O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Fontelas Gomes ou Vieira querem enganar quem?

. 32 comentários


Quando a 23 de Fevereiro de 2016, faz amanhã 1 ano, escrevi que temia bastante por uma lista liderada por Fontelas Gomes com Paulo Costa a coadjuvar.

A 26 de Fevereiro tornamos a falar no tema.

Um ano depois está à vista o resultado. Não foi por falta de alertas sucessivos.

Se quem está fora do futebol conseguiu saber o que estava a acontecer, o que dizer de quem vive todos os dias nesse mundo?

Fontelas Gomes já não enganava quando estava na APAF.

Para quem não se lembra, foi Fontelas Gomes que convidou Fernando Madureira para participar num encontro de jovens árbitros em 2014!!! (Foi nesse mesmo encontro que fizeram uma armadilha ao nosso Ruben Amorim...) 


O encontro entre Fontelas Gomes e Luis Filipe Vieira é uma inutilidade. Fontelas é um pau mandado, cheio de fragilidades a explorar pelos "amigos do alheio" e não tem condições para liderar o Conselho de Arbitragem.

Como já escrevi, a única reunião que o Benfica deveria pedir era com Fernando Gomes. E seria para exigir a demissão imediata de Fontelas Gomes e da sua equipa. 

Mas sem ir na conversa de substituir Fontelas Gomes por Paulo Costa. Até porque quem manda hoje já é mesmo Paulo Costa! 

Luis Filipe Vieira, como é seu timbre, protege todos os "amigos" do futebol. Só mesmo em Portugal é que se considera normal que a pessoa que lidera o futebol nacional esteja desaparecida durante meses e não diga uma palavra em público(nem em privado) sobre os assuntos polémicos. E o Sport Lisboa e Benfica, clube líder em Portugal, tinha a obrigação de exigir a Fernando Gomes uma tomada de posição pública firme!

Mas o que esperar de Vieira que nem defende os seus adeptos como se viu perante o que aconteceu no domingo em Braga?

Como alertamos faz agora 1 ano, o "velho sistema" estava a ser recuperado para salvar o FC Porto da derrocada.

Infelizmente, hoje as cúpulas do futebol estão cheias de gentinha "de expedientes" e até as autoridades já não são feitas do mesmo tipo de pessoas que eram no passado.

Cenas como as abaixo hoje são difíceis de acontecer. Arruaceiros e ladrões são tratados como vedetas e não como deviam: com voz de prisão. A PSP de hoje não tem coragem nem independência.





Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Há aqui um pequeno problema, as eleições para o Benfica passaram e não vi ninguém a querer substituir o actual presidente. O Shadows continua o bota abaixo mas na hora da verdade não consegue patrocinar uma candidatura, uma voz que se faça ouvir, uma personalidade que se erga em defesa do que acredita.

    Eu também tenho criticas, sugestões, coisas que não compreendo, mas não me parece a melhor das ideias estar constantemente a "bater no ceguinho", porque é contra-producente e só provoca ruído. Fornece armas aos rivais, provoca discussão estéril, porque inconsequente, não inova nem sugere, alimenta mais polémicas inúteis.

    Se o objectivo é promover o blog e os cliks, pronto, aceito, eu todos os dias venho aqui para ler outras opiniões, novidades e desejos, para estar mais informado sobre o clube, mesmo que não compreendo as motivações de alguns dos blogguers, mas estamos num pais livre. A bem do Benfica?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, a "minha candidatura" é o Sport Lisboa e Benfica. Essa nunca passa de moda nem desaparece. O nosso clube é o único interesse que tenho. Aqui no NGB temos essa virtude: não visitamos o gabinete presidencial à procura de tacho.

      O pequeno problema é que tu não consegues separar o clube de quem temporariamente lá está. Pois o clube não são essas pessoas assim como não o era quando essas mesmas pessoas frequentavam a tribuna do Estádio das Antas.

      Dizer a verdade não é fornecer armas aos rivais mas sim defender o Sport Lisboa e Benfica.

      Eliminar
    2. "não me parece a melhor das ideias estar constantemente a "bater no ceguinho", porque é contra-producente e só provoca ruído. Fornece armas aos rivais, provoca discussão estéril, porque inconsequente, não inova nem sugere, alimenta mais polémicas inúteis."

      A típica propaganda vieirista, tão bem difundida nos blogs pelos moços do recado: não se podem apontar erros dentro de casa, especialmente a esta gente que fundou o Benfica, cujo clube não existiria se não fossem eles. Não se pode criticar durante a época, porque se desestabilizam os jogadores, coitadinhos, que são mal pagos, não convivem bem com a crítica e são mal pagos. Não se pode criticar durante o defeso porque a direcção sabe muito bem o que está a fazer e vai apetrechar o clube devidamente, porque afinal os adeptos não percebem nada de bola, só estorvam (aliás, os adeptos só existem para pagar quotas e ingressos). Não se pode criticar durante as férias porque se incomoda o bronzeado dos jogadores. E assim vamos, no clube mais democrático que há memória, ninguém pode falar.

      Shadows,

      "tu não consegues separar o clube de quem temporariamente lá está"

      Estás enganado, rapaz. Esta gente só de lá sai dentro de um caixão. Estão agarrados ao poder que nem lapas. Tanto criticámos o velho senil a norte que nos tornámos iguaizinhos a eles.

      Eliminar
    3. Mt bem shadows nunca desistas de dizer a verdade é defender o nosso SLB porque o Benfica é muito mais do que qualquer presidente, estes que dizem que está td bem são os mesmos que daqui a uns anos dizem que avisaram?
      Já agora Fábio Veríssimo no jogo dos porcos a reunião para que serviu??????????

      Eliminar
    4. Meu caro, "dizer a verdade" não será presunção a mais? a sua verdade sim, e eu não preciso, não quero nem procuro tachos nem sou seguidista, enquanto há alguns que são anti-vieiristas. Eu também só quero o bem do Benfica, mas á minha maneira, não desta maneira em que constantemente se denigre a imagem dos livremente eleitos pelos sócios.

      Não vale a pena vir etiquetar o que digo, sei muito bem o que defendo, e apenas votei uma vez em Vieira, esta ultima, porque pessoas como você e outros que nada fazem a não ser criticar negativamente não se candidataram para nos dar alternativas.
      Sou sócio á 30 anos, não preciso que me diga como separar pessoas transitoriamente eleitas do clube, mas posso ensinar-lhe alguma coisa sobre respeito institucional.
      Quando precisei de me manifestar contra algo de negativo no clube desloquei-me ás assembleias para exercer os direitos que os estatutos me conferem, mesmo com risco físico. Provavelmente não se deve recordar das assembleias no tempo do Vale e Azevedo, se calhar andava cego como muitos outros a apontar o dedo aos que como eu se manifestaram contra a vergonha que se estava a passar. Mas fi-lo em exclusivo dentro de portas, não andei a denegrir o presidente do meu clube.

      È assim que penso, tenho pena que não o perceba.
      Mas tudo bem, continue a dizer "verdades", a bem do Benfica.

      Eliminar
    5. Shadows, deixa estar.. Há sempre uns pretendos iluminados que, em vez de demonstrar gratidão pelas investigações independentes e revelações assertivas neste blogue de defesa e apoio ao S L Benfica, entendem que têm de fazer-se ouvir pela contestação pessoal estéril, ou então em defesa de uma outra qualquer agenda que em nada tem beneficiado ou ajuda as ambições do nosso amado clube. Muito obrigado pelo teu trabalho Shadows, que é notável, bem como grande parte das tuas considerações. Força!! Um abraço

      Eliminar
    6. Caro Chakra, leia com atenção quando lhe for oportuno o que tenho escrito desde sempre sobre Vale e Azevedo. Verá que estou completamente longe desses cegos seguidores de Vale e Azevedo que curiosamente desapareceram da face da terra. E não eram poucos pois ainda eram 38% aquando da eleição de Vilarinho. Sempre o apontei como vigarista pois já o conhecia do mundo judicial.

      Hoje não temos um presidente como Vale, mas temos um que ignora os sócios nas AG's e que leva sempre os "tipos" do boxe. É melhor?

      A verdade que defendemos é sempre a "nossa" verdade pessoal baseada no que sabemos e acreditamos. Será isso de censurar?

      Eleito sim, pelos sócios sim, mas por uma fatia demasiado pequena e com restrições ao voto pois com tantas Casas só 4 no país todo é que foram disponibilizadas para votar. Seriam diferentes os resultados? Provavelmente não mas a democracia no clube estaria mais bem defendida.

      Não o vou aborrecer com as minhas memórias mas sou do tempo em que Vieira andava de mãos dadas com o principal inimigo do Benfica. Veja-se lá que até golos do FCP festejava na tribuna das Antas. Admitiu em tribunal que fazia parte do círculo de confiança de Pinto da Costa, isso durante os anos 90 em que o Benfica era roubado por arbitragens nojentas.

      Se para si essas memórias são menores, para mim dizem tudo da pessoa. E portanto, terá sempre a minha desconfiança. Sempre.

      Se não quer etiquetas não coloque etiquetas nos outros...boa? :)
      No entanto, discordando um do outro, aprecio a elevação do seu comentário e agradeço-a.

      Eliminar
    7. Muito bem shadows eu partilho a mesma opinião eu como sócio do SLB e Benfiquista já mais seria sócio de um dos nossos rivais ou festejaria um golo deles por isso tal como tu vou olhar o vieira sempre com desconfiança!
      Já agora isto é defender o Benfica e é nestes sítios que devemos falar do Benfica!
      Abraco

      Eliminar
    8. Lembro-me bem dos tempos do Vale e Azevedo. Aquilo era uma "alegria".. Um gajo comprava bilhete para o topo e nem era preciso saltar para a central. Era só abrir uma cancelazita e já tava feito. Um gajo até podia dar a volta ao estádio para ver a equipa atacar na segunda parte, conforme a conveniência. Até se chegava a apanhar a cota do chão para pôr no cartão, porque não tinham a correspondente na bilheteira.. Uma vez, ao intervalo de um jogo europeu, amontoavam-se os sócios para pedir qualquer coisa no bar, naqueles à antiga, poucos e pequeninos e só com um a atender, por ter denunciado a situação que a culpa daquele estado de coisas era do vale e Azevedo, quase que me chegava um qualquer energúmeno a vias de facto. Havia um clima de intimidação provocado por lavagem cerebral de massas. Parecido, mas pior do que com o que se passa nos lados do Lumiar. Enfim.. Havia jogos em que os 10 ou 20 mil que ainda resistiam e íam lá APENAS por AMOR ao BENFICA! E tenho muito orgulho em ter feito parte da resistência na altura, e nessa altura, as vozes dos sócios que gritavam para dentro do campo, eram ouvidas com mais força do que as do treinador. Saíam quase equipas inteiras de um ano para o outro, e entravam outros tantos. Foi por isso que jogadores de classe mundial, como Robert Enke, que tanto nos deram e nos salvaram de situações piores, pediam para sair. Esses tempos já foram, e ainda bem. Mas daí a ligar o Shadows como suposto militante daquele tipo de desgoverno, não cabe na cabeça de ninguém. Apenas a quem falta sentido crítico, argumentos, pertinência e soluções. Não devo nada ao Shadows. Nem sempre estou de acordo em relação a algumas considerações de jogo. Apenas reconheço o valor do seu trabalho.

      Eliminar
    9. alerta vermelho23/2/17 01:02

      Quer então o amigo que sejamos carneiros, ou seja, não tenhamos opinião, aplaudimos tudo, e se a Direcção nos levar para o abismo, nós vamos. Além do mais LFV não é o BENFICA. Ele é apenas o presidente da Direcção, e de há uns tempos para cá, nem sempre faz o melhor para o BENFICA! Seja o meu amigo carneiro, até porque eu desconfio que você é daqueles a quem ele arranjou um cargo muito bem remunerado, e quanto mais tempo LFV ficar na presidência da Direcção, mais tempo dura o seu tacho. Daí, vir para aqui com essas conversas!

      Eliminar
  2. Benfiquista independente22/2/17 15:49

    shadows, apesar de não concordar com tudo o que escreves, este tenha sido texto mais esclarecido que aqui colocaste.
    Está na hora de ser implacável com essa gentalha que pulula pelo futebol...e por isso acho que se deve escrever, investigar sem medo e cansaço os podres do futebol e em particular os do FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Até quando é que temos de tolerar esta escumalha? É isso que não entendo: porque raio aturamos corruptos e até os apoiamos para a FPF.

      Eliminar
  3. Que armadilha montaram ao Rúben Amorim nesse encontro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o avisaram de quem ía estar presente e apanharam-no à entrada numa foto conjunta com estes dois.

      Eliminar
  4. Shadows,

    4 dias passaram e ainda nao houve uma única (!!) comunicação por parte do Benfica sobre o ataque que as familias benfiquistas sofreram no passado do domingo em Braga. O braga no dia a seguir lançou logo um comunicado. Porque é que o Benfica não fez o mesmo? Mas quando é lá fora o Vieira nem deixa passar uma hora e vem se logo desculpar pelos comportamento dos nossos adeptos (relembro a situação lamentável de Madrid).

    Em relação a essas reuniões com o Fontelas, são tão fogo de vista que nem vale a pena comentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a primeira vez que os benfiquistas são agredidos em Braga e do Benfica...silêncio. Para Vieira a amizade com Salvador é mais importante que o seu papel de presidente do SLB.

      Eliminar
  5. Estava-mos em Outubro de 2016 e Jorge Ramalho, treinador do Pedrouços FC, vinha-se queixar exactamente do mesmo que meses depois chegou à 1ª Liga, a coação ás equipas de arbitragem são revoltantes e só em Portugal este gangue da Ribeira continua à solta...
    Para ver e ouvir com muita atenção...
    https://youtu.be/viMwyaqiHYE?t=158

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não há polícias como os acima. Aliás, muitos deles têm cadastro que foi apagado devido às alterações à lei. Em condições normais, nunca sequer poderiam ser polícias.

      Eliminar
  6. ANTES DE UM JOGO EUROPEU
    EM QUE É PRECISO CORRER
    O CLUBE DO PAPA DA FRUTA
    FOI APINTADO POR UM ARTISTA
    DO PORTO, PERDÃO DE BRAGA
    QUE TEVE A APINTAGEM DESGRAÇADA QUE SE VIU
    E AGORA PARA O JOGO NO BESSA
    DEPOIS DE UM JOGO EUROPEU
    ONDE OS JOGADORES ESTARÃO CANSADOS
    AVANÇA OUTRO DO PORTO,
    PERDÃO DE LEIRIA, QUE JÁ TEM
    UM BELO HISTÓRICO

    O SLB JOGOU COM O BOAVISTA/CAVALOS DE CORRIDA
    E CONTRA O APINTADOR DOS TRÊS GOLOS ILEGAIS

    VEJAMOS SE O CLUBE DO PAPA DA FRUTA
    VAI JOGAR SOLTEIROS/CASADOS
    APINTADO PELO AFILHADO DO OLARÁPIO

    ""22/02/17
    BENQUERENÇA NO BESSA!
    ...não é ele, mas é o sobrinho, e afilhado. O homem que, no ano passado, quase roubou o Campeonato ao Benfica, com uma expulsão de Renato Sanches no Funchal após um lance anedótico de penálti não assinalado (corajoso, o cavalheiro!). É também o homem que, nos jogos que dirigiu do FC Porto esta época, expulsou sempre um jogador adversário. Expulsa, aliás, jogadores com bastante facilidade, excepto... Felipe (que deixou terminar a partida com o Moreirense, no Dragão). É ainda o homem que, em Arouca, não viu um penálti tamanho do estádio (da Luz) sobre Rafa, não mostrou vermelho ao jogador da casa (lá está, nem sempre é tão intolerante, depende das cores), e quase ia sonegando dois pontos aos encarnados.
    O Boavista que se cuide. Será como se entrasse a perder. E duvido muito que termine com 11 jogadores.
    Sabendo-se que neste jogo o FC Porto estará provavelmente cansado, sabendo-se que a arma do Boavista seria aproveitar esse cansaço com alguma agressividade física, esta nomeação parece - também por isso - ser mais uma habilidade do Conselho de Arbitragem.
    Já na passada semana aqui me insurgi contra as nomeações. Infelizmente, tinha razão, e o resultado foi o que se viu. Ou muito me engano ou terei de citar este post novamente.
    É oficial: estamos de volta aos anos noventa...
    POSTED BY LF AT 22.2.17""

    FONTELAS É FINITO E SEM VERGONHA

    ResponderEliminar
  7. Desde que o José Ferreira Nunes saiu do Conselho de Arbitragem e do pelouro das classificações e observadores, o CA perdeu toda a sua qualidade, qualidade que o inefavel José Ferreira Nunes oferecia aquele orgão, se observarem as classificações da arbitragem nas ultimas três temporadas, as mesmas são justas, equilibradas e ponderadas, justamente porque a competencia do Ferreira Nunes o exigiam!

    Vamos fazer uma petição pública para que Ferreira Nunes regresse à arbitragem e à secção das classificações e dos observadores!


    A talhe de foice, o Capela ainda continua lesionado? Espero que regresse rápidamente, Capela que foi o 2º e 3º classificado nas ultimas duas temporadas, e faz falta ao Futebol Português, porque temos poucos e bons arbitros experientes, e o Capela é dos melhores. Também não se entende, que numa jornada decisiva com um Braga Benfica, o Soares Dias e o Jorge Sousa foram ambos apitar para o Médio Oriente com a permissão do CA!

    Yoggi encarnado

    ResponderEliminar
  8. Com tantos treinadores foi logo convidar mais um fanático do FCP LOL

    Pena o caixeiro-viajante ter demasiados telhados de vidro. Nunca vai fazer a defesa intransigente do Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Será que vale a pena perder tempo com 'música desta'?
    Shadows a Presidente já. Pode contar com o meu apoio para a regeneração do (pobre) futebol português!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ???? LOL ????

      Sim, vamos por um gajo que ninguém conhece porque manda umas bojardas num blog !!

      Para presidente do maior clube português e uns dos maiores do mundo !!

      Faz todo o sentido !

      O que vale é que somos muitos e não este manuel guerreiro a decidir nada..

      porra este blog vai de mal a pior

      Eliminar
  10. Jorge Leitão22/2/17 20:15

    Isto não é a Liga Fontelas! Depois de ter tido acesso à Champions via centenas de minutos em superioridade numérica frente à Roma, os corruptos estão a jogar com 10.

    É um jogo curioso, entre 3 equipas corruptas. Vamos ver qual a mais fruteira.

    O Freitas Lobo nem esconde: é porco até aos ossos!

    ResponderEliminar
  11. O futeluso é muito enganador para os jogadores, sobretudo os estrangeiros, da equipa da 'cúria papal'!... Em 2 minutos duas entradas à moda do clube da CosaNorte e o Alex na ... RUA !!!

    ResponderEliminar
  12. A reunião não é apenas com o Fontelas. É com toda a direcção do CA em que está o Paulo Costa também.

    ResponderEliminar
  13. Força Shadows, nunca desistas de explanares as tuas democráticas opiniões!!!

    ResponderEliminar
  14. Este campeonato recorda-me o campeonato de juniores de 2012/2013...
    Do plantel do SLB, constavam os seguintes nomes:
    Bruno Varela (actualmente no Vitória de Setúbal)
    João Nunes (Legia Gdansk)
    Pedro Rebocho (Moreirense)
    Victor Lindelöf (Benfica)
    João Cancelo (Valencia)
    Fábio Cardoso (Vitória de Setúbal)
    Eliseu Nadjack (Rio Ave)
    Bernardo Silva (Monaco)
    Rochinha (Boavista)
    Filipe Nascimento (Cluj)
    João Teixeira (Nottingham Forrest)
    Filipe Oliveira (Marítimo)
    Sancidino Silva (Arouca)
    Gonçalo Guedes (PSG)
    Hélder Costa (Wolverhampton)
    Clésio Baúque (Panetolikos)
    Derlis González (Dinamo Kiev)
    Do plantel dos fruteiros, figuravam:
    Kadu (Varzim)
    Marcelo Magalhães (União de Lamas)
    Jorge Azevedo (Lixa)
    Rafa Soares (Rio Ave)
    Rafael Floro (Gil Vicente)
    Lima Pereira (Varzim)
    Víctor García (Nacional)
    André Ribeiro (Ideal)
    Rui Cardoso (Leixões)
    Theo Ryuki (Portimonense)
    Tomás Podstawski (Porto B)
    Ricardinho (Valadares)
    Vítor Andrade (Sousense)
    Leandro Silva (Académica)
    João Graça (Porto B)
    Francisco Ramos (Porto B)
    André Silva (Porto)
    Frédéric Maciel (Moreirense)
    Gonçalo Paciência (Rio Ave)
    Ivo Rodrigues (Paços de Ferreira)
    Da parte dos sapos, tinhamos:
    Mickaël Meira (Boavista)
    Rúben Ribeiro (Aves)
    Fokobo (Famalicão)
    Domingos Duarte (Belenenses)
    Rúben Semedo (Sporting)
    Tobias Figueiredo (Nacional)
    Wilson Manafá (Portimonense)
    Mauro Riquicho (Sporting B)
    João Mário (Inter)
    Luka Stojanović (Mouscron)
    Francisco Geraldes (Sporting)
    Farley Sosa (Panetolikos)
    Wallyson Mallmann (Moreirense)
    João Palhinha (Sporting)
    Ricardo Esgaio (Sporting)
    Matheus Pereira (Sporting)
    Betinho (Belenenses)
    Carlos Mané (Estugarda)
    Cristian Ponde (Covilhã)
    Daniel Podence (Sporting)
    Gelson Martins (Sporting)
    Iuri Medeiros (Boavista)
    Alexandre Guedes (Aves)

    Podemos facilmente constatar quem tinha o melhor plantel, no entanto, só na última jornada conseguimos sagrar-nos CAMPEÕES. Os fruteiros ficaram em segundo e com ajuda arbitral, "arrumaram" com os sapos e mantiveram-se na disputa até ao final mesmo só tendo LIXO no plantel.
    Ora, este ano espero que suceda o mesmo e que o final se repita...
    Até nos escalões de formação, eles contam com "ajudas" e claro que depois pagam a factura...
    Reparem que eles não formam estrelas como o Rui Costa, Bernardo Silva, Figo, Cristiano Ronaldo, entre outros.
    Normalmente, os seus melhores produtos são defesas centrais elucidativo da mentalidade "agressiva" e violenta que põem em campo para diminuir as distâncias para os rivais sempre com a benevolência arbitral...
    Futebol ARTE formado nos fruteiros... NUNCA VI!!!!!!

    Porco da Costa

    ResponderEliminar
  15. Finalmente shadows percebes-te que o problema è o senhor Paulo Costa, o Fontekas nada manda ...mais ou menos à cerca de 3 semanas comentei um post do administrador Benfica Eagle , que não foi publicado ... Alertava que sou do norte e vocês aí no Sul não percebem que o nosso grande inimigo è o Porto , passam a vida a falar do Sporting que não interessa a ninguém , nem nas distritais se preocupavam com eles ... Paulo Costa è um portista doente. E vos garanto que nos vão cortar as pernas...

    ResponderEliminar
  16. Eu não percebo este post, o Vieira está com eles? Para perder de propósito?

    Achas que ele para além de corrupto, ladrão, não gostar do benfica, traficar e todas as merdas que os dragartos dizem ainda quer que o Benfica perca?

    Porra larga os ácidos pa

    ResponderEliminar
  17. fazem falta mais posts destes.
    na época passada o sistema não deixou o FCP cair quando a derrocada parecia eminente e esta época temos que estar atentos e denunciar activamente os favores que se preparam para repetir em nome da competitividade.
    Para começar temos um 5-1 esmagador do nosso lado. Sem espinhas.
    Ajudem os benfiquistas a manterem-se unidos porque armadilhas dos cartilheiros não vão faltar para nos dividir.
    Saudações gloriosas
    Nuno Pinho

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking