O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 4 de julho de 2010

Manobras de diversão

. 13 comentários
Tenho ligo algumas vezes no GB alguns comentários que apontam à minha falta de gratidão. Eu sou ingrato com o Presidente que nos últimos 10 anos nos deu dois títulos. Eu sou ingrato com os jogadores que recebendo milhões desempenharam bem o seu papel. Eu sou ingrato com o Director Desportivo que é um grande benfiquista e um figura do SLBenfica.

Enfim, eu nunca estou satisfeito e pareço ser "do contra" para alguns que visitam o GB. Curiosamente, esses são cada vez menos, pois o tempo tem-se encarregado de me dar razão em diversos temas, o que faz com muitos voltem aos comentários para dizer que fazem sentido algumas questões aqui escritas.

Eu lamento se os mais sensíveis benfiquistas ficam tristes com o facto de eu não embarcar em determinados carnavais e já cá andar à uns tempos para perceber o oportunismo de algumas decisões e, especialmente, notícias da imprensa. Exemplos?

Benfica anuncia DiMaria por 25M + 5M objectivos individuais + 6M objectivos colectivos
Reacção imediata - Desagrado generalizado entre os benfiquistas
Noticias do dia seguinte - Os 5M afinal são pela... inscrição na Liga e a transferência já vale 30M
Mais noticias dos dias seguintes - Benfica prepara-se para esticar a corda com Oliveira aos 40M
Mais noticias dos dias seguintes - James Rodriguez (há um mês que vem noticiado para o Benfica) afinal vai para... o FCPorto.
Mais noticias dos dias seguintes - Roberto que chegou por 8,5M tem proposta de 12M para uns e de 14M para outro.
Voltando à transferência de DiMaria, dizem então as notócias que afinal dos 5M são por 20 jogos na Liga (50% quase) e os 6M são pela qualificação para a Champions...

Em pouco menos de uma semana, e com alguma palha pelo caminho, a transferência de DiMaria virou uma razoavelmente boa transferência, ainda que muito se tenha escrito de diferente do que o SLBenfica comunicou à CMVM.

Em pouco menos de uma semana, e com alguma palha pelo caminho, já ninguém fala no Rodriguez...

Outro exemplo paradigmático é o de Eduardo, sim Eduardo. O guardião português esteve muito bem ao mais alto nível e as suas qualidades corre mundo. Com uma clausula de rescisão de menos de 50% do custo que Roberto teve para o SLBenfica e possivelmente com a mesma proporção no que diz respeito aos salários.

Com o final do Mundial, não houve quem se esquecesse que Eduardo vale pontos... e valeu, e demonstrou-o. Roberto começou a parecer, sem jogar, um quase erro de casting pelos valores envolvidos e foi necessário inverter esse quadro aparecendo com as notícias dos milhões pela aquisição.

Eu sei que o Roberto só fez 28 jogos nos últimos 5 anos e que isso limitou muito as possibilidades de observação do jogador, mas não acham que os clubes ingleses têm o hábito de ser um bocadinho mais inteligentes do que esperar que um jogador "em baixa" saia "em alta" para depois pagar ainda mais por ele???

Ou seja, parece-me clara a manobra de comunicação para valorizar o Roberto e mostrar uma fantasia de que não foi só o Benfica que colocou no topo das prioridades, disposto a investir no jogador. E para os mais nacionalistas e sensíveis, lá aparece (n'A Bola, pois claro) o nome de Eduardo como segunda escolha se Roberto saísse - que não sai.


Estamos, então, a falar de comunicação! Mas também a falar do que mais irrita o GB: Ver o SLBenfica a correr atrás do prejuízo, ou seja, depois dos erros cometidos ou depois de decisões mal preparadas... vem-se tentar emendar a mão. Sabem que o GB odeia ser enganado. Ou melhor, até posso ser enganado, mas pelo menos façam-no bem feito e de forma a que eu não perceba que estou a ser enganado.

Novamente, esta necessidade de andar constantemente a correr atrás dos jornais para "plantar" as noticias que são necessárias para "acalmar as hostes" depois de medidas pouco inteligentes ou mal preparadas, é algo que ao cabo de quase 10 anos de liderança eu considero inaceitável.

O que reclamo neste tópico não são as decisões que são tomadas. Sobre isso já falei noutros tópicos e todos sabem que nos considero um clube estrategicamente desorganizado. O que reclamo neste tópico é que, mesmo as decisões menos aceites ou mais polémicas, sejam bem preparadas ANTES e não DEPOIS.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. O Benfica ainda tem de melhorar muito em termos de comunicação. E o que nós poderíamos ganhar com isso.

    ResponderEliminar
  2. Caro Gb,
    Entendo a sua relação com o Benfica como a de um pai com o filho : Amamo-los mais que tudo, mas se por ventura fizerem asneiras, não seremos piores pais ou menos pais se lhe chamarmos a atenção ou lhe dermos uma reprimenda.
    Esta é pelo menos a minha atitude perante o Benfica e os acontecimentos relacionados...Se achar bem digo excelente, mas se não achar dou a minha "reprimenda".
    Mas como ninguem é dono da Verdade em absoluto, quando achar que é devida a "reprimenda", outro pode achar o contrario e vice-versa, daí a necessidade de respeito por todas as opinioes.
    O que me parece importante e essencial é o interesse que todos temos em tornar o Benfica maior e melhor, cada um com a sua perspectiva.
    Relativamente ao LFV,(assunto que de alguma forma tem sido aqui debatido) não nego que tenha tido um caminho meritório...mas não excelente. E este, na minha opinião, era assunto que dava "pano para mangas" e que eventualmente poderá ficar para uma futura oportunidade.
    Parabens pelo seu blog e assuntos que levanta, pois são na sua maioria da maior pertinência.
    Cumprimentos,
    Jose Coutinho

    ResponderEliminar
  3. GB, o Eduardo não tem cláusula de rescisão, tem sim uma cláusula que diz que tem que ser vendido por um minimo de 4 milhões, sempre 4 milhões para cima, por isso é que está valorizado em 10 milhões.
    Quanto ao James, já foi dito pelo empresário que nao foi questão de dinheiro, o Benfica dava mais, mas quando há uma equipa que tem dois internacionais da nacionalidade do James, sendo um deles um dos ídolos dele é óbvio por onde iria optar.
    Negócio do Dí Maria foi mau? David Silva foi por 30 ou 33 milhões para o City, não me venham dizer que o Di Maria é muito melhor que Silva para valer mais 10 Milhões que ele, quando o Dimaria tem um época em grande nível e 2 razoáveis no máximo e o Silva tem 3 em grande nível no campeonato ESPANHOL.
    São opiniões, mas acho que a constante referencia aos mesmos assuntos tira um pouco de qualidade aos post's, para mim o melhor Blog que frequento, mas Move On GB ;) !

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/7/10 15:04

    O seu blog é sempre o primeiro que procuro. Não sou um grande fã de LFV mas não tenho visto grande alternativa, por isso, gosto de ler o que escreve porque me faz pensar mais sobre o Benfica e ao mesmo tempo manter-me aberto a ideias diferentes. Devo-lhe dizer que tenho concordado com muita coisa do que tem dito e nas minhas tertúlias de café digo muitas vezes aos benfiquistas para lerem o seu blog. Ser crítico nunca fez mal no nosso Benfica e lembro sempre que foi por haver pessoas que não se renderam que Vale e Azevedo caiu. Por isso, um grande abraço pela forma como tem exposto a suas ideias.
    Em relação ao Roberto, já se percebeu que se pagou muito, e na minha opinião estas notícias têm alguma segunda intenção que ainda me escapa. Acho estranho que as notícias comecem a sair no dia depois de se ver a lastimável condição física do jogador no primeiro treino da época. Todos sabemos como Jesus é exigente... Espero que seja só uma má impressão minha, mas estou a achar estranho esta ligação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. São constantes os erros de LFV na gestão do futebol... E portquê? São tantos anos à frente do futebol que já não se justificam...
    E já agora, GB, qual a opinião sobre Rui Costa?

    ResponderEliminar
  6. Caro GB
    Já ha muito tempo que não dizia nada, mas acho que este tópico é um bom sitio para dizer que apoio o trabalho que tem desenvolvido aqui no Blog.
    Apesar de nem sempre concordar com as opiniões aqui expressas, por exemplo o negócio Di Maria não me escandaliza, e muito menos a compra do Roberto em detrimento da compra do Eduardo (isto pelo menos por enquanto; na realidade ainda nem demos tempo ao Roberto para mostrar as suas qualidades portanto vamos aguardar com calma), mas acho que é sempre bom haver uma critica sustentada - característica que é sempre visível no que escreve.
    Posso dizer que apoio a visão expressa aqui no Blog relativamente à formação e ao lançamento de jovens na equipa principal.
    Absolutamente deliciosa é a opinião do GB relativamente à compra do ex-capitão do SCP pelo FCP.

    Cumprimentos e força com o bom trabalho que tem sido desenvolvido,
    Gonçalo Cardoso Dias

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/7/10 20:42

    Olha tu és bastante critico, pois lembro-me da contratação do Javí Garcia, tanto dinheiro por um jogador que não joga no Real Madrid.
    Ver o Dí Maria por 30€Milhões já é bastante bem vendido, porque ele não vale metade e sou benfiquista.
    Eu gastei do meu dinheiro para ir a Coimbra ver o Benfica e o Sr Dí Maria fez o favor de isolado falhar um golo ne passar ao lado do jogo, isto fê-lo a época toda, só se mostrava nos jogos da Europa para se ir embora.
    Tu criticas muito e fazes pouco.

    ResponderEliminar
  8. Pois ninguém põem em causa isso, mas quanto a transferência do Di Maria, eu pessoalmente, acho que mais de 20 milhões por aquele jogador é muito, e isso viu-se ontem no jogo da selecção dele...o Di Maria é só um bom jogador, como ele há milhentos, se o vendessemos só depois do mundial...só se fosse por 10 ou 15 milhões. Mais e olhando para o mercado, vemos que o Liverpool quer libertar o Gerrard (só o melhor na sua posição e como ele há poucos) e vemos que o Liverpool o quer libertar por 30 milhões, agora pergunto o Di Maria é do calibre deste jogador?? Não me parece, poderá no futuro a ser-lo, mas duvido muito. Foi um bom negócio para o Benfica, e, se fosse hoje ou depois da eliminação do Mundial nem por 15 ia, por isso acho que tem de ponderar tudo muito bem. Mais, o Real só gasta fortunas em jogadores que vende camisolas, infelizmente para nós, o Di Maria, não é desses jogadores.

    Quanto ao Eduardo, posso estar enganado, mas neste espaço foi bastante criticado e atacado e, mesmo colocado em causa para ser o número um da selecção, não foi?? Estou me a lembrar por exemplo daquele vídeo do golo que ele sofre no Estádio do Mar. Porque é que o defende agora? Ah, pois, fantásticas exibições, mas aqui neste espaço foi bastante criticado, certo? Se não o foi peço desde já as minhas desculpas. O Eduardo era bom para o Benfica, não veio, tenho pena, e, mais reparem numa das suas declarações(penso que foi na zona mista, no fim do jogo Brasil vs Portugal), parece que algo triste por não vir para o Benfica, se calhar estava em sua mente, já que o Jesus o quis no ano passado!! Pareceu-me!! Até comentei, o gajo está mandar esta boca, como que a responsabilizar-nos por não ter ido para o Benfica, vejam isso.

    Ainda bem que todos vimos aqui e debatemos, porque só assim o Benfica cresce, temos de ser assim, debater e crescer, mas mesmo quando as decisões não forem de acordo com aquilo que nós idealizamos não devemos deixar de apoiar o nosso benfica...

    Carrega Benfica

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/7/10 00:32

    Quando interessa as noticias são plantadas...
    Quando interessa as noticias são verdadadeiras...
    Quando interessa esses jornais são todos avençados do PC e do JO...
    Quando interessa...

    enfim... coerência.

    ResponderEliminar
  10. Após três treinos conseguiu-se ver que Roberto não corresponde e que Jara vai ter dificuldade de adaptação...

    Fantástico!!!!

    Quanto ao negócio de Di Maria mantenho a minha posição... Se chegar aos 30 milhões é bom negócio...

    Quanto ao Eduardo, este nem metade vale do Roberto... Eu não embarco em euforias por uma ou outra boa exibição... Eduardo cometeu durante estes dois anos erros de um iniciado... Beto(do corruptos), Quim e Moreira são melhores que ele...

    Quanto ao que diz o último anónimo de 05 de Julho á 00:32, é um pouco assim...

    Acredita que partilha algumas das tuas ideias mas há coisas em que não tens coerência nenhuma... Umas vezes baseias-te em jornais como se o que viessse lá fosse as maiores das verdades e outras vezes dás a entender que aquilo é tudo mentira e tudo não passa de manobras, ora LFV, ora do sistema, conforme dá jeito...

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/7/10 08:35

    a saida do di maria tem 33 milhoes garantidos. 35 se for camepao nacional, 37 se for campeao nacionale europeu.
    ponto final num BOM NEGOCIO.

    o roberto teve essa noticia na bola. e no record. e no jogo. começa a ser demais para ser tanga. no JOGO...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/7/10 10:17

    Caro pjsimões, sabes porque não reconheces erros ao Roberto? Porque nunca o viste jogar e já consegues dizer que vale (em jogo) o dobro do Eduardo.

    Com esse pressuposto tão errado, achas que vale mesmo a pena continuar a conversar?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking