O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Perigo das saídas de DiMaria (e David Luiz?)

. 6 comentários
Estou a olhar para a campanha que o SLBenfica fez no ano passado e tenho para mim, como já escrevi no passado, a mesma equipa com o mesmo treinador e com um ou outro reforço cirúrgico, possivelmente atingia as meias finais da Champions - pelo menos.

Mas não vai ser possível. Quim e DiMaria já foram... e o assédio a Luisão, Coentrão, Ramires, Cardozo ou mesmo Amorim e, veremos, a Maxi Pereira estão aí ao virar da esquina, dispostos a acenar aos jogadores com condições e notoriedade de campeonatos que os deixarão na tentação.

Veja-se o exemplo de Luisão: um "capitão" durante sete anos, uma postura totalmente recta durante todo o percurso... e quando "clubes de segunda linha" acenaram com um forte incremento do vencimento e a transição para campeonatos de maior visibilidade, não hesitou em demonstrar interesse. O Fábio também já disse justificar os 30M€, ainda que admita que não será ele a oferecer-se. Ramires diz que não sabe o dia de amanhã e Cardozo foi o que se viu, num momento em que também David Luiz diz "logo se verá". Nada disto deve ser encarado de forma negativa. Tirando Cardozo, nenhum estará a fazer pressão para sair de forma ingrata e mesmo Cardozo tenta agora emendar a mão.

Na realidade são tudo jogadores que ainda não estão no limite da sua valorização, talvez apenas Luisão e... Cardozo. Mas são jogadores que aprenderam a "sonhar" depois da época que viveram no SLBenfica, pelo que é perfeitamente aceitável que ao "fenómeno Mourinho" suceda o "fenómeno Jesus".

E o que é esse "fenómeno"? Precisamente o que Jorge Jesus tem referido a este propósito: A valorização dos jogadores, associada a um enquadramento muito favorável e um treino de muita qualidade que fazem evidenciar as suas capacidades, mesmo perante os mais difíceis adversários. Essa valorização cria nos jogadores a ilusão/sonho que, quando vêem sair um colega numa grande transferência, também eles podem ter essa oportunidade e que gostariam de a viver.

Lembram-se do que aconteceu "aos que ficaram" quando Mourinho levou Carvalho, Paulo Ferreira, etc? Acabaram por "forçar" uma saída para um clube rico de Moscovo, precipitando um ponto final nas carreiras de sucesso.

Não acredito que o mesmo se possa passar com os nossos jogadores, mas acredito que possam olhar de forma menos positiva para o facto de se manterem mais um ano no SLBenfica quando outro(s) colega(s) saem para viver o sonho de uma vida: os grandes campeonatos e os grandes ordenados.

Por outro lado, a "geração Mourinho" não teve a possibilidade de ter no ano seguinte... Mourinho! Já os nossos jogadores continuarão a ser potenciados - se a cabeça deles o permitir - por Jorge Jesus.

Assim, há um efectivo perigo de uma eventual grande transferência de David Luiz, seguida à de DiMaria, possa alimentar a ilusão a outros jogadores de que o Clube poderia aceder também no caso deles a negociar os respectivos passes.

Invariavelmente, não que seja a melhor solução, essa questão poderá ter que ser ultrapassada com a revisão/renovação dos vinculos de jogadores como Coentrão ou Luisão. Ramires não incluo porque "está em condições especiais" e Cardozo também não porque admito que gostaria que fosse negociado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Vermelhusco9/7/10 10:41

    Renovem o contrato do Luisao e do Cardozo. Nao mexer nas clausulas mas aumentar os salarios.
    Fazer o mesmo para o Coentrao e o David Luiz de modo a os jogadores compreenderem que o Benfica os quer manter.

    Isto claro se se mantiver os jogadores.
    Esperemos que a nossa Direccao tenha aprendido com os erros que cometeu em 2007/2008 quando vendeu o Simao e o Manuel Fernandes e despediu o Fernando Santos antes do campeonato comecar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/7/10 11:26

    Melhorar as remunerações de Coentrão, D.Luiz, Ramirez, R.Amorim e Maxi é justo e correcto. Já Luisão não pode ter razão de queixa, pois a sua melhoria salarial ocorreu no ano passado. Aumentar remunerações todos os anos todos gostariam. Aconselho que o SLB ponha o Luisão na linha, sem qq aumento, concentrado apenas em trabalhar bem e a merecere ser trespassado no proximo verão. Sugiro ainda que procure manter o Urreta, aumentando a sua cláusula de rescisão e que recupere quer o Balboa quer o Makukula. A ideia do interesse no nabo do Hugo Almeida é atroz demais para comentar.....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/7/10 11:33

    caro GB: desculpe a pergunta que não se insere no topico. Hoje o record noticia que urreta foi emprestado ao DCorunha, tendo este direito de opção sobre o jogador pelo valor de 15 milhões! Consegue saber se isto é verdade? tenho duvidas sorbre a possibilidade do Benfica poder perder este jogador por este valor, embora tb não consiga perceber pq não é opção para JJ? o que acha?será falta de coerencia minha quando anteriormente referi a impossibilidade do Benfica reter Dluis pelos valores que estavam em cima da mesa?
    socio nº218219

    ResponderEliminar
  4. A capacidade de gestão da direcção e equipa técnica vai ser posta à prova. Uma das hipoteses é apetrechar a equipa com mais jogadores de valor confirmado para substituir quem sair para que o resto da equipa sinta confiança e confiança que a equipa será capaz de fazer uma época igual ou melhor à do ano passado e assim alguns dos que ficarem terem a sua oportunidade de dar o salto.

    Mas julgo que apenas é admissivel mais uma saida. Mais que isso torna-se perigoso e fica em causa a revalidação do titulo.

    ResponderEliminar
  5. Luís Filipe Vieira anunciou esta noite a aquisição de Alípio ao Real Madrid B por uma verba que deverá rondar os cinco milhões de euros. Trata-se de um miúdo que completou 18 anos há dois dias, com uma aparência extremamente frágil (mais parece um juvenil), e que irá ser emprestado sendo que muito provavelmente nunca chegará a integrar o plantel do Benfica.

    Este pífio acto de gestão espelha o desnorte (ou será algo mais do que isso?) que impera nesta direcção. Desde quando nos podemos dar ao luxo de gastar cinco milhões num jogador para emprestar? Lamentavelmente é assim que o nosso clube é gerido.

    ResponderEliminar
  6. Penso que o Benfica não deve vender mais ninguém, custe o que custar. No futebol, mais do que ter excelentes jogadores é preciso ter uma excelente equipa, e os que cá estão têm o que os que vêm não terão, por muito bons que possam ser: entrosamento.

    Ter uma equipa rotinada é muito mais importante do que ter um conjunto de bons jogadores. Isso é evidente nas selecções, por exemplo. Claro que há excepções mas é uma grande vantagem para algumas selecções poder aproveitar o trabalho de algum clube, onde os jogadores estão juntos há anos. Portugal de 2004 tinha a base do Porto, a Itália de 2006 tinha o meio campo do Milan, a Espanha de 2008 e 2010 é Barça com mais 3 ou 4.

    Já agora, não me parece que manter os mesmos jogadores possa significar chegar às meias-finais da champions. Isso depende muito da sorte que tivermos, nos jogos em si e nos sorteios. Quem tem equipa para ir às meias finais também vai à final e ganha. Só precisa de sorte. O que quero dizer é que não podemos colocar uma meta definida consoante os jogadores que ficarem. Podemos chegar às meias finais sem esses jogadores se tivermos sorte ou podemos nem passar os oitavos com eles se nos sair logo o Barcelona ou algo do género, porque à partida será complicado passar o grupo em 1º.

    Um abraço.
    JFS

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking