O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

Gaitan por DiMagia

. 15 comentários
Antes de Gaitan... Houve/Haverá já uma coisa bem mais importante que entra ou entrará na Luz: GUITA! Gaitan, Guitan, Guita... tudo ligado!

O Record, para manter a (falta de) originalidade da imprensa desportiva nacional, aparece com a "caixa" que DiMaria está fechado com o Real Madrid por 35M€ (menos 5M€ do que a respectiva clausula de rescisão). Por troca, chega do Boca Juniores Nicolas Gaitan por 8,4M€ + Impostos - grosso modo estaremos a falar de um valor na ordem dos 10M€.

Recordo que a verba recebida por DiMaria, apenas 70% (24 a 28M€) entra nos cofres da Luz e que as comissões são "on top" dos valores de transferência. Para a avaliação final do valor recebido, deveremos considerar os 4,4M€ antecipados pelo Benfica Stars Fund e os 10% de Jorge Mendes por 1M€, num total a acrescer de 5,4M€.

Ou seja, numa venda de 40M€, o Benfica receberá no máximo 33,4M€ (28 + 5,4). Acresce que acima de 22M€ (o valor em que o Benfica Stars Fund avaliou DiMaria), o Benfica pode ser obrigado a vender o jogador ou então terá que pagar ao fundo 20% do valor da oferta recusada.

Posto isto, falar em vendas pela clausula de rescisão é popularismo do Presidente, que não terá quaisquer argumentos para sustentar a recusa de propostas. A não ser... A não ser... que tenha capacidade negocial para antecipar uma proposta de venda pela clausula antes que cheguem outras propostas.

A ser verdade a primeira notícia (algo que me levanta efectivas dúvidas), dado que a segunda está confirmada, duas preocupações absolutamente imediatas me saltariam:

1. Nicolas Gaitan joga, preferencialmente, na mesma posição de Saviola e Franco Jara (excelente contratação).

2. DiMaria, um dos mais cobiçados jogadores da Europa, preferencialmente, médio ala esquerdo, sairia assim por um valor inferior ao da cláusula de rescisão.

Quanto ao ponto inicial, aquele que por hora é o único sobre o qual faz sentido fazer conjecturas efectivas, dado ser o único que está confirmado, quem melhor conhece Nicolas Gaitan sabe que o jogador PODE FAZER a posição de DiMaria (e até a da ala direita), mas PREFERENCIALMENTE é um segundo avançado, de qualidade, mas um segundo avançado. Está, Gaitan, mais próximo de ser um substituto de Aimar do que de DiMaria.

Neste enquadramento, a confirmar-se (como acho inevitável) a saída de DiMaria, é absolutamente fundamental que na cabeça de Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira não se estejam a "apostar as fichas" em Nicolas Gaitan para essa posição.

Por outro lado, essa saída (DiMaria) é das poucas sobre a qual defendo que deveremos ser totalmente intransigentes face à clausula de rescisão. 40M€ não é efectivamente um valor demasiado elevado para DiMaria - algo que por exemplo penso não se verificar nos casos de David Luiz e Cardozo para quem 50 e 60M€ me parecem exagerados, que considero perfeitamente aceitável negócios na ordem dos 30/35M€ e 20/25M€ , respectivamente.

Já no passado houveram outras "promessas" de saídas apenas pela clausula que mais tarde não se vieram a verificar, como foi o caso do Simão Sabrosa, Tiago, Miguel ou a estranhamente negociada clausula do Manuel Fernandes. Estes casos, em tempos de "vacas magras", espero que tenham ficado arrumados para sempre no baú dos erros a "não repetir".

Novamente, repito e reforço, a minha perspectiva sobre a venda futura de DiMaria não diz respeito a qualquer posição definitiva do SLBenfica, pois até prova em contrário a noticia do "diário Olé" não é mais do que pura especulação.

Já no que respeita à contratação de Gaitan, se lhe estiver destinada a posição de segundo avançado, parece-me uma boa opção, ainda que não a compreenda à luz da contratação de Jara e manutenção de Saviola (já para não falar em Nuno Gomes, Weldon e Eder Luiz para essa posição).

Posto isto, a minha primeira escolha para as alas esquerda e direita do SLBenfica continua a falar português (bom português) e dá-se pelo nome de Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Anónimo4/5/10 22:38

    se juntares as comissões (sempre por fora, claro) chegas aos 40 milhões

    ResponderEliminar
  2. Vermelhusco4/5/10 23:10

    Nao gostava de ver o Quaresma de vermelho pois ele nao tem personalidade para o Benfica. E preguicoso e egoista e poe sempre os seus interesses acima dos da equipa.
    O Simao era bem vindo mas corria o risco de ver comparado o seu rendimento com o que fazia antes de ir para o Atletico Madrid. Nao acho que fosse bom para ele.

    E um facto que a clausula de rescisao do Di Maria e "acessivel" tendo em conta o valor do jogador mas nao me parece que os 35 milhoes sejam um valor definitivo. Antes um valor que o Benfica estara disponivel a aceitar como ultimo recurso.
    Apesar de achar que os 40 milhoes sao acessiveis se ninguem bater o valor da clausula mais vale baixar um pouco para receber dinheiro pelo Di Maria. Convem nao esquecer que o Benfica so tem 70% do seu passe (20% no fundo + 10% no Jorge Mendes) e a que vende-lo enquanto esta valorizado.

    O Gaitan parece-me um bom nome e muito provavelmente um jogador que pode fazer a posicao do Aimar ou Saviola ou Di Maria. Se for mais constante que o Aimar a nivel fisico acho que compensa a aposta: se o Benfica quer fazer boa figura na Liga dos Campeoes e Campeonato para o ano tem que ter jogadores que aguentem a epoca inteira e jogos durante os 90 minutos.
    Algo que nem Carlos Martins nem Aimar dao garantias de fazer.

    Quanto ao Nuno Gomes e Eder Luis parece-me que o Eder Luis nao agarrou o lugar e esta na calha para ser dispensado e emprestado. O Nuno Gomes sera apenas uma voz no balneario para transmitir a mistica como ja foi este ano.

    Quanto a substitutos para o Di Maria ja temos jogadores no plantel: Coentrao (temos que arranjar um lateral esquerdo a serio) e Urreta, que fez um campeonato brilhante no Uruguai (o Penarol quer pagar 6 milhoes de dolares por ele)!

    ResponderEliminar
  3. Podem vir todos menos o quaresma. O gajo não tem qualidade para jogar no benfica. A unica coisa que faz mais ou menos bem é trivelas. De resto é um jogador banal. Querem um jogador para o lugar do Di Maria? Recomendo o Drenthe do Real madrid

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/5/10 23:39

    gb

    para a direita nao queremos um jogador desse genero. eu gosto desta formula de um ala mais rasgador como di maria e outro de equilibrios como ramires. nao como quaresma.

    quanto as fichas todas em gaitan para a esquerda... nao e assim: se contratarmos um lateral esquerdo de alto nivel, coentrao fara muitos jogos no lugar que este ano foi do di maria! precisa ainda de ganhar 3 ou 4 quilos de musculo para dar o salto definitivo.

    depois, acho que é claro que vira um guarda redes. veremos quem. se for o eduardo espero que o apoiem, porque embora nao seja um superstar tem potencial para ser superior ao quim.

    ResponderEliminar
  5. Caro GB, este Gaitan vem de encontro ás caracteristicas que JJ aprecia, polivalência... Este tipo de jogadores permite mudar o sistema de jogo sem fazer substituições... Esta é a minha opinião.

    Quanto ao Simão e Quaresma, concordo plenamente com ambos... Para a direita iria buscar o joão aurélio, um jogador muito interessante...

    ResponderEliminar
  6. Vermelhusco5/5/10 00:59

    GeracaoBenfica convinha tambem analisares esta possivel venda por um valor inferior ao da clausula de rescisao por um outro prisma: as boas relacoes entre Benfica e Real Madrid.

    Afinal de contas o Real tem-nos fornecido optimos jogadores a preco de saldo. O Javi Garcia foi uma grande compra e o Real fez bem em liberta-lo. Quanto ao Saviola prescindiram dos 5 milhoes em prol do jogador (que veio receber um salario bastante inferior) para este vir para o Benfica quando tinha outros clubes interessado nele!

    Nao me admirava nada que essa atitude do Real nao tenha sido uma forma de "abater" no valor a pagar ao Di Maria bem como uma forma de terem prioridade na venda.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/5/10 07:38

    também eu sou contra o quaresma. acima de tudo devemos manter dignidade neste clube - já basta termos contratado o j. ribeiro.

    ResponderEliminar
  8. Quaresma...??? Nem pensar, não o quero ver de vermelho, que volte para o Porto ou và para o novo showroom do seu empresàrio (Alvalidl)...

    Gaitan parece ser bom, Jara tambem. Eder Luiz e Nuno Gomes são cartas fora do baralho (sobretudo o Nuno). Aimar e Carlos Martins não aguentam 90 minutos seguidos...

    Di Maria ? Concentrado de génio... 35-40 milhões é bom negocio, sobretudo com vàrios clubes em crise (So o City està a cima disso...). A saida de Di não me preocupa, estou mais trite com a provavel saida do DL... que coração vermelho têm este jovem, benfiquista do caraças. E que jogador !

    ResponderEliminar
  9. João Davim5/5/10 11:42

    Em primeiro lugar jogar com Simão e Quaresma ao mesmo tempo é suidicio...

    Em segundo lugar, Quaresma não tem lugar no SLB, não tem personalidade, nem qualidade...

    Em terceiro, acho que o retorno de Simão pode não ser o paraíso anunciado.. Quando Simão saiu era o líder do balneário, e estrela da companhia, apesar de Rui Costa. Se voltar agora vai ter um balneário com pouca gente que o conhece e agora Luisão é o líder da equipa dentro e fora do campo (e que líder excelente, como já disseste no blog é UM SENHOR CAPITÃO), e não sei como Simão iria lidar com isso.

    Antes de tudo, o Benfica tem de decidir o que fazer com Coentrão, se o quiser voltar o usar no meio campo (para mim a melhor solução) torna-se imperial a contratação de 2 laterais esquerdos, mas nada de schaffers (que este ano teria dado jeito não fosse Jesus apostar no afilhado cepo César Peixoto), nem Jorge Ribeiros, nem nada disso... Para o meio campo avançaria então Coentrão e regressaria Urreta, a equipa perdia em talento individual, mas ia ganhar em colectivo. Caso queiram continuar a queimar Coentrão a lateral, precisam de um médio esquerdo e Urreta.

    Mas como já disse, mas que contratar muita gente, este ano, é para tapar os buracos de quem sair, e melhorar onde se precisa de melhorar, como Airton é um valor certo, e para o lugar de David Luiz há Fábio Faria e Miguel Vitor e Roderick precisamos de 2 laterais esquerdos um lateral direito, um Keeper extraordinário (isto risca logo o Eduardo) tudo o que vier mais que isto é extra, e estou a pensar como extra um extremo direito, um 10 caso Aimar saia...

    ResponderEliminar
  10. Arsène Lupin5/5/10 14:00

    Não gostaria de ver o Quaresma no Benfica nem por nada.

    Embirro com ele porque já teve por várias vezes um discurso para com o nosso clube ao nível de qualquer ruben micael. Como tal, não lhe deve ser permitido o privilégio de envergar o manto sagrado.

    Mas sim, concordo que o substituto natural do Di Maria seja um extremo, e não um 2º avançado.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/5/10 14:49

    Caros

    São opiniões. Para mim o Ricardo Quaresma não é diferente do Carlos Martins ou do Coentrão antes de passarem pela mão do Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
  12. Vermelhusco5/5/10 15:11

    Bom ponto GB. No entanto ha uma diferenca entre Carlos Martins e Coentrao e o Quaresma: o Coentrao atinou logo que viu que arriscava a estagnar, o Carlos Martins atinou quando foi para o Huelva (o Quique e que nao soube aproveita-lo como a mais de metade do plantel.

    O Quaresma ja teve imensas oportunidades para atinar e francamente se nem com o Mourinho ele atina nao ha-de ser com o JJ.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/5/10 16:28

    e agora pergunto?

    E o urreta ?

    Na ala esquerda com a saida de dI Magia, vinha o Urreta e o gaitan, pois ja deu par ver que o coentrao passsará a jogar a defesa-eskerdo.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/5/10 18:19

    muito sinceramente, acho que vale mais depressa o David Luiz os 50M que o Di Maria os 40M...

    ResponderEliminar
  15. O david Luiz nao vai valer mais que o Di maria pelo menos para já porque o mundial é uma grande montra, e o DiMagia vai de certeza mostrar se a alto nivel como sempre.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking