O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jorge Jesus, o GB e as Contratações

. 16 comentários
Ontem ouvi com atenção a (mais uma) entrevista do nosso treinador Jorge Jesus. Vou começar por aqueles que reclamam de o JJ não dar as entrevistas à BenficaTV, mas sim à SIC e à RTPn que alegadamente enxovalham o Benfica nesses programas.

Sobre esse tema, é preciso compreender que o Benfica é um clube do Povo e o treinador quer passar, e tem-no feito, uma mensagem sobre a conquista do título e, especialmente, sobre o futuro do SLBenfica. Para isso é preciso chegar a todos, pois são esses que motivados serão sócios do SLBenfica e ajudarão com isso o clube a crescer.

Além disso, e para quem não leu deixo aqui o tópico João Gabriel - Por trás de um Grande Clube..... Aí podem encontrar também a referência a outros dois tópicos sobre a Comunicação do SLBenfica, onde fica bem patente a necessidade de "alimentar" esses submissos para que não actuem em contra-poder com o SLBenfica.

Quanto à entrevista em si... bom, bem sei que alguns esperem que fale que o GB avançou ontem com "sugestões inocentes" que agora "estranhamente" estão a ganhar corpo (Simão, Huntelaar, Quaresma... eheh). Mas não vou por aí. Não é importante...

O que é efectivamente importante é olhar para, novamente, a postura de Jorge Jesus. Fazendo jus à frase do passado "o fair play é uma treta", Jorge Jesus aparece nestas entrevistas de peito aberto e sem necessidade de esconder o jogo.

Enfrentou de caras o Rui Santos, o jornalista da SIC e ontem os três submissos do Trio de Ataque (o Estatísticas, o Vigílias Azuis e o Hugo Gilberto). Porque é essa postura que os põe em sentido... Fica evidente para eles que o entrevistado sabe mais dos temas em questão do que... quem pergunta.

Quanto ao conteúdo em si, comecemos pelo tema mais polémico entre os benfiquistas... a confirmada saída do Quim. Podemos olhar por dois prismas:

1. Jorge Jesus considera que Quim não tem tudo o que o Benfica precisa para a baliza e pretende contratar um jogador que o tenha. Nesse caso, dado que Julio César aceita a condição de suplente, é necessário optar entre os dois que terminam contrato. Quim ou Moreira. O primeiro lida muito mal com a condição de eventual suplente (depois de ter sido já duas vezes campeão no Benfica) e o segundo lida bem, mas tem ainda outro ponto favorável, conta para a UEFA como jogador da formação. Neste caso, aceitarei o cenário se a "minha escolha" fosse/for possível: Akinfeev, um guarda-redes de top.

2. Jorge Jesus considera que Quim não tem tudo o que o Benfica precisa para a baliza e pretende contratar um jogador que o tenha. Se a escolha for Marco Amelia ou Eduardo, por exemplo, acho um erro tremendo optar-se pela contratação (com elevados custos) de um guarda-redes que acrescenta muito pouco ao que Quim tráz ao Benfica.

Neste caso é, então, aguardar para ver o que o Presidente e o Jorge Jesus nos reservam para a escolha do Guarda-redes. Aceitarei a medida se for um guarda-redes de top e com anos para dar ao Clube (Toldo é de top, mas em fim de carreira); discordarei se for uma opção tipo Eduardo ou Amelia.


Depois, o tema Fábio Coentrão. Afirmou Jorge Jesus que não precisamos de um defesa esquerdo titular, porque isso já temos. Concordo em absoluto, ainda que considere que se entusiasmou quando afirmou que o Fábio será dos melhores laterais esquerdos do Mundo num ano ou ano e meio. Será um excelente lateral, na minha opinião, agora dos melhores do Mundo........


O demais foram temas correntes, onde Jorge Jesus é, possivelmente, o treinador português mais conhecedor. Falou-se de balneário, de estratégia e de táctica, de fairplay, enquadrou-se Jara, Gaitan e Fabio Faria, enfim... de futebol. Jorge Jesus deu umas valentes lições numa vertente onde eu considero que ele aí até é superior ao José Mourinho.

Para fechar, um breve comentário sobre quem afirma que "Jorge Jesus fala demais". Talvez! Talvez ele consiga dizer o mesmo e passar a mesma mensagem de uma forma mais contida, mais comedida, mais "matreira".

Mas sabem, quem lê o GB compreende que o GB não pode censurar o Jorge Jesus por falar de peito aberto, de qualquer tema. Trata-se de uma pessoa apaixonada pelo que faz e pelos temas de que fala... e tem, por isso, o coração demasiado perto da boca... e por vezes é penalizado por isso.

Jorge Jesus não mede se a imprensa vai ter um orgasmo quando ele diz o que diz... Jorge Jesus pensa em defender o SLBenfica, os seus jogadores, o seu Presidente e no final... Gritar Campeão!

Por isso mesmo ele termina com a frase "Dificilmente o Benfica não será campeão no próximo ano". Eu completaria esta frase com o que Mourinho terá passado aos jogadores do Inter na despedida:

"Não sou o maior, mas não há ninguém maior que eu".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Concordo plenamente GB.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. É o treinador certo no clube certo!! Só construindo uma grande podemos ambicionar ser Bi Campeão Nacional. O próximo ano vai ser muito duro.. CARREGA BENFICA!!

    ResponderEliminar
  3. "GB", acho que nós ainda continuamos a saber muito da coisa... :)
    Á cerca de um mês atrás confidenciava isso com um benfiquista insuspeito.
    "Simão, Quaresma e Huntelaar....destes três, dois serão jogadores do Benfica"
    Ainda me lembro do ar de incrédulo dele, mas hoje arrisco em dizer que possívelmente só um será, pois a proposta pelo Cardozo está longe de agradecer.
    Vamos esperar pelo Mundial...e pela ajuda do Quique que não conta com o nosso antigo capitão.

    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Ricardo...

    olha que eu apostaria que o Cardozo estará perto de estar vendido

    Я думаю, что это путь в Россию. Посмотрим, если же оно подтвердит

    Descodifica como quiseres ;)

    ResponderEliminar
  5. O Tacuara é um caso "especial". Mal-amado dos Benfiquistas, rapidamente aceite por quem quer investir...

    Há coisas inexplicáveis. :)

    Quanto ao Simão e Quaresma, duvido que entrem simultaneamente nas contas da próxima época. Ou um, ou outro...

    ResponderEliminar
  6. Ola GB.
    Concordo plenamente com o post, principalmente porque desta vez não veio escrito o desejo de ver o quaresma na luz...
    Quanto aos GK, até nem vejo com maus olhos a vinde de Amelia, mas sem dúvida, Akinfeev é a melhor opção (e mais cara)
    Quanto à entrevista em si, não gostei de uma coisa. Tenho a certeza absoluta que o bufolas quer num futuro próximo o JJ a treinar a pocilga, e para tal ao longo do campeonato foi sempre bastante correcto com ele, algo que me faz comichão. Esta entrevista no trio de otários "(o Estatísticas, o Vigílias Azuis e o Hugo Gilberto)" deixou-me a impressão que JJ recebe essa "amabilidade" com agrado e a retribui, o que me deixa pouco descansado....
    Saudações Benfiquistas

    ÀBenfica

    ResponderEliminar
  7. Cardozo para a Grécia? Por quanto?

    ResponderEliminar
  8. Grécia não....Russia!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Se o Cardozo for realmente para a Rússia, que seja por valores nunca inferiores a 35M€. Se vier o Huntelar, seria na minha opinião excelente negócio.

    ResponderEliminar
  10. Boas.

    Lamento a saida do QUIM , é um Bom GR , apesar de não ser nenhum Preud`Homme , e sempre deu tudo pelo Benfica , inclusivê jogar lesionado.

    Muito honestamente , preferia ficar com ele e 1 junior para complementar um GR de maior nomeada do que qualquer um dos outros 2 que fizeram a época , Moreira e Julio César , que nenhum deles tem pedalada para o benfica.

    Quanto ao Resto , espero que saiam o menor numero de jogadores que seja possivel , mas obviamente que calculo que Di Maria , David Luiz sejam praticamente cartas fora do Baralho.
    Em qualquer dos 2 casos , penso que se substituem bem , pois URRETA e SIDNEI estarão á altura , e ainda por cima com o Gaitan e o Fabio Faria que estão na calha tambêm.

    Caso saiam mais , Coentrão , Ramirez e prai Cardozo , a coisa vai-se complicar pois perderiamos nucleo Duro do Benfica e seria mais complicado recuperar.

    SObre noticias de contratação , o avançado Huntelar seria interessante , tal como não me importava do Luca Toni.

    Simão seria Bem Vindo...

    Quaresma , far-me-á rasgar o cartão de sócio....
    De modo algum quero esse Filho da P no benfica.

    E já agora junto aos Indesejáveis todo e qualquer jogador que venha de Braga , como tal o frangueiro eduardo , nunca na vida....

    Estou muito atento a ver como a SAD do Benfica irá gerir a próxima época...

    Como já tou farto de dizer , Muito mais dificil do que ganhar um campeonato , é saber gerir o sucesso e preparar uma nova época.

    Da ultima vez que isso aconteceu , foi TRÁGICO...
    Com o desmantelar por completo de uma equipe campeã...

    Saudações.

    ResponderEliminar
  11. Calma, malta.... voces entusiasmam-se logo.

    o que aqui está a ser falado são meras opções, como serão outras (ou não).

    Alguém falou em negocios consumados?

    ResponderEliminar
  12. Boas,
    Em relção às tuas sugestões que, segundo se diz, parecem estar a confirmar-se, eu continuo a ter a minhas dúvidas.

    O Huntelaar, de facto, está assumido, e espero mesmo que venha. O quaresma, pelo facto de vir no CM não significa nada. Qualquer blog tem mais fiabilidade do que aquele jornal. Repara que essa notícia não está on-line, porque será?! O on-line não vende jornais. Quanto ao Simão, espero que nem passe pela cabeça dos nossos responsáveis traze-lo de volta. Esse não é o caminho.

    O Ankinfeev é realmente um excelente gurada-redes mas é extremamente caro. É sonhar alto demais. Acho que é tão dificil vir ele como seria o Casillas ou o Cech. A minha sugestão é o Francisco Guilhermo Ochoa. Já o conhecia do Football Manager (que raramente se engana) mas depois deste video fiquei ainda mais convencido.

    http://www.maisfutebol.iol.pt/2009-videos/ochoa-mexico-guarda-redes-video/1165560-4775.html

    ResponderEliminar
  13. És a segunda pessoa que me fala no Ochoa. Sim, uma excelente opção sem duvida.

    ResponderEliminar
  14. "... o bufolas quer num futuro próximo o JJ a treinar a pocilga..."
    Epa!!! Esta não.
    Se um dia o JJ for parar ao Dragay, do modo como o trataram lá, e aos nossos, epa... caralho!

    ResponderEliminar
  15. GB;

    Faz artigo sobre a precariedade dos vínculos na estrutura. É um mal que nos impede de evoluir.

    Saudação SLB.

    ResponderEliminar
  16. Eu prometi e alguém me ajudou a cumprir!
    Vou ajudar o clube a crescer, finalmente tenho o meu kit e já meti os papéis para ser o próximo sócio do SLB!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking