O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 27 de dezembro de 2009

O que têm em comum...

. 6 comentários
...Luis Figo, Paulo Sousa, Rui Costa, Chalana, Quaresma, C.Ronaldo, Futre, Hugo Leal, João V Pinto, Simão Sabrosa, Manuel Fernandes, etc.?

Luis Figo - estreou-se no Sporting com 17 anos

Paulo Sousa - estreou-se no Benfica com 17 anos

Rui Costa - estreou-se no Benfica com 19 anos

Chalana - estreou-se no Benfica com 17 anos

Quaresma - estreou-se no Sporting com 17 anos

Cristiano Ronaldo - estreou-se no Sporting com 17 anos

Futre - estreou-se no Sporting com 17 anos

Hugo Leal - estreou-se no Benfica com 16 anos

João Vieira Pinto - estreou-se no Boavista com 17 anos

Vitor Baia - estreou-se no FCPorto com 19 anos

Simão Sabrosa - estreou-se no Sporting com 17 anos

Esta é apenas uma pequenina análise - podíamos falar de muitos outros nomes que espalham sucesso e magia no futebol Mundial e que tiveram origem na formação em Portugal.

Ainda me querem convencer que é cedo para dar oportunidades a jovens como o Miguel Victor, Roderick, Miguel Rosa, o Yartey, o Nélson Oliveira ou Saná?

Precisam de ajuda? Claro que sim...
Precisam de tempo? Claro que sim...
Precisam de apoio? Claro que sim...
Precisam de paciência? Claro que sim...
Precisam de crescer? Claro que sim...

E o Keirrison, o Sidnei, o Airton, o Kardec, o Oscar (?), etc. precisam do quê?

Obviamente que não pode "aparecer" mais que um (no máximo dois) por ano no plantel... mas têm qualidade para aparecer, isso têm.

Porque hei-de dar tudo isso a esses estrangeiros sem eira nem beira que mais não servem do que para dar dinheiro a empresários e dirigentes e com sorte aproveita-se um... e continuar a despediçar o talento, determinação e trabalho dos nossos jovens formados no Seixal?

Se querem apostar no futuro... apostem nos NOSSOS jovens e apostem em manter os jogadores que já fazem parte do plantel e que respiram da mística do SLBenfica.

E não me venham com merdas que esses jogadores com mística em tempos foram contratados jovens, pois em tempos também não tinhamos valores tão mais perto de serem seguros como temos hoje... e os de amanhã só poderão ser ainda mais seguros se... apostarmos hoje e continuarmos a apostar amanhã... e depois!

Seguramente que não querem comparar contratação de jogadores como Luisão, David Luiz, Javi Garcia com... Kardec, Airton ou Keirrison. Enquanto contratamos Airton... o Arsenal anda de olho em... Yebda!

Obviamente que chegar um ou outro desses jogadores de vez em quando, não é erro nenhum. Antes pelo contrário. Mas aos camiões???? Não Obrigado - nunca mais de um por época.

PELO FIM DO CAMIÃO DE JOGADORES NA LUZ!


Depois temos ainda o que vos falei no tópico anterior... Jogadores como Ruben Micael, João Aurélio, João Pereira, Sereno, Rolando, etc... nunca têm valor para sair do Braga, Nacional, Rio Ave, Guimarães, etc para um grande.

Mas podemos ir buscar o Shaffer, o Patric ou o Menezes ao cú do Mundo para ocupar o lugar desses jovens portgueses carregados de potencial.

Fundamentalista? talvez... mas venha o primeiro que em prove que vale mais a pena apostar no Kardec do que no Nélson Oliveira, no Patric do que no João Pereira, no Shaffer do que no Ruben Lima, no Menezes do que no Micael, no Balboa do que no João Aurélio, no Oscar do que no Yartey ou no Miguel Rosa, etc. etc. etc.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Concordo a 200%!!! Esta direção fez muita coisa que aprecio, mas esta falta de aposta nos nossos jovens e nos portugueses leva-me ao desespero (não espanta que até a seleção esteja cheia de estrangeiros).

    Não sei se estes "favores" a empresários são a factura a pagar pela recuperação financeira, sinceramente, escapa-me completamente, mas para mim, a vir de fora, só excepcionais e para 2º e 3º opção, venham os formados na casa.

    Ivan

    ResponderEliminar
  2. ripa na rapaqueca27/12/09 15:04

    falas de barriga cheia. queria-te ouvir dizer o mesmo se nao tivesses di maria, david luiz e outros quantos..
    o trabalho está a ser feito, chegam por terem elevado potencial, e os tais q dizem nao estar a ser ajudados, estao a despontar, miguel victor na minha opiniao nao vai a lado nnh, é o foguetório habitual, tal como roderick, sao jogadores que aos poucos estão a ser preparados.. nao sao é para queimar, é completamente diferente do q se fazia antigamente.. jogavam 10jogos de seguida, faziam merda nuns tantos e nnc mais entravam, assim entram aos poucos e vao aprendendo, o mesmo se pode dizer de urreta. primeiro jogo q entra é contra os porcos e q grande jogo que fez. para ti tudo anda mal ultimamente, compreendo que critiques mesmo qd as coisas vao bem, pq assim o deves fazer e é da tua consciência, aceito-o perfeitamente pela diversidade de opiniões.. não posso é concordar, estamos bem e recomendamo-nos..

    ResponderEliminar
  3. Quando me falas nos nossos meninos, fico enternecido. Acho que sim, deviamos dar melhor aproveitamento ao nosso feijoal do Seixal, mas mesmo assim, estou seguro que tanto o REI COSTA como LFVIEIRA, devem saber o que estão a fazer.

    Afinal de contas, temos que ter um grupo de 24/25 jogadores, prontos a fazerem o mesmo que URRETA fez contra o foculporto.

    Temos alguns "barretes" (Balboa,Jorge Ribeiro,Patric,Luis Filipe,Zoro,Keirrison) temos uns assim assim (Shafer,Weldon,N.Gomes) não falando no Mantorras porque é caso excepcional.

    Mas para substituir estes 8/9 jogadores de que falo, mais 2 das estrelas que irão no fim da época por um bom dinheirão, já são 10/11 vagas a preencher. Esta carrada de 2/3 que aí vêm, mais alguns dos nossos meninos, Nelson,Mario Jorge (que rico defesa esquerdo aqui está...)Wartley,Pimenta, Danilo, etc.misturados com os Luisões,Ramires,Saviolas,Cardoso,D.Luiz,Aimar e Javi...javimos que vamos continuar a ter uma bela equipa.

    Estarei a sonhar???

    ResponderEliminar
  4. Também gostava muito de ver as nossas sementes crescerem e brilharem nos seniores. Mas mentalizem-se: O BENFICA não é o Olivais e Moscavide (com todo o respeito pelo Olivais e Moscavide). Olhem para os GRANDES clubes europeus e vejam quantos da formação são titulares indiscutíveis. Aparecem um ou dois de vez em quando. E desses, um ou dois, quantos singram no clube em questão?
    Infelizmente, o futebol é um negócio (por vezes obscuro). Nós, apreciadores de futebol, e consumidores de futebol não imaginamos nem metade do que se passa no mundo do futebol.

    ResponderEliminar
  5. Caro Valter...

    queres "só" o exemplo do Barça? São mais de 10...

    queres o exemplo do Man Utd?

    queres o exemplo do Arsenal?

    Quantos queres mais?

    ResponderEliminar
  6. A questão não é os putos singrarem ou não. È natural q 90% não singre na equipa principal do SLB nem ir buscar jogadores com um potencial tremendo como Di Maria mostrou logo ao primeiro toque na bola. Nada disso está em causa mas sim ir buscar jogadores como Patric e Shaffer. Não há na nossa casa quem possa fazer o q eles estão a fazer? Patric chegou e foi despachado, Shaffer mal toca na bola. Será q não há ninguem nos juniores capaz de fazer, no minimo, igual? Qt nos custaram estes dois jogadores? Não seria uma verba mais empregue num unico jogador com provas dadas?

    É nisto que reside a minha maior crítica. Acho muito bem q o SLB contrate, se tiver possibilidades para isso, jogadores como Ramires, Menezes, Aimar, Saviola, etc. Jogadores de créditos firmados ou potencias estrelas que mostram atributos claros e notórios mal tocam na bola. Agora estes "intermédios" como Shaffer ou Patric penso que são evitáveis pois acredito perfeitamente que na nossa casa conseguimos obter no minimo igual qualidade e a um custo bem menor.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking