O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Não foram mais porque há campeonato...

. 4 comentários
O JJ dá o disse e tem toda a razão: A prioridade é o campeonato e é para lá que devem estar direccionadas todas as prioridades. E foi por isso mesmo que depois do 4-0, a equipa basicamente abdicou de acelerar e jogou apenas, parafraseando JJ, para a "nota artística".

Vamos fazer um ponto prévio num facto: O Hertha é uma equipa mesmo muito fraquinha! Uma miséria... capaz apenas de dar luta a equipas em Portugal como o Nacional, Paços Ferreira ou Académica. Nada mais que isso...

Posto isso, e um Benfica a ritmo "à Benfica de JJ" era apenas uma questão de tempo e número de golos marcados até "arrumar" com Hertha de Berlim.

Destaques vou apenas dar ao DiMaria (que génio da bola) e ao Amorim (excelente exibição a demonstrar toda a sua versatilidade e polivalência ao longo dos 90' - Airton??? para quê?). Também Coentrão foi um jogador em evidência pelo envolvimento que deu aquele corredor esquerdo diabólico.

Não quero com isto dizer que só marcámos 4 porque eles eram fracos. Não foi "só porque", mas "também porque". Apesar dos jornais dizerem maravilhas, eu já vi o Benfica jogar bastante melhor, mas também não vejo motivos para preocupação com a qualidade futebolística dado que não era preciso mais do que foi feito.

Contudo, e não me alongando em grandes análises, pois não tenho tempo para tal infelizmente, não posso deixar de manifestar a minha preocupação com a condição física da equipa! Sim... bem sei que o JJ respondeu a isso (e de uma forma muito bem tirada, como é seu apanágio). Mas quem conhece o GB e as linhas que aqui se escrevem, sabe que penso pela minha cabeça e não pelo que os outros dizem.

DiMaria, Aimar, Cardozo, Saviola e mesmo Javi Garcia aos 35min de jogo já demonstravam alguma intranquilidade física - algo que na TV pode não se ter reparado, mas no estádio era bem evidente. A rapidez das transições que nos caracteriza já era feita com metade dos jogadores a não recuperarem e a outra a não avançar.

Na segunda parte, Saviola e Aimar sairam mesmo e Cardozo pediu para sair...

A equipa tem jogado em altíssima rotação e há jogadores já com muitíssimos minutos nas pernas, fruto da sua vital importância para a equipa e pelo facto de (felizmente) não terem lesões impeditivas de jogarem. Já todos vimos que as alternativas na frente de ataque não existem... Nuno Gomes mostrou hoje estar (já ou ainda) longe de outros tempos, Kardec e Eder não parecem convencer JJ, Mantorras é a incógnita de sempre, Weldon eclipsou-se depois de um início auspicioso e Keirrison já saiu tão rápido como entrou.

Deste factor de dificuldade de substituir Saviola e Cardozo está o condicionamento de toda a restante rotatividade, pois se diminuirmos o nosso poder de fogo, não somos tão ganhadores, logo há mais responsabilidade no meio campo. Por isso torna-se dificil a saída de Javi e DiMaria (ufff... corre kilometros em cada jogo) e a gestão da condição física (frágil) de Aimar, que ainda assim tem tido em Carlos Martins uma boa opção, com Menezes cada vez mais fora de órbita.

Sim! A condição física da equipa preocupa-me e hoje não me tranquilizou, não que eles tenham tido problemas declarados, mas sempre que possível (a ganhar 1-0) aproveitavam para andar a passo.

Por ser um domínio de jogo totalmente técnico, admito poder estar a exagerar na interpretação, e desejo que esteja, ainda que o exemplo do Braga de JJ - o ano passado "despachado" pelo PSG na segunda mão porque ficaram sem pernas e com uma recta final de campeonato já mais "sofrível" do que os outros 2/3 iniciais... não me tranquiliza.

No fim de semana, deslocação a Leixões para mostrar, na máxima força, aos corruptos como se ganha em Matosinhos.

CARREGA BENFICA!

PS- 30.400 espectadores num dia de trabalho às 17.00??? Somos efectiva e indubitavelmente a melhor massa associativa do Mundo. Metemos mais gente na Luz a uma terça-feira às 17.00 do que Sporting e Porto em jogos ao fim-de-semana.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Gostamos de ver jogar mas tens razão, a condição física nesta fase já preocupa...
    Hoje em particular gostei de ver o Coentrão.
    E consegui perder 2 golos do Benfica entre o desligar o carro, atravessar a estrada e entrar em casa! BRUTAL!!!

    ResponderEliminar
  2. Também me parece que a condição física não é a melhor.
    Mas tenho dúvidas se a quebra é só física. Isto do futebol não é tão simples como parece.. logo que marcámos o 2º e o 3º, senti um à vontade com bola, uma pressão que não tinha visto nos últimos jogos. (mesmo que depois do 4º golo, voltassem ao mesmo)Porquê? Motivação? "Estão cansados de ganhar"?
    Difícil de explicar..
    Agora também sei que, por exemplo, o Barça hoje quase que foi humilhado (em jogo jogado). Cansados? Acho que sim...

    Acho que esta quebra (física e psicológica)apanha todas as grandes equipas, todas as épocas nesta fase do ano.

    Aqueles que conseguirem passar esta fase, mesmo que com um pouco de sorte, serão com toda a certeza os futuros Campeões.

    Se ganharmos em Leixões, e o Porko não vencer em Alvalixo, a minha convicção é q somos Campeões.

    Abraço.


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. João Davim24/2/10 13:24

    Ainda falta muito campeonato, vamos ver como vão os atletas gerir o esforço. Neste momento temos o campeonato na mão, mas vamos ter de gerir alguns jogos com pinças...

    -Olhanense: vão comer a relva na primeira parte e na segunda lavram o campo com uma charrua. Este jogo vai ser horrivel, eles vão ser violentos e provocadores, e qualquer problema disciplinar vai ser um pesadelo porque o jogo a seguir é no dragão. Em termos de jogo jogado, sem casos fora de campo seria uma vitória fácil. PS: Aposto em Jorge Sousa para este jogo


    -Paços: Ulisses Morais possui um ódio visceral ao benfica, nunca percebi bem porquê, mas vai ser uam repetição de setúbal, toda a gente atrás da linha da bola, e chutos para a frente à procura de jogadores rápidos.

    -Braga: Ui... Domingos vai começar o choradinho já para a semana... Outro jogo em que vão parecer cães esfaimados.
    PS: aposto no Lucilio para este

    Estes vão ser os mais complicados... Sim, eu sei que vai haver SCP pelo meio, mas não dá para fazer previsões até lá.. Até lá ainda é possível que o SCP mude de treinador...

    O que o benfica tem de fazer é em 10 jogos fazer 30 pontos. E assim é limpinho. De qualquer maneira em 30 possiveis fazer 24 dá para ser campeão, até porque o FCP ainda vai perder mais pontos....

    ResponderEliminar
  4. Concordo... mas não será só físico, psicológicamente a equipa também já esteve melhor. Parece-me que falta conseguir gerir um jogo sem a necessidade de acelerar. Foi isso que se passou nos jogos menos conseguidos. O Benfica tentou gerir sem acelerar e não soube. Para mais, acusou o facto de sofrer golos e permitiu avanços aos adversários. Também não valorizo assim tanto esta vitória ao Herta.
    Parece-me até que a goleada terá acontecido mais pelo facto do Jesus se ter sentido acossado pelas análises de alguns jornalistas. E Jesus picado já se sabe como reage.

    Não temo tanto o Leixões, não só por já ter empatado com o porto e por isso já a equipa estar avisada, mas principalmente porque já saiu de lá o antibenfiquista josé mota. Temo sim o Paços, pelo ulisses morais. Rouba sempre pontos ao Benfica, independentemente das suas equipas não jogarem a ponta de um corno. E depois é o Nacional... na Madeira (a sede que o manuelmachado não deve ter de vingança). Logo antes do Braga... ufff!!!

    Depois ainda vamos à figueira encarar o lagarto-tripeiro inácio... e depois o sodomizado sporting...

    Vamos a coimbra encarar o novo mourinho wannabe e depois o bixo do olhanense... até ufff... o porto nas antas.

    No fim, rio ave na Luz.


    Dificílimo o que nos falta do nosso campeonato. Dificílimo. Prioridade máxima ao campeonato.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking