O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A verdade desportiva atacada na Amoreira?

. 67 comentários

"Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, colaborou com as forças de segurança para que a evacuação do topo norte decorresse sem problemas.

O conhecido adepto portista relatou, em declarações a Record, o que se passou. "Ao intervalo, fui chamado pelos elementos de segurança, para ver uma fenda no interior do estádio. Estavam aflitos e disseram que era preciso evacuar a bancada, pois estava a cair", explicou.

A preocupação das autoridades ganha mais força, atendendo ao que relatou Madureira. "Ouvimos um estrondo. Quem estava no interior até pensava que tinham rebentado um petardo."

Perante o apelo das autoridades, Madureira, com megafone na mão, foi dando uma ajuda a encaminhar os adeptos para fora do local – estavam perto de três mil espectadores, a lotação da bancada. "Quem estava em baixo, ia para o relvado; quem estava na parte de cima, era encaminhado para o exterior. Era importante que as pessoas não entrassem em pânico."" - Record.

------------------------------------

Ou seja, os elementos da segurança não chamam bombeiros ou Polícia. Chamam Fernando Madureira.

Depois, agora surge o "estrondo". Curioso que NENHUMA das dezenas de adeptos portistas entrevistados ontem em directo mencionou qualquer estrondo ou sequer petardo.

Mas para finalizar, o mais curioso: se a fissura era "novinha em folha", surgida com "estrondo" naquele momento, como é que aparece uma parte já rebocada com cimento?


Queres ver que ainda tenho que ir procurar o REBAP ou o RGEU?

Não vejo qualquer imagem em que uma viga ou pilar estejam com fissuras ou rachados. Mais ainda: esta parede nem sequer parece estar ligada à estrutura da bancada.

O que também não percebo é como é que o jogo é mandado retomar pelos delegados da Liga, os adeptos são acomodados por todo o estádio, e de repente "não há jogo"? 

É ou não verdade que a decisão de não retomar o jogo coincidiu com os sms trocados entre adeptos do FC Porto e a direcção do clube condenado por corrupção?

E porque o mesmo não é retomado hoje? 

O que leva a Liga ou o Estoril a pactuarem com a recusa do FC Porto? 

Nota: Longe de mim querer colocar em causa a segurança de pessoas, sejam elas quem forem. Mas não nasci ontem. Vamos acreditar que em 3 mil adeptos do FCP nenhum tinha ido ao WC durante a primeira parte ou antes de começar o jogo? Que ninguém tinha reparado nas fissuras existentes? 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

67 comentários

  1. Querem ver que o MONKEY é perito?Opah isto está tudo tão bem cozinhado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não vê quem não quer.

      Eliminar
    2. o campeonato da "cagadeira rachada"...

      Eliminar
  2. A liga faz vistorias aos estádios e determina se pode ou não efectuar jogos.
    A culpa é do Estortl?

    ResponderEliminar
  3. Tenho a certeza que se alguém tivesse morrido ia ler iam escrever que tinha sido de propósito. A cegueira clubistica quando ultrapassa certos limites, começa a entrar no domínio da patologia. Certas opiniões fazem- me perder a esperança na humanidade.

    Cumprimentos

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idiota, o problema não é na estrutura. Todas as paredes das casas em Portugal têm rachas!! Apenas rachas em paredes que funcionam como pilares de suporte é que poderiam ter consequências.

      O jogo iria recomeçar e apenas quando houve comunicações entre os adeptos corruptos nas redes sociais que exigiam que o Estoril perdesse jogo com os dirigentes dentro neo estádio, inclusivamente publicando fotos falsas em pilares rachados que não têm nada a ver com este estádio.
      A mim não me enganam. Corruptos!!!


      Eliminar
    2. Pedro Carneiro, já vieste cá vezes suficientes para perceber que nunca colocaria em causa a segurança de ninguém. E de todas as imagens e fotos, não vi nada que colocasse em causa a segurança da bancada. Se mostrarem algo...

      Eliminar
    3. Ó Carneiro? Lembraste do "ai quem me dera que o avião do Chapacoense fosse do Benfica??? "

      Não és só Carneiro no nome...

      Eliminar
    4. Encontrar teorias da conspiração quando os dados apresentados são evidentes é entrar no domínio da psiquiatria. Gostava de ver os teóricos da conspiração a irem no próximo fds, assistir a um jogo naquela bancada e a levarem os filhos com eles, se não há qq problema. Quanto ao Viriato, os seus argumentos continuam infantis, sp à volta do meu nome de família.. não há muito a acrescentar. Que seja feliz.

      Cumprimentos

      Pedro Carneiro

      Eliminar
  4. Diz o drogado para o bebado:"oh pa, nao te preocupes, eu vou ja procurar a tua carteira".

    ResponderEliminar
  5. Há uma foto da net, da base de um pilar, que das duas uma: ou trata-se de uma rotura por punçoamento se for um piso intermédio; ou um assentamento diferencial da fundação. Independentemente do que aconteceu, é inadmissível uma estrutura ter 3 anos e apresentar este tipo de danos. Por outro lado, não existem inspeções periódicas à bancada? O certo é que é muito conveniente para o Porto. Onde está a verdade desportiva se lhes for atribuida a vitória?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, concordo com a tua análise: ou é uma ou é outra. Não conheço a bancada para dizer se era piso intermédio.
      Só que olhando para as fotos fico com muitas dúvidas que, a ser uma rotura por punçoamento ou por má qualidade dos materiais, tenha acontecido ontem. Parece-me ver humidades que não teriam tempo de aparecer em poucos ou sequer 3 ou 4 horas.

      A inspecção é obrigatória. E quem é que nunca viu fissuras em estádios da Liga? Nunca foram ao Varzim, a Setúbal, a Vila do Conde, só para citar 3?

      Completamente de acordo que se protegesse a vida das pessoas mas...nada indica que estivesse em risco.

      Eliminar
  6. Essa fissura nem sequer está sujeita a peso. Vejam que esse vão está simplesmente apoiado e livre de qualquer esforço. Pela foto até dá para ver o teto
    É verdade que rachou mas é normal, principalmente quando a bancada é construída sob pressão para cumprir prazos. Até o nosso estádio da luz em algumas escadas tem betão emendado e não é por causa disso que caiu.

    Vão ganhar o jogo na secretaria, ponto final. Eles perdem pontos noutro campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Mas não vão ganhar na secretaria porque toda a gente já percebeu que isto é mais uma tramóia tão ao jeito da máfia.
      A pouco e pouco vão-se abaixo. Ontem não podiam com uma gata pelo rabo não os estava a ver ganhar o jogo.
      Agora no 2º jogo os defesas do Estoril que estavam lesionados podem recuperar.

      Eliminar
    2. Não vão ganhar na secretaria porque já estão a estudar uma nova data. E não ganham o jogo!!

      Eliminar
    3. A fotografia colocada pelo Shadows é de um elemento não estrutural. Se fossem os únicos danos...mas não são. Independentemente da nossa cor clubista, imaginemos se houvesse um colapso da estrutura. O que estaríamos a falar hoje?

      Eliminar
    4. É óbvio que as fissuras foram provocadas por um movimento das fundações que ocorreu durante o jogo com a carga com a claque. O sismo de ontem pode ter provocado um pequeno movimento de terras sob uma das fundações descalçando-a e que se materializou num deslocamento destas quando foi sobrelotada pela claque.
      Deixem de posts sem sentido sobre algo que poderia ter sido grave.
      Isto é um não assunto.

      Eliminar
    5. Tal e qual. É um não assunto, por isso é que não percebo o alarido sobre isto. Se a bancada tivesse que cair já estava no chão há muito tempo

      Eliminar
    6. Já agora, salvo erro o ano passado não foi no estádio do Feirense que as grades caíram no jogo do Benfica?
      No jogo do Dortmund até arrebentou uma bomba ao lado do autocarro e houve jogo. Isto é Portugal e infelizmente estamos condenados a este tipo de comportamento. Tanto do Porto, como a do Estoril.

      Eliminar
  7. Fernando Madureira: "Ouvimos um estrondo"

    Maldita ganza alucinogénica... começa a perder qualidade!

    Não...afinal foi o golo do Edu do Estoril...PUM CATRAPUM!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único estrondo que se ouviu, para além dos petardos, foi o valente peido que o Mugabe deu na tribuna. Viu-se gente a fugir!

      Eliminar
  8. Terá a sua piada caso ganhem na secretaria, já se percebeu que estão todos borrados. Mais um empurrão e caem mais depressa que a bancada do Estoril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A REVIRAVOLTA NA SECRETARIA"

      Eliminar
    2. campeonato da "cagadeira rachada"...

      Eliminar
  9. Alguém explique as razões que levaram as autoridades a mandar os adeptos voltar para a bancada para o jogo recomeçar... e depois fez-se chocapic, tudo para casa com o FC Porto a recusar jogar no dia seguinte!
    Uma caso de estudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os delegados da Liga têm muito que explicar...e o Estoril também. Parece que só o FCP é que não queria jogar a segunda parte...e conseguiu.

      Eliminar
  10. Shadows,

    O único dano estrutural é o do pilar que está na capa da bola. Essa foto é de fissuração em elementos não estruturais. Já te escrevi um comentário sobre isto no outro post.

    joao silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. E existindo um dano estrutural, ainda por cima num pilar, nem se coloca qualquer dúvida no procedimento adotado.

      Eliminar
    2. E aquele dano aconteceu ontem? E podemos afirmar que está relacionado com o pilar ou com, por exemplo, o rebentamento ou construção deficiente de um escoamento de águas?

      A inspecção feita durante o intervalo do jogo não colocou em causa a integridade da bancada e mandou retomar o jogo.

      Eliminar
    3. Tocaste na ferida. Não haviam sinais anteriores de fissuração? Como o outro disse, o limite é a verdade desportiva.

      Eliminar
    4. Shadows,

      Aquele dano é típico de um excesso de carga naquele pilar. Pode ter acontecido pq os elementos horizontais vizinhos falharam e aquele pilar começou a levar com mais carga, a laje (que ainda não sei se é terrea ou não) fissurou e acredito que depois tenha havido um redistribuição de carga para pilares vizinhos. Contudo não podes estabelecer um mecanismo resistente fiável e por isso a bancada não pode ser carregada de novo.

      Contudo, onde tens razão, se o colaspso estava eminente pq de terem evacuado os adeptos por aquela bancada? Como te disse no outro post, sem intervenção a bancada não cairia com o seu próprio peso (como ainda não caiu) e mesmo que houvesse esse perigo, dependendo se a laje é térrea ou não, podiam ser feitos escoramentos para criar caminhos alternativos de carga. Sem obras de fundo a bancada não pode ser novamente carregada mas isso não implica que não haja condições para se jogar no estádio.

      Nada justifica a não realização da segunda parte hoje.

      Só num país ridículo se quer imputar a responsabilidade ao Estoril . A protecção civil tem a obrigação de garantir a segurança do recinto. Se o jogo se iniciou é pq garantiu. Quanto à fissuração existente, podia existir ou não. Face ao dano que se deu no pilar poderia não haver fissuração relevante visível e aquele rotura local ter acontecido. O Estádio do Dragão terá tb fissuras (não há betão sem fissuras), é para interditar?

      joao silva

      Eliminar
  11. Toda este circo estava montado só pessoas distraídas pode acreditar noutra versão ,isto insere-se naquele '' modos operandi''característico do Porto usam sempre este estratagema quando a coisa complica,lembremos aqui aquele jogo das pocinhas em Setúbal, apitado pelo atual presidente da liga que foi eleito por um telefonema desde a África do Sul,também aí foi passada a ideia que o campo estava impraticável, então ontem a totalidade dos adeptos passaram para a bancada central sem problemas e aí também havia fissuras??? O jogo não tinha condições para continuar?? Badamerda como diz o outro para toda esta gente.

    ResponderEliminar
  12. A cartilha dos dragartos está a falhar:

    NOTICIA DO JOGO:Francisco J. Marques exalta postura "irrepreensível" dos adeptos do FC Porto: Parabéns a todos e muito obrigado por mostrarem uma vez mais que os portistas são ordeiros e sabem estar mesmo em situações limite", pode ler-se no Twitter do diretor de comunicação e informação dos dragões...

    NOTICIA DO RECORD: ESTORILISTA AGREDIDO E MATERIAL ROUBADO NO MEIO DA CONFUSÃO:"Quando a claque do FC Porto esteve na bancada central, um adepto afeto ao Estoril foi atingido com um soco. Esses foram os momentos em que os ânimos ficaram mais exaltados, sendo necessária a ação da Polícia de Intervenção para evitar males maiores..."No entanto, no meio da confusão, houve algum material roubado a repórteres fotográficos, bem como várias bolas que desapareceram, assim como uma... bandeirola de canto"


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer coisa que não seja 3 tiros na nuca de alguém, é portar-se bem, para aqueles animais.

      Eliminar
  13. 2 coisas vergonhosas... a relevância que é dada a um criminoso como o macaco. E o jogo não ser retomado hoje... se não há segurança na bancada faziam o jogo com uma bancada fechada.

    "É ou não verdade que a decisão de não retomar o jogo coincidiu com os sms trocados entre adeptos do FC Porto e a direcção do clube condenado por corrupção?" Tens "amigos" portistas que confirmem isso ou como é normal estás só a dizer coisas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://tribunaexpresso.pt/revista-de-imprensa/2018-01-16-Doping.-Atleta-do-Benfica-suspenso-por-um-ano

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Então não sabes que o macaco é perito em rachas???
      Pelo que se consta, o macaco tem de averiguar as fendas, rachas e demais aberturas, antes do pintinho as tapar (ou mandar outros tapar)....

      Eliminar
    4. Martins...se não sabes fica calado. Sais melhor na foto...

      Eliminar
    5. http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/fc-porto/detalhe/jardel-medico-do-fc-porto-sabia-que-consumia-cocaina-892497.html

      Eliminar
  14. Tu não estavas lá, eu estava. O que tu dizes serem "adeptos acomodados em todo o estádio", sem qualquer conhecimento de causa porque, lá está, não te encontravas no estádio, eu digo serem adeptos amontoados essencialmente na central, sem as condições mínimas de segurança para ninguém, adeptos de futebol, adeptos do fcporto e adepto do Estoril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Condições mínimas para quem não queria ser roubado ou agredido.

      Eliminar
    2. Não meu caro, condições mínimas de segurança porque nem o coimbra da mota é o estádio da luz nem estamos em 1991 na final do mundial de sub 20.
      Foi evacuada uma bancada com 3000 pessoas e tu com as tuas continhas de merceeiro achaste, no alto do teu bom senso, que seria possível enfiá-los em meia bancada central. Havia gente amontoada nas escadas, adeptos a acotovelarem-se, ultras da casa paredes meias com ultras visitantes. Mas isto é demasiada informação para a tua cabecinha sombria ou enevoada, como preferires, já que és shadows.

      Eliminar
    3. Ó putanheiro..pensas que enganas quem?

      Enquanto insultavam o Slb aos gritos e aos asaltos, a bancada estava óptima. Assim que mamaram o 1º golo foi o que se viu.

      COntra o último classificado e sem 7 (SETE) titulares.

      Para alé de estarem todos borrados não jogam UM CARALHO!! Corruptos de MERDA!!

      Eliminar
  15. Mas, como haveria de ser retomado o jogo naquele estádio? As pessoas detentoras do bilhete não têm direito a ir ver o jogo? Irrita-me esta eventual vitória do porco, mas temos que ser realistas. Eu, que vou a todos os campos ver o Glorioso, também não gostava de não poder assistir à 2ª parte porque a bancada não tem condições e tem de ser encerrada. A cegueira tem limites, shadows. Todos contra eles, mas argumentar que o jogo tinha de ser hoje naquele campo...não! Quanto à questão dos regulamentos, parece-me evidente a culpa do Estoril. Mas mais do que do Estoril, é da Liga que aprovou as vistorias no início da época...JLino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem diz que a bancada não tinha condições? Qual a razão pela qual se mandou recomeçar o jogo e de repente o FCP negou-se e tanto LIGA como Estoril aceitaram "mansamente"?

      Eliminar
  16. A minha única questão é: porque o jogo não continuou à porta fechada? Ou porque não retomaram hoje à porta fechada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuar à porta fechada parece-me que seria impossível. Mas não ser realizado hoje é um escândalo.

      Eliminar
  17. A verdade é que em Portugal já não se pode confiar em nada ou ninguém.

    Mas o que me causa asco é ver a notoriedade que é dada a um simples marginal chamado Madureira - só num Portugal dos pequenitos a sociedade admite que um confesso e reconhecido criminoso seja enaltecido por um acto que possivelmente nem é verdadeiro.

    A cupula do futebol portugues parece a orquestra do Titanic, vai dando musica aos náufragos á espera que o inevitável se consume, que toda a sociedade do futebol chafurde naquilo que os dirigentes do FCPorto sempre quiseram transformar o nosso futebol - a cloaca do "bas fond" onde sempre chafurdaram e para onde conseguiram atrair um sociopata dissimulado e o seu outrora orgulhoso clube lisboeta e um dos impulsionadores do desporto em Portugal, o SCP.

    Sinais dos tempos...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  18. Belo post. Se os dragartos estivessem a ganhar de cabazada de certeza que ninguém falava das fissuras da bancada e a 2 parte tinha sido jogado. Alguém ou alguns já não aguentavam a gata pelo rabo tal como foi comentado num post anterior. Agora querem ganhar na secretaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E poderão usar o Brahimi!

      Eliminar
    2. O que está mal é o regulamento. O fcp apenas defendeu os seus interesses de acordo com ele. Um não assunto!

      Eliminar
  19. estrangeiro16/1/18 13:15

    Não percebi. A ideia é sugerir que afinal nada se passou. Não existe danos na estrutura e é tudo inventado? Foda-se Calma. Deliremos mas menos SFF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que se passou ou não. Mas ainda está por provar tudo o que afirmaram. As fotos revelados, com uma excepção, não revelam nada que pudesse colocar em causa a estrutura.

      Eliminar
  20. Belo post. Se os dragartos estivessem a ganhar de cabazada de certeza que ninguém falava das fissuras da bancada e a 2 parte tinha sido jogado. Alguém ou alguns já não aguentavam a gata pelo rabo tal como foi comentado num post anterior. Agora querem ganhar na secretaria

    ResponderEliminar
  21. Pelo que se pode ler no recoreco o Sr. Macaco foi quem organizou a debandada, na maior segurança possível.

    Já o estou a ver a receber uma comenda e um abraço muito afectuoso do Marcelo em 10 de Junho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tiveram indicação de ninguém. Só dele mesmo e como estamos num país de bananas...

      Eliminar
  22. Basta seguir os relatos escritos: "Pelos altifalantes do Estádio ouve-se o anúncio de que, após vistoria, a bancada foi dada como segura e por isso os adeptos portistas estão a regressar ao local de onde saíram."
    in: https://desporto.sapo.pt/futebol/jogo/estoril-praia-vs-fc-porto-361923

    E podem ir ver no relato da A Bola... todos indicam que houve indicação que o jogo ia continuar.

    ResponderEliminar
  23. Shadows, calma

    Teria sido possível acomodar os adeptos dos corruptos noutra bancada que não a supostamente danificada ou a em que estavam os adeptos do Estoril?

    Ninguém gostam menos daqueles fdp que eu mas se as únicas opções eram voltar para a bancada ou juntar adeptos na bancada central acho que não há mt por onde pegar. O que é que tu fazias? Mandavas voltar para a bancada sem teres 100% de certeza que era seguro? Mandavas a claque para junto dos adeptos do Estoril?

    ResponderEliminar
  24. o dótor (erro ortográfico propositado) Macaco está em todas as jogadas dos mais corruptos do mundo. Ele é o máior (como eles dizem) do futebol português, faz o que quer, até esvazia bancadas para interromper jogos em que o seu clube de putas e proxenetas está a perder. Pena o pilar não lhe ter caído em cima dos presuntos de bísaro ou nos cornos de boi minhoto.
    Que grande estratagema que ontem engendraram para se furtarem à derrota no jogo! Olha se fosse o Benfica!

    ResponderEliminar
  25. Porque é que não se evacuou a bandada por motivos de segurança, devolveu-se o dinheiro aos adeptos que ali estavam e retomou-se o jogo com uns minutos de atraso? mesmo que a bancada caisse pareceu-me estar a distancia de segurança do relvado.

    É que se a bancada estiver mesmo a cair vai necessitar de fazer obras que provavelmente nunca estariam completas até a realização da segunda parte.

    Sei que há pessoas que se deslocaram (mesmo sendo o Macaco e amigos) que compraram bilhete, mas pena, os jogadores e o campeonato nacional não precisava disto.

    ResponderEliminar
  26. Shadows esclarece me uma duvida, o Madureira não tinha sido banido de recintos desportivos durante 6 meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No clube das putas e no outro que lhes lambe o cui, ser punido é como um trofeu.

      Eliminar
  27. a questão fundamental, muito mais do que ter continuado ontem ou não, é não ter sido retomado no dia seguinte.
    mas se calhar tem a ver com a palhaçada de se poder alterar os jogadores de um jogo para o outro que é uma autentica vergonha.
    não fosse isso permitido e de certeza que o jogo tinha sido retomado no mesmo dia ou no dia seguinte.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking