O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

E se rebenta a bolha?

. 16 comentários
O texto anterior que publiquei no tópico Leitura Obrigatória dá que pensar, que se acredite ou não que corresponda à realidade dos factos. Quem vem lendo o GB nos últimos meses, sabe bem que algumas das questões ali apresentadas não são novidade.

Ainda ontem no Twitter dei por mim a recordar uma frase de Domingos Soares Oliveira que dizia no ano passado, num clara farpa à gestão de Rui Costa "Quando os clubes são mal geridos, isso reflecte-se ao nível desportivo". Curiosamente, quando voltamos a ver o SLBenfica arrancar a marcar passo em casa perante uma frágil Académica e, mais importante, com um número elevadíssimo de dossiers por resolver... esta frase ganha toda a importância.

Da boca do Presidente, sabemos ser ele o único e principal responsável pelas decisões do futebol e que Rui Costa é "um aprendiz" que, aparentemente, foi delegado a chefiar as comitivas para os jogos e a apresentar jogadores.

Da boca da mesma pessoa, sabemos que enquanto ele estava em terras de Vera Cruz a "vender estádios", que haveria alguém numa parte do planeta que tratava dos jogadores. Não fui capaz de evitar recordar a forma como perdemos James Rodriguez... exactamente porque uma dessas pessoas era um emissário que se vendeu ao FCPorto a troco de dinheiro.

Hoje das notícias sabemos que depois de ter estados interessados em 85 brasileiros, o SLBenfica poderá estar agora virado para Salvio do Atlético de Madrid. Mais um argentino, pois claro, mais um jogador que não vingou nos merengues, mais uma ajuda que damos ao tal presidente que está a apostar na construção da nova casa do Atlético. Mais um negócio onde quem parece sair a ganhar é sempre o Atlético. Coincidências...

Pelo caminho a aposta em Roberto é para ficar diz a imprensa e outra coisa não seria de esperar da teimosia da estrutura que aceitou pagar 8,5M€ por um jogador que não vale sequer metade disso. Essa mesma aposta que deveria "valer pontos", está perto de representar a "perda de pontos" ou, na melhor das hipóteses, que a defesa do SLBenfica sofra mais golos e ganhe com menor expressividade e tranquilidade.

Jesus não tolera isso... e parece que há já jogadores, talvez mal habituados do ano passado, que também não. Com isto podem suceder-se operações que no passado já tiveram sucesso para alguns jogadores como Tiago, Miguel ou Manuel Fernandes, forçando as respectivas saídas do Clube. Espero estar enganado!

Não é só Jorge Jesus que está diferente! David Luiz está agressivo e sem o sorriso que lhe conhecemos (no Guadiana não disse mais que um simples "obrigado" ao gesto dos benfiquistas)! Luisão fez o que todos sabem e aquela lesão não me convenceu (e parece que não convenceu a mais pessoas)! Cardozo continua a procura do seu lugar ao sol do dinheiro que a SAD (e bem) não lhe quer dar e Maxi Pereira ia renovar, mas até ver ainda nada. O rendimento desportivo está à vista...

Posso estar a ser excessivamente alarmísta, mas estou receoso. Desejo sinceramente chegar a Maio de 2011 e olhar para trás percebendo que não fazia qualquer sentido estar assim. Mas neste momento não consigo excluir a ideia de que possamos estar a passar um momento em que se possa sentir algum défice de planeamento para esta época, juntamente com alguma fragilidade financeira.

O ano passado fui avisando que Luis Filipe Vieira era o mesmo de sempre, com os mesmos defeitos e virtudes, mas que Jorge Jesus era o tal "diferenciador" que estava a marcar a época. Mas todos sabemos que JJ só gosta do SLBenfica porque ganha e porque lhe permite ganhar, também todos sabemos que é obcecado pela Champions e que fica no SLBenfica enquanto sentir que pode ter um projecto para a disputar...

Se os pressupostos da construção do plantel desta época se alterarem, temo que possamos ver Jorge Jesus a mostrar o seu lado mais rebelde e pensar noutras "realidades". Ele sabe, em matéria de organização desportiva e orientação a resultados, onde pode obter tudo o que precisa... se o SLBenfica não o fizer por estar demasiado ocupado com "outras agendas", ele sabe quem faz. E nós também...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Destruir tudo o que de bom se conquistou o ano passado é o meu pior pesadelo. Não consigo compreender e se metade do q escreves for verdade (e a parte dos jogadores só estranha quem acordou hoje para o que é o mundo do futebol) é assustador.

    O problema disto tudo e do post abaixo é que tudo bate certo e bate certo com o passado de vieira, com o que já fez e disse no SLB.

    ResponderEliminar
  2. ja pareces velho do restelo.
    primeira correção a equipa está mal fisicamente, grande parte dos jogadores chegou tarde do mundial e ainda não está em forma.
    para mim o grande erro de jesus foi a dispensa de urretra e miguel vitor bastante melhor que sidnei.
    De resto a perda de james nem acho nada de especial, o benfica não entra em leilões.
    Não te esqueças que só sairam ramires, e di maria e quim.
    Quanto a roberto que fique de molho, e que venha o moreira.
    Para mim a teimosia de jesus em peixoto, sidnei é que é fatal.

    ResponderEliminar
  3. O GB nunca muda. É sempre o mesmo discurso e as mesmas vistas curtas. Talvez você seja mais um emissário que se vendeu ao FCPorto a troco de dinheiro. talvez mereça mais esse rótulo pelo que diz do Benfica e seus dirigentes. Acha que quem reergueu o clube merece tal crítica?

    Seja solidário, demonstre confiança e respeite pelo Benfica e os seus dirigentes.
    Quando houver eleições pode manifestar-se e votar em quem ache melhor, mas depois respeite a maioria e tenha mais nível a opinar.

    Todos por um.

    ResponderEliminar
  4. Assim não vamos lá...o pessimismo dos benfiquistas não ajuda nada...qd tudo corre bem somos os maiores e nada nos para,temos "estrutura",qd temos um resultado negativo...alto pára tudo o Vieira é que é o culpado o jesus nem pediu estes jogadores e ainda se passa e vai para o CRAC...haja paciencia....
    Paulo Chagas socio do SLB

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez estou em perfeita sintonia contigo..não tenho e muita vontade para escrever essas coisas e não tenho o numero de visitas que tu tens no teu blog.

    Jorge Jesus e David Luís são como tu dizes uma sombra do que eram o ano passado e ai se vê tudo de mau que se esta a passar neste momento no nosso clube.

    Enfim...esperemos então por Dezembro ( não digo Maio 2011) porque em Dezembro já se vai perfilar os possíveis campeões nacionais.

    ResponderEliminar
  6. Resumindo em Junho tudo era perfeito e agora está tudo imperfeito.
    Obviamente que existiram à semelhança dos outros clubes em todo o mundo vários erros de casting e com toda a certeza irão continuar a haver, mas há apenas uma coisa que muda o perfeito eo imperfeito, são os resultados.

    ResponderEliminar
  7. EAGLEHEART17/8/10 19:15

    Meu amigo nao andas enganado de maneira nenhuma, o glorioso esta um caos e a bomba quando arrebentar vai mandar estilhaços para todo o lado. realmente nao vale a pena andar aqui com teorias da conspiraçao a colocar a culpa de todos os males do glorioso para cima dos cabroes corruptos do porto ou dos seus submissos lagartos, se o maior inimigo do glorioso e simplesmente o proprio Benfica. nos somos simplesmente o nosso maior inimigo. por mim o sucesso do benfica no futuro tem um nome. VEIGA. JOSE VEIGA.

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada17/8/10 20:46

    Vá de retro, satanás! OH! EAGLEHEART!

    Então estamos fartos dum portista na direcção e ainda quer lá outro?
    Somos tão grandes, seis milhões, e não encontra coisa melhor do que mais um amigo dos gajos da fruta, do calor da noite, dos chocolatinhos e outras coisas que tais?
    Puxe lá pela cabecinha e descubra alguém mais dignificante!

    ResponderEliminar
  9. Furabardas17/8/10 20:47

    Ó Geração, já estás a entrar no jogo dos nossos rivaise do porco do oliveirinha já vejo artigos teus colocados por andrades em foruns porquistas como o Futebolar, eu preferia perder uns 5 ou 10 milhões por ano do que dar outra vez os direitos ao porco do oliveira, basta ver o que têm escrito ultimamente numa campanha vergonhosa contra o Benfica, penso que a táctica é atacar o Benfica na CS e pôr os adeptos contra o clube para apanharem o clube na mó de baixo, e depois negociarem fazendo um contrato por valores mais baixos.

    ResponderEliminar
  10. EAGLEHEART18/8/10 00:29

    desculpe la Águia Preocupada mas por acaso o Jose Veiga fez um mau trabalho no glorioso em 2005? nao foi ele tambem um dos grandes obreiros do titulo, ou tem memoria curta? jose veiga e´ um rato conhecedor desta grande casa de alterne que e´ o futebol portugues, sabe se mexer no meio da merda e e´ disso que precisamos. alguem que conheça por dentro o sistema, que conheça as suas raizes, que o saiba combater, algo que o Vieira nao o faz. ver o Vieira encostadinho a levar tanga de dois dos maiores corruptos do futebol portugues na fina da supertaça, olhe a mim doeu-me e muito, ja aqui o disse eu pelo menos nao tou habituado a dormir com o inimigo. alem disso nao o aconselhei a votar Veiga numa futura candidatura, deu apenas a minha opiniao e olhe que nao devo ser o unico a pensar assim. temos de saber lidar com a merda se queremos continuar a ser o maior clube portugues, nao e´ com ingenuos politicamente correctos que la chegaremos.

    ResponderEliminar
  11. EAGLEHEART18/8/10 03:17

    mais uma grande contrataçao feita ao amigo atletico de madrid. SALVIO? extremo esquerdo segunda opçao do atletico? atras do Simao Sabrosa? Simao Sabrosa que li a pouco ja nao e´ sequer opçao para o quique? mas que merda e´ esta? mais uma grande negociata. todo o refugo do atletico vem ca parar, assim nao da. nao da mesmo.

    ResponderEliminar
  12. EAGLEHEART:

    Veiga é de facto o Homem certo para o lugar certo. Disso NUNCA tive dúvidas porque SEMPRE apoiei e vou continuar a apoiar o José Veiga! Tenho a certeza que com ele no Benfica o Porto até andava de lado e ficava reduzido a pó em 3 ou 4 anos! Mas a maioria dos Benfiquistas infelizmente não gosta dele mas um dia talvez deêm o braço a torcer. Primeiro teêm que se cansar de perder (eu já me cansei há mt) e depois sim José Veiga pode pensar em voltar. E mais: eu vivo em Gaia e sei perfeitamente que o que mais assusta Pinto da Costa e o resto dos dirigentes do Porto é José Veiga. Até tremem só de imaginar que um dia Veiga pode voltar ao Benfica. Tanto assim é que Pinto da Costa já tentou uma aproximação ao Veiga mas Veiga mandou-o plantar batatas!! Pinto da Costa quer o Vieira por mts bons anos no Benfica e não é difícil perceber porquê.
    Tenho para mim isto: Benfica + José Veiga = IMPARAVÉL!!!

    ResponderEliminar
  13. EAGLEHEART18/8/10 22:48

    finalmente aparece aqui alguem a apoiar Jose Veiga, muito obrigado amigo Helder pela visao. eu sei que aqui o proprio GB tambem sente uma admiraçao pelo veiga. sem duvida que este seria o homem ideal para lutar e vencer o podre sistema. lembro-me que em 2005 em vesperas do jogo na casa dos corruptos como sempre o glorioso queria pernoitar em espinho e Veiga disse, foda-se nada disso vamos pernoitar em plena cidade corrupta num hotel da boavista, porque nos somos o benfica e nao temos de ter medo de ninguem. e´ assim que tem que se pensar no glorioso. esta simples e tao importante decisao criou coragem nos jogadores, equipa tecnica e ate nos adeptos, sao os tais factores psicologicos que em alta competiçao como alias na vida em geral fazem toda a diferença. Veiga nunca se sentaria na final da taça da liga ao lado de dois dos maiores corruptos do futebol portugues, isso meto eu o meu pescoço. amizades e negocios com os cabroes dos corruptos no passado? concerteza, entao o homem era empresario de jogadores, claro que era do maior interesse dar-se bem com todos os potenciais clientes.

    ResponderEliminar
  14. EAGLEHEART:

    Falas e mt bem dessa história do Veiga em relação á viagem do Benfica para a cidade do Porto. Eu até sei mais alguns pormenores fantasticos! Ele sabia ao pormenor a recepção que os porcos estavam a preparar á equipa do Benfica quando saíssem do autocarro. E o que fez o Veiga? Contratou seguranças privados para que nada acontecesse aos jogadores do Benfica. Os porcos ficaram bem fodidos!! Como este pormenor há mts e mts outros. É nestas merdinhas que se começam a ganhar jogos e campeonatos!! Claro que com Veiga o Fernando Gomes NUNCA teria o seu apoio. NUNCA!! Porque tal como eu o Veiga sabe que aquilo é tudo enjendrado para foder o Benfica e pôr o Porto SEMPRE a ganhar! E óbviamente que na supertaça mandava o Madaíl e o Pintinho à fava! Com o Veiga não há tangas.
    Amigo NUNCA desistas de apoiar Veiga e de falar dele aos Benfiquistas porque mais ano menos ano ele vai voltar.......disso não tenho a mais pequena dúvida! E acredita nisto: Veiga em 3 ou 4 anos deixa o Porto em cinzas!! Estes corruptores nem dormem e até estremecem (eu sei o que estou a dizer) só de pensar que ele pode voltar um dia ao Benfica......

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  15. EAGLEHEART20/8/10 02:21

    Meu amigo Helder queres outra historia que se calhar muitos poucos sabem? no tempo do Koeman que so vivia obcecado pela champions e pouco valoriza-va o campeonato? em vesperas de um jogo para a liga e ja hospedados no hotel, por acaso tava a dar um jogo do liverpool na sport tv. o Veiga achando aquilo errado porque o que interessava era o repouso e a concentraçao para o proximo jogo da liga e nao para o jogo do liverpool onde ainda faltavam uns dias, pede ao director do hotel para desligar a tv cabo e nao restou outro remedio para os jogadores do que se irem deitar. isto foi importante porque fez com que os jogadores nao desvalorizassem os jogos da liga e naquele caso o que se avizinhava. tudo factores psicologicos. tolos sao aqueles que pensam que o futebol ou o desporto em geral so se ganha dentro dos relvados ou pavilhoes. as lendas do desporto começam-se a criar muito antes de entrarem nos recintos desportivos, por isso e´ que o mourinho e´ o que e´. grande abraço.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking