O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 26 de dezembro de 2009

Perspectivas

. 6 comentários
Duas perspectivas, dois factos, duas preocupações:

Lucho Gonzalez
Parece que a não será este a excepção que confirmará a regra. Também Lucho, tal como 99% dos jogadores que passaram mais de dois anos sob os métodos da "amarelinha do Povoas", quando sai do FCPorto... o seu destino seguinte é: As Lesões!

Pois é! O corpo humano é assim mesmo... quando se "vicia" em certas doses, em dificuldades em reagir sem elas. É a chamada ressaca... ou para os jornalistas é a formula milagrosa que faz com que a mega-organização do FCPorto consiga potenciar ao máximo os jogadores, como nenhum clube no Mundo faz. Tretas... DOPING, meus caros!


Ruben Micael
Ponto prévio: Deveria ter sido contratado pelo Benfica este ano (em vez do Filipe Menezes). Será um erro não o contratar em Janeiro... como será um erro não o contratar em cada oportunidade que passe. Cada dia que deixarmos este jogador no Nacional ou a caminho de outro Clube... é uma oportunidade perdida.

Mas o que me traz a falar dele é a preocupação sobre a perspectiva que os jogadores fora do Benfica constroem do nosso Clube, atentem ao que Ruben Micael confidencia sobre Nene (actual responsável pela formação do SLBenfica) e o Benfica em entrevista ao DN:

Há uma coisa que muito pouca gente sabe: quando estava nos iniciados, fui a Lisboa e fiz testes no Benfica. Mais tarde, já juvenil, responsáveis do Sporting viram-me jogar, gostaram e até disseram que se fosse um ano mais novo ficariam comigo. No Benfica, o senhor que me avaliou disse simplesmente que nunca seria jogador de futebol na vida.

Quem foi o "senhor do Benfica"?
Nené.

Erros de avaliação/casting aos 14 anos? Obviamente... são mais que muitos e continuarão a existir! O que está em causa nesta perspectiva de Ruben Micael não é chamar incompetente ao Nene (sim, ainda que não o considere a melhor opção para o cargo - longe disso).

O que está REALMENTE em causa é que, o Benfica há muito que deveria ter "apagado" este episódio da cabeça do Ruben Micael, mantendo com o jogador uma relação próxima e de confiança que pudesse potenciar - se o futuro assim o desejasse - uma possível transferência.

Esta é outra vertente do futebol do Benfica! Temos que saber ser "oportunistas" e criar uma teia relacional que potencie informação privilegiada e uma rede de contactos que nos coloque em posição favorável face à concorrência quando precisamos de "atacar".

Isto deve ser feito ao nível de jogadores de outras equipas, treinadores e dirigentes. O que actualmente fazemos é precisamente o inverso: Vivemos fechados no nosso Mundo e acreditamos (os dirigentes) que somos os "reis da cocada" e quando quisermos todos têm que nos "abrir as perninhas". Errado! Nada de mais errado.

... Ou se calhar, fazemos tudo isto sim... mas com os empresários estrangeiros que enriquecem à conta do Benfica e ajudam uns e outros também a enriquecer com os Kardecs, Airtons, Menezes, Keirrisons, etc.... Deixando caminho livre para manter no esquecimento outros como Nelson Oliveira, Saná, Miguel Rosa, Carvalhas, David Simão, Yartey... ou para encaminhar para os nossos rivais outros como João Pereira, Varela, Rolando, João Aurélio ou Ruben Micael.

O que têm em comum estes jogadores? São portugueses ou formados no Benfica... e não dão dinheiro aos "amigos"e patrões do futebol.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Caro GB

    Rúben Micael parece ser grande jogador, pelo menos no Nacional, mas será que tem estofo para vingar num grande? Ou será mais um caso daqueles que somente são bons em clubes pequenos/médios?! Agora, e aí concordo contigo, muitas vezes contrata-se estrangeiros em detrimento de jovens portugueses, é o que dá os acordos com determinados empresários, para termos determinado jogador, temos de levar com outros mais tarde, nem que seja só para valorizar/rodar! Seria interessante ver o que Jesus faria com este Rúben Micael no plantel, sem dúvida!

    Fiquem bem!

    Jobar
    http://oalguidar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. gosto do micael. mas ir busca-lo em vez do menezes?

    o menezes custou 1 milhao. este custaria 5. nao sao situacoes ocmparaveis, parece-me.

    quanto aos "amigos" e etc, nao pdoes viver sem eles. senao ficas sem plantel.

    gostas de ter o luisao no benfica, nao gostas?

    ResponderEliminar
  3. ripa na rapaqueca27/12/09 00:06

    Dá-me ideia é q emprenhas pelos ouvidos.
    Caguei d'alto para o q ele diz, faço o juizo de valores dps de ouvir ambos os lados da historia.

    Cptos,

    ResponderEliminar
  4. Então e João Pereira, Varela, Rolando e João Aurélio têm qualidade para vestir a Sagrada Camisa do Sport Lisboa e Benfica!?

    QUE LOL...

    Até mesmo em relação ao Ruben Micael tenho as minhas reservas... e os valores que se falam são, no minimo, irrisórios!

    ResponderEliminar
  5. Caro MasterPT, bem sei que assinas por baixo (sem sequer ler) qualquer coisa que seja escrita pela Direcção - mais concretamente por um dos seus membros.

    Ainda assim, acho que se torna ridículo dizeres que o Joao Pereira, Micael, Rolando ou Varela não terem qualidade para o Benfica.

    O teu mentor, posso dizer-te, tentou contratar o Joao Pereira (nao quis dar 3M) e o Varela (quis esperar pelo fim do campeonato e o FCP antecipou-se).

    ResponderEliminar
  6. Varela? Ainda bem que esperou...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking