições.
    Nem uma coisa nem outra e anda-se a querer que alguns façam de Di Maria e outros de Ramires com os resultados que se vêem.

    Anónimo Impublicável !!

    ResponderEliminar
  14. Vermelhusco9/8/10 15:48

    Quanto ao jogo, foi mau demais para ser verdade, faltou atitude, o meio campo nao funcionou (Airton e Carlos Martins muito mal e Aimar menos mau mas apagado) e a defesa esteve intranquila. O Cesar Peixoto e o Ruben Amorim nao estiveram bem nas faixas laterais e o roberto esteve intranquilo embora na minha opiniao nao tao mal quanto isso. Houve varios equivocos na estruturacao da equipa para este jogo. Deviamos ter jogado no 4-3-3 da pre-epoca e com o Javi Garcia a titular e Coentrao a lateral.
    No entanto, foi apenas um jogo e nao conta para o campeonato. O que mais interessa e tem que interessar ao Benfica e o Campeonato e ser CAMPEAO! E o campeonato so comeca para a semana.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo9/8/10 18:29

    Acho que não estás a ser objectivo. Preocupas-te demais com o treinador dos morcões (quero lá saber como é que ele festeja). A mim preocupa-me ler um muitos blogues do nosso clube pessoas que não percebem que o porto está mais forte, e que este campeonato vai ser disputado ao milimetro. Se passamos a vida a desprezar os outros, cada triunfo deles desmoraliza-nos a triplicar. Vai ser duro. Estejamos preparados.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9/8/10 19:59

    Totalmente de acordo com o post e com a maioria doa comentários!
    Mas para mim, JJ é o verdadeiro culpado! Foi arrogante, teimoso, falou de mais. E colocou em campo o Roberto que esse sim é o indirectamente culpado. Não transmite tranquilidade nem confiança aos defesas que têm que estar sempre com um olho no burro e outro no cigano! Assim sendo necessitam de maior ajuda dos médios que ao ajudarem os defesas, não podem servir convenientemente os avançados. E assim se coloca sobre brasas uma equipa ganhadora.
    Que grande imbróglio JJ, RC e LFV arranjaram com esta contratação... Deve ter dado uma choruda comissão... mas e agora? Seá que viram o jogador jogar muitas vezesw? Ou terá sido só em vídeo que às tantas foi feito por um clone ou por um duplo!
    #Enquanto os joguitos foram a brincar a coisa mascarou-se... Agora a doer é vê-los a entrar na nossa baliza!
    Roberto não foi culpado do 1º golo, mas também nada fez para o evitar. Ao minuto 43, só sem oposição, nem levantou os pés do chão a um cruzamento que com sorte lá se esticou e conseguiu tocar com a pontinha da luva!
    O menimo não tem postura, posição, não sabe sair, enfim, parece demasiado assustado e perdido que até parece nunca ter visto uma baliza!
    E vamos ter que gramar isto até quando?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking