O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

Torneio Guimarães: Esperança e Alerta

. 11 comentários
Tudo normal no regresso a Portugal: Uma arbitragem de merda e uma equipa (Benfica) a jogar muito melhor futebol do que qualquer dos adversários portugueses têm feito nos respectivos jogos particulares. Ponto assente!!!

Quanto ao jogo, onde é preciso perceber que faltam 5 titulares absolutos, alguns reforços que ainda vão ser contratados e onde alguns reforços ainda procuram a identidade com o modelo de jogo, houve boas indicações e alguns alertas a ter em conta.

No lado menos bom Filipe Menezes, Balboa e Luis Filipe confirmam que não têm lugar no SLBenfica, enquanto Fabio Faria continua a carregar o peso da camisola do SLBenfica limitando as suas excelentes qualidades com o medo de errar, ainda por cima a ter que jogar muitas vezes a lateral esquerdo, quando a sua posição a explorar é a de defesa central.

Excelentes indicações deixadas por Airton (novamente) mas também por Javi Garcia (a recuperar a condição física). Franco Jara mostra-se como um "diamante em bruto", ou seja, a precisar de muito trabalho acima de tudo táctico, pois a qualidade está lá toda. Kardec também parece merecer boas oportunidades.

Por falar em qualidade, se o Jorge Jesus cometer o crime de "amarrar" o Gaitan a uma ala, eu vou lançar o "Movimento Libertem o Gaitan". Mostra ser um jogador com muita qualidade e técnica, porém "vagabundo", numa típica função de nº10 para a qual conta com a concorrência de Pablo Aimar, que de ano para ano parece estar a melhorar.

Tal como Gaitan, também Amorim parece apostado em mostrar a Jorge Jesus que o lugar dele é no meio campo e não a defesa (direito). A aproveitar a frescura de estar a iniciar os trabalhos, Ruben fez uma excelente exibição e será uma pena desaproveitar esta dinâmica colocando-o a defesa direito no futuro.

Para o fim deixei Roberto que, sem cometer erros, continua a tardar em convencer. Está, claramente, a precisar de uma grande exibição que faça esquecer estes golos sofridos, muitos deles por ter à sua frente uma defesa com uma lateral direita composta por Luis "Frágil" Filipe e Javier "Perdido" Balboa.

Em resumo, o sinal é positivo e muito superior aos adversários directos em qualidade de jogo, mas a equipa além dos "mundialistas" precisa ainda de algumas soluções e precisa de "assentar" ideias, nomeadamente no que diz respeito ao contributo (posição) que se espera de Amorim, Gaitan e Fábio Faria.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. GBàpresidência18/7/10 00:02

    Não acredito que o JJesus "amarre" o Gaitan à esquerda. Pode cair mais para o flanco, principalmente quando não tivermos a bola e o adversário inicie o ataque por ali, mas de certeza que vai lhe dar alguma (muita) liberdade. Já com o DiMaria era assim. Mas a posição nº10 ou é para Aimar, ou para o Carlão.

    O lugar do Ruben Amorim é onde a equipa precisar, e gosto muito de o ver a lateral direito, porque cumpre todos os principios defensivos, e ataca com qualidade.

    Não percebo a insistência de que o Benfica precise de soluções. Acho mesmo que só se sair alguém deve entrar alguém. As várias posições que a maioria dos jogadores (não nos podemos esquecer dos que ainda não chegaram!) pode fazer sem que a equipa perca qualidade de jogo deixam-me totalmente confiante neste plantel.

    ResponderEliminar
  2. Bom, dado que hoje já me fartei de escrever, aqui está o que tenho a dizer:

    http://eusousociodoglorioso.blogspot.com/2010/07/analise.html

    ResponderEliminar
  3. 3 coisas já vimos neste jogo no torneio de Guimarães:
    1 - que o moçoilo Roberto tem que fazer mais qualquer coisinha...
    2 - que nos fazem falta os Mundialistas
    3 - Que os apintadores do XISTREMA/OLARAPIADO já estão em forma e prontinhos para nos xistralharem com uma pintarola do catano !!!

    ResponderEliminar
  4. Se leste o meu post sabes que concordo com as tuas ideias sobre o jogo, a equipa e a arbitragem. Por falar de arbitragem já começaram a saga, ontem ofereceram um penálti ao VG, hoje fizeram vista grossa a um sobre o Jara, sem falar no fora-de-jogo ao Kardec que deu golo anulado.

    ResponderEliminar
  5. Saida de Ramires - Manuel fernandes
    Extremo - Geovani dos Santos
    DE - Silvio do Rio Ave
    Simão NÃO, vem criar divisão, não suporta ser suplente e depois quer a braçadeira.
    Saida de Cardoso - Hugo Almeida

    Extremos precisa-se

    Agora não se percebe a questão do Ramires sair, então vendemos 50% e o homem vai embora???

    André Moet

    ResponderEliminar
  6. eu fui ao estadio, n vi repetiçoens, o quarteto dos arbitos merecia tar no cinema a fazer frente ao quarteto fantastico, fui ate junto do banco e pedi com quantos pulmoens tinha, empresta o balboa e tras o urreta, o preto de bandelete e o pior jogador que em mts anos vi passar no benfica, xorei os 12,50€ quando vi qe o benfica jogava sem lado direito, mas tranquilo so n se ganhou o jogo por mts porque era a feijoens se fosse aserio tava garantido, notavase qua algums andavam mesmo a passear, o roberto n o vi defender uma x, amanha la estaremos outra x com a espequetativa de n ver numca mais luis filipes e balboas e assistir a uma defesa de roberto.

    ResponderEliminar
  7. Muito honestamente o que me preocupa, por incrível que pareça, é a bola. Bem sei que jogam sempre as duas equipas em igualdade mas parece ser demasiado leve tipo "volley de praia".
    É mau para os guarda-redes e para equipas extremamente tecnicistas como a nossa.
    Penso que se o Benfica laçar oficialmente o alerta poder-se-á criar uma corrente que leve a Liga a mudar de ideias. Esta bola é muito má e vai nos dar dores de cabeça quando jogarmos com uma diferente na Champions.
    Fica o alerta.

    Alex.

    ResponderEliminar
  8. Devias ter mencionado o kardec, o ano passado ja deixou boas indicaçoes, mas neste jogo k vi, k portento! so nao marcou dois pk o arbitro nao deixou, e nao so, o k ele fez jogar! o cardozo k se meta a pau...

    Pode ter saido um mini-flop com o éder luis, mas temos dois reforços de janeiro k sao grandes reforços, alem do kardec, o airton nao engana, é um jogador fenomenal, nao falha um passe, numa perde o sentido de jogo, o posicionamento dos colegas, e ainda ha pernas e cabeça pra ir la a frente, aki tb um aviso a navegação pro javi garcia.

    ResponderEliminar
  9. kuanto aos tais jogadores frageis, luis filipe, balboa, entre outros, sao so para tapar buracos antes de virem os mundialistas, depois, vao pra lista de dispensas, pra serem emprestados ou vendidos.

    ao contrario, espero k os jovens portugueses k estao com a equipa, k um ou dois fica-se, pk nao um um lateral direito, um medio centro ou um extremo das camadas jovens? nao vao ser titulares? claro k nao, mas temos jogos da taça, taça da liga, em k podem actuar, e ao estarem a treinar com a equipa principal, so isso é um factor de evolução.

    ResponderEliminar
  10. Epa, ou comparam o Gaitan ao Di Maria ou ao Aimar. Possas, não é bem mais parecido no estilo de jogo com Saviola e sinceramente é para mim o substituto natural do mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Ah, e concordo com o comentário anterior:

    O lugar do Ruben Amorim é onde puder ser mais útil ao Benfica. Se necessitarmos dele na lateral e corresponder, melhor. Se fôr a médio, idem. Importante é contribuir da melhor forma para a equipa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking